Garagem do Clube

Autor Tópico: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência  (Lida 12409 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« em: 25 de Março, 2013, 19:19:34 »
Boas pessoal o meu carro é um:

Fiesta mk7 sport (1.6 TDCI) de 90 Cavalos

O meu carro é de 04/2010, mas os que vieram a seguir já vêm com 95 cavalos, ou seja +5 que o meu, o pessoal diz q melhora os consumos e um pouco a resposta do carro em baixas, agora a minha dúvida é, se eu actualizar o software do carro na marca ele ficará com os 95 cavalos?

Cumps

Offline Shadowk1ller

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 388
  • Feedback: +0/-0
  • Ford Fiesta MK7 1.6 TDCI 95cv
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #1 em: 25 de Março, 2013, 19:31:43 »
hmm, penso que não, porque o motor de 90cv é um bocado diferente...pelo menos parece :P
« Última modificação: 25 de Março, 2013, 19:39:31 por Shadowk1ller »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #2 em: 25 de Março, 2013, 19:54:27 »
epá... duvido que as melhorias que falas provenham todas dos 5cv... deverá ser tecnicamente diferente, mesmo que ligeiramente... pequenas melhorias mecânicas que possam fazer a diferença, mas não dos CV em si... basicamente, é uma questão de 'genética', como em tudo, 2 motores exactamente iguais podem ter rendimentos diferentes devido a questões de afinação etc...

 O0

Offline vitorlp
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 280
  • Feedback: +0/-0
  • I love my FIESTA
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #3 em: 26 de Março, 2013, 09:17:10 »
em termos de rendimento a diferença é mínima o de 95cv so tem mesmo uma resposta um bocadinho mais rápida mais nada.
a actualizar o software elas não mexem em cavalagem mas sim em binário  O0 

Offline loureiro17

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 792
  • Feedback: +0/-0
  • Venham elas
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #4 em: 26 de Março, 2013, 10:38:14 »
Isso com uma reprogramação ficava com os 110 Cv fiáveis, e fica logo outra coisa, 110 são sempre 110  ;)

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #5 em: 26 de Março, 2013, 11:10:09 »
Pois 110 é logo outra coisa e 120 então....só o carro tem garantia ate 2015 de fábrica, e não quero perdê-la.

cumps

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #6 em: 26 de Março, 2013, 11:43:20 »
Pois 110 é logo outra coisa e 120 então....só o carro tem garantia ate 2015 de fábrica, e não quero perdê-la.

cumps

as casas de repro (pelo menos a grande maioria), guarda o mapa original de cada carro para o caso de ser preciso ir à marca ou qualquer coisa. Algum problema, vais lá, metem o mapa de origem, e vais à Ford  O0

Offline José Araújo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 63
  • Feedback: +0/-0
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #7 em: 26 de Março, 2013, 12:05:15 »
Peço desculpa por estar a intrometer-me, mas segui o post e...

Se decidires fazer o que diz o "koiratu" tem o cuidado de ir a uma casa fiável, ou arranja maneira de ficares com o mapa original para que to possam colocar de novo, em caso de necessidade, na mesma casa ou noutra casa qualquer...

Porque podem dizer-te que gravam o teu mapa e um ano depois voltas lá para repor o original e ir à Ford e a empresa ficou insolvente e já não existe!

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #8 em: 26 de Março, 2013, 13:33:29 »
Obrigado pelo teu aviso, eu se realmente fizesse repro, quase decerteza que era na Turbotec eles dao garantia de 1 ano e parece-me ser uma boa casa, no entanto n faço repro por causa da garanta.

Cumps

Offline loureiro17

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 792
  • Feedback: +0/-0
  • Venham elas
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #9 em: 26 de Março, 2013, 13:51:58 »
Obrigado pelo teu aviso, eu se realmente fizesse repro, quase decerteza que era na Turbotec eles dao garantia de 1 ano e parece-me ser uma boa casa, no entanto n faço repro por causa da garanta.

