Fiesta Club Portugal

Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Diesel => Tópico iniciado por: jackdaniels em 24 de Agosto, 2008, 21:31:04

Título: oi pessoal do diesel!
Enviado por: jackdaniels em 24 de Agosto, 2008, 21:31:04
 :) Olá a todos,

Tenho uma dúvida de novato. Podemos aplicar um turbo a qualquer motor a diesel? O que tenho em mente é um peugeot 205 com um motor de 1.8 e com 60cv.
E já agora um intercooler também dá? Obrigado.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: rei do alcool em 24 de Agosto, 2008, 21:45:27
"ah e tal nao precebo o fascinio do diesel e tal bla bla bla" :D :D :D :D :D :D

conclusao se nao podes juntate a eles


podes por um turbo de baixa pressao ou seja um turbo de um carro a gasoleo
recomenda-se um k vem no xad turbo pois nao da mto trabalho nas adaptacoes e no caudal de oleo ser o indicado etc o mesmo se passa com o ic e aconcelhavel um com mais ou menos o tamanho de origem
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 24 de Agosto, 2008, 22:39:27
O 1.8 não é nada do outro mundo. Não é tão fiável como o 1.9 e também não tem a capacidade de expansão deste último, isto claro, esquecendo a diferença de 10cv.

Agora em termos de aplicação de Turbo e Intercooler, não faço a mínima. Nunca vi nenhum 1.8 com Turbo, mas é bem possível que os haja, se calhar até mesmo de origem...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: jackdaniels em 25 de Agosto, 2008, 11:00:20
@rei do alcool:
Esse tópico nunca teve a intenção de criar conflito. Só admitindo que não se sabe é que se pode aprender. E foi isso o que eu fiz, explicando a opinião que tinha e as críticas que tinha a apontar. Muitas das coisas que disse continuam a ser a minha opinião. Lol, o mundo não está dividido entre pessoas que só usam gasolina e pessoas que só usam diesel.  O0  E confesso que não foi esse tópico que fez crescer o meu interesse pelo diesel. Foi por tar interessado que criei o tópico. Peace!

Depois de ler a teu post fiz uma pesquisa e já há de facto um xad que vem com turbo e ic de origem, e no motor 1.8. São mais 30cv. Acho isso muito bom, porque se com 60cv o pugzito já se mexe bem, imagino com 90cv!  >:D >:D >:D

Sabes se é só montar o turbo e o ic que vem de origem no xad turbo? Ou leva linha de escape diferente ou outras cenas? thanks...


@ruitome:
Agora o que não me está nada a constar é essa cena de fiabilidade  :( então o 1.8 não é irmão do 1.9?
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 25 de Agosto, 2008, 14:20:18
...
@ruitome:
Agora o que não me está nada a constar é essa cena de fiabilidade  :( então o 1.8 não é irmão do 1.9?

Sim, isso é verdade, mas vê por exemplo o 1.8 TDCi da gama actual da Ford, é muito menos fiável que o 2.0 TDCi e o bloco 1.8 é feito apartir do 2.0. Há alguns relatos de problemas no mais fraco enquanto que o outro nem por isso.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: rei do alcool em 25 de Agosto, 2008, 17:47:39
mas eu nao kero conflitos tava apenas a brincar :D :D mas para kem falava mal dos diesel sempre ouvi dizer k pela boca morre o peixe

e so montar o turbo e o ic a linha de escape e difrente pois o caudal e maior e o coletor agr vai apertar no caracol kente do turbo nao te eskecas dos tubos de oleo com pressao e retorno... podes tambem aplicar o escape mas nao vais ter os 90cv mas tb pelo preço das peças penso k mais vale ir a sucata e comprares tudo para aplicar tipo kit turbo...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 25 de Agosto, 2008, 22:02:22
Ruitome os 1.8 nao sao nada de especial??

é so a vencedora dos arranques do segmento diesel turbinado nacional :idiot2: :idiot2:

As Xadt teem mt por onde evoluir...o meu conselho era mais para comprares ja o motor turbinado de origem,do k estar a turbinar ;)

E pk nao uma fiesta com motor mondeo/escort td jack daniels?? ^-^
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: jackdaniels em 25 de Agosto, 2008, 22:16:58
porque só oiço dizer bem dos motores diesel da peugeot, os XUD7 e os XUD9, parecem melgas de volta de mim. Já há uns meses que ando à tentar informar-me da melhor opção para um diesel duradouro (como os mercedes 190D) mas económico (como os 1.8 da peugeot). Quando falo com alguém é sempre dos 205 que me falam, só que queria um carro mais espaçoso e mais confortável, mas já ando a ver uns BX TZD também que é o mesmo motor.

se me falarem da famosa durabilidade dos motores diesel de algum modelo da ford, que tenha espaço e conforto, era fixe  O0


PS- o que disse mal dos diesel, foi principalmente acerca da poluição e do uso errado que certas pessoas lhe dão (como uma amiga que leva um 2.8 para o trabalho, que é à secretária, não faz distribuição nem anda com cargas pesada no carro). Ora lê lá outravez os meus posts.  ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 25 de Agosto, 2008, 22:22:00
Sim o 205 e fiavel,mas e equiparavel ao 1.8d do fiesta..

espaço conforto duravel da ford?
escort 1.8td.mondeo 1.8td ou focus tddi ;)
Sem ir pos novos claro..olha os motores peugeot atençao,se fores po 106 1400 e um crime :D
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: tddif2000 em 26 de Agosto, 2008, 00:25:10
Ruitome os 1.8 nao sao nada de especial??

é so a vencedora dos arranques do segmento diesel turbinado nacional :idiot2: :idiot2:

As Xadt teem mt por onde evoluir...o meu conselho era mais para comprares ja o motor turbinado de origem,do k estar a turbinar ;)

E pk nao uma fiesta com motor mondeo/escort td jack daniels?? ^-^

mas essa tá armada até aos dentes, até caixa do gti tem ou tinha se for a mesma que eu penso.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: jackdaniels em 26 de Agosto, 2008, 01:08:07
Sim o 205 e fiavel,mas e equiparavel ao 1.8d do fiesta..

espaço conforto duravel da ford?
escort 1.8td.mondeo 1.8td ou focus tddi ;)
Sem ir pos novos claro..olha os motores peugeot atençao,se fores po 106 1400 e um crime :D

Ok, vou ver esses escort e mondeo turbo diesel. Obrigado!  O0
Vou comparar também a economia e a cavalagem, mas olha que até agora os BX TZD ou TRD Turbo tão a parecer-me um bom negócio...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 26 de Agosto, 2008, 10:41:38
Eu sei tddif2000 :D Mas os ibizas,enfim td ke tdi,tb tao armados ate aos dentes,mas ficam doentes :D :D :D

Foi so 1 exemplo po ruitome que a 1.8d bem fortes.. Olha BX tzd axo,o 1.9 92cvs,uma familia amiga minha tem um e akilo fez 275000kms sempre sem problemas.so nessa altura foi a junta da culassa a vida sem +/-,mas prontos ja tinha rolado bem..e axo k por ai anda a mesma..Mas eu dps de uma ma experiencia com um citroen,que e pa metilhe quase tudo novo,nesta caso um saxo 1.5d(sei k nd tem a ver pa isto),citroen nunca mais.Mas friso k de motor era 5* ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 26 de Agosto, 2008, 13:49:55
Eu sei tddif2000 :D Mas os ibizas,enfim td ke tdi,tb tao armados ate aos dentes,mas ficam doentes :D :D :D
...

