Garagem do Clube

Autor Tópico: Mk7 / 1.6tdci - Turbo  (Lida 8425 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« em: 24 de Março, 2014, 10:41:44 »
Boas pessoal ... mais uma vez venho chatear-vos pois já ando aqui com umas ideias malucas =D

Quero mudar o turbo do meu carro para um 17 de Geometria variável, dizem por ai que o meu tem um 15 de geometria fixa, é verdade?

A ajuda que vos venho pedir, caso me saibam ajudar é:
pedir-vos a referencia de uns 2 ou 3 turbos que possam ser adaptados ao meu carro para eu fazer uma pesquisa de preços...e claro está saber que peças mais serão precisas para além do turbo.

Assim como quem não quer a coisa, sabem me dizer q turbo tem o meu carro ao certo?

Agradeço desde já o vosso tempo só por ler este "pequeno testamento"...


Cumps

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #1 em: 24 de Março, 2014, 13:26:11 »
Sim, o teu turbo deve ser de geometria fixa, possívelmente um 1544 ou algo do género (penso eu, já alguém te diz).

Podes trocar para o 1749v das focus 1.8tdci ou assim, e as alterações a fazer são, essencialmente as mesmas que terias de fazer no 1.4tdci (fica a trabalhar por pressão,  adaptares o colector, embraigem reforçada possivelmente e reprogramar).. conta sempre com valores na casa dos 1000/1500€ dependendo de onde fazes o serviço (não aconselho a ires ao 'senhor da esquina' fazeres repro nem a confiares que o turbo que compres venha em condições, ou podes ter dissabores em pouco tempo...)  O0

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #2 em: 24 de Março, 2014, 13:42:03 »
koiratu tenho uma duvida...o turbo que eu comprar tem de trazer colector ou será adaptado e usado o meu?

Turbo n penso comprar novo, mas antes de montar há-de ir pra uma casa especializada pra reparar/calibrar...não vou comprar novo, fica muito caro.

Cumps

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #3 em: 24 de Março, 2014, 19:17:54 »
koiratu tenho uma duvida...o turbo que eu comprar tem de trazer colector ou será adaptado e usado o meu?

Turbo n penso comprar novo, mas antes de montar há-de ir pra uma casa especializada pra reparar/calibrar...não vou comprar novo, fica muito caro.

Cumps

Compras o turbo, e depois, dependendo de como for o teu e o que comprares, ou arranjas um colector igual para adaptar o turbo (caso das Focus TDDi em que o turbo e o colector é uma peça única), ou basta mandares fazer uma falange para encaixar o turbo no sítio sem precisares de mexer em colectores.

Se comprares usado, vai logo a uma casa da especialidade, senão acaba por te sair mais caro... compras um turbo como novo por 350/450€... Se fores a uma casa para testar, calibrar e, caso seja necessário levar um kit de reparação, gastas sempre uns 200/300€ também... assim por pouco mais ficas logo com a questão resolvida, e talvez com alguma garantia para o caso de vires a ter problemas no turbo

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #4 em: 24 de Março, 2014, 20:43:17 »
http://www.hpturbo.pt/

Falas com o Nuno (pode ser por mail - pode demorar) e vês as soluções que ele tem para ti. Podes levar um usado e ele trata do serviço, como podes comprar a ele um recondicionado ou novo.

O que tens é um Mitsubishi TD025 de geometria fixa.

O meu foi preparado lá, colectores também vieram de lá!

Eles tem oficina e podem lá montar, tem acordo com o pke para dar um toque na electrónica (serviço extra).

Sai caro, mas fica um serviço bem feito!

Falagens e afins é serviço à "manel gt", tem que ser soldado ou adaptado em condições!

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #5 em: 24 de Março, 2014, 21:24:08 »
lamento mas não concordo com essa do 'falanges e afins é serviço à manel gt'.

Uma falange bem feita (onde possível, há casos onde não é possível e tem de ser soldado) fica tão boa como se o soldares ao colector, com a vantagem que quando quiseres voltar à origem (ou outra coisa qualquer) tiras o turbo, tiras a falange e metes tudo como tava com facilidade (pelo menos nos nossos que ´turbo é separado do colector (quando é junto nada feito).

No entanto concordo contigo quando dizes que tem de ser feito por quem realmente saiba o que faz como é óbvio. E isso paga-se naturalmente.

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #6 em: 28 de Março, 2014, 19:05:49 »
Boas pessoal tenho conversado com malta das preparações de automóveis e disseram para colocar um GT1544v mas que n aguenta até aos 150cv ... no entanto um  GTB1756vk já aguentaria tais valores mas é muito mais caro, o que vos queria pergunta é se sabem qual o turbo que tem o Focus 1.6cc de 109cv para eu continuar a minha pesquisa a ver o que faço no meu mk7.


