Garagem do Clube

Autor Tópico: Motor 1.4 TdCI engasga  (Lida 22666 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vivanix
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 72
  • Feedback: +0/-0
Motor 1.4 TdCI engasga
« em: 19 de Outubro, 2012, 19:54:43 »
Boas pessoal, venho aqui partilhar convosco, um stress do meu fiesta.
Raramente, o meu fiesta as 2 mil rpm's engasga-se, é raro, mas acontece.
Já experimentei com Ac ligado e com o Ac desligado e acontece na mesma.
Nao percebo nada de mecânica, já me ocorreu possível entupimento do filtro de gasoleo, ou possivelmente velas? Mas se fosse velas nao engasgava sempre?
Mudei o filtro de gasoleo a uns 20 mil kms mais coisa menos coisa.


Cumprimentos

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #1 em: 19 de Outubro, 2012, 20:31:35 »
epá... se mudaste o filtro do gasóleo não tou a ver... muda também o filtro do ar já agora!

Offline KdR

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 535
  • Feedback: +0/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #2 em: 19 de Outubro, 2012, 20:39:29 »
As únicas velas que tu tens são as de incandescência, pode ser é os injectores sujos ou entupidos.

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #3 em: 19 de Outubro, 2012, 21:13:10 »
Orings de injectores ou Turbo. O meu era Orings, mudaram ficou fino nunca mais andou engasgado.

Offline Herdle

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 85
  • Feedback: +0/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #4 em: 19 de Outubro, 2012, 21:28:49 »
Orings de injectores ou Turbo. O meu era Orings, mudaram ficou fino nunca mais andou engasgado.

Verifica as "anilhas" dos injectores, mal destes motores.

Offline vivanix
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 72
  • Feedback: +0/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #5 em: 20 de Outubro, 2012, 00:37:16 »
Desde novo que ele faz isto.
Mas isto acontece raramente, mas quando acontece anda aí um mês assim.
Na altura comentei com eles na Ford e disseram que era do motor ser fraco e de andar com a sofagem ligada, mas o problema é que sem sofagem ou com sofagem, engasga.
Tenho de batalhar com eles. Agora já ta fora da garantia mas nao custa falar.

Cumprimentos

Offline PINHEIRINHO
  • 45cv
  • Mensagens: 7
  • Feedback: +0/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #6 em: 14 de Dezembro, 2012, 12:55:59 »
Venho desenterrar um tópico espero que ainda ajude,
o meu Fiesta (de 2008) desde que o comprei (usado) também engasga,
na primeira revisão na ford falei do problema e não viram nada, voltei a mada-lo para a oficina activando a garantia e descobriram um problema nos injectores, supostamente arranjaram mas o sacana continua a engasgar. Podia resolver o assunto reclamando e exigindo o valor do carro de volta mas como estou a trocar pelo de 2010 já nem me vou chatear mais.
Espero que te consigam corrigir o problema que ao que parece não é so o meu, há o teu e provavelmente o de mais alguém.  :-\

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #7 em: 14 de Dezembro, 2012, 15:23:17 »
Também tive esse problema ao ínicio e o que fiz foi:

- Actualização do mapa (Têm que ser pedido)
- Limpeza ou anulação da EGR (Uma boa escáfia em autoestrada também ajuda) :D
- Anilhas dos injectores
- Gasóleo de boa qualidade

Até hoje nunca mais...

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #8 em: 15 de Janeiro, 2013, 23:55:15 »
Quando anularam a EGR e meteram novos origns sentiram diferença ou continuou a engasgar?  :-\

O meu padece desse problema à já mais de um ano...
Eu é que me habituei a andar com ele nas rotações onde quase não há oscilação.. mas mesmo assim, de vez em quando, principalmente quando está em esforço (subidas, motor frio) lá se engasga...

