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Autor Tópico: Novo 1.6 tdci 95 cv  (Lida 16193 vezes)

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Offline joaocm

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Novo 1.6 tdci 95 cv
« em: 11 de Junho, 2010, 13:58:16 »
Pessoal que me sabem dizer da substituição da potência do motor 1.6 a diesel??
Hoje fui ao configurador do site da Ford e para minha surpresa o motor tinha mais 5 cv?! wtf?! :o

Alguem tem alguma info sobre esta situação?

Abraço!

Offline 1.6 TDCI
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #1 em: 16 de Junho, 2010, 10:45:52 »
Boas!
Saiu uma noticia sobre isso na revista Auto Hoje n1074 mas não precebo se a Ford vai actualizar o softuer ou se é só para os carros novos.
Já agora, os ultimos a sair tambem trazem o consumo instantanio no computador de bordo.
Sabem alguma coisa sobre isso?
cumprimentos

Offline Ruben_MK4

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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #2 em: 16 de Junho, 2010, 10:59:55 »
Pessoal que me sabem dizer da substituição da potência do motor 1.6 a diesel??
Hoje fui ao configurador do site da Ford e para minha surpresa o motor tinha mais 5 cv?! wtf?! :o

Alguem tem alguma info sobre esta situação?

Abraço!

O motor 1.6 TDCI no Focus tem 109CV, por isso não me espanta que façam um remap nos fiestas para 95CV. Aliás, eu não percebo, é porque é que no Focus trás 109CV e no Fiesta só trás 90.

Offline joaocm

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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #3 em: 16 de Junho, 2010, 11:04:53 »
Falei hoje com o vendedor e disse-me que o meu já vem com o novo motor.
A unica noticia que encontrei foi esta de um site espanhol:

http://blogs.km77.com/engendromecanico/371/todos-los-precios-y-opciones-del-nuevo-ford-fiesta/

Mas rfcg, o Focus tem dois motores 1.6, acho eu. Tem o de 109 cv e tem o de 90 cv que é o do 'antigo' fiesta... Não sei se o focus vai acompanhar a mudança...

Offline ruitome

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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #4 em: 17 de Junho, 2010, 00:58:21 »
Pessoal que me sabem dizer da substituição da potência do motor 1.6 a diesel??
Hoje fui ao configurador do site da Ford e para minha surpresa o motor tinha mais 5 cv?! wtf?! :o

Alguem tem alguma info sobre esta situação?

Abraço!

O motor 1.6 TDCI no Focus tem 109CV, por isso não me espanta que façam um remap nos fiestas para 95CV. Aliás, eu não percebo, é porque é que no Focus trás 109CV e no Fiesta só trás 90.

Pela simples razão que o motor do Fiesta é o do Focus de 90. Este tem turbo de geometria fixa e o de 109 tem de geometria variável. Numa utilização normal do dia-a-dia o de 90 cv é mais confortável de utilizar.

Já foi feito um teste em que colocaram comuns mortais a andar com ambos e a opinião foi unanime, preferiram o de 90, sem saberem. Se o teste fosse mais exigente e tivesse puchadas valentes ultrapassagens rápidas, acredito que a opinião já pendesse para o de 109...

Offline tftb
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #5 em: 17 de Junho, 2010, 01:28:19 »
Porque é que um carro menos potente é mais confortável de conduzir? (ainda conduzi poucos carros, por isso não consigo perceber a lógica dessa afirmação)

Offline s4n7os
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #6 em: 17 de Junho, 2010, 13:25:18 »
Porque é que um carro menos potente é mais confortável de conduzir? (ainda conduzi poucos carros, por isso não consigo perceber a lógica dessa afirmação)

Talvez porque sendo o mesmo motor para ter mais cavalos tem de andar a mais altas rotações e portanto deve de fazer mais barulho visto que a estrutura do carro...

Offline ruitome

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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #7 em: 17 de Junho, 2010, 23:10:44 »
A razão pela qual as pessoas escolhem o de 90 é pela linearidade do motor. O binário dos motores menos potente é por norma igual ao mais potente. O que habitualmente varia é o regime a que é obtido, tal como a potência. Um carro com binário e potência a mais baixa rotação, é mais fácil de conduzir nos regimes do doa-a-dia. Não é tão brusco e não tem tanto turbolag como o mais potente.

Um bom exemplo são os motores da Opel. Olha o 1.7 de 125cv. Aquilo é completamente morto até Às 2000 rpm's e acaba nas 4500, se bem que apartir das 4000 já começa a morrer. Resumindo, só há 2000 a 2500 rpm's. Na rotação útil, o motor até se mexe e é relativamente solícito, mas nas rotações do dia-a-dia, especialmente no para arranca, que normalmente é abaixo das 2000, é mau de utilizar. O motor simplesmente não tem força.

Os motores mais fracos são melhores. O turbo costuma ser de geometria fixa, que é optimizado para as baixas rotações e a força é maior pouco depois do relanti.