É fácilmente compreensíve. Se reparares o bloco do qual partem os TDI é o fraquinho 1.9, com uns miseros 64cv. Esse bloco (com algumas alterações) chegou aos 170cv. São só mais 105cv que o original, ou seja são mais 165% de potência face ao original. Querem fiabilidade? Mesmo assim muito bom é ele.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 26 de Agosto, 2008, 14:00:30
e quantos cavalos tem os 1.8 rui? tem 60 ;)
e dps os tdi e sistema injector bomba enquanto que o resto nao e logo isso ajuda mto ;)
Existem varios 1.9 cm 200cvs fiaveis,ate mais,mas ai ja e preciso quase tudo mudado e mts precauçoes ;)
Agora ke certo e que os tais ibizas e tal xpto,vêm os belos xadturbo e dão-lhes dores de cabeça,com um a limpar tudo ke segmentos diesel nas provas arranque O0

Ja te digo os 1.8td da ford agora com 125cvs ja dao alguns problemas,isto de origem,pk focus tdci consegue-se na ordem dos 160cvs sem ter mts preocupaçoes,a partir dai cuidadinho ;)
Ja nos 1.8 td esses fiaveis os 120cvs consegue-se mas e preciso ja mudar algumas coisas O0
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: pjpereira em 26 de Agosto, 2008, 15:11:45
jackdaniels ,
compra um corsa b.... ( motor isuzo ) O0 O0 O0
o meu comprei com 280 mil tá agora com 300 mil e 5 estrelas...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 26 de Agosto, 2008, 15:24:16
jackdaniels ,
compra um corsa b.... ( motor isuzo ) O0 O0 O0
o meu comprei com 280 mil tá agora com 300 mil e 5 estrelas...

Excelente motor e boas prestaçoes,mas o problema e que ele falou tb em conforto espaço e dinamica e ai o corsa deita tudo a perder :( Antes comprar a minha fiesta tb ponderei um 1.5td,pondo de parte a minha fobia com os opel,mas o corsa vale mt pelo brutal motor isuzu que aguenta cm tudo,mas dps akela caixa,suspensao e travoes arrepiaram-me e mudei de ideias. ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 26 de Agosto, 2008, 21:30:12
Eu quando vendi o mk3, andei a ver latas e apareceu-me um Corsa B 1.5d com apenas 111k km por 2000€. Só não o comprei por ser o 1.5, porque se fosse o 1.7 da Isuzu tinha ficado com ele. Não quiz o carro porque falta-lhe motor.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: pjpereira em 26 de Agosto, 2008, 23:03:18
oh exmo. Sr. Rui , o 1.5 1.5td e 1.7 1.7 td são motores isuzo...
existe é um naipe de outros motores no astra e vectra também 1.7 com td e sem td que são motores mesmo opel mas esses ... tadinhos...

o meu 1.7 não é grande maquina em arranques e velocidade...
mas é muita bom para fazer frente à galp  :D :D :D :D :D

a nivel de consumos não tem nada a ver com o meu ex fiesta ...
a diferença é entre noite serrada e o dia com sol radiante ...

ah pois é ...

e amigo rui , isso de o meu caro amigo andar a ver latas e colocar no rotulos dessas latas opel corsa ...  :'( :'( :'( pá xou rui isso é feio ... :D :D :D
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 27 de Agosto, 2008, 00:22:56
Pereira, lata é um nome carinhoso para os carros, tal como bote, bolide, e outros que tal.

Isso de haverem todos esses motores, não é novidade nenhuma para mim, mas a verdade é que a opel não sabe fazer motores diesel. Não fossem eles agarrarem-se aos bons diesel da Fiat e tavam bem tramados.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 27 de Agosto, 2008, 12:05:19
Pereira, lata é um nome carinhoso para os carros, tal como bote, bolide, e outros que tal.

Isso de haverem todos esses motores, não é novidade nenhuma para mim, mas a verdade é que a opel não sabe fazer motores diesel. Não fossem eles agarrarem-se aos bons diesel da Fiat e tavam bem tramados.

Quem os 1.3 cdti bons?? :idiot2: :idiot2: :D :D

Pk sera que de todos os motores existentes no mercado,nos da oficina pa troca de motores em empresas de leasing,tem de ter sempre motores cdti em stock,pois tao smp a dar raia,os 1.3 :D :D
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: pjpereira em 27 de Agosto, 2008, 19:03:43
Xou Rui , tava na brinca , mas ... podias ter dito latinha  :D :D :D :D :D :D é mais carinhoso...

Agora Xou Rui , o meu amigo não está bem  :idiot2: porque a modos que os motores que a opel usa hoje ( fiat ) nem aos calcanhares dos isuzos chegam...

Oh Rui , comparar motores fiat a gasoleo com isuzu , é que nem há comparação ....
Que tu digas que os motores da fiat tem mais vida , isso é verdade , mais rotativos , mais energicos ... é verdade ... agora fiaveis - duraveis ... isso é que era bom...

Pode ser com a barraca que esses motores " as vezes " dão , que a opel chame a isuzu para fazer um motor diesel para salvar o nome da marca opel....

fiquem bem malta
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: rei do alcool em 27 de Agosto, 2008, 22:26:11
pois mas ha uma coisa pekena k te tas a eskecer o motor JTD usado pela fiat nao e bem FIAT...o sistema motor foi deselvolvido por uma empresa inglesa a kem a FIAT comprou os direitos para fabricar o motor e olha k os motores JTD ou CDTI sao difrentes apenas no sistema de injeçao jtd e bosch e o cdti varia mas o conceito e o mesmo e nao se fikam mto atras dos izuzo e claro k kto mais tecnologia e potencia menor fiabilidade mas deixa k te diga k mesmo os 1.3cdti... sao mto bons reprogramei um de um amigo de 70 para 120cv e o carro e um carro de trabalho ja tem 140mil e foi reprogramado com 30mil e a pessoa nao tem propriamente o pe leve... e ate hj zero problemas mecanicos tirando a caixa de direcao mas isso e mesmo defeito delas....


abraços
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 27 de Agosto, 2008, 22:31:18
Isso tem muito que se diga. Eu tenho conhecimentos de vários 1.3 CDTi e não são assim problematcos como falas. Por exemplo a empresa onde trabalho tem vários e não têm dado nada de mais, a níveis de problemas.

Depois também não podemos esquecer-nos que estamos a falar de um motor que não chega a ter 1250cc. Qulquer motor fraco tem problemas de fiabilidade. Olha por exemplo o 1.4 da citro. O 1.5 já foi bem melhor, mas eles também davam alguns problemas, mas isso também era porque es esmifravam lá para as 5500 rpm's (o meu irmão que o diga, que no de aluguer, de vez em quando cheirava a esturro)... Não se podem comparar os motores assim de animo leve.

