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Autor Tópico: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci  (Lida 7706 vezes)

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Offline NunoVeiga
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Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« em: 25 de Março, 2015, 23:52:48 »
Boa noite malta!!

 Conforme diz no meu tópico de apresentação:

 Adquiri hoje um Fiesta de 2003, 1.4TDCI.
 O carro custou-me 1000€, depois de bem negociado. Passo a explicar:
 A embraiagem está a patinar que é uma coisa parva... vai levar uma nova, deram-me um orçamento de mais ou menos 200€ com mão de obra e tudo.
 Tem 307000Kms.
 Chumbou na inspeção por:
 Luzes (isto é treta... resolve-se em 5m)
 Gases (será EGR toda suja?)
 Amortecedores nas lonas. (Supostamente.... em andamento não noto nada de especial)
 Direção desalinhada;
 Apoio do motor com defeito... não são muito objetivos aqui, portanto não sei o que se passa.
 
 Amanhã vou levar o carro ao mecânico para ver ao certo o que precisa.
 Notei também, a trazê-lo para casa, que os discos devem estar empenados pqe quando travo gera-se uma tremideira...

 Bem, digam de vossa justiça e desejem-me sorte!

 Cumprimentos.

 PS: No pouco que andei hoje - não posso andar muito nem puxar por causa da embaiagem - fiquei admirado pelo chassis bastante competente que o Fiesta tem! Adorei!


Offline koiratu

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #1 em: 26 de Março, 2015, 00:34:00 »
Bem vindo!

Antes de mais, falta uma coisa muito importante e que a malta toda gosta... umas fotos  O0

Dito isto... bom preço (bom demais até, mesmo tendo 300.000km);
- embraiagem 200€: vê se não é uma embraiagem da caca... mete LUK ou SACHS e manda lixar o resto... poupas agora, gastas depois.. e se está a patinar assim tanto possívelmente até aconteceu como o meu carro, a embraiagem estava boa e o que se lixou foi a prensa. Dito isto VÊ se metem o kit completo, ou seja, embraiagem, prensa E (MUITO IMPORTANTE) rolamento de encosto (para o meu dei quase isso pelo material, portanto atenção ao que vão aí fazer e como o vão fazer).

Chumbou por:

Luzes - como disseste, facilimo de resolver!

Gases - A EGR não faria isso... chumbar por gases indica que provavelmente andaram para aí com repros manhosas e que isso caga uma fumarada do caraças (normalmente é isso que faz os carros a diesel chumbar, a quantidade e opacidade dos gases de escape, tanto que mesmo que tirem o catalisador passam na mesma...). No entanto, dada a facilidade da operação, anular a EGR é para fazer que só trás saúde ao motor...

Amortecedores nas lonas - basta que haja uma diferença de um para o outro para chumbar, o que se reflete na questão da direcção... troca os amortecedores e manda alinhar que fica resolvido.

Apoio do motor com defeito... epá... isso cheira-me a borrachas já estoiradas, terás de trocar o apoio...
 
Em relação à travagem/tremideira, podem sim ser os discos empenados se só vibra quando travas... se estiverem quase novos mandas retificar, senão compras um par novo e pronto.

O chassis competente é (atrevo-me a dizer sempre foi) uma das boas características dos fiestas desde sempre, mesmo existindo outros mais eficazes, a relação que os Ford's transmitem, no geral, ao condutor, são mais entusiasmantes... e sim, no caso dos mk6 acho bastante notório que é chassis a mais para tão pouco motor!

Agora uma pequena reflexão... gases, amortecedores, apoios estoirados, discos empenados, tudo junto dá-me a sensação que já abusaram um bocado do carro, ou que o mesmo possa já ter estado envolvido em algum acidente, e daí o preço! Mas espero estar enganado, e se assim for, para além dessas manutenções, tens aí um bom carrinho, não é de corrida mas é fiável!

E dadas as circunstâncias, e tenham dito o que quer que seja, eu gastava mais uns euros e mudava:

- distribuição;
- oleo (motor, travões) e filtros;
- limpeza do circuito de refrigeração.

Assim ficas com os bolsos mais vazios mas com a certeza que tens tudo em ordem...  O0

VENHAM FOTOS  >:D >:D >:D

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #2 em: 26 de Março, 2015, 01:09:49 »
Bem vindo!

