Garagem do Clube

Autor Tópico: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136  (Lida 6535 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« em: 06 de Fevereiro, 2014, 20:15:40 »
Boas pessoal, esta semana acedi ao menu "secreto" do meu Fiesta mk7 e descobri um erro que gostaria que vocês vissem, pode ser q mais alguém tenha ou teve este erro e se sabe fazer pra resolver.

Carro: Ford Fiesta 1.6 tdci 90cavalos // 04/2010

Erro: P0136  - Oxygen Sensor Circuit Malfunction (Bank 1 Sensor 2)

Já pesquisei e não percebo nada....se puderem dar um ajuda agradeço.

Cumprimentos

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #1 em: 06 de Fevereiro, 2014, 21:47:37 »
É o sensor (mais conhecido por sonda lambda que está no escape) que pode ter corrosão e medir mal o O2. A solução é substituir normalmente e problema resolvido.

Podes contar com um estrago para cima de 200€ se comprares na Ford mas se tiveres garantia reclama. :p Caso contrario compra cá fora que há mais barato e de preço idêntico à Ford. ;)

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #2 em: 06 de Fevereiro, 2014, 22:58:25 »
Boas, Nitro sabes-me dizer se isso afeta o funcionamento do carro?
Deveria acender alguma luz no painel?

Cumps

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro, 2014, 02:33:11 »
Provavelmente acenderá a luz do motor a indicar uma avaria de vez em quando. O0

Vai induzir a centralina em erro não fazendo a mistura certa que por consequência te vai beber mais gasóleo e poderás ter problemas na ignição do carro, etc.

Mas deverias ir ver a alguem ao certo o que é pois a causa dessa baixa de o2 nos gases pode ser proveniente de outros lados como injectores e afins mas ai parece mesmo ser só o sensor que está a detectar durante muito tempo que está a meter mais gasóleo que ar. O0

Mais não te sei dizer pois só tenho conhecimentos mínimos da matéria, mas poderei amanha tentar perguntar a uma das pessoas que é quem basicamente me ensina ultimamente e depois direi algo. ;)

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro, 2014, 14:38:23 »
A luz do motor acendeu uma vez e inclusivé o carro entrou em Safe Mode mas foi pq me esqueci de ligar a ficha por cima do filtro de Ar, que penso ser da MAF, poderá ser isso?

A minha outra dúvida é, poderá ser também de ter um filtro K&N?

Cumps

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro, 2014, 18:56:11 »
esquece o filtro, isso não é o problema de todo  O0

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro, 2014, 23:23:56 »
Boas.

Tens repro certo? Se sim vai à casa onde a fizeste perguntar se não terá haver com a mesma que a sonda está a dar esse erro a ver se acertam isso.

Depois outra solução é andares um tempo com ela desligada ou fazeres uns bons km a rasgar a ver se ela volta acusar ou não erro. O0

Ele entrar em safe mode é normal pois está a ter uma anomalia.

Offline dpenedos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 42
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #7 em: 14 de Fevereiro, 2014, 18:40:57 »
se a avaria tem a ver com oxigénio, logo, para mim, não tem nada a ver com gases de escape...
um carro a gasóleo manda monóxido de carbono fora, ao passo que um a gasolina manda dióxido de carbono. E não tenho a certeza, mas julgo que só os carros a gasolina tem a sonda lambda ou lampa não sei como se diz   :)
essa avaria pode ser por teres um filtro de ar de "competição" e ser a massa de ar (MAF) a ter uma leitura maior do ar que entra e daí estar te a dar o erro.

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #8 em: 14 de Fevereiro, 2014, 21:59:04 »
se a avaria tem a ver com oxigénio, logo, para mim, não tem nada a ver com gases de escape...
um carro a gasóleo manda monóxido de carbono fora, ao passo que um a gasolina manda dióxido de carbono. E não tenho a certeza, mas julgo que só os carros a gasolina tem a sonda lambda ou lampa não sei como se diz   :)
essa avaria pode ser por teres um filtro de ar de "competição" e ser a massa de ar (MAF) a ter uma leitura maior do ar que entra e daí estar te a dar o erro.
Se tem menos O2 nos gases não será que seja por meter mais gasóleo que o que deveria para o ar que entra? Mistura mal feita chamarão alguns!

