Garagem do Clube

Autor Tópico: PowerBOX - Feedback  (Lida 12014 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
PowerBOX - Feedback
« em: 22 de Janeiro, 2013, 13:47:47 »
Boas pessoal fiz umas pesquisas sobre algumas maneiras de aumentar um pouco a potência dos carros sem fazer Repro para não perder a garantia FORD e encontrei as POWERBOX gostaria de saber se alguém tem ou conhece e quais as vossas opiniões.

   Dois Exemplos:
(MK7 1.6TDCI 90CV)

- http://www.teamfastbox.com/en/30-diesel-performance-chip-ford-tdci-fastbox-more-performance.html

- http://www.ebay.com/itm/Chip-Tuning-Power-Box-FORD-C-MAX-1-6-TDCI-90-hp-/300431482756?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item45f31c9f84


Deixem as vossas opiniões malta..
Cumps   O0

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #1 em: 22 de Janeiro, 2013, 16:37:09 »
Opinião quase de certeza geral. Não te metas em box's O0
Repro em cima disso mas é.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #2 em: 22 de Janeiro, 2013, 18:42:47 »
Opinião quase de certeza geral. Não te metas em box's O0
Repro em cima disso mas é.

x2  O0

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #3 em: 22 de Janeiro, 2013, 19:25:13 »
Boas mas já agora dizem isso pq? Danifica o veiculo, não tem rendimento ??

So não faço repro devido á garantia do carro senão fazia.

cumps O0

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #4 em: 22 de Janeiro, 2013, 20:04:53 »
Boas mas já agora dizem isso pq? Danifica o veiculo, não tem rendimento ??

So não faço repro devido á garantia do carro senão fazia.

cumps O0

Se pedires penso que eles podem voltar a por a ROM de origem no caso de precisares de ir à Ford, informa-te nas casas a que penses ir... Além disso, vais meter uma powerbox, vais ter de a adaptar lá, logo tens de modificar alguma coisa, na reprogramação não altera nada a não ser o mapa de origem, e, salvo raras excepções (não me ocorre agora nada), alguém na Ford te vai ver se o carro está reprogramado ou não.

Também podes pedir a quem saiba que te faça a repro num chip, abres a centralina, trocas o chip de origem pelo alterado, e quando precisares trocas, com cuidado para não dar cabo nem do chip nem da centralina, também conheço quem ande assim (aliás, agora tem 2 centralinas, uma de origem e outra reprogramada, usa a que lhe dá 'mais jeito', é só tirar uma e por outra...lol)

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #5 em: 22 de Janeiro, 2013, 20:25:56 »
Obrigado pela explicação amigo, voces dominam esta cena, eu ca sou ganda tóne  >:D

cumps  O0

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #6 em: 22 de Janeiro, 2013, 21:10:06 »
As boxes não têm grande fama porque não cumprem com o propósito.
Já vim vários carros com elas montadas, já experimentei e digo o seguinte:

A box só mexe com a administração do combustivel.. pelo que não altera a pressão do turbo, mal faz a gestão dos injectores e nem está relacionada com a admissão de ar..

Ou seja, envia-te uma quantidade bruta de combustivel para os cilindros e como funciona independentemente da centralina, os valores não combinam e a mistura fica mal feita.. Por vezes o carro até afoga e em alguns modos da box mete-te o carro em safe mode.. (Não passa das 2000RPM nem te deixa passar dos 80km's/h)

A box é uma invenção manhosa que é precisamente o oposto daquilo que se prentende.
Quando queremos mexer no carro, queremos melhorias.. E isso só se consegue com uma gestão meticulosa de todos os valores, quer da pressão da injecção, relacionada com a pressão do turbo, relacionada com a quantidade de ar que entra no motor para a mistura do combustivel ficar mais rica, etc..etc..

Ou seja se queremos eficiencia vamos ter de mexer nestes valores todos e conjugalos da melhor forma para obter a melhor resposta e a box é o oposto disso. Até se torna menos eficiente do que o carro já vem de origem.

Aconselho repro. E caso tenhas de ir a ford, passas primeiro pela casa onde fizeste a repro e metes o mapa de origem, e depois voltas a meter o mapa alterado. Na maioria das casa nem pagas por esse serviço.

