Garagem do Clube

Autor Tópico: Problema de aquecimento  (Lida 9266 vezes)

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fiestatddi
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Problema de aquecimento
« em: 02 de Setembro, 2004, 19:06:19 »
como sabem, o meu carro é o fiesta mk5 tddi. Antes de ir de férias, coloquei o carro na revisão dos 90k km e relatei um problema que tinha de aquecimento qd chegava aos 140-150.

A Ford Rodam fez a revisão e verificou a bomba de agua e estava tudo ok.

fui de férias descansado mas qd me meti na auto-estrada e comecei a puxar pelo o carro o problema manteve-se...

Em duas semanas de férias fiz 4000 km sempre a 100-120..... :evil:  :evil:  :x
Qd voltei desloquei-me à oficina e eles voltaram a analisar o problema.
No primeiro dia revisionaram a bomba de agua e substituiram-me o termostato. Fui testar ao fim do dia e o problema dos 140 acabou... mas se eu puxar pelo carro até aos 160 volta de novo a akecer... Pediram-me que voltasse no dia seguinte.

No dia seguinte estiveram a ver a performance do radiador, limpeza (não estava sujo) e a ver a tubagem. No final do dia pediram-me para testar o carro e la fui eu para o IC1... qd puxava por ele a 150-160 ate aos 180 e picos voltava a akecer.
Entenda-se akecer como o ponteiro da termperatura mt proximo do vermelho.... :shock:  :shock:

Voltei a oficina depois deste ultimo teste e entao eles disseram-me que so podera ser passagem da junta.... Amanha (sexta) vao tirar a cabeca do motor e verificar o estado da junta....

Alguem me pode ajudar? Stinger, please? :)

Offline Fredyx
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Problema de aquecimento
« Responder #1 em: 03 de Setembro, 2004, 10:35:01 »
ca para mim isso é ar no sistema!!! se com a bomba de agua mexida ficou a aquecer mais "tarde", tenho uma leve suspeita que deves mudar de concessionario e expor a tua duvida noutro lado.
Passagem na junta da cabeça??!!! epá a agua desaparecia!!!

fiestatddi
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Problema de aquecimento
« Responder #2 em: 03 de Setembro, 2004, 14:24:15 »
Citação de: "Fredyx"
ca para mim isso é ar no sistema!!! se com a bomba de agua mexida ficou a aquecer mais "tarde", tenho uma leve suspeita que deves mudar de concessionario e expor a tua duvida noutro lado.
Passagem na junta da cabeça??!!! epá a agua desaparecia!!!


Mais tarde? Mas o problema não surgiu depois de terem mexido na bomba de água... o problema apareceu antes de ir fazer a revisão dos 90k km. aproveitei para verificarem isso na revisão.
Mas não conseguiram detectar...

Offline Boss Turbo

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Problema de aquecimento
« Responder #3 em: 03 de Setembro, 2004, 21:43:31 »
Infelizmente o meu faz isso desde novo :(  :(  :(  (mas o motor é o ENDURA DE e o teu é o ENDURA DI), de qq das formas de 160 para cima a rotação ja vai bem para lá das 4500rpm, logo tb não posso esperar milagres.

Boas Gazadas

fiestatddi
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Problema de aquecimento
« Responder #4 em: 04 de Setembro, 2004, 13:17:55 »
Citação de: "Boss Turbo"
Infelizmente o meu faz isso desde novo :(  :(  :(  (mas o motor é o ENDURA DE e o teu é o ENDURA DI), de qq das formas de 160 para cima a rotação ja vai bem para lá das 4500rpm, logo tb não posso esperar milagres.

Boas Gazadas


O meu a marcar +- 185 vai a < 4200 rpm (o máximo em recta a descer 190).... A 160 deve estar a marcar prai 3800 rpm...

Offline Boss Turbo

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Problema de aquecimento
« Responder #5 em: 04 de Setembro, 2004, 21:16:45 »
Citação de: "fiestatddi"

O meu a marcar +- 185 vai a < 4200 rpm (o máximo em recta a descer 190).... A 160 deve estar a marcar prai 3800 rpm...