Já não há motores para fazer um milhão de km's como os antigos da Toyota ou Datsun, ou dos Mercedes. Eles para andarem têm que se esforçar e isso provoca desgaste e depois os turbos ainda diminuem a fiabilidade. Mas pronto, isto dava muito que falar e isso já vai fora do tema do topico.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 27 de Agosto, 2008, 22:35:19
Pah rui eu nao sou eu a falar,mas sim as empresas de leasing que teem contracto com a oficina e so os cdti dao mais de 70% dos problemas e tem que se ter motores sempre em stock pa troca ;)
Olha que hdi e tdci 1.4 ja n acontece tanto e os ctt teem mtos O0

Mas prontos voltando ao topico,jack daniels ja viste alguns escort/mondeos? O0
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: jackdaniels em 27 de Agosto, 2008, 23:11:02
Desculpem, amigos que percebem do diesel, andei a ver e que tal um nissan sunny 1.7 (1.681 cc)
não sei absolutamente nada acerca destes motores. Há uns quantos por aí à venda dos finais dos anos 80, princípio dos 90. Que acham?
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: tddif2000 em 28 de Agosto, 2008, 00:48:42
mil vezes os BX ;)

Em relação aos cdti o bloco é o mesmo da fiat mas a injecção não é, o turbo não é, e mais alguns componentes.
Mudar a construção dos motores altera os seus parametros e como tal a fiabilidade.
Olhem o caso da citro que nos C4 alterou a admissão de ar e os de 109 alguns nem 90 mediam :D

Depois carros de aluguer não são exemplo pra ninguém, de saudar é aguentarem tanto ao que sofrem...
E depois não nos podemos esquecer que tirar 90cv de um 1.2 a gasóleo que na realidade é 1.2 e não 1.3, com uma caixa de 6 tem que ter costeletas em algum lado não dá pra comer só bife tenro ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: CarpoPT em 28 de Agosto, 2008, 14:42:50
Xiiii tanta asneira junta...

Pereira, lata é um nome carinhoso para os carros, tal como bote, bolide, e outros que tal.

Isso de haverem todos esses motores, não é novidade nenhuma para mim, mas a verdade é que a opel não sabe fazer motores diesel. Não fossem eles agarrarem-se aos bons diesel da Fiat e tavam bem tramados.

Quem os 1.3 cdti bons?? :idiot2: :idiot2: :D :D

Pk sera que de todos os motores existentes no mercado,nos da oficina pa troca de motores em empresas de leasing,tem de ter sempre motores cdti em stock,pois tao smp a dar raia,os 1.3 :D :D

Olha que podem dar raia mas nao é assim tanta quanto se pensa.. Existem carritos destes com 1544S, IC, escape directo, repro, a debitar um BOM bocado acima de 100cv e andam ai diariamente. O grande defeito nestes carros é o permutador de oleo que nao aguenta grandes doses.

Tendo em conta que partem dos 70cv.. e que levam MUITA porrada, nao considero que seja um mau motor.. Agora vale a pena é nao esquecer que estamos a falar de um 12xxCC e nao de um bloco de grandes capacidades como é logico..

Quanto aos Isuzu, Ruitome, tu nao compraste um 1.5TD mas querias comprar um 1.7D? Tenho-te a dizer que ia largar um carro muito porreirinho de se conduzir com uma verdadeira arrastadeira.. E sim sao todos motores ISUZU.

Quanto ao XAD que anda a ganhar os campionatos de Drag Racing, sim ta armado até aos dentes, MAS, nao esquecer que existem 1.5TDs armados até aos dentes que lhe fazem frente e nao só. Apenas correm numa classe diferente.

Nao estou a tirar o mérito ao 205 do Nuno Barreiro, porque é um projecto fantastico e com uma dose de paciencia, experiencia e uma grande vontade, mas simplesmente existem outros trabalhos efectivamente bons e tao fiaveis quanto o dele em blocos mais pequenos.. Alguem ja ouviu falar no Corsa 1.5TD do Becas? Vejam o video:

http://www.youtube.com/watch?v=ZZk0_X4X37E

O amigo tem um Leon de 150cv reprogramado e quem conhece os vags, sabe que se consegue cerca de 200cv apenas com reprogramaçao agora vejam a linda figura que o corsa os fez passar.

Continuando, os C4 a unica diferença para o resto, em termos de modificaçao na admissao, se é que se pode chamar isso, é a nao inclusao de uma pá na admissao a apanhar ar fresco na grelha, de resto é igual.

O 1.8TDCI nao é feito a partir do 2.0 até porque nao havia 2.0 TDCI quando saiu o 1.8TDCI que deriva do 1.8TDDI de 90cv que passou a debitar 115CV quando passou a TDCI e neste momento debita cerca de 125cv nas S-Max e é o pior motor diesel de sempre da Ford. Ja na altura dos de 115, problemas no volante de motor com fartura, injecçoes defeituosas, MAS, atençao isto nao é 100% certo que qq um deles vá ter problemas, certo é que existem por ai uns 1.8TDCI BEM carregados e andam por aí sem problemas, têm é volantes de motor reforçados, embraiagens ah homem, etc..

Os TDI's sao outra liga e nenhum saiu com 170cv como foi dito aqui. De fabrica, saiu com 160cv no Ibiza cupra. 170cv já são motores 2.0TDI (bem merdosos diga-se de passagem), lentos, sem grande margem de progressao e espera-se ansiosamente pelo 2.0TDI common rail para vir resolver o grande problema dos poços que este motor tem como caracteristica.

E mais uma vez eu digo, por norma a fiabilidade nos carros alterados mecanicamente esta no pé direito de quem os conduz.. Existem aí Ibizas GT TDI (motores VP e nao PD) a rolar todos os dias com mais de 200CV debaixo do capot e nao se queixam.. e lembrem-se que este motor saiu com 90 e 110cv (No GT TDI apenas e mais tarde no TDI Sport). Existem PDs de 110, 130, 150 e 160 a rolar com mais de 200cv todos os dias sem problemas como existe bom bastante menos a rebentarem cedo.

Uma coisa que a malta nao tem noçao é dos cuidados que têm de ser acrescidos quando se leva uma mecanica praticamente ao limite e algumas peças merecem ser trocadas de modo a aguentarem o esforço extra, tal como embraiagens, volantes de motor, injectores, bicos de injectores, etc.. E isto tem de ser feito na proporçao correcta para jogar com o que se tem acoplado ao carro.

Já os 1.4 HDI/TDCI, sao dos melhores motores diesel que por ai apareceram que alem de uma margem grande de progressao quase a par com os Mancos VAG, conseguem potencias engraçadas, de origem sao bastante fiaveis e fazem um sem fim de km sem ter grandes problemas, mais uma vez a bosta dos volantes bi-massa vêm estragar a conversa toda quando se fala em progressao da potencia, mas nada que nao possa ser resolvido. Existem uns ja a rodar bem acima dos 120CV, o grande problema é que nao existe muita gente a saber mexer nisto pois a moda agora nao sao Ford, sao Vags.. o little VAG manco 1.4L com 80cv e 3 cilindros consegue sacar dakele motor de rega qq coisa como 160cv com Turbo, injectores, embraiagem, FMIC e pouco mais.. Ja viram o que é dobrar a potencia dum TDI com 1400cc de capacidade? Agora se é carro para fazer Lisboa - Porto a fundo como muitos de origem fazem? Depende da vontade do dono em adquirir material BOM para aguentar isto tudo e concerteza meter o carro nas maos de quem sabe trabalhar nesta area.

