Garagem do Clube

Autor Tópico: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci  (Lida 7015 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JPimenta
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 46
  • Feedback: +0/-0
Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« em: 22 de Setembro, 2016, 16:29:38 »
Boas malta,

O meu menino está prestes a fazer os 140.000!

Com estes kms, começo a prever que vão começar a aparecer arranjos de maior gasto.
Entretanto já oiço um barulho tipo ganir, cíclico, que parece vir da zona da correia de distribuição, quando o motor está a trabalhar, que vai aumentado conforme aumentam as rotações do motor. (cheira-me q tá na hora de mudar)

Gostava de saber, da vossa experiência, o que devo estar à espera de ser preciso reparar nesta revisão dos 140.000km.
Para alem dos normais oleos e filtros, o que acham que devo estar a contar mudar? correia? bomba de agua? embraiagem? ou nada disto?
Já agora quanto acham que vou gastar com a brincadeira se for à Ford?

Agradeço imenso a ajuda de todos desde já.

Abraço Forte.


Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #1 em: 22 de Setembro, 2016, 21:04:41 »
Aos 140mil é uma revisão normal.
Óleo
Filtro de óleo
Filtro de ar
Filtro de odores

O filtro de gasóleo supostamente devia ter sido trocado aos 120 mil km (60 em 60 mil)

Verificar as pastilhas de travão, fugas e pouco mais, a bateria se não trocaste ainda com 6/7anos convém trocar para não ficares apeado.

Para a correia de distribuição, polis, etc. O manual diz: Substituir todos os 200 000 km ou 10 anos, conforme o que ocorrer primeiro.

Offline JPimenta
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 46
  • Feedback: +0/-0
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #2 em: 22 de Setembro, 2016, 23:11:00 »
Obrigado pela ajuda.

As pastilhas e a bateria já mudei aos 120.000kms.

As correias e polis pensei q fosse mais cedo.

E de resto há mais alguma coisa q deva ter atenção?

Se for só isso penso que, mesmo na marca resolvo tudo por 200€ ou pouco mais n?

Obrigado pela ajuda

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #3 em: 23 de Setembro, 2016, 00:18:27 »
porquê na marca? gostas de ser 'roubado'? Essa manutenção (oléo Ford Formula-F especifico + filtros todos) fica-te na casa dos 100€ (já com filtro de gasóleo que é o mais carote), compras o material e siga...

Na Ford provavelmente não te chegam os 200€...

Até te digo mais, se arranjares alguém que te faça isso, aproveita e purga o óleo de travões (por 7/8€ compras 1lt de óleo Ferodo ou assim específico, mas isso convém ser alguém que saiba purgar como deve ser o sistema), uma vez que deve ser trocado a cada 3 anos pois perde propriedades e ganha humidade, perdendo eficácia.

De resto, é dar uma olhada nas correias, verificar discos e pastilhas, se tiveres tambores atrás se calhar nem a meio gasto estão, portanto não deves precisar de nada em príncipio.. problemas mais graves? Epá o meu mk6 já passou os 200.000 e nunca teve problemas de maior, não te preocupes demasiado.. faz uma boa manutenção com material de qualidade e a tempo e horas, que ele não te chateia muito certamente (estamos todos sujeitos a um azar, mas tendencialmente não deverás ter grandes chatices)

Offline JPimenta
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 46
  • Feedback: +0/-0
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #4 em: 23 de Setembro, 2016, 10:06:17 »
É isso mesmo ;)

A única coisa que me está a preocupar é aquele barulho tipo ganir ao pé da correia que não sei o que possa ser.

O óleo de travões já troquei também aos 120.000kms

Obrigado pela ajuda ;)

Grande Abraço

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #5 em: 23 de Setembro, 2016, 12:45:31 »
Se ouves grilar ao pe da correia costumam ser os rolamentos do esticador ou os tensores a entregarem a alma ao criador!!Isso normalmente muda-se sempre que se muda a correia de distribuição e há muito mecanico que nao os troca depois no fim cobra tudo!!

Offline JPimenta
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 46
  • Feedback: +0/-0
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #6 em: 23 de Setembro, 2016, 15:40:21 »
Se ouves grilar ao pe da correia costumam ser os rolamentos do esticador ou os tensores a entregarem a alma ao criador!!Isso normalmente muda-se sempre que se muda a correia de distribuição e há muito mecanico que nao os troca depois no fim cobra tudo!!

E faz sentido mudar já isso sem mudar a correia ou posso aguentar mais um bocado até mudar a correia sem correr perigo?

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #7 em: 23 de Setembro, 2016, 18:35:19 »
Se ouves grilar ao pe da correia costumam ser os rolamentos do esticador ou os tensores a entregarem a alma ao criador!!Isso normalmente muda-se sempre que se muda a correia de distribuição e há muito mecanico que nao os troca depois no fim cobra tudo!!

E faz sentido mudar já isso sem mudar a correia ou posso aguentar mais um bocado até mudar a correia sem correr perigo?

Nah, quando trocares troca tudo, é a minha opinião... Se vais trocar a correira entretanto, pois então compras o kit completo e trocas tudo (um kit de boa marca, não poupes nessas coisas. Fica-te tudo - já com bomba de água e tudo - na casa dos 150€ por aí + mão de obra claro)

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #8 em: 23 de Setembro, 2016, 21:11:55 »
Sempre que se troca a correia troca-se isso não se trocaum dia uma coisa outro dia outra isso e trabalho a sapateiro!

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #9 em: 24 de Setembro, 2016, 21:24:22 »
O barulho é idêntico a este?

[youtube]http://youtu.be/aXAbmzhg9BY[/youtube]

O meu fazia este barulho de manhã a frio, após muita insistência da minha parte foi trocado o kit de distribuição na garantia e deixou de fazer, primeiro tinham trocado do alternador, mas estava igual.
« Última modificação: 24 de Setembro, 2016, 21:25:16 por Spam »

Offline JPimenta
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 46
  • Feedback: +0/-0
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #10 em: 26 de Setembro, 2016, 09:53:41 »
Sim é semelhante.

Pois, o meu carro, na revisão dos 20.000kms levou logo uma distribuição toda nova porque tinha um defeito qualquer. Óbvio q nao paguei nada porque estava na garantia. Mas se calhar so substituiram correia e bomba de agua. E os rolamentos ficaram la e agora andam a ganir.

De qualquer forma acho que aos 140.000 e tendo levado aos 20.000 uma nova ainda n se justifica mudar distribuição.

Vamos ver...

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Revisão 140.000Kms Fiesta MK7 1.4tdci
« Responder #11 em: 27 de Setembro, 2016, 19:28:18 »
Sim é semelhante.

Pois, o meu carro, na revisão dos 20.000kms levou logo uma distribuição toda nova porque tinha um defeito qualquer. Óbvio q nao paguei nada porque estava na garantia. Mas se calhar so substituiram correia e bomba de agua. E os rolamentos ficaram la e agora andam a ganir.

De qualquer forma acho que aos 140.000 e tendo levado aos 20.000 uma nova ainda n se justifica mudar distribuição.

Vamos ver...

Sim, se realmente foi trocada aos 20.000 e levou realmente material novo, epá... continuo na minha, nos mk6 para esse motor é 10 anos ou 240.000km... portanto.. acho que podes estar descansado, a não ser que notes que a bomba de água está a dar o peido mestre, e aí aproveitas para trocar tudo, mas se não é o caso, eu aguentava pelo menos mais uns 50.000km até trocar por aí... mas em caso de duvida, troca aos 150.000km (mais os 20.000 que tinha quando trocaste). Parece-me um bom número para uma troca :)