Motor psa.. não se pode pedir muito :-\
« Última modificação: 15 de Janeiro, 2013, 23:57:12 por Frederico Silva »

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #9 em: 16 de Janeiro, 2013, 00:16:56 »
Quando anularam a EGR e meteram novos origns sentiram diferença ou continuou a engasgar?  :-\

O meu padece desse problema à já mais de um ano...
Eu é que me habituei a andar com ele nas rotações onde quase não há oscilação.. mas mesmo assim, de vez em quando, principalmente quando está em esforço (subidas, motor frio) lá se engasga...

Motor psa.. não se pode pedir muito :-\

O meu desde que mudaram os orings, um injector e retificaram o turbo ficou fino. Que eu notava era que se viesse com ele sempre em carga, tipo a puxar em AE, atenuava os sintomas.


Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #10 em: 16 de Janeiro, 2013, 13:05:42 »
Quando anularam a EGR e meteram novos origns sentiram diferença ou continuou a engasgar?  :-\

O meu padece desse problema à já mais de um ano...
Eu é que me habituei a andar com ele nas rotações onde quase não há oscilação.. mas mesmo assim, de vez em quando, principalmente quando está em esforço (subidas, motor frio) lá se engasga...

Motor psa.. não se pode pedir muito :-\

Nota-se menos esses engasgos em baixa rotação com a EGR anulada, não parecendo faz diferença...  O0

Eu estou a pensar meter um daqueles produtos de limpeza de injectores, nunca levou nada do género, está daqui a pouco com 110.000km portanto não há-de fazer mal... que acham?

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #11 em: 16 de Janeiro, 2013, 16:23:04 »
Eu mudei o meu turbo à menos de 40.000 km's pelo que deve estar bom.. Mas as oscilações continuaram..

Vou tentar então mudar os Orings, meter-lhe a blanking plate na EGR e fazer uma limpeza aos injectores e ver como fica e depois venho aqui dar o meu feedback, para se ficar a saber qual é a solução definitiva para este problema, que parece ser mais do que comum neste motor!

Já agora, Pedro, quanto ficou mudar os origns, sem contar com o injector?
E já agora, com o injector também.. ?

Koiratu, eu na altura em que mudei o turbo, para ver se resolvia o problema, também lhe meti um producto de limpeza de injectores.. A mistura deve ser feita como diz na embalagem, x% por litros de gasóleo..
Sente-se o carro mais "pêrro" enquanto circula com o producto mas depois, no próximo abastecimento, fica fino
« Última modificação: 16 de Janeiro, 2013, 16:24:16 por Frederico Silva »

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #12 em: 16 de Janeiro, 2013, 16:52:16 »
Não vale a pena meterem esse produto e fazer condução do dia a dia. Na altura foi um mecânico da Ford que me disse um produto de limpeza de injectores, já não me lembro da marca era uma embalagem metálica e amarela.

Meter esse produto com um depósito e esmifrar uma viagem inteira, na volta fazer o mesmo.

Fred, já tens repro feita? Caso tenhas isso em stock ainda, passa pela Ford para te actualizarem o mapa.

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #13 em: 16 de Janeiro, 2013, 17:08:15 »
Não vale a pena meterem esse produto e fazer condução do dia a dia. Na altura foi um mecânico da Ford que me disse um produto de limpeza de injectores, já não me lembro da marca era uma embalagem metálica e amarela.

Meter esse produto com um depósito e esmifrar uma viagem inteira, na volta fazer o mesmo.

Fred, já tens repro feita? Caso tenhas isso em stock ainda, passa pela Ford para te actualizarem o mapa.

Boas Padrinho! Ainda não tenho a repro feita..
Estava a pensar fazer apenas depois de resolver estes problemas e depois fazer tudo de uma acentada..

