Garagem do Clube



Autor Tópico: Rotações altas ao ralenti com motor frio  (Lida 5136 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline borges1989
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 137
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta MK5 2001 - 1.8TDdi
Rotações altas ao ralenti com motor frio
« em: 29 de Novembro, 2013, 15:22:45 »
Boas tardes,

Após alguma pesquiza aqui no forum, decidi expor aqui uma situação que me tem intrigado ultimamente...
Com a chegada do frio, reparei numa coisa estranha: com o motor frio, ponho a trabalhar normalmente e arranco. Passados 5minutos, noto que as rotações se mantêm sozinhas, como se estivesse a carregar no acelerador. Ou seja, se em andamento estiver as 1500rpm e desengatar para o ponto morto, as rotações sobem logo para as 2000rpm e aí ficam! Sem tocar no acelerador! Depois, em andamento sem acelerar, desligo e ligo o motor muito rapidamente (até porque o motor nem chega a desligar), as rotações regressam ao normal e nunca mais voltam a subir...

Estranho não? Terá algo a ver com o termostato? Estamos a falar dum FiestaMKV 1.8TDdi de 2001

Agora surge outra dúvida, pois o mesmo acontece com as rotações quando meto gasóleo do Jumbo... Mas nesse caso aí quer desligue o motor em andamento quer não, sobem sempre as rotações em ralenti até que queime o gasóleo todo que tiver no depósito...

Não sei se já aconteceu a alguém no passado ou se tem conhecimento do que poder avir a ser este bruxedo!  :D

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Rotações altas ao ralenti com motor frio
« Responder #1 em: 01 de Dezembro, 2013, 15:13:25 »
faz uma limpeza nos componentes da admissao    muda filtro de ar ......
ve se resolve

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Rotações altas ao ralenti com motor frio
« Responder #2 em: 01 de Dezembro, 2013, 16:17:23 »
Boas tardes,

Após alguma pesquiza aqui no forum, decidi expor aqui uma situação que me tem intrigado ultimamente...
Com a chegada do frio, reparei numa coisa estranha: com o motor frio, ponho a trabalhar normalmente e arranco. Passados 5minutos, noto que as rotações se mantêm sozinhas, como se estivesse a carregar no acelerador. Ou seja, se em andamento estiver as 1500rpm e desengatar para o ponto morto, as rotações sobem logo para as 2000rpm e aí ficam! Sem tocar no acelerador! Depois, em andamento sem acelerar, desligo e ligo o motor muito rapidamente (até porque o motor nem chega a desligar), as rotações regressam ao normal e nunca mais voltam a subir...

Estranho não? Terá algo a ver com o termostato? Estamos a falar dum FiestaMKV 1.8TDdi de 2001

Agora surge outra dúvida, pois o mesmo acontece com as rotações quando meto gasóleo do Jumbo... Mas nesse caso aí quer desligue o motor em andamento quer não, sobem sempre as rotações em ralenti até que queime o gasóleo todo que tiver no depósito...

Não sei se já aconteceu a alguém no passado ou se tem conhecimento do que poder avir a ser este bruxedo!  :D

Nao metas gasoleo do jumbo ou do prio.
Por exemplo o meu mk7 uma vez pus do jumbo e solucava todo...
O que vale e que doi so 5euros...

Offline LM33
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 96
  • Feedback: +0/-0
Re: Rotações altas ao ralenti com motor frio
« Responder #3 em: 01 de Dezembro, 2013, 20:52:20 »
Eu é sempre na prio, e nunca tive problema nenhum.
O que tem a prio de mal?

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Rotações altas ao ralenti com motor frio
« Responder #4 em: 01 de Dezembro, 2013, 22:42:47 »
Eu é sempre na prio, e nunca tive problema nenhum.
O que tem a prio de mal?

Nao estou a dizer que tem mal.
Mas epa nos meu carro antigo que era um punto mk1 1.1 55bhp metia de vez em quando e o carro andava mal e solucava. Depois metia na bp e passava e no jumbo aconteceu-me o mesmo. E era um carro que bebe qualquer coisa e anda sempre. Eu falo pela experiencia que tenho.

Offline borges1989
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 137
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta MK5 2001 - 1.8TDdi
Re: Rotações altas ao ralenti com motor frio
« Responder #5 em: 10 de Dezembro, 2013, 18:02:50 »
Boas tardes,

Após alguma pesquiza aqui no forum, decidi expor aqui uma situação que me tem intrigado ultimamente...
Com a chegada do frio, reparei numa coisa estranha: com o motor frio, ponho a trabalhar normalmente e arranco. Passados 5minutos, noto que as rotações se mantêm sozinhas, como se estivesse a carregar no acelerador. Ou seja, se em andamento estiver as 1500rpm e desengatar para o ponto morto, as rotações sobem logo para as 2000rpm e aí ficam! Sem tocar no acelerador! Depois, em andamento sem acelerar, desligo e ligo o motor muito rapidamente (até porque o motor nem chega a desligar), as rotações regressam ao normal e nunca mais voltam a subir...

Estranho não? Terá algo a ver com o termostato? Estamos a falar dum FiestaMKV 1.8TDdi de 2001

Agora surge outra dúvida, pois o mesmo acontece com as rotações quando meto gasóleo do Jumbo... Mas nesse caso aí quer desligue o motor em andamento quer não, sobem sempre as rotações em ralenti até que queime o gasóleo todo que tiver no depósito...

Não sei se já aconteceu a alguém no passado ou se tem conhecimento do que poder avir a ser este bruxedo!  :D

Nao metas gasoleo do jumbo ou do prio.
Por exemplo o meu mk7 uma vez pus do jumbo e solucava todo...
O que vale e que doi so 5euros...

Eu nunca mais meti gasoleo do Jumbo e tenho sempre metido na TOTAL... Só faz aquilo quando ta frio...  :idiot2:

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Rotações altas ao ralenti com motor frio
« Responder #6 em: 10 de Dezembro, 2013, 18:04:35 »
Boas tardes,

Após alguma pesquiza aqui no forum, decidi expor aqui uma situação que me tem intrigado ultimamente...
Com a chegada do frio, reparei numa coisa estranha: com o motor frio, ponho a trabalhar normalmente e arranco. Passados 5minutos, noto que as rotações se mantêm sozinhas, como se estivesse a carregar no acelerador. Ou seja, se em andamento estiver as 1500rpm e desengatar para o ponto morto, as rotações sobem logo para as 2000rpm e aí ficam! Sem tocar no acelerador! Depois, em andamento sem acelerar, desligo e ligo o motor muito rapidamente (até porque o motor nem chega a desligar), as rotações regressam ao normal e nunca mais voltam a subir...

Estranho não? Terá algo a ver com o termostato? Estamos a falar dum FiestaMKV 1.8TDdi de 2001

Agora surge outra dúvida, pois o mesmo acontece com as rotações quando meto gasóleo do Jumbo... Mas nesse caso aí quer desligue o motor em andamento quer não, sobem sempre as rotações em ralenti até que queime o gasóleo todo que tiver no depósito...

Não sei se já aconteceu a alguém no passado ou se tem conhecimento do que poder avir a ser este bruxedo!  :D

Nao metas gasoleo do jumbo ou do prio.
Por exemplo o meu mk7 uma vez pus do jumbo e solucava todo...
O que vale e que doi so 5euros...

Eu nunca mais meti gasoleo do Jumbo e tenho sempre metido na TOTAL... Só faz aquilo quando ta frio...  :idiot2:

Pode ser as vekas se ignicao que estejam nas couves