E acho que me fico por aqui..
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 28 de Agosto, 2008, 18:58:47
Eu sou da tua opiniao fabio em quase tudo o que escreveste e so volto a repetir em relaçao aos cdti..so comentei dados reais e concretos que se passa na oficina + nd ;)

tddif2000 tens razao em relaçao a cc,mas so te dei o exemplo de nas empresas que trabalham por la,os hdi/tdci nao dao metade dos problemas que os cdti ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: jackdaniels em 28 de Agosto, 2008, 19:06:14
Se calhar é porque os cdti são dos ctt?
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: rei do alcool em 28 de Agosto, 2008, 22:29:11
mil vezes os BX ;)

Em relação aos cdti o bloco é o mesmo da fiat mas a injecção não é, o turbo não é, e mais alguns componentes.
Mudar a construção dos motores altera os seus parametros e como tal a fiabilidade.
Olhem o caso da citro que nos C4 alterou a admissão de ar e os de 109 alguns nem 90 mediam :D

Depois carros de aluguer não são exemplo pra ninguém, de saudar é aguentarem tanto ao que sofrem...
E depois não nos podemos esquecer que tirar 90cv de um 1.2 a gasóleo que na realidade é 1.2 e não 1.3, com uma caixa de 6 tem que ter costeletas em algum lado não dá pra comer só bife tenro ;)





o bloco e mesmo fiat pois foi comprado por eles... tal como o motor conhecido como ROVER v8 de 3.5litros
e equipa tvr rover land rover, este motor foi comprado a GM pois era considerado nao apto para o mercado americano...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 29 de Agosto, 2008, 10:37:35
Se calhar é porque os cdti são dos ctt?

Ya tal como os fiestas tdci por exemplo ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 29 de Agosto, 2008, 13:46:31
... Quanto aos Isuzu, Ruitome, tu nao compraste um 1.5TD mas querias comprar um 1.7D? Tenho-te a dizer que ia largar um carro muito porreirinho de se conduzir com uma verdadeira arrastadeira.. E sim sao todos motores ISUZU ...

Se fosse o 1.5 TD não o tinha deixado, ainda por cima com 111k km. Isso para um 1.5TD é a rodagem... O 1.7d já não é rapido, então o 1.5 coitado. O meu irmão chegou a andar com um 1.5 na empresa onde trabalhava e o carro fazia em media mais de 7 litros e normalmente metade dos km's eram feitos pela patroa, que normalmente andava nos 4 litros quando só andava ela). Se ele em metade dos km (metade a patroa a 4 litros e ele os restantes) fazia a média subir para os 7 litros (às vezes mais) imagina quanto ele não gastaria só nas mãos dele... Fica mais barato um carro a gota...

... O 1.8TDCI nao é feito a partir do 2.0 até porque nao havia 2.0 TDCI quando saiu o 1.8TDCI que deriva do 1.8TDDI de 90cv que passou a debitar 115CV quando passou a TDCI e neste momento debita cerca de 125cv nas S-Max e é o pior motor diesel de sempre da Ford. Ja na altura dos de 115, problemas no volante de motor com fartura, injecçoes defeituosas, MAS, atençao isto nao é 100% certo que qq um deles vá ter problemas, certo é que existem por ai uns 1.8TDCI BEM carregados e andam por aí sem problemas, têm é volantes de motor reforçados, embraiagens ah homem, etc ...

Olha que tás enganado. O 2.0 apareceu inicialmente com 115cv, em em 1990 e muitos, com o Mondeo MK3. Depois nas versões mais potentes esse motor foi feformulado e a cilindrada passou a 2,2 litros. E o 1,8 litros é mesmo baseado no 2,0, segundo informação oficial da Ford, não sei já bem onde...

... Os TDI's sao outra liga e nenhum saiu com 170cv como foi dito aqui. De fabrica, saiu com 160cv no Ibiza cupra. 170cv já são motores 2.0TDI (bem merdosos diga-se de passagem), lentos, sem grande margem de progressao e espera-se ansiosamente pelo 2.0TDI common rail para vir resolver o grande problema dos poços que este motor tem como caracteristica ...

Se eles sairam com 160, isso não sei, mas sei que houve Seat's a sair com 170cv, pelo menos numa série especial numerada do Cupra. Em relação ao 2.0 é mesmo verdade, pelo menos posso falar pelo de 140 cv. Se dissesem que tinha só 120 eu acreditava. Um amigo meu tinha um A3 de 115cv e mexia-sebem melhor que o Sport que tem agora com 140... Mas não é uma diferença psicológica, é mesmo bem sentida. Enfim... mexer no que é bom para quê?

... Existem aí Ibizas GT TDI (motores VP e nao PD) ...

Que bixo é este? Qual é a diferença entre VP e PD? Como é que se identificam?

... mais uma vez a bosta dos volantes bi-massa vêm estragar a conversa toda quando se fala em progressao da potencia ...

O que é o volante bi-massa?
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: pjpereira em 29 de Agosto, 2008, 14:08:56
oh desculpa-la mas 1.5 a fazer medias de 7 ou mais , tens qualquer problema no carro...
por aqui me fico , e atenção , torno a dizer , eu tenho , sim eu tenho um 1.7 d tem 300 MIL KMS era de empresa até aos 280 , e 6,5 faz ele em alverca se eu andar a puxar por ele ...
Em estrada tudo depende das subidas que apanho pode fazer 5 como 5,5 , 6 depende ..
Torno a frisar eu tenho um 1.7d e estes são os meus consumos...

fica
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 29 de Agosto, 2008, 17:53:54
Mas acredita. Não era problema do carro, era mesmo do pé e das estradas cheias de curvas e de serra...

O Sacho que o meu irmão teve alugado também gastava mais de 7, mas de vez em quando cheirava a esturro :D, não sei porquê. Se ele ia depressa, levava com mais ar, devia arrefecer. :D :D :D. Já o Bravo Van do meu irmão, nas mesmas condições e é um 1.9 TD 75, fazia comsumos nas mesmas condições, na ordem dos 7 litros.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: tddif2000 em 29 de Agosto, 2008, 20:10:11
oh Rui és um analfabeto automobilistico :P

Motor ford 2.0 td com 115 era tddi e não tdci e saiu em 2000, trocaram a injecção e passou a ser tdci com 132cv, depois passou a debitar 155 mas acho que não era o 2.2 que esse era o que equipava o ST TDCI no Mondeo e era de 175cv.

Depois a Cupra é que saiu com 160, bebia como um carro a gasolina, os FR é com 130.
A sair com 170 já são os 2.0 e não era só os common rail tb os havia em injector bomba ;)

Os motores VP são até os 115 acho eu e os pd são de 130 pra cima ;)

VOlante bi-massa é o que mais raia dá nos focus tdci ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 29 de Agosto, 2008, 21:19:59
motores ford a diesel ate 88 eram os 1600d,depois passaram a ser os 1.8d e posteriormente 1.8td ate ao mondeo mk2 ;) tirando o scorpio e um ou outro sierra 2.3d axo,era tudo 1.8 e foi esse que deu base aos tddi e tdci ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: CarpoPT em 29 de Agosto, 2008, 23:23:06
... Quanto aos Isuzu, Ruitome, tu nao compraste um 1.5TD mas querias comprar um 1.7D? Tenho-te a dizer que ia largar um carro muito porreirinho de se conduzir com uma verdadeira arrastadeira.. E sim sao todos motores ISUZU ...