Cumps

há pois, tendo a garantia é melhor aguentar, depois com a repro o carro fica mesmo bom não haja dúvida, e há boas opiniões sobre a turbotec.

Offline vitorlp
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 280
  • Feedback: +0/-0
  • I love my FIESTA
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #10 em: 26 de Março, 2013, 14:59:13 »
eu se fosse a ti estava  quietinho em relação à repro enquanto tiveres o carro na garantia, eles agora sabem que mexes te na centralina mesmo pondo o mapa de origem. disse-me um reprogramador.... agora n sei até que ponto e verdade.
já tive mais a panca de por repro no meu.... mas tenho medo que possa partir... o desgaste das coisas e maior e mais rápido.
tenho 95 cavalinhos já e bem bom... eu no meu, ver já anda muito bem. O0   
« Última modificação: 26 de Março, 2013, 15:04:09 por vitorlp »

Offline loureiro17

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 792
  • Feedback: +0/-0
  • Venham elas
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #11 em: 26 de Março, 2013, 15:07:48 »
eu se fosse a ti estava  quietinho em relação à repro enquanto tiveres o carro na garantia, eles agora sabem que mexes te na centralina mesmo pondo o mapa de origem. disse-me um reprogramador.... agora n sei até que ponto e verdade.
já tive mais a panca de por repro no meu.... mas tenho medo que possa partir... o desgaste das coisas e maior e mais rápido.
tenho 95 cavalinhos já e bem bom... eu no meu, ver já anda muito bem. O0   


Caso fizesses uma repro, acredita que quando fosses a andar no bólide era com um sorriso de orelha a orelha, até te habituares, para partir é preciso estar muito forte, uma repro soft não faz mal nenhum, já tenho a minha há mais de um ano e sempre a calcar e até agora nada de nada  O0

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #12 em: 26 de Março, 2013, 17:20:02 »
eu se fosse a ti estava  quietinho em relação à repro enquanto tiveres o carro na garantia, eles agora sabem que mexes te na centralina mesmo pondo o mapa de origem. disse-me um reprogramador.... agora n sei até que ponto e verdade.
já tive mais a panca de por repro no meu.... mas tenho medo que possa partir... o desgaste das coisas e maior e mais rápido.
tenho 95 cavalinhos já e bem bom... eu no meu, ver já anda muito bem. O0   


Caso fizesses uma repro, acredita que quando fosses a andar no bólide era com um sorriso de orelha a orelha, até te habituares, para partir é preciso estar muito forte, uma repro soft não faz mal nenhum, já tenho a minha há mais de um ano e sempre a calcar e até agora nada de nada  O0

eu tenho repro quase à ano e meio e nada de stresses... só é chato que já me habituei e então agora parece morto outra vez...  :D :D :D Mas com uma repro soft não te faz mal nenhum ao carro, mesmo em termos de desgaste não é nada por aí além a não ser que andes sempre com o pé colado em baixo, mas aí até de origem o material se ressente...  O0

Offline kaira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 51
  • Feedback: +0/-0
  • Keep Calm And Enjoy The Ride
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #13 em: 26 de Março, 2013, 19:10:34 »
penso que a diferença de consumos nao seja devido a 5cv a mais.. mas porque nao fazes uma repro?

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #14 em: 26 de Março, 2013, 20:30:57 »
So não faço mesmo por medo de perder a garantia.

Aqui da malta que tem carro igual ao meu 1.6tdci meteram com quantos cavalos? Velocidade de ponta é a mesma ou já da mais um bocadinho?

Cumps

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #15 em: 26 de Março, 2013, 20:38:51 »
So não faço mesmo por medo de perder a garantia.

Aqui da malta que tem carro igual ao meu 1.6tdci meteram com quantos cavalos? Velocidade de ponta é a mesma ou já da mais um bocadinho?