Antes de mais, falta uma coisa muito importante e que a malta toda gosta... umas fotos  O0

Dito isto... bom preço (bom demais até, mesmo tendo 300.000km);
- embraiagem 200€: vê se não é uma embraiagem da caca... mete LUK ou SACHS e manda lixar o resto... poupas agora, gastas depois.. e se está a patinar assim tanto possívelmente até aconteceu como o meu carro, a embraiagem estava boa e o que se lixou foi a prensa. Dito isto VÊ se metem o kit completo, ou seja, embraiagem, prensa E (MUITO IMPORTANTE) rolamento de encosto (para o meu dei quase isso pelo material, portanto atenção ao que vão aí fazer e como o vão fazer).

Chumbou por:

Luzes - como disseste, facilimo de resolver!

Gases - A EGR não faria isso... chumbar por gases indica que provavelmente andaram para aí com repros manhosas e que isso caga uma fumarada do caraças (normalmente é isso que faz os carros a diesel chumbar, a quantidade e opacidade dos gases de escape, tanto que mesmo que tirem o catalisador passam na mesma...). No entanto, dada a facilidade da operação, anular a EGR é para fazer que só trás saúde ao motor...

Amortecedores nas lonas - basta que haja uma diferença de um para o outro para chumbar, o que se reflete na questão da direcção... troca os amortecedores e manda alinhar que fica resolvido.

Apoio do motor com defeito... epá... isso cheira-me a borrachas já estoiradas, terás de trocar o apoio...
 
Em relação à travagem/tremideira, podem sim ser os discos empenados se só vibra quando travas... se estiverem quase novos mandas retificar, senão compras um par novo e pronto.

O chassis competente é (atrevo-me a dizer sempre foi) uma das boas características dos fiestas desde sempre, mesmo existindo outros mais eficazes, a relação que os Ford's transmitem, no geral, ao condutor, são mais entusiasmantes... e sim, no caso dos mk6 acho bastante notório que é chassis a mais para tão pouco motor!

Agora uma pequena reflexão... gases, amortecedores, apoios estoirados, discos empenados, tudo junto dá-me a sensação que já abusaram um bocado do carro, ou que o mesmo possa já ter estado envolvido em algum acidente, e daí o preço! Mas espero estar enganado, e se assim for, para além dessas manutenções, tens aí um bom carrinho, não é de corrida mas é fiável!

E dadas as circunstâncias, e tenham dito o que quer que seja, eu gastava mais uns euros e mudava:

- distribuição;
- oleo (motor, travões) e filtros;
- limpeza do circuito de refrigeração.

Assim ficas com os bolsos mais vazios mas com a certeza que tens tudo em ordem...  O0

VENHAM FOTOS  >:D >:D >:D

 Obrigado pela resposta!!

 O orçamento que me deram foi de 158€ pelo kit d embraiagem... creio que engloba tudo o que disseste.
 A EGR será eliminada a seu tempo.. agora vou focar-me no que importa.
 Pois eu já calculava que teria que meter amortecedores novos, também vai ser feito, tal como pneus.

 No que toca à travagem vou analisar... mas creio ser só os discos empenados. Mas também é um problema menor, pelo que a prioridade será mesmo a embraiagem e os gases. Em relação a este último, ao contrario do que dizes, o carro não cag@ fumo nenhum! Por isso é que acho estranho ter acusado gases... FAP, terá alguma coisa a ver?
 O carro está todo direitinho,  não tem a famosa pintura "casca de laranja", o que é indicador de nunca ter batido. Levou apenas um toque no para-choques frontal e na otica do lado do pendura, que é nova. De resto, impecável. Painéis todos certinhos, etc... fiquei admirado!
 
 Achas que isto aguenta muitos mais km's e cima, se o meter em condições, mudar a distribuição, oleos filtros, etc?

 Cumps!

Offline koiratu

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #3 em: 26 de Março, 2015, 08:16:43 »
Não tem porque não durar! Eles desde que sejam estimados e tratados com material em condições e não se abuse demasiado deles (arranques à brutas frio, esse tipo de coisas), duram muito tempo... O material vai tendo desgaste, natural como em qualquer motor, mas estes motores por acaso até são bons, o meu tem feito uma media de 35k km por ano e só tem pedido as manutenções normais (e está reprogramado)...

