tenho ideia de estar-mos a falar de um 1.8TD que é proveniente de um Mondeo. Penso eu...
Não sei onde foste buscar a ideia do 1.4, mas pronto.
E sim tenho ideia que a geometria trabalha por vacuo. Pelo menos nos tdi's é feito assim. Mas como dizes, também já ouvi falar em por a trabalhar por pressão.
Outra coisa, que falaste, que me esqueci, foi de colocar um bom fmic.
1 - Sim, é um 1.8TD, lapso meu, não me batas mais...
2 - A geometria variável nos TDI's trabalha por vácuo, tal como a geometria dos 1.8/2.0/2.2 TDCI... no caso dos 1.4tdci e nos 1.8 TDDI's, e penso que nos 1.8TD seja a mesma coisa, são geometrias fixas. Se quiseres por uma geometria variável, tens de ter algo que a faça 'abrir/fechar', daí normalmente aplicar-se um actuador de pressão que permite esse funcionamento através da pressão da massa de ar do motor... Para por a trabalhar por vácuo, penso que sejam necessárias alterações mais dispendiosas, não é tão linear quando isso...
Agora, pode dar-se o caso de conseguires turbo + colector de um focus 1.8tddi (peça única, o turbo é o tal 1544 de geometria fixa também) que é capaz de ser simples de aplicar aí, e já a coisa fica fácil de fazer
É veres qual é o turbo do 1.8td e se justifica a alteração...