IC é o diminutivo para Intercooler. É um upgrade em que ta vai saltar bastante a carteira. Eu não sei que tipo de montagem é que tem os nossos turbos ou que tipo de colectores é que usa, se é que me faço entender, mas era capaz de ficar mais barato arranjar um IC e um turbo usados de carros batidos tipo de BMW's ou de outros carros mais potentes, agora a questão é se pelo trabalho compensa ou não...e se dá também...
Não concordo... isso acaba por ser demais. Queres um bm turbo para isso? Isso não tenho a certeza mas deve trazer um 1544v como os hdi's. Se assim for, os dos 1.6hdi's de 110cv de origem levam repros para cerca de 140cv e aguentam, portanto não te stresses. Seja como for, supondo que possas ter outro turbo, um bom upgrade será, por exemplo, o 1749v que equipa as Focus 1.8tdci (e esse turbo pode fazer até cerca de 180cv portanto chega para o que queres).
Não vale a pena investir em turbos grandes (vês a malta dos ibizas e afins por vezes com turbos 20 e 22, mas isso já é para levar muita carga mesmo, e estamos a falar de 1.9) se depois ficas com um poço enorme até conseguires tirar rendimento dele, o mesmo se passando com o intercooler.
Não sei a litragem do teu intercooler, mas um um pouco maior poderá trazer benefícios já que a massa de ar arrefecido vai ser maior também, mas não se deve exagerar porque depois precisa de mais tempo para 'encher', ou seja, novamente ficas com um poço, o comum lag.
Seja como for, se a tua ideia são os 150cv vais ter de gastar uns trocos para teres fiabilidade.
Um turbo usado pode vir em condições ou não. O que terás a fazer é confiar em quem to envia, ou arranjar algo e depois mandar fazer uma revisão ao mesmo, calibragem etc... para o turbo podes esperar gastar sem grandes stresses 300/400€, mas pode ser menos se tiveres a sorte de arranjar um em condições. Ainda assim não custa nada ao menos mandar calibrar, por via das dúvidas (em Ourém por exemplo fica em 25€ a calibragem, é bastante barato para o normal).
Podes também hibridar o teu, mantendo a parte quente e mudando a parte fria por uma maior, o que trás benefícios claro, mas também é algo dispendioso fazer esta modificação e tem de ser feita por quem sabe.
Quanto ao intercooler, consegues arranjar por cerca de 150/200€ (leiria pelo menos tem-nos a esses preços novos, existem em 3 medidas), e depois é ver se consegues aproveitar as tuas tubagens ou não, porque as mesmas podem não aguentar a carga (não sei se sim ou não sinceramente). Se fizeres tubagens em inox, contas com mais 150€ entre tubo, curvas, e provavelmente algum tubo flexível (silicone) que precises, isto sem mão de obra... Se quiseres uma tubagem completa em silicone (não se justifica penso eu), aponta se calhar para o dobro (levando em conta que ainda aqui à dias um tubo de silicone com 1metro e um cotovelo de silicone tiveram um custo para um amigo de cerca de 80€...
Mas penso que não precises, o teu IC deve chegar, afinal de contas, vais ver os IC's dos BMW 320d e são pequenos, os das focus e mondeo's 2.0tdci a mesma coisa, não vale a pena aventurares-te com isso...
Ainda assim, penso que não precisas disto tudo, vai pelo mais fiável, a repro soft para os tais 118cv já te vão animar o suficiente vais ver, o resto são investimentos onde se gasta €€€ a valer...
E antes de fazeres a repro, anula a EGR e o catalisador ( ou o tiras - podes ser catado e ter chatices; ou tiras o miolo - não se vê e deixa de restringir a saída de gases mas ganhas um nadinha de lag por causa do espaço; ou metes um tubo por dentro dele e pronto. Nas duas ultimas opções não tens stresses com IPO e polícia porque não se vê que está mexido se for bem feito e o catalisador está lá)
E isto sou eu a falar apenas, não percebo muito disto, é o que me vão explicando...