Garagem do Clube

Autor Tópico: MK3 1.8d  (Lida 7494 vezes)

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Vader
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MK3 1.8d
« em: 05 de Janeiro, 2004, 13:31:40 »
Boas a todos...

tou a pensar em adquirir um mk3 de 95 com um motor 1.8d, ja com uns 130000 km.

[isto para n falar da parte estetica e dinamica do carro q tem um kit kuse completo do XR2i, e umas jantes 14 c pneus 185/55, molas (penso q Eibach) com um rebaixamento de cerca de 30mm, e travoes alterados (pela ford)(nomeadamente, discos ventilados a F, e maciços a T.( as maxilas eram dum mondeo).]

mas continuando...

de certeza q ja alguem teve (ou conhece) um motor destes (os q equipavam as Van's mk3 e penso q mk4(boss)

gostava entao de saber algo mais acerca deste motor, visto q n encontro em lado nenhum, informações sobre o msm... ou seja em relacao a fiabilidade, e o mais importante... prestações(consumos, vel.max. acel 0/100km/h, potencia em CV e o binario... etc....
 :oops:
brigado desde ja... agradeco a ajuda q TODOS, me têm dado....
 8)
P.S. ja agora, se n for pedir mt, onde e +/- para q valores posso comprar um motor TDdi (1.8) ou msm TDcI, (1.8)--> este ultimo, se for de um focus, e posivel monta-lo dentro de um MK3?! sem fazer grandes alterações?!?!!!???? :?:  :?:  :)

Offline Fredyx
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MK3 1.8d
« Responder #1 em: 05 de Janeiro, 2004, 14:34:20 »
Ora vamos deixar o master G e o JML responder a essa pergunta, pois eles tão mais dentro do assunto.

Offline G_Buster

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MK3 1.8d
« Responder #2 em: 05 de Janeiro, 2004, 14:39:38 »
Boas,

Eu tive um mk3 1.8D q me foi roubado (literalmente) com 122 mil e nunca deu problemas que não tenham sido gerados pela incompetência do q era na altura o mecânico do carro. É um motor relativamente ruidoso, tem alguma tendência a babar (nomeadamente pelo retentor da cambota do lado oposto ao da embraiagem) mas... nunca mais acaba ;)

Actualmente tenho um mk4 1.8 TD q tem um motor quase igual a nível de concepção e peças internas, já vai com 135 mil kms de (ab)uso e tb se tá a portar bem... até ver.

Perfs... de série n são lá grd coisa. 60 cv e cerca de 11 kgm de binário n fazem milagres num carro de 900 kg mais condutor. Mas posso no entanto dizer-te q o meu com a bomba injectora mexida, filtro de caixa K&N, jante de 13" e sem umas qtas marikices (género pneu suplente, macaco, etc.) pra ficar mais levezinho devia estar a fazer qq coisa na casa dos 12,5 até aos 100 (reais). Sei q me lembro q qd comprei o meu carro actual, e visto este estar um bocado preso, o mk3 até aos 100 n ficava pra trás... o q já é qq coisa!

Consumos... o carro n gasta nada. Desde q o ponteiro da temperatura chegava à zona "habitual" era quase sempre a fundo e nunca consegui fazer mais de 6,5  :lol: E cheguei a fazer uma viagem pró algarve pla nacional a respeitar os limites de velocidade (média de 70/80 km/h) e o carro fez-me uma média de 3,9.

Qto aos motores.. tudo é possível. Mas se fores pra motores de bomba electrónica (TDdi ou TDCi), além dos apoios de motor serem diferentes prepara-te pra teres um megapincel a resolver kestões relacionadas com electrónica. Um "engine transplant" relativamente simples pra isso é meter o motor do Mondeo 1.8 TD... e com uns tokes e um IC montado à frente é motor pra ficar com 110 ou 120 cv razoavelmente fiáveis e um contentor de binário... já dá pra ir entretendo, especialmente com a caixa curtinha do Fiesta ;)

Desculpem o testamento...

