Bem vindo!
Antes de mais, falta uma coisa muito importante e que a malta toda gosta... umas fotos

Dito isto... bom preço (bom demais até, mesmo tendo 300.000km);
- embraiagem 200€: vê se não é uma embraiagem da caca... mete LUK ou SACHS e manda lixar o resto... poupas agora, gastas depois.. e se está a patinar assim tanto possívelmente até aconteceu como o meu carro, a embraiagem estava boa e o que se lixou foi a prensa. Dito isto VÊ se metem o kit completo, ou seja, embraiagem, prensa E (MUITO IMPORTANTE) rolamento de encosto (para o meu dei quase isso pelo material, portanto atenção ao que vão aí fazer e como o vão fazer).
Chumbou por:
Luzes - como disseste, facilimo de resolver!
Gases - A EGR não faria isso... chumbar por gases indica que provavelmente andaram para aí com repros manhosas e que isso caga uma fumarada do caraças (normalmente é isso que faz os carros a diesel chumbar, a quantidade e opacidade dos gases de escape, tanto que mesmo que tirem o catalisador passam na mesma...). No entanto, dada a facilidade da operação, anular a EGR é para fazer que só trás saúde ao motor...
Amortecedores nas lonas - basta que haja uma diferença de um para o outro para chumbar, o que se reflete na questão da direcção... troca os amortecedores e manda alinhar que fica resolvido.
Apoio do motor com defeito... epá... isso cheira-me a borrachas já estoiradas, terás de trocar o apoio...
Em relação à travagem/tremideira, podem sim ser os discos empenados se só vibra quando travas... se estiverem quase novos mandas retificar, senão compras um par novo e pronto.
O chassis competente é (atrevo-me a dizer sempre foi) uma das boas características dos fiestas desde sempre, mesmo existindo outros mais eficazes, a relação que os Ford's transmitem, no geral, ao condutor, são mais entusiasmantes... e sim, no caso dos mk6 acho bastante notório que é chassis a mais para tão pouco motor!
Agora uma pequena reflexão... gases, amortecedores, apoios estoirados, discos empenados, tudo junto dá-me a sensação que já abusaram um bocado do carro, ou que o mesmo possa já ter estado envolvido em algum acidente, e daí o preço! Mas espero estar enganado, e se assim for, para além dessas manutenções, tens aí um bom carrinho, não é de corrida mas é fiável!
E dadas as circunstâncias, e tenham dito o que quer que seja, eu gastava mais uns euros e mudava:
- distribuição;
- oleo (motor, travões) e filtros;
- limpeza do circuito de refrigeração.
Assim ficas com os bolsos mais vazios mas com a certeza que tens tudo em ordem...

VENHAM FOTOS