Um bom exemplo de um bom motor é o 1.6 MultiJet da Fiat. O motor de 105cv tem 80% do binário máximo logo às 1500 rpm's, ou seja, o relanti é praticamente nas 1000 rpm's e mal se toca no acelerador para arrancar num semaforo, a força é logo muita. Imagina num Opel... Imagina numa AE, a 120 em 5ª.

Já andei com uma Zafira de 125cv e aquilo é deprimente. A 6ª só seve para AE e em plano ou bem fora dos limites legais, porque a 120 ela não tem força nenhuma, a rotação está muito baixa e nesse regime não há motor. Qualquer ultrapassagem pede logo a 5ª. No caso do Fiat, a resposta é imediata.

Nos motores da Ford de 90 e 109 passa-se o mesmo. A curva de binário e de potência são mais lineares no mais fraco. Perde nos regimes mais altos e numa condução mais exigente, mas andamos mais tempo em regimes altos ou baixos?!

Offline tftb
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #8 em: 17 de Junho, 2010, 23:17:43 »
Geralmente andamos em regimes mais baixos, pelo que um motor com menos potência mas mais binário disponível mais cedo será uma escolha mais racional. Percebi perfeitamente a questão.

E agora que penso, isso acontece com o motor da 307 do meu irmão... 2.0HDI 110cv. Apesar de ter geometria fixa no turbo, em cidade é um nojo aquele motor! Em baixas não tem força nenhuma. Só a partir das 2000 e qualquer coisa é que o gajo começa a responder, de resto... Arrasta-se.

Obrigado pelas explicações O0

Offline joaocm

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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #9 em: 18 de Junho, 2010, 12:09:40 »
Grande explicação! Obrigado!!! O0

Offline Ruben_MK4

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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #10 em: 18 de Junho, 2010, 12:39:59 »
Concordo com tudo o que disseste Rui!  ;) Eu por acaso agora ando com um Opel Corsa C CDTI de 70CV, acho eu, e aquela merd@ não se mexe antes das 2000 rpm's, às vezes quando tenho o A/C ligado, e quero arrancar devagar o carro vai-se, pura e simplesmente abaixo! Até tenho vergonha, fdz! Deixar um carro a Diesel ir abaixo. Mas acontece-me montes de vezes.

Depois tenho de fazer um arranque azeiteiro, até porque eu não gosto nada.  >:D :D

Offline Zefiesta
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #11 em: 18 de Junho, 2010, 14:44:18 »
Eu estou aqui a ler tudo e quero fazer uma pergunta ao pessoal?'Mas pk raio as pessoas querem muita força abaixo das 2000rpm??Tirando empenarem o volante motor todo,seja quase em que marca fora,gostava que alguem me explicasse a logica?Depois vejo todas as retomas de carro,mais de 70% dos carros com volantes motor(isto nos bi massa) lixados com menos de 100k!
Eu acho mt bem os carros n darem logo a pancada do turbo no max boost antes das 2000rpm,pk aquilo força demais varios componentes mecanicos!Obvio para quem quer fazer kms sem ter tantas chatices ;)(A caixa n foi feita so pa meter pregos :D :D :D :D)

Agora e bem verdade rui,os 1.7cdti da opel mesmo entre as 2000 e 2250rpm,ainda deixam a desejar,dando depois um kick e o de 125 pa cima pucha ate la baixo razoavelmetne bem ;)
Alias a nivel de força os 1.3 vs1.7 n ficam nada mal vistos,deixando uma enorme desilusao pos 1.7 ;)

Agora do topico em si,o 95bhp e a actualizaçao que foi feita aos motores de 90.Basicamente tem uma melhor gestão electronica e um jeitito ao turbo e tao os 95bhp(isto se ate mexeram no turbo) ;)
« Última modificação: 18 de Junho, 2010, 14:53:36 por Zefiesta »

Offline Zefiesta
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #12 em: 18 de Junho, 2010, 14:54:52 »
Concordo com tudo o que disseste Rui!  ;) Eu por acaso agora ando com um Opel Corsa C CDTI de 70CV, acho eu, e aquela merd@ não se mexe antes das 2000 rpm's, às vezes quando tenho o A/C ligado, e quero arrancar devagar o carro vai-se, pura e simplesmente abaixo! Até tenho vergonha, fdz! Deixar um carro a Diesel ir abaixo. Mas acontece-me montes de vezes.

Depois tenho de fazer um arranque azeiteiro, até porque eu não gosto nada.  >:D :D


Pois pois oh ruben...Tu queres e por o corsa de 2 rodas e com a manete da caixa na mao(elas sao jeitosas pa crl  :D :D :D)

Offline Ruben_MK4

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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #13 em: 18 de Junho, 2010, 17:24:16 »
Ó Zé mas o Corsa C que eu ando agora até faz impressão pá. Tens que arrancar mesmo com muito jeitinho, para n deixares o carro ir abaixo. Akilo das 2000 para cima, até aí por volta das 3700 até puxa fixe, mas fora isso, n vale nada. Bebe óleo a dizer chega (mal de todos os Opel CDTI)
« Última modificação: 18 de Junho, 2010, 17:50:28 por rfcg »

Offline s4n7os
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #14 em: 18 de Junho, 2010, 17:35:12 »
Queres potencia nas baixas para fazeres arranques mais suaves e para ser mais rapido o carro a desenvolver e meter outra modança se necessario...