Deve de haver algum engano... Segundo o manual da HAYNES a caixa do teu motor é rigorosamente igual à do meu e sendo assim ás 4000rpm vais mais ou menos a 150 (com jante 13) depois disso contas aproximadamente 10Km/h por cada 250rpms (no meu Boss é assim).
Quanto ao aquecimento o que pretendi fazer foi retirar a valvula/termostato (era o que fazia no tempo dos motores a 2 tempos :D ) mas infelizmente o mecanico mostrou-me a valvula e a mesma é de circuito duplo ou seja quando abre um circuito de refrigeração fecha outro :( . Tve de deixar tudo na mesma e evitar fazer muitos kilometros seguidos a velocidades elevadas.

Boas Gazadas

fiestatddi
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Problema de aquecimento
« Responder #6 em: 05 de Setembro, 2004, 11:04:38 »
Stinger? Ajuda-me.... por favor.... :(

fiestatddi
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Problema de aquecimento
« Responder #7 em: 06 de Setembro, 2004, 10:06:08 »
Ninguem me ajuda?

Offline STINGER_
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Problema de aquecimento
« Responder #8 em: 06 de Setembro, 2004, 16:34:50 »
O meu carro sp teve tendências a aquecer bem, sobretudo dado que com modificações que tem , leva isso ainda mais em consideração.

Já tive alturas q a temperatura esteve um pouco perto do vermelho, mas +/- em 10 segundos volta ao normal.

Ou seja....... apartir dos 140 até 180 se o motor aquece, é 1 dado geral nos Fiestas , por isso, o melhor a fazeres é pensar em alguma maneira de evitar isso...... sugestões: IC , admissão com mais ar fresco, alargar ou efectuar pequenos furos no termostato, condicionar ar fresco para o motor através de 1 tubagem ,etc...

Offline ILL3GAL

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Problema de aquecimento
« Responder #9 em: 06 de Setembro, 2004, 18:36:21 »
O IC apenas faz reduzir a temperatura do ar que entra...o motor continua a akecer...a opçao de um radiador de oleo deve ser bem mais viavel n?

fiestatddi
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Problema de aquecimento
« Responder #10 em: 06 de Setembro, 2004, 19:28:45 »
Mas este problema só surgiu agora com 90k km.....

Nunca tive problemas antes...

É isso que axo estranho.
O carro está na RODAM e eles já subsituiram o termostáto e continua na mesma;
Hj substituiram a junta e verificou-se uns pekenos (mt pekenos) pontos negros no limite de uns cilindros k poderia reflectir passagem de calor para os canais da água. Fui testar e continua na mesma. Chego aos 150-160 rotação a 3800 e comeca a akecer: 75 % do aquecimento. Puxo um pouco mais e vou a marcar 180 e rotação 4000 e pimba! fica proximo do vermelho (chegava ao vermelho se eu continuasse a puxar).

Stinger: furos no termostáto?
O carro continua lá....

Offline ILL3GAL

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Problema de aquecimento
« Responder #11 em: 06 de Setembro, 2004, 20:15:37 »
Se fosse a ti metia o carro na Norfor...sou suspeito por dizer isto mas o Stinger deve concordar cmg...

É natural que so agora aconteça...kk carro turbo com o passar do tempo e sem manutençoes rigorosas acaba por dar probs de aquecimento...uns mais que outros, mas tds dao ;)

Offline STINGER_
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Problema de aquecimento
« Responder #12 em: 06 de Setembro, 2004, 20:43:05 »
Citação de: "ILL3GAL"
O IC apenas faz reduzir a temperatura do ar que entra...o motor continua a akecer...a opçao de um radiador de oleo deve ser bem mais viavel n?


Ou seja.....se o ar entra frio, logo ajuda em certa parte a não aquecer tanto. Já por isso mesmo se nota q em dias quentes, o carro aquece mais depressa, e com o mesmo movimento de noite tem tendencia a aquecer menos.

Citação de: "ILL3GAL"
Se fosse a ti metia o carro na Norfor...sou suspeito por dizer isto mas o Stinger deve concordar cmg...
 


Concordo plenamente.