Sendo assim faço isso, antes da repro actualizo o mapa! Obrigado! O0

A ordem vai ser:

- Montar EGR blanking plate
- Montar Orings novos
- Actualizar Mapa da centralina
- Desmiolar Catalisador
- Panela Final directa
- Montar Intercooler do 1.4hdi de 16v ou um com medidas idênticas
- Montar Radiador Oleo e Gasóleo
- Reprogramação + Débito
« Última modificação: 16 de Janeiro, 2013, 17:08:52 por Frederico Silva »

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #14 em: 16 de Janeiro, 2013, 17:53:19 »
Não vale a pena meterem esse produto e fazer condução do dia a dia. Na altura foi um mecânico da Ford que me disse um produto de limpeza de injectores, já não me lembro da marca era uma embalagem metálica e amarela.

Meter esse produto com um depósito e esmifrar uma viagem inteira, na volta fazer o mesmo.

Fred, já tens repro feita? Caso tenhas isso em stock ainda, passa pela Ford para te actualizarem o mapa.

Boas Padrinho! Ainda não tenho a repro feita..
Estava a pensar fazer apenas depois de resolver estes problemas e depois fazer tudo de uma acentada..

Sendo assim faço isso, antes da repro actualizo o mapa! Obrigado! O0

A ordem vai ser:

- Montar EGR blanking plate
- Montar Orings novos
- Actualizar Mapa da centralina
- Desmiolar Catalisador
- Panela Final directa
- Montar Intercooler do 1.4hdi de 16v ou um com medidas idênticas
- Montar Radiador Oleo e Gasóleo
- Reprogramação + Débito

Eu no teu caso fazia assim:

- Bloquear a EGR;
- Montar O-rings;
- Actualizar o mapa na Ford;
- Cat Off (Deixa estar o resto);
- IC do 1.6 TDci Mk6,5 em vez do 1.4 HDI 16v
- Mudar a rotativa do turbo (Híbrido)
- Reforço da Embraiagem ou então a ZF Sachs
- Ajustar tudo com a eletrónica e uma torneia no turbo (http://www.ebay.co.uk/itm/360420033145?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649)

Já fica um belo brinquedo!

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #15 em: 16 de Janeiro, 2013, 19:46:02 »
o IC que vou por é o do 1.6tdci também, ver se oriento isso em conta... ;)

está um usado à venda no OLX, para quem possa estar interessado o tipo é de Faro, faz 65€ + IVA + portes, ou seja 79.95€ + portes...

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #16 em: 16 de Janeiro, 2013, 20:21:55 »
Eu no teu caso fazia assim:

- Bloquear a EGR;
- Montar O-rings;
- Actualizar o mapa na Ford;
- Cat Off (Deixa estar o resto);
- IC do 1.6 TDci Mk6,5 em vez do 1.4 HDI 16v
- Mudar a rotativa do turbo (Híbrido)
- Reforço da Embraiagem ou então a ZF Sachs
- Ajustar tudo com a eletrónica e uma torneia no turbo


Já fica um belo brinquedo!

Pois.. Eu também pensei na opção de meter o IC do 1.6TDCi mas acho que é grande de mais para o encher com o Kp35.. Se metê-se um gt1544v aí já considerava essa opção!

Em relação ao tornar este turbo hibrido, sai muito caro.. e não compensa a despeza para o motor que é.. Mais depressa metia um gt1544v com geometria variavel saí-a muito mais barato e já obtinha bom proveito dele neste bloco!  ;)

Em relação à embraiagem, talvez fosse necessário, para esse conjunto que me disseste.. seria algo obrigatório com um turbo hibrido  ::)

A torneirinha do turbo, acho que não vale a pena, pois um kp35 a fazer mais do que 1.1bar, é estar mesmo a pedir para ficar enconstado na berma à espera de reboque lol  :D

A minha ideia é fazer uma coisa razoavel com este motor, sem grandes despezas.. Porque só tenho vontade de tirar o 1.4 e meter-lhe o 1.8TDCi do Focus de 115cv.. mas lá está outra solução que não compensa a despeza..

Daí querer fazer algo razoavel e barato..