Cumps

Na teoria ficas com a mesma velocidade que tens agora para a mesma rotação. O que vais notar é a facilidade em chegar lá e, como tens mais potência/binário, poderás conseguir ganhar alguns km/h que não fazias com o que tens de origem não porque o carro ande mais mas porque tem mais força e consegue lá chegar.

Uma repro para esses carros deverá rondar para valores entre 110/120cv, o que é perfeitamente fiável para o carro  O0

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #16 em: 26 de Março, 2013, 20:48:39 »
Hmm pois os gajos da turbotec dizem que não metem mais de 118cavalos no carro, para não estragar as peças de origem, se eu quizer chegar aos 150 CV o que terei de mudar por exemplo?

cumps

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #17 em: 26 de Março, 2013, 23:29:49 »
Hmm pois os gajos da turbotec dizem que não metem mais de 118cavalos no carro, para não estragar as peças de origem, se eu quizer chegar aos 150 CV o que terei de mudar por exemplo?

cumps

não sei que turbo tns mas provavelmente turbo, ic, e provavelmente embraiagem, pelo menos, isto para ficar fiável :)

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #18 em: 26 de Março, 2013, 23:50:47 »
IC? podes especificar? =P
Esse tipo de upgrade n fica barato certo? Será q a propria turbotec faz esses serviços?

cumps

Offline Shadowk1ller

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 388
  • Feedback: +0/-0
  • Ford Fiesta MK7 1.6 TDCI 95cv
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #19 em: 27 de Março, 2013, 00:08:57 »
IC é o diminutivo para Intercooler. É um upgrade em que ta vai saltar bastante a carteira. Eu não sei que tipo de montagem é que tem os nossos turbos ou que tipo de colectores é que usa, se é que me faço entender, mas era capaz de ficar mais barato arranjar um IC e um turbo usados de carros batidos tipo de BMW's ou de outros carros mais potentes, agora a questão é se pelo trabalho compensa ou não...e se dá também...

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #20 em: 27 de Março, 2013, 01:20:51 »
E espaço para encaixarem o IC? Vão o montar no tejadilho?

Reforçar embraiagem e um garrett 17 no bixo bem como preparar os injectores com os bicos do 335d. Até "boa" o bixo... Podes sempre aplicar os injectores do Focus mais em conta e deve dar para chegar aos 150cv.

Mais os bypass do costume.




Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #21 em: 27 de Março, 2013, 01:32:03 »
IC é o diminutivo para Intercooler. É um upgrade em que ta vai saltar bastante a carteira. Eu não sei que tipo de montagem é que tem os nossos turbos ou que tipo de colectores é que usa, se é que me faço entender, mas era capaz de ficar mais barato arranjar um IC e um turbo usados de carros batidos tipo de BMW's ou de outros carros mais potentes, agora a questão é se pelo trabalho compensa ou não...e se dá também...

Não concordo... isso acaba por ser demais. Queres um bm turbo para isso? Isso não tenho a certeza mas deve trazer um 1544v como os hdi's. Se assim for, os dos 1.6hdi's de 110cv de origem levam repros para cerca de 140cv e aguentam, portanto não te stresses. Seja como for, supondo que possas ter outro turbo, um bom upgrade será, por exemplo, o 1749v que equipa as Focus 1.8tdci (e esse turbo pode fazer até cerca de 180cv portanto chega para o que queres).

Não vale a pena investir em turbos grandes (vês a malta dos ibizas e afins por vezes com turbos 20 e 22, mas isso já é para levar muita carga mesmo, e estamos a falar de 1.9) se depois ficas com um poço enorme até conseguires tirar rendimento dele, o mesmo se passando com o intercooler.

Não sei a litragem do teu intercooler, mas um um pouco maior poderá trazer benefícios já que a massa de ar arrefecido vai ser maior também, mas não se deve exagerar porque depois precisa de mais tempo para 'encher', ou seja, novamente ficas com um poço, o comum lag.

Seja como for, se a tua ideia são os 150cv vais ter de gastar uns trocos para teres fiabilidade.