 ;)

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #7 em: 22 de Janeiro, 2013, 21:38:27 »
Frederico Silva, uma vez mais deste-me uma lição, obrigadíssimo  O0

Não querendo ser muito chato, aconselhas ai algumas casas que façam Repro??

cumps O0

Offline LOADING
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 160
  • Feedback: +0/-0
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #8 em: 22 de Janeiro, 2013, 22:42:32 »
Boas mas já agora dizem isso pq? Danifica o veiculo, não tem rendimento ??

So não faço repro devido á garantia do carro senão fazia.

cumps O0

Se pedires penso que eles podem voltar a por a ROM de origem no caso de precisares de ir à Ford, informa-te nas casas a que penses ir... Além disso, vais meter uma powerbox, vais ter de a adaptar lá, logo tens de modificar alguma coisa, na reprogramação não altera nada a não ser o mapa de origem, e, salvo raras excepções (não me ocorre agora nada), alguém na Ford te vai ver se o carro está reprogramado ou não.

Também podes pedir a quem saiba que te faça a repro num chip, abres a centralina, trocas o chip de origem pelo alterado, e quando precisares trocas, com cuidado para não dar cabo nem do chip nem da centralina, também conheço quem ande assim (aliás, agora tem 2 centralinas, uma de origem e outra reprogramada, usa a que lhe dá 'mais jeito', é só tirar uma e por outra...lol)

Ja agora uma pergunta que e relacionada com o assunto, por exemplo se comprar uma centralina nova e fazer a alteração como foi indicado na linha de cima e programar o chip para um carro a gasolina e possível ?

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #9 em: 22 de Janeiro, 2013, 23:38:01 »
Frederico Silva, uma vez mais deste-me uma lição, obrigadíssimo  O0

Não querendo ser muito chato, aconselhas ai algumas casas que façam Repro??

cumps O0

Barato: TurboTec
Feedback: Uns gostam, outros nem por isso.. 5/10

Preço Médio: PKE
Feedback: É caro, mas aparentemente sabem o que fazem 8/10

Caro: MBPower
Feedback: Vale o preço, até agora só ouvi dizer bem, principalmente o pessoal dos VAG's.. 9/10

Entre muitas outras.. Se escreveres no google "Reprogramação Centralinas" devem aparecer várias..
Pesquisa no TOL ou noutros foruns o feedback das casas e fazes a tua escolha ;)

Aconselho vivamente, a anular a EGR (principalmente) antes de fazeres a repro.

EGR é o sistema de reaproveitamento dos gases da combustão, com a finalidade de poluir menos o ambiente.
Função negativa:

- Aquece o carro mais depressa
- Enche tudo de carvão
- Entope o sistema
- Entra menos ar e por consequência, mistura menos rica, logo o carro fica mais estrangulado.

Porque é que aconselho a anular a EGR?

Porque os gases de combustão vão aumentar com a repro, fruto da quantidade de combustivel que vai entrar a mais com o ajuste, e parte dele, em algumas rotações sai mal queimado, pelo que vai acelerar o processo de "entupimento" e vai gerar mais carvão no sistema.

Lado positivo:

Só entra ar limpo no motor, (sem gases à mistura), e a mistura vai ficar mais rica.
Por consequencia, melhor eficiencia, mais fiabilidade e motor mais limpo.

Aconselho também, (menos prioritário), desmiolar o catalisador e filtro KN.

Porquê?

Porque o catalisador (que também tem como funcção evitar a saida de CO2 excessiva), também estrangula o motor, e cria backpressure a mais no turbo, tirando-lhe assim eficiencia e rapidez a encher..

Filtro KN, porque tem uma malha oleada mais aberta, facilitando assim a entrada de ar, que por consequencia, com a repro feita, vai tornar a mistura mais rica.

E com todo este corte e costura que até é barato, na altura de te fazerem o mapa para o carro, conseguem tirar mais partido do teu motor, mantendo a fiabilidade do mesmo. Mais cavalos, mais binário e mais fiabilidade do que fazer a repro com tudo montado como vem de origem...