Se não faz fumo (bom sinal) isso dos gases é estranho, nunca tal ouvi falar!

Para mim distribuição (e bomba de agua claro), óleos (bom claro, metes o Ford formula F 5w-30 que é o recomendado e compras na texoleo por 30€) é essencial num carro usado...

A partir dai já se sabe que um carro usado trás sempre um risco, mas se esta direitinho e aparenta alguma estima acho que é de estimar. Se calhar, com as revisões todas como deve ser, pneus etc, gastas quase tanto como o que deste pelo carro, mas ficas descansado...

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #4 em: 26 de Março, 2015, 12:55:32 »
Não tem porque não durar! Eles desde que sejam estimados e tratados com material em condições e não se abuse demasiado deles (arranques à brutas frio, esse tipo de coisas), duram muito tempo... O material vai tendo desgaste, natural como em qualquer motor, mas estes motores por acaso até são bons, o meu tem feito uma media de 35k km por ano e só tem pedido as manutenções normais (e está reprogramado)...

Se não faz fumo (bom sinal) isso dos gases é estranho, nunca tal ouvi falar!

Para mim distribuição (e bomba de agua claro), óleos (bom claro, metes o Ford formula F 5w-30 que é o recomendado e compras na texoleo por 30€) é essencial num carro usado...

A partir dai já se sabe que um carro usado trás sempre um risco, mas se esta direitinho e aparenta alguma estima acho que é de estimar. Se calhar, com as revisões todas como deve ser, pneus etc, gastas quase tanto como o que deste pelo carro, mas ficas descansado...

 Será do FAP? Deve estar entupidissimo...
 Vou mudar a distribuição tb, é relativamente barato para este motor... fica em 70 e tal euros.
 Em relação ao óleo, meto 5w30 ou convem meter acima? É que com esta quilometragem... o meu mecânico aconselhou-me a meter 10w...
 Ele descobriu também um disco partido  :-X sorte nao ter ficado a pé!
 Em principio vou hoje buscar o material para o carro. Só que, infelizmente, só consigo arranjar a embraiagem da TRD... e pelos vistos não trás o rolamento de encosto, o gajo das peças diz que tem que se comprar a bomba completa bla bla bla...


Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #5 em: 26 de Março, 2015, 13:55:16 »








Offline Silva_fiesta

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #6 em: 26 de Março, 2015, 15:00:39 »
O carro não tem FAP! A questão dos gases deve ser por outro motivo!

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #7 em: 26 de Março, 2015, 15:44:39 »
O carro não tem FAP! A questão dos gases deve ser por outro motivo!

 Opá... agora é que me lixaste! lol
 Tens alguma opinião sobre o que poderá ser?

 Cumps

Offline loureiro17

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #8 em: 26 de Março, 2015, 17:35:08 »
provavelmente é falta de calor!!  >:D >:D >:D

Eu no meu retirei o catalizador, e se não for sempre a abrir até há inspecção, acusa-me gases (esta reprogramado)
Se for para lá sempre a dar calor, não acusa gases  >:D

Offline koiratu

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #9 em: 26 de Março, 2015, 19:24:25 »
O carro não tem FAP! A questão dos gases deve ser por outro motivo!

 Opá... agora é que me lixaste! lol
 Tens alguma opinião sobre o que poderá ser?

 Cumps
Muito pelo contrario, sorte a tua não ter FAP

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #10 em: 26 de Março, 2015, 22:02:40 »
O motor está cá fora já! Amanhã e para montar tudo.
 Digam me como é que elimino a EGR, que assim fica já tudo resolvido. Vou tirar o miolo do catalisador.

Offline koiratu

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #11 em: 26 de Março, 2015, 22:35:06 »
O motor está cá fora já! Amanhã e para montar tudo.
 Digam me como é que elimino a EGR, que assim fica já tudo resolvido. Vou tirar o miolo do catalisador.
É só meter uma junta cega e pronto... Há tópicos sobre isso já por aí, é só procurar um pouco :)

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #12 em: 26 de Março, 2015, 22:43:44 »
Isso sei, o que preciso de saber é se é preciso desligar alguma ficha, se acusa alguma coisa na máquina de diagnóstico...