Cumps

HelderBarbosa
  • Visitante
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #7 em: 28 de Março, 2014, 20:18:01 »
Boas..  O turbo do Focus 1.6cc Tdci 109cv é um GT1544v. Por isso é que te aconselharam a aplicação do mesmo porque é plug in play.
Só que esses turbos não são grande pistola, o melhor mesmo é meter algo em condições.
Tipo se pretenderes 150cv é muito limitado o turbo já vai estar muito em esforço, ao trocar mete algo com margem do tipo um turbo que aguente 200cv.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #8 em: 29 de Março, 2014, 01:15:15 »
aí entra o 1749v das Focus 1.8TDCi... chega bem para o que pretendes :p

O 1544v aguenta os 150cv sem grande stress... ou não fariam as comuns reprogramações dos 110cv para 14Xcv nos 1.6TDCi/HDi... :p agora se queres algo mais... já começas a ter de investir pois claro... >:D

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #9 em: 30 de Março, 2014, 19:50:37 »
Obrigado pessoal...acho q me vou ficar pelo gt1544v ... consigo arranjar a 250€ reconstruído.
Penso que 140/150 cavalos neste carro já deve ficar engraçado, e minimamente fiável.
Depois vou dando noticias, espero dentro de 2/3 meses já estar pronto...turbo novo/fap/egr OFF e repro.

Cumps

HelderBarbosa
  • Visitante
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #10 em: 30 de Março, 2014, 21:58:58 »
De nada. O pessoal está aqui para se ajudar..
Só uma questão só com o turbo GT1544v fap off e egr off  consegues os 140/150cv?
É que já me disseram que os nossos injectores não dão muito mais de 125cv, daí a minha questão.

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #11 em: 30 de Março, 2014, 22:16:29 »
Epa li um ficheiro de um artigo que saiu ha uns tempos numas revista inglesa e eles falam que o carro aguenta ate um maximo de 180 cavalos mudando... intercooler + turbo + filtro de ar + linha de escape e Repro ... n falava de nada de injectores.

Cumps
« Última modificação: 30 de Março, 2014, 22:47:21 por doSantos »

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #12 em: 30 de Março, 2014, 22:20:58 »
Podem colocar os injectores do Focus 110cv que são p&p.

HelderBarbosa
  • Visitante
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #13 em: 30 de Março, 2014, 23:21:33 »
Isso também já vi. 
Eu sei que são p&p. Mas a questão é se os das versões dos tdci de 90cv da pra isso..

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #14 em: 30 de Março, 2014, 23:53:23 »
Isso também já vi. 
Eu sei que são p&p. Mas a questão é se os das versões dos tdci de 90cv da pra isso..

o problema que podes ter pode ser se a centralina não os 'ler'. Se meteres os injectores tens de, obrigatoriamente, codificar os mesmos para conseguires que trabalhem. Possivelmente dará, mas tenta informar-te melhor...

Sinceramente... não sei se valerá apena trocar... até porque se os 1.4tdci fazem os 140cv com injectores de origem, porque não faria o teu 1.6 também? Lembra-te, quando mais coisas alterares, maior as hipóteses de existirem falhas, naturais quando um sistema é alterado para componentes que não estavam 'previstos', o que pode levar-te a teres alguns problemas até teres tudo afinadinho...

Se realmente estás com essa fezada... mete o carro numa empresa especializada e pronto... pagas, mas ficas descansado, e se houver algum problema ainda sabes onde ir.

Mais, tens algumas casas que nem te pegam no carro se virem alguns tipos de alterações, ou então 'fogem' às garantias por ser um sistema não "desenvolvido/aplicado" pelas mesmas

HelderBarbosa
  • Visitante
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #15 em: 31 de Março, 2014, 08:21:43 »
Eu perguntei aquilo porque à uns tempos atrás tinha a possibilidade de comprar um GT1544v e andei a informar-me e foi me dito que mesmo que o aplica-se não conseguia tirar mais de 125cv devido aos injectores serem limitados, eu fiquei um pouco surpreendido. E então acabei por não comprar porque pouca diferença iria fazer..

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #16 em: 31 de Março, 2014, 14:50:34 »
Pessoal quando falo em passar de um turbo de 15 polegadas para um de 17, falam em "adaptar o turbo" ... conseguem me explicar no que consiste esta adaptação? É muito difícil de se fazer?


Cumps

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #17 em: 31 de Março, 2014, 17:04:28 »
Pessoal quando falo em passar de um turbo de 15 polegadas para um de 17, falam em "adaptar o turbo" ... conseguem me explicar no que consiste esta adaptação? É muito difícil de se fazer?


Cumps

Para uma casa especializada, não!

Para alguém com pouca experiência, sim!

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Mk7 / 1.6tdci - Turbo
« Responder #18 em: 31 de Março, 2014, 20:28:07 »
Pessoal quando falo em passar de um turbo de 15 polegadas para um de 17, falam em "adaptar o turbo" ... conseguem me explicar no que consiste esta adaptação? É muito difícil de se fazer?


Cumps

Para uma casa especializada, não!

Para alguém com pouca experiência, sim!

X2!!! É o principal, ser feito por quem saiba... mas para fazeres isso, vais ter de gastar uma nota preta noutras coisas... a meu ver, o turbo e repro serão as últimas coisas, depois te teres o carro preparado para aguentar a 'carga'...

E o 17 é muito maior que os de origem, não sei se o caracol cabe lá sem precisar de uma adaptação (tipo bossa por exemplo) no capot, na zona do turbo  >:D