opá eu tenho um mk6 Van, comprei-o com cerca de 50.000km. Neste momento tem quase 200.000, sendo que o tenho à 5 anos e meio... neste espaço de tempo, tirando revisões a tempo e horas (mais que isso até porque faço sempre na casa dos 10.000km, e sempre com material de qualidade), em termos de motor a única coisa que levou foram as anilhas dos injetores (problema típico, têm de ser trocadas em quase todos), levou uma embraiagem, e partiu-se um tubo de água que levou a semana passada... de resto, km em cima.. é pastelão? sim! (mesmo estando reprogramado como o meu já desde os +-70.000km). Consome gasóleo? Pouco... em cidade a média, sem cuidados, anda na casa dos 4.5lts... em AE, como já foi dito, se passares dos 110/120, é capaz de ir para a casa dos 5lts. A minha melhor média até hoje, mas a pastelar claro, num depósito completo, foi de 3.8.
Ou seja, é fiável (sim, estes 1.4 não dão grandes chatices desde que não se facilite em termos de óleos etc), faz bons consumos (talvez fossem melhores em AE com uma caixa mais longa), não têm grande rapidez (como é de esperar num carro com 70cv e que nem intercooler tem)... O conforto não será o do Focus, mas também não é tão mau assim, a diferença pouco mais é que o facto de ser mais curto e um pouco mais estreito! A diferença de alguns materiais sim, provavelmente vais notar, mas é de esperar quando se passa para uma gama inferior.
De resto, de 2010 é um mk7, atenção à direcção, creio que alguns deram algumas chatices (barulhos) na direcção, há por aí tópicos a falar disso..
De resto... km para cima.
No que trata ao teu focus, sinceramente, isso dos 300.000 não quer dizer nada... pode estar em pior estado um usado que compres com poucos km que o teu com esses todos... vai da manutenção que lhe fosse feita... Eu dificilmente trocaria o meu com 200.000 só porque pode vir a dar problemas... porquê? então porque nunca me deu grandes chatices, nunca fiquei apeado, e, mais importante que isso, sei o que tenho ali, enquanto que se comprasse outro não saberia o estado certo (quem vende diz o que quiser...). Sujeitos a gastos estamos sempre, já se sabe.
Boa sorte