Se fosse o 1.5 TD não o tinha deixado, ainda por cima com 111k km. Isso para um 1.5TD é a rodagem... O 1.7d já não é rapido, então o 1.5 coitado. O meu irmão chegou a andar com um 1.5 na empresa onde trabalhava e o carro fazia em media mais de 7 litros e normalmente metade dos km's eram feitos pela patroa, que normalmente andava nos 4 litros quando só andava ela). Se ele em metade dos km (metade a patroa a 4 litros e ele os restantes) fazia a média subir para os 7 litros (às vezes mais) imagina quanto ele não gastaria só nas mãos dele... Fica mais barato um carro a gota...

... O 1.8TDCI nao é feito a partir do 2.0 até porque nao havia 2.0 TDCI quando saiu o 1.8TDCI que deriva do 1.8TDDI de 90cv que passou a debitar 115CV quando passou a TDCI e neste momento debita cerca de 125cv nas S-Max e é o pior motor diesel de sempre da Ford. Ja na altura dos de 115, problemas no volante de motor com fartura, injecçoes defeituosas, MAS, atençao isto nao é 100% certo que qq um deles vá ter problemas, certo é que existem por ai uns 1.8TDCI BEM carregados e andam por aí sem problemas, têm é volantes de motor reforçados, embraiagens ah homem, etc ...

Olha que tás enganado. O 2.0 apareceu inicialmente com 115cv, em em 1990 e muitos, com o Mondeo MK3. Depois nas versões mais potentes esse motor foi feformulado e a cilindrada passou a 2,2 litros. E o 1,8 litros é mesmo baseado no 2,0, segundo informação oficial da Ford, não sei já bem onde...

... Os TDI's sao outra liga e nenhum saiu com 170cv como foi dito aqui. De fabrica, saiu com 160cv no Ibiza cupra. 170cv já são motores 2.0TDI (bem merdosos diga-se de passagem), lentos, sem grande margem de progressao e espera-se ansiosamente pelo 2.0TDI common rail para vir resolver o grande problema dos poços que este motor tem como caracteristica ...

Se eles sairam com 160, isso não sei, mas sei que houve Seat's a sair com 170cv, pelo menos numa série especial numerada do Cupra. Em relação ao 2.0 é mesmo verdade, pelo menos posso falar pelo de 140 cv. Se dissesem que tinha só 120 eu acreditava. Um amigo meu tinha um A3 de 115cv e mexia-sebem melhor que o Sport que tem agora com 140... Mas não é uma diferença psicológica, é mesmo bem sentida. Enfim... mexer no que é bom para quê?

... Existem aí Ibizas GT TDI (motores VP e nao PD) ...

Que bixo é este? Qual é a diferença entre VP e PD? Como é que se identificam?

... mais uma vez a bosta dos volantes bi-massa vêm estragar a conversa toda quando se fala em progressao da potencia ...

O que é o volante bi-massa?

Ja te responderam a maior parte das perguntas e ao resto, por exemplo do volante bi-massa lê isto:

http://www.irmandadefocus.com/forum/index.php?topic=172.msg8674#msg8674

E quanto ao corsa vou-te dizer que o 1.7D é BEM mais lento que o 1.5TD.

Uma coisa é falar de 1.5D para 1.7D agora 1.5TD é outra liga e digo-te mais 7litros nao fazia o meu com debito e pressao no turbo..

VP nao me recordo do significado das siglas, PD é pump-duse. Basicamente o que muda sao as injecçoes e mais umas tretas e sim é como o tddif2000 diz, OS VP sairam até aos Ibizas 6k2 e a partir do 6L salvo erro sao todos motores PD, salvo que até os mancos 1.4 sao PD mas isto ja nao afirmo com certeza.

Curiosamente nunca me lembro de haver algum motor 2.0TD. Lembro-me sim de 1.8TD que equipava tudo e mais alguma coisa.. desde fiestas a mondeos e afins.. (com algumas diferenças é claro) E tambem nao me lembro de nenhum 2.0TDDI mas se voces dizem que houve, eu acredito.  O0
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: pjpereira em 30 de Agosto, 2008, 13:13:55
Como será obvio  ::) ::) ::) 1.5 td é sempre mais rapido que o 1.7d , basta dizer que tem turbo... até a nivel de consumo o 1.5 td quer em estrada quer em cidade tem consumos melhores que o 1.7... agora em relação ao 1.5d o 1.7d em auto estrada tem consumos melhores mas bem melhores ... e o meu nisso é um mimo... :D :D :D :D :D

o 1.7 d ( estou a falar do meu ) evitar para arrancas , e meter sempre a 5 velocidade ...andar sempre nessa velocidade... faz consumos que até arrepia os gajos da galp ... e ainda por cima tenho a sorte de ter os combustiveis do jumbo aqui à porta ... logo este meu corsa é um GRANDE MIMO para a minha muito mas muito pequenina carteira ...

nota : estou a falar dos consumos REAIS do meu velhinho ( 300 mil kms ) corsa 1.7d...

boas viagens...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 30 de Agosto, 2008, 18:18:20
Somos do fabio.2.0 td a ford nunca teve.teve sim no sierra e scorpio axo 2.3d axo..

2.0tddi houve nos mondeos mk3 na primeira fase com 115cvs ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 30 de Agosto, 2008, 21:05:04
oh Rui és um analfabeto automobilistico :P

Motor ford 2.0 td com 115 era tddi e não tdci e saiu em 2000, trocaram a injecção e passou a ser tdci com 132cv, depois passou a debitar 155 mas acho que não era o 2.2 que esse era o que equipava o ST TDCI no Mondeo e era de 175cv.

Com que então sou eu o analfabeto automobilistico!?

"2.0 L (1998 cc) Duratorq I4, 116 PS (114 hp/85 kW) and 207 ft·lbf (280 N·m) (2.0 TDCi 115)"

http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Mondeo (http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Mondeo)

É verdade, e em relação ao ser TDCi ou TDDi, isso é apenas mudanças de admissão, gestão electrónica ou mesmo da electrónica, sistema de injecção e por aí fora. Poderá ter alguns ajustes em algumas partes rolantes, mas o bloco (leia-se partes metálicas) são quase na sua totalidade, iguais quer se trate de um TDCi ou TDDi. Se assim não fosse, quantos motores é que eles tinham?!

O mesmo se passou dos MK4/5 para os MK6. Deixou de chamar-se Zetec, para passar a chamar-se de Duratec. E agora pergunto. O que mudou?... Quase nada...

... E quanto ao corsa vou-te dizer que o 1.7D é BEM mais lento que o 1.5TD....

Mas não me tás a dizer novidade nenhuma. Eu só disse que se em vez de ser o 1.5d fosse o 1.7d que tinha ficado com ele. Claro que entre o 1.7d e o 1.5td, não há nada que se possa comparar, o 1.5td é indiscutivelmente melhor e mais rápido em todas as situações.

Vocês têm que começar a ler as coisas como deve ser. Eu é que tenho a fama de ler a 100 à hora, mas pelos vistos são vocês que têm o proveito.



Dizias o quê, mesmo?! Não percebi...

"2.2 L (2198 cc) Duratorq I4, 155 PS (153 hp/114 kW) and 265 ft·lbf (360 N·m) (2.2 TDCi 155)"

http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Mondeo (http://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Mondeo)

Fizeram para aí um filme do caraças, por causa dos motores e todos a afirmar com uma certeza que até eu quase estava a acreditar.