Offline koiratu

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #13 em: 27 de Março, 2015, 00:14:35 »
Isso sei, o que preciso de saber é se é preciso desligar alguma ficha, se acusa alguma coisa na máquina de diagnóstico...

nop, basta anular fisicamente... tudo bem limpinho já que está fora o motor, e siga  O0

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #14 em: 27 de Março, 2015, 22:15:07 »


 

Os dois discos estavam partidos Meti duas fotos do mesmo, foi por engano. Mas estavam os dois exatamente iguais.
 A embraiagem estava linda :D
 Os carros nas mãos das mulheres chegam a estados miseráveis... sem comentários!
« Última modificação: 28 de Março, 2015, 02:15:53 por NunoVeiga »

Offline loureiro17

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #15 em: 30 de Março, 2015, 08:58:32 »
medooo  ???

Offline koiratu

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #16 em: 30 de Março, 2015, 10:34:22 »
medooo  ???

x2

discos, pastilhas e embraiagem nova...

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #17 em: 30 de Março, 2015, 11:23:43 »
Calma malta!!! Ele agora está nas mãos certas!!! Vai ter o mimo que nunca teve!!!1 ahahah

Offline koiratu

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #18 em: 30 de Março, 2015, 11:34:13 »
Calma malta!!! Ele agora está nas mãos certas!!! Vai ter o mimo que nunca teve!!!1 ahahah

ENTÃO E UMAS FOTOS DO CARRO NÃO???  :knuppel2: :knuppel2: :knuppel2:

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #19 em: 30 de Março, 2015, 13:58:59 »
Hoje fica pronto e deixo aqui a "fotoreportagem" looool
 Estive a bocado a desmontar o forro da porta do pendura pqe o vidro n subia nem descia... o cabo de aaço foi a vida. Alguém me consegue arranjar um elevador, sem motor, para lá? E que novo deve ser caríssimo...

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #20 em: 30 de Março, 2015, 23:56:50 »
Cheguei à pouco da oficina... ufa!!!
 Ainda não ficou tudo pronto, falta mudar o oleo da caixa e do motor, sangrar em condiçoes o oleo da direção e atestar o oleo dos travões. :D Sei que é muito oleo, mas o carro saiu da oficina mesmo so para me deslocar a casa e chegar la de manha... e ue foram la pedir-lhe oleo dos travoes e da direçao mas nao foram devolver... tivemos que nos desenrascar com os restos  :-\

 Mas pronto, amanhã fica resolvido!
 

 Cumps

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #21 em: 31 de Março, 2015, 23:46:21 »
Bem.... a máquina está em condições excepto uma coisa que nos está a escapar e outra que foi burrice nossa.
 O ABS atua pouco, as rodas bloqueiam. Não dá erro nenhum.
 A segunda é... pasmem-se... esquecemos nos de encomendar a.bomba de água... montamos tudo e ele agora está a pingar um pouco de anti congelante.. :/
 Mas como ainda vamos montar a junta da tampa das válvulas e o apoio de motor, vai se mudar isso tb.

 Cumprimentos!!!

Offline loureiro17

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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #22 em: 01 de Abril, 2015, 08:49:44 »
Ainda falta uma das coisas mais importante, umas fotos da máquina para pudermos apreciar  :D

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #23 em: 01 de Abril, 2015, 09:58:01 »
Ainda não está lavada!! Loool
 Vou agora alinhar s direcao e vou a inspecção. Os amortecedores dr trás ainda não chegaram, não havia em stock, só para a semana. De qq maneira vou tentar a sorte... vou meter 1.5 bar atrás e vou lá ver...

Offline NunoVeiga
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Re: Primeiro Ford - mk6 1.4 tdci
« Responder #24 em: 03 de Abril, 2015, 13:39:38 »
Logo faço um post detalhado com fotos que a malta quer!! Entretanto... alguém me pode dizer qual o fusível do isqueiro? Não está a funcionar... ele parece um bocado ferrugento, vou limpa lo e ver se já funciona. Da jeito para aqueles módulos de mp3 que transmitem para o rádio...

 Cumps