Um turbo usado pode vir em condições ou não. O que terás a fazer é confiar em quem to envia, ou arranjar algo e depois mandar fazer uma revisão ao mesmo, calibragem etc... para o turbo podes esperar gastar sem grandes stresses 300/400€, mas pode ser menos se tiveres a sorte de arranjar um em condições. Ainda assim não custa nada ao menos mandar calibrar, por via das dúvidas (em Ourém por exemplo fica em 25€ a calibragem, é bastante barato para o normal).

Podes também hibridar o teu, mantendo a parte quente e mudando a parte fria por uma maior, o que trás benefícios claro, mas também é algo dispendioso fazer esta modificação e tem de ser feita por quem sabe.

Quanto ao intercooler, consegues arranjar por cerca de 150/200€ (leiria pelo menos tem-nos a esses preços novos, existem em 3 medidas), e depois é ver se consegues aproveitar as tuas tubagens ou não, porque as mesmas podem não aguentar a carga (não sei se sim ou não sinceramente). Se fizeres tubagens em inox, contas com mais 150€ entre tubo, curvas, e provavelmente algum tubo flexível (silicone) que precises, isto sem mão de obra... Se quiseres uma tubagem completa em silicone (não se justifica penso eu), aponta se calhar para o dobro (levando em conta que ainda aqui à dias um tubo de silicone com 1metro e um cotovelo de silicone tiveram um custo para um amigo de cerca de 80€...

Mas penso que não precises, o teu IC deve chegar, afinal de contas, vais ver os IC's dos BMW 320d e são pequenos, os das focus e mondeo's 2.0tdci a mesma coisa, não vale a pena aventurares-te com isso...

Ainda assim, penso que não precisas disto tudo, vai pelo mais fiável, a repro soft para os tais 118cv já te vão animar o suficiente vais ver, o resto são investimentos onde se gasta €€€ a valer...

E antes de fazeres a repro, anula a EGR e o catalisador ( ou o tiras - podes ser catado e ter chatices; ou tiras o miolo - não se vê e deixa de restringir a saída de gases mas ganhas um nadinha de lag por causa do espaço; ou metes um tubo por dentro dele e pronto. Nas duas ultimas opções não tens stresses com IPO e polícia porque não se vê que está mexido se for bem feito e o catalisador está lá)

E isto sou eu a falar apenas, não percebo muito disto, é o que me vão explicando...  O0

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #22 em: 27 de Março, 2013, 01:41:19 »
Isso do catalizador oco não dar problemas tem muito que se lhe diga. Já apanhei um gajo do IPO a testar-me o catalisador batendo nele para ver se está oco.

Confirma-me uma coisa Vitor sabes se o teu turbo é de geometria fixa ou variável?

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #23 em: 27 de Março, 2013, 01:43:45 »
Isso do catalizador oco não dar problemas tem muito que se lhe diga. Já apanhei um gajo do IPO a testar-me o catalisador batendo nele para ver se está oco.

Confirma-me uma coisa Vitor sabes se o teu turbo é de geometria fixa ou variável?

por acaso pensei nisso depois de escrever... se for fixo é mais 'complicado' alterar isso... nada que não se faça claro, mas exige outra atenção...

Quanto a isso do catalisador, nunca tinha ouvido, mas só me vem dar razão quando digo que quero lá o meu e não o quero oco... o que hei-de fazer é arranjar um igual e meter um tubo dentro, sem desmiolar nem nada mais, fechadinho outra vez e siga, discreto e eficaz  O0

O pior é arranjar um barato...  :'(

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: MK7 1.6TDCI - Dúvida sobre potência
« Responder #24 em: 27 de Março, 2013, 02:45:48 »
Tenho quase a certeza que é geometria fixa mas posso me enganar. Porque se não estou em erro uma das diferenças para os 1.6 hdi 110cv para o de 90cv é mesmo a geometria.

E colocar geometria faz-se mas fica bastante caro mesmo.