De motor vai ser só:

- Montar EGR blanking plate
- Montar Orings novos
- Actualizar Mapa da centralina
- Desmiolar Catalisador
- Panela Final directa
- Montar Intercooler do 1.4hdi de 16v ou um com medidas idênticas
- Montar Radiador Oleo e Gasóleo de 7 linhas
- Reprogramação + Débito

Tendo em conta os radiadores e a repro + o débito, se ele ficar com 95cv já me dou por contente..
A ideia era chegar aos 100cv da forma mais barata e eficaz possivel
« Última modificação: 16 de Janeiro, 2013, 20:23:39 por Frederico Silva »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #17 em: 16 de Janeiro, 2013, 20:43:14 »
para chegares aos 100cv não precisas de meter IC nem linhas de arrefecimento de óleo e gasóleo... com a repro já se manda para os 90cv, e esticares uma nadinha a repro estás lá sem grande esforço.

quanto ao 'pequeno' kp35, e pelo que tenho lido em diversos fóruns, aparentemente não é tão mau como o pintam, e pode fazer na boa pressões até 1.3bar, sendo o seu limite físico 1.5bar... isto é o que tenho lido  O0

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #18 em: 16 de Janeiro, 2013, 22:14:52 »
para chegares aos 100cv não precisas de meter IC nem linhas de arrefecimento de óleo e gasóleo... com a repro já se manda para os 90cv, e esticares uma nadinha a repro estás lá sem grande esforço.

quanto ao 'pequeno' kp35, e pelo que tenho lido em diversos fóruns, aparentemente não é tão mau como o pintam, e pode fazer na boa pressões até 1.3bar, sendo o seu limite físico 1.5bar... isto é o que tenho lido  O0

É preciso arrefecimento precisamente por causa da repro! A ideia é fazer uma repro ligeiramente mais puxada e para o carro continuar fiavel, tenho de garantir que as pressões não aumentam muito, e que os fluidos se mantêm o mais frescos possiveis no motor...

O ic vai ajudar ao arrefecimento do turbo (por consequencia pode-se apertar mais com ele), os radiadores vão me garantir que o gasoleo injectado é mais fresco (logo vou obter mais prestações por causa disso) e oleo mais fresco no motor, vai fazer com que possa apertar mais com o carro durante mais tempo, pois mantem-me as temperaturas estáveis.

Assim sendo, a pressão dos injectores já não precisa de ser tão elevada e não preciso de puxar tanto pelo turbo..  O0

A ideia do arrefecimento é apenas para garantir fiabilidade  ;)

Quando tiver o sistema de arrefecimento todo montado, EGR anulada, O-rings montados e Catalizador Off, faço a repro e leva todos os ajustes que tiver de levar consoante o que o carro aguentar com o que já tem montado.. E assim garanto a fiabilidade, que é o que me interessa que eu ando com o carro todos os dias e faço mais de 100 km's por dia.. por isso a fiabilidade para mim é um dos pontos mais importantes nisto tudo  O0
« Última modificação: 16 de Janeiro, 2013, 23:09:00 por Frederico Silva »

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #19 em: 16 de Janeiro, 2013, 22:19:50 »
Opa não se ponha a aumentar a pressão do turbo, se é preparado para andar a 0.4  ou 0.5 opa no máximo 1 e já é muito. Depois não podem andar sempre a abrir senão  turbo vai a vida.

Tenho 2 colegas meus e cada um tem um 205 gti todos mexidos, os 2 tem o turbo a 1.5, um deles anda sempre a fundo e o outro 1 ve por outra calca um bocado, o primeiro já torrou o turbo.

É a minha opinião, mais vale a pena meter um turbo maior do que puxar pelo pequenito.

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #20 em: 16 de Janeiro, 2013, 22:32:29 »
Opa não se ponha a aumentar a pressão do turbo, se é preparado para andar a 0.4  ou 0.5 opa no máximo 1 e já é muito. Depois não podem andar sempre a abrir senão  turbo vai a vida.