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline STINGER_
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MK3 1.8d
« Responder #3 em: 05 de Janeiro, 2004, 19:44:28 »
Boas,

Eu tenho um Fiesta 1.8 TD mk4 , cujo bloco quase nada difere desse em questão.
Já conta com quase 90 000 , e desde os 7500 kms que tem sido modificado, e de momento conta com 90,4 cvs e 170 nm binario.
Os unicos "problemas" que deu foi 1 tubo de injector que libertou gasoleo ( reparação 20 euros ) e a manutenção normal (oleo,filtro,calços,discos,vêlas 1x ).

Citação de: "G_Buster"

Qto aos motores.. tudo é possível. Mas se fores pra motores de bomba electrónica (TDdi ou TDCi), além dos apoios de motor serem diferentes prepara-te pra teres um megapincel a resolver kestões relacionadas com electrónica. Um "engine transplant" relativamente simples pra isso é meter o motor do Mondeo 1.8 TD... e com uns tokes e um IC montado à frente é motor pra ficar com 110 ou 120 cv razoavelmente fiáveis e um contentor de binário... já dá pra ir entretendo, especialmente com a caixa curtinha do Fiesta  


De momento tenho em mente mudar de motor, mas infelizmente os motores TDCI e TDDI não dão devido a complicações de electronica, centralina, fichas e ligações aos paineis  ( e o TDCI tem apoios diferentes, mais largos ).
Por isso aconselho-te a colocares o motor Mondeo TD ou Escort TD.

fiestatddi
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MK3 1.8d
« Responder #4 em: 05 de Janeiro, 2004, 22:25:43 »
Na parte que me toca (motor TDdi) só posso dizer maravilhas. é Super-económico, bons arranques (claro que o polo tdi que pensei comprar tem melhores arranques... mas em velocidade de ponta o meu é um pouquinho melhor...).

As recuperações são boas e a manutenção disto é do melhor. 80 000km com ZERO problema (tanto a nível de motor como a outros níveis). Levou agora uma embraiagem aos 75000 (que aguentava ainda até aos 80 000) e na revisão dos 75 000 mudou pela 1ªx os calços dos travões. os discos continuam de origem.  As manutenções são todas feitas na Ford (pode ser um pouco mais caro mas tenho a garantia Ford por detrás.). Nunca gastei mais do que 160€, tirando a mudança da embraiagem que custou 350 euros.
No que me toca, eu aconselho o motor TDdi (motor 100% Ford). Não tenho a certeza, mas acho que cabe à vontade dentro de um mk3.

Bug Killer 03
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MK3 1.8d
« Responder #5 em: 06 de Janeiro, 2004, 11:21:59 »
Boas!!! Olha o meu irmão teve um MK4 da empresa, 1.8D e se não estou em erro, o bloco era quase igual, pois o carro era de 97 (a matricula era IG) Foi para as mãos do meu irmão com 130.000 e o meu irmão foi até as 200.000 com ele. Se eu disser que ele fez 70.000 km em menos de 1 ano e que era sempre na Via do Infante com o pé na tábua, tás a ver a fiabilidade do bicho! Só o problema que o atormentava,era por a trabalhar, às vezes era 5 segundos e nada. Mas fora isso, motores Ford e a Diesel, são robustos até dizer chega!!!

Abraço

Vader
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MK3 1.8d
« Responder #6 em: 06 de Janeiro, 2004, 11:52:45 »
obrigado people... fiquei mt mt mais esclarecido!
realmente em relação aos motores q se poderão por, ja tinha uma pequena ideia de q estes novinhos, seriam um cadinho mais complicado.

brigado a tds.