Fui ver info dos TDI de 170 e não aparece o 1.9 de 170, mas de 160, que não conhecia. Só conhecia o de 150 e a tal série especial do Ibiza com 170. Eu é que não sei em que revista tá isso, porque senão, eu tirava uma foto para vos mostrar. Pode ser que esbarre com essa informação um dia.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: CarpoPT em 30 de Agosto, 2008, 21:45:52
Entao ja que tens a fama e para nao ficar sozinho com o proveito, relê esta parte da minha resposta:

Citar
Curiosamente nunca me lembro de haver algum motor 2.0TD. Lembro-me sim de 1.8TD que equipava tudo e mais alguma coisa.. desde fiestas a mondeos e afins.. (com algumas diferenças é claro) E tambem nao me lembro de nenhum 2.0TDDI mas se voces dizem que houve, eu acredito.  Afro

A tal serie especial que tu dizes ter 170 cv muito provavelmente tinha apenas 160 e era o Cupra Diesel no Ibiza.  O0
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 30 de Agosto, 2008, 23:09:04
Oh rui mas eu n percebi mt bem o que quiseste "provar" com o teu post?

e nao em portugal o motor 2.0 115cvs da ford era tddi e nao tdci.o tdci era 130cvs ;)

Agora o que se falou atras e desde o inicio é qual o bloco que deu origem aos tddi/tdci dos focus e as cilindradas dos antigos ford foi o velhinho 1.8d que dps passou a 1.8td e equipava fiesta,focus e mondeo das suas geraçoes de 75 a 90cvs no caso dos td;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 31 de Agosto, 2008, 00:05:22
Entao ja que tens a fama e para nao ficar sozinho com o proveito, relê esta parte da minha resposta:

Citar
Curiosamente nunca me lembro de haver algum motor 2.0TD. Lembro-me sim de 1.8TD que equipava tudo e mais alguma coisa.. desde fiestas a mondeos e afins.. (com algumas diferenças é claro) E tambem nao me lembro de nenhum 2.0TDDI mas se voces dizem que houve, eu acredito.  Afro

A tal serie especial que tu dizes ter 170 cv muito provavelmente tinha apenas 160 e era o Cupra Diesel no Ibiza.  O0

Mas não houve nenhum 2.0TD. A designação TD acabou nos 1.8 que equipavam os MK1 e MK2. Quando passou a ser a segunda carroceria MK3 passou a ser o motor 2.0 integralmente novo. Se se chamava TDCi ou TDDi, isso não posso garantir, mas a verdade é que o motor não tinha nada a ver com o velho 1.8. No caso dos Focus MK1, esses sim eram baseados nos 1.8 TDDi que também vinham no Fiesta. No Fiesta apenas com 75cv, mas que no Focus tiveram 90 e 115cv.

Em relação ao Seat, como disse, não conhecia o de 160. Só conhecia o de 170, mas eram uma série especial. Se eles tinham mesmo 170, isso não sei, mas que vinham registados como 170, lá isso vinham.

Em relação ao motor do S-Max 1.8, afinal estava enganado. A origem é mesmo o Endura. :-[

Oh rui mas eu n percebi mt bem o que quiseste "provar" com o teu post?

e nao em portugal o motor 2.0 115cvs da ford era tddi e nao tdci.o tdci era 130cvs ;)

Agora o que se falou atras e desde o inicio é qual o bloco que deu origem aos tddi/tdci dos focus e as cilindradas dos antigos ford foi o velhinho 1.8d que dps passou a 1.8td e equipava fiesta,focus e mondeo das suas geraçoes de 75 a 90cvs no caso dos td;)

Sim, isso é verdade, mas só no Focus I e Mondeu I e II, porque os Mondeo III já são 2.0. Já verifiquei e eles são designados como TDDi. Não tinha a certeza da designação, mas sabia que TD não eram e tinha a ideia que a designação TDCi tinha aparecido no Focus I, quando fizeram o restyling, porque os primeiros ainda eram TDDi. No Mondeo, passado algum tempo também passaram a ser TDCi, mas isso veio quando o motor levou mais uns cavalitos.

Quanto ao que queria provar, isso deveu-se ao erro que eu cometi. Disse que o 1.8TDCi do S-Max tinha partido do 2.0 que TDCi (antes TDDi). Disseram que na altura não havia nenhum 2.0. O que eu provei foi que desde o lançamento do Mondeo MK3 que apareceu o 2.0 na altura com designação TDDi (que nada tinha a ver com o 1.8) e depois TDCi, até aos dias actuais e que este sim, deu origem ao 2.2 (que também chegaram a dizer que não existia) com 155 e depois com mais de 170cv.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: fiestaboss em 31 de Agosto, 2008, 01:22:17
Desculpem, amigos que percebem do diesel, andei a ver e que tal um nissan sunny 1.7 (1.681 cc)
não sei absolutamente nada acerca destes motores. Há uns quantos por aí à venda dos finais dos anos 80, princípio dos 90. Que acham?

são da mesma linha que os isuzu, porradfas de manha a noite e sempre a andaro unico se é quando se  avaria xegas anissan e vens nú, o matrial é muito caroe já esta escaço.

quanto a turbinar os motor 1.8 do 205 tens ter a cabeça pois a mesma não é igual e vai partir-se num ápice , por isso mais vale arranjar de x 1 turbinado de origem e o 1.8 axo que não chega aos 90 cv , isso era o 1.9 se não estou em erro seria 75 ou algo assim parecido.
 e o 1.8 não traz i.c.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: tddif2000 em 31 de Agosto, 2008, 01:34:51
com sinceridade e na paz te digo, pregas cada rasteira a ti próprio...

O motor 1.8 tddi que evoluiu para 1.8 tdci com, troca de turbo, troca de sistema de injecção, troca de partes interiores do motor e electrónica especifica.
Este motor em Portugal só chegou no Focus mk1,5 mas em outros paises já havia no focus mk1.
Outra coisa que está mal é que o 1.8 tdci tb existiu no Focus mk2 mas mais uma vez não em Portugal.

depois à a história dos 170 que são 160.
A Ibiza cupra vinha homologada com 160cv mas na realidade até tinha mais, como a maioria dos tdi de resto mas sendo o valor declarado o mínimo atingido.
Podes procurar o que quiseres que não saiu nenhum com potência declarada de 170 a não ser agora com o 2.0 tdi mas tb esses têm mais por isso vai dar ao mesmo

O motor 2.0 foi criado pra transit e transitou pro mendeo, tb existe um 2.4 tddi na transit cuja potência vai duns miseros 80cv aos 136cv motor esse que já existe desde 1980`s nas transit tb mas ao ser renovado foi baptizado tddi.

Vamos pra frente que isto tá visto que cada um tem uma ideia e como tb não é o tema, olhem, siga a marinha ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: PeterCross em 31 de Agosto, 2008, 11:28:22
Já agora, esclareçam uma dúvida minha: sendo o motor 1.4 TDCi irmão gémeo do 1.4 HDI, do Grupo PSA, por que razão na Ford este motor tem menos 2 CV (68 contra 70) em relação aos modelos PSA equipados com este motor (C3, Xsara, 206/207, 307)?
Confesso que nunca consegui perceber esta diferença, dado ser o mesmo motor...
Obg!  O0
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: tddif2000 em 31 de Agosto, 2008, 14:43:23
gestão electrónica diferente ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: PeterCross em 31 de Agosto, 2008, 15:50:08
gestão electrónica diferente ;)
Mas essa diferença é real ou apenas teórica?
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 31 de Agosto, 2008, 21:30:42
Eu já ouvi dizer que o Turbo dos Ford é diferente dos PSA, mas não sei se é mesmo verdade ou não.