;)
« Última modificação: 22 de Janeiro, 2013, 23:40:38 por Frederico Silva »

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #10 em: 22 de Janeiro, 2013, 23:46:04 »

Ja agora uma pergunta que e relacionada com o assunto, por exemplo se comprar uma centralina nova e fazer a alteração como foi indicado na linha de cima e programar o chip para um carro a gasolina e possível ?

É possivel, mas sendo ele atmosférico, consegues tirar muito pouco partido do motor.. Se conseguires 10cv já é uma sorte! Porque só mexe com a administração do combustivel e ar.. E normalmente ele já vem de origem o mais eficiente possivel.. Por isso quase nunca consegues meter mais do que 10/15cv..

E esse jigajoga das centralinas é uma loucura.. Porque cada centralina vem codificada para cada carro.. O que implicaria ires à marca codificares uma (e que sai carissimo), e depois leva-la montada no carro a uma casa de reprogramações, para te fazerem o mapa adequado..

E no fim, vais a ver e sacas 7 ou 10 cavalos do carro.. Não compensa a despesa para além de que não podes andar com duas centralinas a funcionar em simultaneo..

« Última modificação: 22 de Janeiro, 2013, 23:47:20 por Frederico Silva »

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #11 em: 23 de Janeiro, 2013, 00:00:05 »
Frederico Silva, tu dominas esta cena man...

Isso de anular a EGR, ouvi dizer que é a chapa por baixo do filtro ou da caixa do filtro, certo? (tenho de pedir a alguém senão ainda estrago o carro)

cumps O0

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #12 em: 23 de Janeiro, 2013, 00:13:27 »
Frederico Silva, tu dominas esta cena man...

Isso de anular a EGR, ouvi dizer que é a chapa por baixo do filtro ou da caixa do filtro, certo? (tenho de pedir a alguém senão ainda estrago o carro)

cumps O0

É uma junta cega tipo a da direita, e a que tu tens no carro é tipo a da esquerda.. Só que para o nosso carro o formato é ligeiramente diferente..



A nossa tem este formato: (a imagem de cima serve só para perceber que a que temos tem buraco e a que montamos é sem buraco, para bloquear os gases, criando vácuo de um lado do sistema obrigando assim a só entrar para o motor, sem gases à mistura)



A EGR no nosso carro está por baixo da admissão de ar, se não estou em erro.. Tens de desmontar a caixa que tem o filtro, para poder aceder à EGR.. Depois tiras os dois parafusos, afastas a junta para tirares a velha (que tem o buraco) e no mesmo sitio, metes a nova junta que é cega, (sem buraco)
« Última modificação: 23 de Janeiro, 2013, 00:16:23 por Frederico Silva »

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #13 em: 23 de Janeiro, 2013, 00:20:06 »
Obrigado mais uma vez amigo, tenho de me aventurar a desmontar isto (mas sem os cotas verem, para n me moerem a cabeça) xD


cumps O0

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #14 em: 23 de Janeiro, 2013, 00:40:36 »
Se não te sentires à vontade para montar isso manda fazer isso que é barato  ;)

Ora aqui está a foto das juntas do samuka (user aqui no fórum) que são iguais à nossa:

« Última modificação: 23 de Janeiro, 2013, 00:55:45 por Frederico Silva »

Offline PJsound

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 55
  • Feedback: +0/-0
  • Andas ou queres que te empurre!!!
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #15 em: 27 de Janeiro, 2013, 15:37:44 »
Boas pessoal, eu tenho estado a espera de ter tempo (€) para ir a PKE, ouvi falar bem e quero ir fazer a repro la. Mas como ja foi dito aqui, queria alterar primeiro algumas coisas, para tirar proveito da repro quando pegarem no carro.  :D

Frederico, tudo aquilo que disses-te é o que penso fazer, mas tenho duvidas e receios, em relação ao catalizador, caso faça alguma coisa na IPO vai acusar, isto porque eu tenho o Filtro de partículas, e isso sim eu vou tirar o miolo, assim como o miolo da panela final... mas ao tirar o miolo do catalizador não sera muito declarado que está em linha direta?? e as medições não vão sofrer graves alterações?? :-\

Onde eu consigo arranjar uma junta sega para ERG?


Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #16 em: 29 de Janeiro, 2013, 00:29:38 »
Em relação à linha directa e EGR anulada, sei que não acusa na IPO.. pelo menos conheço alguns casos que passaram sem pagar, com repro, linha e EGR anulada..

Agora, em relação à FAP anulada isso já não sei se acusa ou não.. mas vou tentar averiguar e se souber de alguma coisa, aviso-te por PM...

A junta cega para a EGR, para além de teres uma à venda, no tópico de vendas aqui do fórum, podes mandar vir do ebay por menos de 10euros.. a minha custou 7euros por exemplo.. Mas isso até te fazem num mecanico qualquer num instante ;)

Offline PJsound

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 55
  • Feedback: +0/-0
  • Andas ou queres que te empurre!!!
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #17 em: 29 de Janeiro, 2013, 12:43:22 »
A junta cega já esta tratado, obrigado  O0 agora com aos poucos vou juntando o material e os € para fazer tudo bem e ao mesmo tempo...  ainda me faltam uns meses para acabar a garantia, e ainda tenho de la ir com ele a ford para arranjarem algumas coisas que ficaram pendentes da ultima visita a oficina.

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #18 em: 29 de Janeiro, 2013, 12:46:25 »
PJsound, boas tu é que trataste da junta cega ou mandaste porem isso por ti?? Notas alguma diferença??

cumps

Offline PJsound

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 55
  • Feedback: +0/-0
  • Andas ou queres que te empurre!!!
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #19 em: 29 de Janeiro, 2013, 12:51:39 »
quando digo tratado, digo que ja falei com um membro daqui do forum e pedi para me enviar, basicamente nao vou fazer nada ate ao fim de Agosto, depois disso vou dedicar um tempo a tratar de aniquilar, estripar ou mesmo matar o Filtro de particulas e tratar do resto Repro, etc... mas assim que tiver tudo feito deixo aqui o Feedback  O0

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: PowerBOX - Feedback
« Responder #20 em: 30 de Janeiro, 2013, 13:42:22 »
Bem, para esclarecer em relação ás inspecções, é muito simples, vai do sítio e da pessoa que a fizer... quanto á anulação da FAP, se detectada, chumba;

EGR anulada e repro não são problema (a não ser que vás para lá com um petroleiro a cagar mais fumo que o catano - e mesmo esses às vezes safam-se). Posso dizer-te que tenho EGR anulada e repro no carro e em termos de fumo faz a mesma coisa que fazia de origem... que é quase zero...

Em relação à linha directa, se eles forem correctos chumba sempre. Mas se a linha for como nos 1.4tdci (os mk6 pelo menos), só tens catalisador numa ponta e a panela final da outra, sem mais nada pelo meio... Assim, podes optar por remover o catalisador (ou metes um tubo no sítio dele - pode chumbar na inspecção se não o virem lá; ou podes simplesmente esfarelar o seu interior para não 'estrangular' o carro, e à partida passa sempre). Eu no meu caso vou fazer algo diferente, não quero estragar o meu catalisador porque nunca se sabe o dia de amanhã, portanto vou procurar em sucatas por um, bom ou estragado, abrir num dos lados, meter um tubo por dentro, e aplicar no sítio dele (fica directo mas com a carcaça lá, já não me chateiam...lol).

Em relação à panela final, ainda no caso dos mk6 1.4tdci (e sei que nos C4 1.6hdi também é, portanto é possível que seja assim nos 1.6tdci), a panela pouco ou nada faz lá, e eu não sendo fã de grandes barulhentos, vou optar por manter, mas pode ser facilmente removida já que ela é uma peça que está apertada à linha de escape e pode ser removida sem cortar nada, é só meteres um tubo no local de aperto da panela e pronto, em 10min tiras e pões a panela sempre que queiras (já a contar com o tempo de levantar e baixar o carro.

Quanto á EGR anulada, eu no meu notei, não em termos de força ou o que fosse, mas sim em termos de 'disponibilidade' em baixos regimes, notas uma ligeira melhoria no 'à vontade' do motor, essencialmente em baixa rotação. Quanto á anulação... a minha foi anulada com uma chapa que andava no chão da garagem, cortada com uma rebarbadora, furada a berbequim, e aplicada... nada mais simples  >:D