Tenho 2 colegas meus e cada um tem um 205 gti todos mexidos, os 2 tem o turbo a 1.5, um deles anda sempre a fundo e o outro 1 ve por outra calca um bocado, o primeiro já torrou o turbo.

É a minha opinião, mais vale a pena meter um turbo maior do que puxar pelo pequenito.

O turbo que nos temos no 1.4TDCi é um kp35 de geometria fixa. Até 1.1bar pode andar na boa pois ele nem passa disso fruto de não ter geometria por mais que puxemos pelo carro. Agora mais do que isso é que não é aconselhavel, nem necessário para aquilo que pretendo do carro..

O meu carro é um dayli-ride e como disse a cima faço bastantes km's com ele todos os dias.. A fiabilidade é o ponto mais importante nesta brincadeira (pelo menos para mim) e assim, consigo ter o carro razoavel e com alguma fiabilidade..  O0
« Última modificação: 16 de Janeiro, 2013, 22:32:45 por Frederico Silva »

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #21 em: 16 de Janeiro, 2013, 22:47:57 »
Claro, um carro que ande mas que seja fiavel, no caso do meu colega só pode puxar pelo carro algum tempo e de vez em quando pois está sujeito.

1.1 já se sente bastante diferença.

Espero que n tenha levado a mal

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #22 em: 16 de Janeiro, 2013, 23:03:36 »
Claro, um carro que ande mas que seja fiavel, no caso do meu colega só pode puxar pelo carro algum tempo e de vez em quando pois está sujeito.

1.1 já se sente bastante diferença.

Espero que n tenha levado a mal

Esperemos que sim, estou a contar com isso!  O0

Claro que não! Todas as opniões e conselhos são bem vindos!  O0
Só tenho a agradecer o conselho para além de que concordo com a tua opinião em relação ao "mais vale montar um turbo maior que apertar com o pequenito"..

Mas tendo em conta que quero tornar o carro razoavel e nada mais do que isso, não ia valer a pena ter essa despeza que nunca fica só pelo turbo..

Meter um turbo maior, requer varias mudanças, entre elas:

- Actuador
- IC maior
- Linha trabalhada
- Mapa de centralina personalizado
E consoante o turbo e as pressões que faça e o tipo de geometria, às vezes precisa de mais débito, e lá vão uns injectores maiores, radiadores para manter as temperaturas estabilizadas.. etc.. etc..

E a despeza fica desmedida, e o 1.4TDCi pequenino não vale tanto investimento.. Se fosse um 1800 ou 2L aí talvez já começa-se a compensar ;)
« Última modificação: 16 de Janeiro, 2013, 23:14:25 por Frederico Silva »

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #23 em: 16 de Janeiro, 2013, 23:07:23 »
 O0

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re: Motor 1.4 TdCI engasga
« Responder #24 em: 17 de Janeiro, 2013, 16:14:40 »
Eu mudei o meu turbo à menos de 40.000 km's pelo que deve estar bom.. Mas as oscilações continuaram..

Vou tentar então mudar os Orings, meter-lhe a blanking plate na EGR e fazer uma limpeza aos injectores e ver como fica e depois venho aqui dar o meu feedback, para se ficar a saber qual é a solução definitiva para este problema, que parece ser mais do que comum neste motor!

Já agora, Pedro, quanto ficou mudar os origns, sem contar com o injector?
E já agora, com o injector também.. ?

Koiratu, eu na altura em que mudei o turbo, para ver se resolvia o problema, também lhe meti um producto de limpeza de injectores.. A mistura deve ser feita como diz na embalagem, x% por litros de gasóleo..
Sente-se o carro mais "pêrro" enquanto circula com o producto mas depois, no próximo abastecimento, fica fino

Os orings foi à volta dos 120€, masomenos. O injector é reconstruido. Ficou pelos 400€. Não sei os preços exactos mas é o que me vem à memoria.

Pá já andei ai com a pancada da repro mas depressa me saiu da ideia. Tenho ai uma coisa alemã em vista, falta só uns promenores.