Offline ILL3GAL

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Problema de aquecimento
« Responder #13 em: 06 de Setembro, 2004, 21:10:04 »
O IC em si em nada aumenta a fiabilidade...o motor akece mais de dia pela temperatura ambiente ser maior...tb ja caí no erro de pensar que isso influenciaría mas nao...apenas a nivel de rendimento! Cm tu proprio disseste, um carro pela fresca anda melhor  :)  A unica maneira de reduzir a temperatura do motor é reduzindo a temperatura do oleo...Eu vou colocar um radiador de oleo e aconcelho o mesmo  :wink:

fiestatddi
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Problema de aquecimento
« Responder #14 em: 06 de Setembro, 2004, 23:14:03 »
Citação de: "ILL3GAL"
Se fosse a ti metia o carro na Norfor...sou suspeito por dizer isto mas o Stinger deve concordar cmg...

É natural que so agora aconteça...kk carro turbo com o passar do tempo e sem manutençoes rigorosas acaba por dar probs de aquecimento...uns mais que outros, mas tds dao ;)


Sem manutenções rigorosas? AS manutençoes (incluindo a mudança de óleo e filtro) são sempre feitas no período correcto (qd digo correcto é mesmo correcto)  e na Ford. Eles estão assim agora atrapalhados (e vão ter k resolver o problema) pk sabem perfetiamente k as unicas pessoas k mexem no carro são eles.

Offline STINGER_
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Problema de aquecimento
« Responder #15 em: 06 de Setembro, 2004, 23:19:46 »
Também levo muito a sério as revisões, por isso a razão não é essa...

Offline ILL3GAL

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Problema de aquecimento
« Responder #16 em: 06 de Setembro, 2004, 23:29:39 »
As simples revisoes n chegam e vcs sabem bem disso...é preciso andar sp de olho  :wink: Ha problemas cronicos que não é com revisoes que deixam de surgir...tudo é sujeito a desgaste e n é renovavel nas revisoes  :)

fiestatddi
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Problema de aquecimento
« Responder #17 em: 07 de Setembro, 2004, 15:29:30 »
Pois é.

Telefonei agora para a RODAM e falei com o chefe de oficina que está a tratar do assunto.

Ele próprio foi fazer o teste e de facto o ponteiro da temperatura atinge o vermelho por volta dos 170...

Mas qd lhe aconteceu isso, encostou o carro e foi verificar a temperatura. Estava normal.....

Em termos de mecânica não há qql problema.
Contactou a Ford Espanha e relataram que esse problema era do sensor que envia a informação para o manómetro não estar bom. Neste momento está a verificar qual é o sensor e trokar. Amanhã irá ser novamente testado com o novo sensor.


Ficarei à espera de novidades....

Afinal não era problema na junta nem no termostáto. Mas eles trokaram. O k é k axam k me pode esperar? Terei k pagar isso??

fiestatddi
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Problema de aquecimento
« Responder #18 em: 08 de Setembro, 2004, 10:44:41 »
Grandes ajudas eu tenho aki.... :x  :x

Offline Fredyx
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« Responder #19 em: 08 de Setembro, 2004, 14:33:48 »
Não fiques indignado pá... quando não se sabe não se responde!!!!
Mas tudo o que seja trocado em garantia se se verificar que o problema é da "maquina" e não de má utilização não pagas nada.. No teu caso ganhas-te um termoestato e uma bomba (né) de borla... Gajo cheio de sorte..

Offline STINGER_
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Problema de aquecimento
« Responder #20 em: 08 de Setembro, 2004, 19:02:06 »
Citação de: "fiestatddi"
Grandes ajudas eu tenho aki.... :x  :x


Se nas oficinas da FORD não te resolvem problemas, vamos nós resolver?

Não sejas mal-agradecido  :x

Offline ILL3GAL

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« Responder #21 em: 08 de Setembro, 2004, 19:32:51 »
Da um salto a norfor...se kiseres ate vou la ctg! Mais n posso fazer por ti... :(

fiestatddi
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Problema de aquecimento
« Responder #22 em: 09 de Setembro, 2004, 11:24:58 »
Só tenho uma coisa a dizer:

Rodam nunca mais.

Fui lá para levantar o carro e pagar.
Emitem-me uma factura provisória com os descontos que eles julgarem ser justos nos materiais que usaram (junta parafusos termostáto, merdinhas ali e acolá).