Onde é que leste isso dos gases? E de um carro a Diesel não ter sonda lambda? :o
Eu tenho filtro de ar lavável e nada afectou o meu motor a nível de sensores... E se souberes algo de mecânica saberás ler que o erro acusa no segundo sensor logo não pode ser o primeiro sensor(MAF)... Mas isto sou eu a pensar alto! ::)

doSantos depois diz algo quando tiveres resolvido o assunto. ;)

Offline dpenedos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 42
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #9 em: 15 de Fevereiro, 2014, 00:12:33 »
se a avaria tem a ver com oxigénio, logo, para mim, não tem nada a ver com gases de escape...
um carro a gasóleo manda monóxido de carbono fora, ao passo que um a gasolina manda dióxido de carbono. E não tenho a certeza, mas julgo que só os carros a gasolina tem a sonda lambda ou lampa não sei como se diz   :)
essa avaria pode ser por teres um filtro de ar de "competição" e ser a massa de ar (MAF) a ter uma leitura maior do ar que entra e daí estar te a dar o erro.
Se tem menos O2 nos gases não será que seja por meter mais gasóleo que o que deveria para o ar que entra? Mistura mal feita chamarão alguns!

Onde é que leste isso dos gases? E de um carro a Diesel não ter sonda lambda? :o
Eu tenho filtro de ar lavável e nada afectou o meu motor a nível de sensores... E se souberes algo de mecânica saberás ler que o erro acusa no segundo sensor logo não pode ser o primeiro sensor(MAF)... Mas isto sou eu a pensar alto! ::)

doSantos depois diz algo quando tiveres resolvido o assunto. ;)

Quanto a sonda peço desculpa pela ignorância, não fazia ideia que os diesel também tinham. Quanto ao filtro do ar, o que eu quis dizer, se entendeste, é que com um filtro de "competição, cónico ou de caixa, a quantidade de ar que entra será superior (é para isso que servem) a que está standerizada pela centralina, daí poder haver uma leitura errada tanto na entrada como na saída. ou não? cumprimentos

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #10 em: 15 de Fevereiro, 2014, 13:00:13 »
Não deixas de ter o teu K de verdade porque antes não existia e andavam na mesma sem sonda...
Quanto ao filtro sim entra mais ar mas o sensor MAF ou MAP vai definir logo à entrada em conjunto com a Sonda Lambda se a queima está correcta para o ar que entra logo não haverá grandes erros. Mas quem preferir pode definir logo valores mais acertados na centralina para a nova entrada de ar que assim será mais exacto mas aqui não parece que seja o caso a não ser proveniente da Repro ou avaria da sonda...

Eu no meu com filtro cónico o carro faz uma vibração anormal devido à entrada de ar mas não acusa qualquer cena na sonda lambda. Enquanto com o filtro lavável de caixa anda aos anos sem qualquer problema. O0

Offline pedro salas
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 380
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #11 em: 15 de Fevereiro, 2014, 17:49:10 »
Tens um 1.6 tdci certo? A repro deu-te mais quantos cavalos? Onde a fizestes e quanto custou e seguro em termos defuncionamento do motorda-te quanto em termos de velocidade maxima?
Desde ja obrigado

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #12 em: 15 de Fevereiro, 2014, 19:38:33 »
Pessoal quanto ao erro os gajos da FORD disseram q aquilo n é erro nenhum, apenas aparece por ser um teste ao quadrante do carro.

Respondendo ao outro assunto, a repro n me deu velocidade de ponta, deu-me foi disparo em baixas rotações, mas a minha repro é muito soft (até demais).
Tenho 115cv / 265Nm, fiz na Turbotec, mas eu n tirei FAP nem EGR antes de reprogramar, que foi um erro, mais vale tirares isso primeiro.

cumps

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #13 em: 15 de Fevereiro, 2014, 19:57:12 »
Aquilo é um erro sim, depende é de onde viste o tal erro se foi por obd ou no quadrante que ai nada quer dizer mesmo. xD

Mas iremos descobrir em breve se o carro acusar mais sintomas... eles na ford dizem muito mas o que é certo é
que os carros vão lá parar mais tarde ou mais cedo. O0

Também me disseram que o liquido de arrefecimento do motor é normal desaparecer mas ao já desaparecer 2l e pouco não é mesmo normal e fui dar com uma abraçadeira de um tubo laça que era por ai que perdia liquido aos poucos... como o carro dar o sinal sonoro de erro sem acender nenhuma lâmpada que para eles é normal mas é o sistema avisar que a pilha da chave do carro está a ficar descarregada. :D :D :D

Offline trevas
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1092
  • Feedback: +4/-0
  • Mk4 !!!
Re: Mk7 - 1.6tdci - Erro 0136
« Responder #14 em: 15 de Fevereiro, 2014, 20:24:04 »
Vocês estão a deixar-me um pouco baralhado  :idiot2:

Do que eu conheço dos sistemas de injecção dos motores hdi, os modelos com filtro de particulas, tem um sensor de diferencial de pressão e sensores de temperatura de gases de escape.

Jaá mexi em Mercedes c220cdi que chegam a usar cerca de 3 sensores de temperatura, um à saida do colector, outro de pois do turbo e outro depois do catalisador, antes do Fap, juntamente com o sensor de diferencial de pressão.

Agora também pode esse erro ser especifico e tu estares a decifra-lo através dos códigos genéricos obd e no fim ter outro significado.