Quanto à potência é perfeitamente normal ela ser diferente. Bastam pequenas alterações para dar alguma diferença na potência. Mas a maior diferença, normalmente é notada na estrada, devido, principalmente à caixa de velocidades. Normalmente os Ford têm-na mais curta que a concorrência com o mesmo motor e isso nota-se a andar, mas o consumo e o barulho do motor é mais audivel, porque para a mesma velocidade a rotação é mais alta. O que se ganha por um lado, perde-se por outro. ^-^
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: PeterCross em 31 de Agosto, 2008, 22:04:54
Eu já ouvi dizer que o Turbo dos Ford é diferente dos PSA, mas não sei se é mesmo verdade ou não.

Quanto à potência é perfeitamente normal ela ser diferente. Bastam pequenas alterações para dar alguma diferença na potência. Mas a maior diferença, normalmente é notada na estrada, devido, principalmente à caixa de velocidades. Normalmente os Ford têm-na mais curta que a concorrência com o mesmo motor e isso nota-se a andar, mas o consumo e o barulho do motor é mais audivel, porque para a mesma velocidade a rotação é mais alta. O que se ganha por um lado, perde-se por outro. ^-^
Isso acontece em qualquer uma das 5 mudanças, rui?
E em relação ao consumo, onde se nota essa diferença de 2 cv?
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 31 de Agosto, 2008, 22:30:25
Se isso é em todas as mudanças, isso não te posso garantir, mas não é dificil de verificares. Saca o manual do Fiesta e do C3 por exemplo e vê as relações de caixa.

No consumo, a diferença de 2cv, não se deve notar, mas isso não é assim tão linear... Depende da pessoa, da estrada, etc. Se andares com velocidades mais altas, um pode gastar mais e se andares mais nas calmas, já pode ser o outro a gastar mais. Os cavalos, nessa ordem de valores (2 cv de diferença) não é perceptível, mas a diferença das caixas já influenciam. Por vezes as marcas escolhem uma gestão que faz perder em cavalagem, para beneficiar o binário e colocá-lo mais a baixo, na rotação, que na prática se traduz em maior desenvoltura no transito e arranques mais fortes.

Olha por exemplo o Astra 1.7 CDTi e o Focus 1.6 TDCi. O Opel "não tem motor" até Às 2000 rpm's, já o Focus, nota-se uma resposta bem superior. Nas altas, o Opel já se meche muito bem e o Focus não se pode descuidar. O Ford acaba nas 4500 (não vale a pena apertar muito mais) e o Opel ainda dá uns pozinhos, mas o que ele ganha nas altas, do meu ponto de vista, não justifica a enemia de que ele sofre até às 2000 rpm's. É tudo uma questão de afinações, mas claro, todas as escolhas têm o seu contra...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: fiestaboss em 31 de Agosto, 2008, 23:54:23
Já agora, esclareçam uma dúvida minha: sendo o motor 1.4 TDCi irmão gémeo do 1.4 HDI, do Grupo PSA, por que razão na Ford este motor tem menos 2 CV (68 contra 70) em relação aos modelos PSA equipados com este motor (C3, Xsara, 206/207, 307)?
Confesso que nunca consegui perceber esta diferença, dado ser o mesmo motor...
Obg!  O0
  da mesma maneira que a focus c-max 1.6tddi ou lá como se chama  coça a peugeot 308 sw e c4 picasso .
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: PeterCross em 01 de Setembro, 2008, 00:04:01
Se isso é em todas as mudanças, isso não te posso garantir, mas não é dificil de verificares. Saca o manual do Fiesta e do C3 por exemplo e vê as relações de caixa.

No consumo, a diferença de 2cv, não se deve notar, mas isso não é assim tão linear... Depende da pessoa, da estrada, etc. Se andares com velocidades mais altas, um pode gastar mais e se andares mais nas calmas, já pode ser o outro a gastar mais. Os cavalos, nessa ordem de valores (2 cv de diferença) não é perceptível, mas a diferença das caixas já influenciam. Por vezes as marcas escolhem uma gestão que faz perder em cavalagem, para beneficiar o binário e colocá-lo mais a baixo, na rotação, que na prática se traduz em maior desenvoltura no transito e arranques mais fortes.

Olha por exemplo o Astra 1.7 CDTi e o Focus 1.6 TDCi. O Opel "não tem motor" até Às 2000 rpm's, já o Focus, nota-se uma resposta bem superior. Nas altas, o Opel já se meche muito bem e o Focus não se pode descuidar. O Ford acaba nas 4500 (não vale a pena apertar muito mais) e o Opel ainda dá uns pozinhos, mas o que ele ganha nas altas, do meu ponto de vista, não justifica a enemia de que ele sofre até às 2000 rpm's. É tudo uma questão de afinações, mas claro, todas as escolhas têm o seu contra...
Percebi a tua explicação, rui e faz todo o sentido. Obg  :)
Por acaso, nunca conduzi nenhum C3 que tenha o "meu" motor, mas deverei notar algumas diferenças na caixa de velocidades...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 01 de Setembro, 2008, 00:08:04
Na caixa notas diferença, nem que mais não seja, a imprecisão dela. É mesmo relzinha. :-\

Andei com o 1.1 SX Pack e  :-\... Meu rico Fiestinha. Até o meu MK3 tinha plasticos bem melhores e caixa também.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: PeterCross em 01 de Setembro, 2008, 10:50:11
Na caixa notas diferença, nem que mais não seja, a imprecisão dela. É mesmo relzinha. :-\

Andei com o 1.1 SX Pack e  :-\... Meu rico Fiestinha. Até o meu MK3 tinha plasticos bem melhores e caixa também.
Pois... mas também deves saber que os materiais e a qualidade de construção da Citroën sempre estiveram uns furos abaixo da média. De qualquer modo, o material com que o tablier do meu fiesta é feito também está longe de ser uma referência.  :-X
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: brunz em 05 de Abril, 2009, 01:51:21
Olha, por falar em citroën... infelizmente a escort sw já foi vendida  :( e este post deu-me umas ideias. Que tal este http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p393469 ?
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: pauloalex em 05 de Abril, 2009, 15:19:38
tens que ver o estado em que está esse carro e se está parado á mt tempo ou nao.

o meu irmao comprou ZX mas tem o 1.4D e é de 93. o carro nao tem direccao assitida mas é muito confortavel!! o unico problema que teve foi nas pinças dos travoes da frente, colaram (e tinha que ser logo nas minhas maos,lol). é um carro pastelão, não é para corridas e tem bastante espaço, quer no interior quer no exterior. é um carro mesmo á cota e com um deposito fazes 1000kms sem stress..
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 05 de Abril, 2009, 20:14:04
... tem bastante espaço, quer no interior quer no exterior ...