Qd observo a factura (com o desconto especial) vejo 86 contos. Eu viro-me para o chefe de oficinas e pergunto se tenho que pagar as peças que eles andaram a experimentar e que no final chegou-se à conclusão que não era esse o problema. Eles argumentaram que para se chegar aos resultado teve-se que usar esse material. Eu volto a questionar se fosse preciso meter um motor novo tb eu teria que pagar para depois no final se descobrir que não era problema do motor... mas foi aplicado portanto paga.

Demonstrei o meu profundo descontentameno pelo serviço prestado e no final pediram-me para que eu indicasse quais eram os materiais que eu achava que não deveria pagar: eu assinalei os termostáto, junta, parafusos, liquido refreigerador, merdinhas ali e acolá.etc etc.

Final: tiram-me o termostáto e a junta (+- 50 euros) e ficou por 75 contos o final.
Demonstrei na mesma o meu descontamento pelo meu tempo perdido a testar o carro por eles e sempre com resultados negativos, etc etc.

Qd chego a casa vou verificar os niveis e observo o nivel do liq. refrigerado mais de dois dedos abaixo do nivel minimo!

Telefono de imediato para o chefe da oficina e ele pede-me para voltar lá qd pudesse. Fui agora lá e com a cara que é normal nestas situações perguntei o que é que a Rodam conseguia fazer para que me fizessem desistir da ideia de nunca mais colocar o carro lá. Eles verificaram o nível (lá no fundo!!): o chefe com uma cara que nem sabia o que fazer  e o mecânico a argumentar que é normal descer um bocadinho.
Normal?? mais de dois dedos abaixo do nível minimo?? e ainda por cima queriam que eu pagasse (era uma bagatela, mas enfim) o liquido que eles disseram que meteram!

Disse-lhes isto tudo, disse-lhes que não iria meter isto em nenhum advogado nem nada. Iria fazer pior. Deixei neste momento de ser cliente deles. E vou reportar esta situação a Ford Lusitania.

O chefe de oficina apenas podia dizer que compreendia a minha situação.

Eu se fosse dono de uma oficina não iria gostar mt que isto acontecesse.

Depois dizem que os americanos são malucos. Eles por um pacote de batatas fritas podem fazer uma reclamação que origine despedimentos.

É o país que temos.

Cumprimentos.

PS- Fui agora testar o carro para o IC1 e puxei pelo carro e fui a marcar 180-190. O carro não akece como akecia é certo. No entanto o ponteiro da temperatura fica perto do risco onde comeca o vermelho.... Será normal? o carro qd era novo não fazia... Enfim. Voltei a ligar e eles disseram-me que enquanto estivesse na banda de segurança para não me preocupar. Antes o ponteiro entrava no vermelho... agora não entra. Mas alta velocidade e arrefecer é mito.

fiestatddi
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Problema de aquecimento
« Responder #23 em: 09 de Setembro, 2004, 13:46:20 »
Citação de: "STINGER_"
Citação de: "fiestatddi"
Grandes ajudas eu tenho aki.... :x  :x


Se nas oficinas da FORD não te resolvem problemas, vamos nós resolver?

Não sejas mal-agradecido  :x


Não percebi essa do mal agradecido... mas enfim... :x

Offline STINGER_
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Problema de aquecimento
« Responder #24 em: 09 de Setembro, 2004, 19:05:27 »
Citação de: "fiestatddi"
Citação de: "STINGER_"
Citação de: "fiestatddi"
Grandes ajudas eu tenho aki.... :x  :x


Se nas oficinas da FORD não te resolvem problemas, vamos nós resolver?

Não sejas mal-agradecido  :x


Não percebi essa do mal agradecido... mas enfim... :x


Eu explico-te.

A parte de chamar "mal agradecido" deve-se ao facto de termos dado algumas dicas do que poderia ser , e inclusivé eu e o Illegal demos recomendações de 1 EXCELENTE concessionário...e na volta dizes: " Grandes ajudas eu tenho aki... "

Compreendo que possa ter sido 1 desabafo teu, q é perfeitamente normal, assim como também tens q ponderar a ideia que "nem no centro de 1 romã possas encontrar sementes".

1 abraço