Eu como no centro de gaia e é muito mais agradavel conduzir o punto do que o 1.3cdti, aquilo tem pouca força para subir no para arranca tens de dar uma boa acelaradela para ele desenvolver já o punto é muito mais pratico e não precisa de tanta coisa para desenvolver, eu moro no centro da cidade gosto muito mais de conduzir carros com o binario disponivel mais cedo nas rpms do que mais tarde (digo isto porque já conduzi um numero consideravel de carros)

Abraço!

Offline tftb
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #15 em: 18 de Junho, 2010, 18:30:53 »
Concordo com tudo o que disseste Rui!  ;) Eu por acaso agora ando com um Opel Corsa C CDTI de 70CV, acho eu, e aquela merd@ não se mexe antes das 2000 rpm's, às vezes quando tenho o A/C ligado, e quero arrancar devagar o carro vai-se, pura e simplesmente abaixo! Até tenho vergonha, fdz! Deixar um carro a Diesel ir abaixo. Mas acontece-me montes de vezes.

Depois tenho de fazer um arranque azeiteiro, até porque eu não gosto nada.  >:D :D

Deixa lá, tal como disse aquilo da 307HDI do meu irmão, e aproveitando o teu tópico, digo ainda que o ponto de embraiagem do meu MK4 1.25cc é mais fácil de fazer do que o da carrinha. A carrinha, tal como tu disseste, tens que dar muito mais jeitinhos senão pumba, aí vai ela...

Offline Johnyfiesta
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #16 em: 18 de Junho, 2010, 19:07:52 »
Qeres um carro potente apartir do relanti logo, comprasse um a gasolina e tá feito  :D Um fiesta 1.25  ^-^

Offline Zefiesta
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #17 em: 19 de Junho, 2010, 10:55:03 »
Ya eu sei ruben!Eu quando trabalhei numa oficina auto,motores cdti tinhamos de ter aos pontapes pa trocas amigo ;) Mas sim o motor ate as 2000 e morto e enterrado!Mas eh pa quando e de empresa que se lixe,agora quando e nosso,faz tao mal ao sistema motriz principalmente se tiverem  volantes bi massa,andar sempre a calcar ai nas 1750rpm ;) E nao nao poupam combustivel,que essa e muito a ideia das pessoas...depois tenho como ja tive clientes,ah eu quando chega ao 2,troco de mudança,mas ele bebe muito :idiot2: :idiot2:

Offline tftb
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #18 em: 19 de Junho, 2010, 14:40:09 »
ah eu quando chega ao 2,troco de mudança,mas ele bebe muito :idiot2: :idiot2:

Pudera, andam sempre no regime em que o motor tem menos força, têm que andar sempre a puxar por ele para ele andar...

Offline ruitome

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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #19 em: 19 de Junho, 2010, 22:19:26 »
... volantes motor(isto nos bi massa) ...

Que raio é isso do bi massa? Não sei o que é, pelo menos por esse nome não sei do que trata.

Offline fiestaboss
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #20 em: 19 de Junho, 2010, 23:52:24 »
o volante do motor não é totalmente sólido , tens no interior ou umas molas ou borracha mesmo , para amortecer a pancada do arranque , por ex. os jipes land rover o disco de embreagem é directo , não tens nem uma molinha , é tudo no bi-massa.

Offline Zefiesta
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #21 em: 20 de Junho, 2010, 11:34:18 »
... volantes motor(isto nos bi massa) ...

Que raio é isso do bi massa? Não sei o que é, pelo menos por esse nome não sei do que trata.

Oh Rui isto vim de ti,admira-me...oh pa os vag tdi ja a muito tempo que os usam..os focus desde o tdci 1.8 etc etc etc.... E estes sofrem tanto com o uso abaixo das 2000 e patadas afundo nao imaginas ;)

Offline ruitome

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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #22 em: 21 de Junho, 2010, 01:44:06 »
Só um pormenor, a nova versão do Fiesta já vem com TGV. Vejam na descrição do motor no simulador.

Offline fiestaboss
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #23 em: 21 de Junho, 2010, 01:46:06 »
Só um pormenor, a nova versão do Fiesta já vem com TGV. Vejam na descrição do motor no simulador.
tgv , o que isso do tgv ?não vem lá nenhum comboio de anta velocidade incluído pois não?

Offline Zefiesta
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Re:Novo 1.6 tdci 95 cv
« Responder #24 em: 21 de Junho, 2010, 12:24:49 »
turbo geometria variavel ;)