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Autor Tópico: mudar de geo fixa para geo variável  (Lida 9678 vezes)

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Offline koiratu

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mudar de geo fixa para geo variável
« em: 27 de Outubro, 2011, 20:33:25 »
Bem, mais uma tentativa, a ver se desta alguém me responde... lol

Para passar de turbo de geometria fixa para variável, o que necessito?


Basta mudar turbo + wastegate (de vácuo para pressão) e por uma "torneirinha" (N75???)?

ou

dá para trocar turbo + wastegate + electrovalvula (controlada pela centralina)? e neste caso preciso de uma centralina ou as nossas (1.4tdci) permitem fazer esse controlo?

 >:D

Offline brayzito

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Re: mudar de geo fixa para geo variável
« Responder #1 em: 30 de Outubro, 2011, 13:33:56 »
Ora boas, estou na ideia que tens de meter uma unidade aparte para controlar a wast gage que de manual passa a eléctrica. Mas estavas a pensar por que turbo? A um turbo do 1.6 de geometria fixa e que é quase plug in play, e já dá uma pastilha fixe. Acho que mais do que isso a fiabilidade do nosso motor ficara afecta.

Offline koiratu

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Re: mudar de geo fixa para geo variável
« Responder #2 em: 30 de Outubro, 2011, 16:39:28 »
Ora boas, estou na ideia que tens de meter uma unidade aparte para controlar a wast gage que de manual passa a eléctrica. Mas estavas a pensar por que turbo? A um turbo do 1.6 de geometria fixa e que é quase plug in play, e já dá uma pastilha fixe. Acho que mais do que isso a fiabilidade do nosso motor ficara afecta.

é mais uma questão de curisiosidade, visto que a trocar será quase de certeza pelo do 1.6tdci 90cv (penso que apenas estes seja de geometria fixa...).

No entanto a uma das ideias que surgiu era montar o do 1.6tdci mas de geometria variável, já que assim conseguia distribuir o binário ao longo de um maior regime, evitando aquele 'poço' de falta de força em baixas...

pensei em 1544v ou 1549v (este se calhar já é um pouco demais, ainda que os nossos blocos 1.4 aguentem até 150cv, mas para isso é preciso um investimento que acaba por ser absurdo para o carro que é...)

por outro lado já vi carros que utilizam o mesmo kp35 (tenho de ver quais são já não me lembro), com cerca de 120cv de origem.. o que me remete para uma outra questão... será que dá para fazer alguma coisa de jeito do minorca do kp35?  :D :D :D
Já agora, ouvi falar em turbos híbridos mas sinceramente ainda não percebi bem o que isso é...

Offline brayzito

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Re: mudar de geo fixa para geo variável
« Responder #3 em: 30 de Outubro, 2011, 18:00:28 »
O turbo pequeno aguenta melhor maiores pressões, Eu acredito que chegues aos 105 CV, com IC, pressão de turbo e reprogramado. Mas a fiabilidade deixa de existir. Eu já tive IC, pressão de turbo nunca dei. E tenho-te a dizer que a brincadeira ficou muito engraçada. Se tivesse continuado com o IC dava pressão de turbo e ajustava a reprogramação. Estou confiante que conseguira fazer a vida negra a uns quantos carritos  >:D

rcgadjet
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Re: mudar de geo fixa para geo variável
« Responder #4 em: 30 de Outubro, 2011, 18:07:08 »
se puseres a geometria a actuar por pressão não precisas da n75, há muita gente que põe os turbos de geometria (15, 17, 18 e mesmo o 22) a actuarem por pressão, o mais chato é depois "afinar" a geometria como deve ser e isso nem toda a gente sabe...
e indo para um turbo eu (pessoalmente falando, e depois de conversas com um amigo meu habituado a fazer mudanças alterações dessas) ia para um 1749vb ou vc

Offline koiratu

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Re: mudar de geo fixa para geo variável
« Responder #5 em: 31 de Outubro, 2011, 01:39:23 »
qual a diferença entre esses 2 turbos?

Offline cabecita
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Re: mudar de geo fixa para geo variável
« Responder #6 em: 02 de Dezembro, 2011, 19:33:52 »
boas eu tenho garet gt17 49 va alterado para persão carro ta mt fixe antes das 2mil ja tenho 0.5bar.  O0

Offline koiratu

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Re: mudar de geo fixa para geo variável
« Responder #7 em: 02 de Dezembro, 2011, 20:00:45 »
boas eu tenho garet gt17 49 va alterado para persão carro ta mt fixe antes das 2mil ja tenho 0.5bar.  O0

que mais mudaste? qual o teu motor? Podes dizer em quanto te ficou a brincadeira?

Offline cabecita
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Re: mudar de geo fixa para geo variável
« Responder #8 em: 02 de Dezembro, 2011, 21:12:37 »
a brincadeira do turbo levou reparação e actuador de preção fikou me em 300eurx. e bom trabalho feito por njoy da hp.turbo.

Offline koiratu

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Re: mudar de geo fixa para geo variável
« Responder #9 em: 03 de Dezembro, 2011, 02:10:02 »
hmm... o turbo eu tenho bom... preciso só de o por a actuar por pressão

Offline cabecita
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Re: mudar de geo fixa para geo variável
« Responder #10 em: 03 de Dezembro, 2011, 12:26:44 »
boas e telefonares para la tlm é 919154154 fica em coroios abraço