 :D :D :D :D

Espaço no exterior :D :D :D, essa está optima. Mas o que interessa o espaço exterior e além disso tens aí um contra censo, se tem muito espaço no interior, no esterior o espaço será menor, porque ele ocupa muito. >:D :D
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: brunz em 05 de Abril, 2009, 21:18:00
Espaço no exterior quer dizer que o carro é imponente  >:D

paulo, pelo que me disseram este motor 1.5D é mil vezes melhor que o 1.4D em termos de fiabilidade. Há aqui outro post onde se discute imenso os vários motores diesel, ford, isuzu, etc... este forum é um mundo de informações úteis!
Parabéns a todos e especialmente aos senhores moderadores (isto sou eu a ver se o rui perdoa a insolência ao caloiro  :P  )

Uma rápida pesquisa no goggle disse sugeriu que a bomba é bosch.
Aqui está uma foto para quem consegue perceber só de olhar. Obg

(http://img11.imageshack.us/img11/1593/2p3934696x.jpg) (http://img11.imageshack.us/my.php?image=2p3934696x.jpg)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 05 de Abril, 2009, 22:00:58
Bom, se não mandares nenhuma posta de pescada nos próximos 30 segundos, até perdoo a insolência. >:D

É verdade, o motor 1.5 não sendo um exemplo de fiabilidade, está a anos luz do 1.4. O 1.4 se se tiver cuidado faz km's até vir a mulher da fava. O 1.5 já não requer tantos, mas as potência é obtida a rotações muito elevadas e isso sacrifica muito o motor. Esse motor para o Saxo serve perfeitamente, já para esse é preciso alguma paciência para as ultrapassagens e para as subidas, porque se se espreme muito, puf...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: brunz em 05 de Abril, 2009, 22:28:49
Então pelo que percebi concordas que o 1.5D é mais fiável que o antecessor 1.4D certo?
Dizes também que o 1.5 não precisa de tantos cuidados como o 1.4.
Ele está agora com 156000km, fará outros tantos sem problemas de maior?
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 05 de Abril, 2009, 22:44:08
Outros tantos, isso é ser muito altruista. Não podemos dizer assim de ânimo leve que os faz se problemas. Isso depende de muitos factores, da tua condução e da que ele teve, mas não nos podemos esquecer que um simples romper de um tubo pode deitar tudo a perder... Podes fazer outros tantos ou nem 10k km. É tudo uma questão de cuidados e uma boa porção de sorte.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: brunz em 05 de Abril, 2009, 23:13:40
A minha condução é bestial, semi-profissional! E tenciono cuidar dele da mesma forma como cuido do fiestita, incluíndo as tubagens. E tens razão, por exemplo as tubagens do sistema de reaspiração dos vapores de óleo do cárter são baratíssimas e facílimas de trocar, e se estiverem obstruídas ou rotas a junta da tampa pifa mais depressa ou o motor não ganha pressão.

Mas, tendo o cuidado de fazer manutenção fixe e conduzindo bem (como eu  ::) )e partindo do princípio que o motor está em condições o 1.5D da citroen é bem capaz de chegar aos 300k?
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: pauloalex em 06 de Abril, 2009, 00:55:40
ups!!! queria dizer espaçoso na mala e nao no exterior, duuuh  :idiot2:
acontece aos melhores =p

atencao: esse motor nunca este montado num ZX,ou seja, é proveniente de um saxo. os kms que surgem no painel de instrumentos de certeza que nao correspondem aos desse motor...
é claro que a evolução de um motor para outro é notória, inda sao alguns anos de diferença e obviamente ouve melhorias mas continuo a dizer, é um carro para cotas e nada de correrias...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 06 de Abril, 2009, 01:40:27
Saiu no ZX sim senhor. Ora googla aí um bocadinho...
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Energize em 06 de Abril, 2009, 13:49:32
No Zx saiu o 14D, o 15D e ainda os 1.9 dos Xsara.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: pauloalex em 06 de Abril, 2009, 20:24:23
eu pessoalmente nunca tinha visto um 1.5d num ZX e como no autodata nao aparece sequer esse motor...

(http://imagesharing.com/storage/image.php?path=0904061223273159.JPG)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: brunz em 06 de Abril, 2009, 22:25:21
é melhor leres esse autodata como uma sugestão, pois fiquem com impressão que a bomba da escort era bosch, apesar de me teres dito que era cav.
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: pauloalex em 06 de Abril, 2009, 23:06:11
no caso do motor 1.5D so aparece mesmo no xsara e no saxo. este programa é de 2006, calhando terá havido algumas correçoes mas ao vivo nunca vi nenhum com esse motor...

no caso da bomba da escort, so referi o que vem no autodata...
acabei de confirmar, tinha visto apenas no 1.8D e nao no 1.8TD, sendo assim, a bomba será lucas ou bosch ;)
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Zefiesta em 07 de Abril, 2009, 12:47:00
no caso do motor 1.5D so aparece mesmo no xsara e no saxo. este programa é de 2006, calhando terá havido algumas correçoes mas ao vivo nunca vi nenhum com esse motor...

no caso da bomba da escort, so referi o que vem no autodata...
acabei de confirmar, tinha visto apenas no 1.8D e nao no 1.8TD, sendo assim, a bomba será lucas ou bosch ;)

Mas no 1.8d que é exactamente como a minha fiesta,usa lucas ou bosch tambem ;)

Mas realmente em relaçao ao zx sinceramente nunca tinha ouvido falar no 1.5d quanto mais 1.4d,mas se existe pronto,ai maeeee que terror,principalmente o 14d :-X :-X :-X
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: Energize em 07 de Abril, 2009, 12:58:24
no caso do motor 1.5D so aparece mesmo no xsara e no saxo. este programa é de 2006, calhando terá havido algumas correçoes mas ao vivo nunca vi nenhum com esse motor...

no caso da bomba da escort, so referi o que vem no autodata...
acabei de confirmar, tinha visto apenas no 1.8D e nao no 1.8TD, sendo assim, a bomba será lucas ou bosch ;)

Mas saiu o 15D, Paulo. As ultimas unidades do ZX traziam esse 15D
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: DaVe-MH em 09 de Abril, 2009, 00:46:57
Atençao aos ZX. Derivado aos persistentes problemas de falta de arrefecimento devido a mau fabrico da cabeça com poucos canais para a água e consequente "queima" das juntas da cabeça, houve muita gente que decidiu alterar os motores para o 1500d, sendo uma troca ILEGAL já que não é passivel de homologação em PT.

Por causa disto ha muita gente a publicitar que tem o motor 1.5D, mas atenção, essa foto que meteste não é elucidativa...como sabes que é o 1.5D?a admissão é do 1.4 com a inscrição tipica "T.U."

Atenção a tudo isso....Nunca deixava de comprar um 1.8D ou 1.8 TD por causa disso!
Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: ruitome em 09 de Abril, 2009, 01:07:11
Pode ser. Esse pode ser um falso 1.5, visto que os 1.4 davam raia facilmente e dizendo que é 1.5 torna-se mais facil de vender. Não digo que o seja, porque não sei muito de Citros. Mas que o 1.5 saiu no ZX isso garanto-te. Conheço inclusive uma rapariga que tem uma carrinha com esse motor e que a comprou nova. Eu não sei se o 1.5 saiu nessa carroceria, mas nos que tinham os para-choques como os do 16v, esses eram 1.5.

Olha os 1.5 que conheço...

(http://images.skupe.net/getImage?URL='http%3A%2F%2Fwww.hpi.co.uk%2Fimages%2F15%2F124%2F15124191_0_0.6090216764706989_ORIG.jpg'&height=263&width=350&pubid=4)

Título: Re: oi pessoal do diesel!
Enviado por: brunz em 09 de Abril, 2009, 01:23:59
Obrigado pessoal, era só para comparar preços, fiabilidade e consumos de motores diesel. Vou continuar a "estudar" a matéria aqui no fórum!  O0