Vader
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MK3 1.8d
« Responder #7 em: 06 de Janeiro, 2004, 11:55:04 »
:roll: ja agora, desculpem la, a minha 2a perg. +/- qt e ficara (€) um motor dum mondeu/escort (1.8 TD), em 2a mao prai c uns 100.000km?!
 8)    :?:  :?:

guest84
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MK3 1.8d
« Responder #8 em: 06 de Janeiro, 2004, 13:12:16 »
entre 250 a 300cts

motor com

Turbo
bomba injectora
Intercooler

Offline STINGER_
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MK3 1.8d
« Responder #9 em: 06 de Janeiro, 2004, 18:43:53 »
Citação de: "Vader"
obrigado people... fiquei mt mt mais esclarecido!
realmente em relação aos motores q se poderão por, ja tinha uma pequena ideia de q estes novinhos, seriam um cadinho mais complicado.

brigado a tds.


Basta dizer q o melhor preço que arranjei para 1 TDCI é a volta de 500 contos.... além de não ser compativel devido a problemas electronicos ( codigo electronico da chave é 1 das incompatibilidades)

_Xplod_
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MK3 1.8d
« Responder #10 em: 14 de Fevereiro, 2004, 22:23:34 »
Boas.....
Coloquei um topico parecido com este.... as minhas duvidas eram as mesmas.
Só falta a resposta a uma....

A legalização????? Como é depois? O carro pode andar na estrada?

Vader
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MK3 1.8d
« Responder #11 em: 15 de Fevereiro, 2004, 14:52:24 »
boas...

a legalização...

pelo q sei.. (n e mt) :P  ... hoje em dia na ford, ja n ha problemas c troca de motores, em termos de legalização, pq msm na inspeçção so verificam o nº de chassis... n ligam ao nº de motor... axo q ja se passa o msm c o resto das marcas... e claro q deve-se ter q alterar o livrete, por exemplo caso a cilindrada mude... mas n e mt dificil fazer isso...

fica bem..

_Xplod_
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MK3 1.8d
« Responder #12 em: 15 de Fevereiro, 2004, 21:07:13 »
Citação de: "rickfiesta"
entre 250 a 300cts

motor com

Turbo
bomba injectora
Intercooler


rick, vê-me isso.  :wink:

Dabysk
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MK3 1.8d
« Responder #13 em: 04 de Maio, 2004, 17:04:46 »
entre 250 a 300 cts?? com Ic e bomba injectora?? onde ?? tou muito interessado nisso para o meu mk4 azul cujo motor 1.8D estoirou..!!! responde aqui ou manda pm...tanks

PS: e em termos de tubagens e outras adaptações??...é fácil..houve uma casa de material usado que me disse que era só o colector de escape que era diferente (pois..senão como iria fazer andar as pás do turbo..lolol)...mas é só isso mesmo que difere???

Offline rei do alcool
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boas
« Responder #14 em: 11 de Outubro, 2004, 00:11:19 »
o do tdci ou tddi e mais facil transpantar a eletronica tda
eu ja tive 1 invecao dessas e acabei por meter a intalacao completa do focus no fiesta e mm a unica maneira de por akilo a trabalhar

se n fizeres assim acendes as luzes e o carro pega LOLOLOL pois ja me aconteceu mm com 1 eletrecista de confinaça e k a eletronica da pa la 1s trocas k 1 gajo ate se passa

e o motor do focus acenta no fiesta so tens k inventar 1 ou 2 coisas por causa do espacito

1 abraco rei do alcool

Dabysk
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MK3 1.8d
« Responder #15 em: 19 de Outubro, 2004, 14:06:53 »
eu só sei dizer que o MK3 1.8D é mais rápido que o MK4 1.8D e gasta menos!!!
 
  já cheguei a ter 3 fiestas com esse motor 1.8 D, de origem, o mk3 é superior, agora não sei se por ser mais leve, se por não ter direcção assistida :?

  Quanto a truques, no meu mk4 (boss) 1.8D , levou um cheirinho na bomba injectora e removi-lhe o batente do acelarador!!