Garagem do Clube

Autor Tópico: Ruído do fluxo do óleo de motor  (Lida 3360 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline leonardo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 88
  • Feedback: +0/-0
Ruído do fluxo do óleo de motor
« em: 03 de Maio, 2012, 17:59:05 »
Bom... das duas três, ou estou com azar, ou o fiesta está a pedir pra ficar já encostado...

Quando arranco a frio (depois de 6-8 horas com motor parado), o motor pega, tudo ok, e no preciso momento que a luz do óleo apaga, ouve-se um fluxo "flushhhhshh" contínuo, que suponho ser a bomba a bombear o óleo de motor.

No entanto, se acelerar um pouco, ouço o fluxo com falhas, parece bolhas de ar, ou a arranhar, ou assim "flushhhrsrsshhh".


No entanto a luz do óleo mantém-se apagada, até aí nada de problema na pressão final. (a questão da luz demorar a apagar já foi resolvida com um filtro novo de óleo e mudança de óleo recente. E o pressostato foi metido novo, de origem, há uns 20k km).



Portanto, deverei ver a pressão do óleo com um manómetro? Será que a bomba está com alguma falha nas pás e tem falhas de bombeamento do óleo?

Offline leonardo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 88
  • Feedback: +0/-0
Re: Ruído do fluxo do óleo de motor
« Responder #1 em: 15 de Maio, 2012, 22:51:23 »
bem, desde há uns dias que vim vendo se descobria mesmo de onde viria este barulho, e realmente não me parece ter a ver com o fluxo de oleo, mas sim um "rrrrrrsssrrsrsrsrrr" que vem de alguma poli de guia da correia do alternador...

mas não deixa de ser curioso que só quando a luz do óleo apaga é que começa aquele barulho...pois se fosse mesmo só a poli, começava a fazer o cagaçal logo assim que eu desse ao arranque. estranho...


já agora, este motor TDdi tem 3 polies só de guia/inversão, 2 das quais as posso encontrar aqui:

http://www.oscaro.es/polea-inversion-guia-correa-poli-v-ford-fiesta-iv-facelift-99-1-8-tddi-75cv-312-19901-2606-gt

Uma de 70mm e outra de 90mm. E lá a outra no motor parece ser maior ainda, o pior é que não a consigo encontrar à venda nem neste site, nem noutros...


também estou seriamente a pensar deixar aquilo rebentar, e depois logo se vê...caraças do carro já me papou mais de mil paus por causa da B.injectora e agora isto... daqui a pouco ganha mais que eu por mês

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Ruído do fluxo do óleo de motor
« Responder #2 em: 15 de Maio, 2012, 23:56:18 »
pois é tramado quando o carro senta se a mesa connosco , mas se ela rebenta e ainda dá mais prejuiso?
 a emenda saiu pior que o soneto.

Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re: Ruído do fluxo do óleo de motor
« Responder #3 em: 16 de Maio, 2012, 00:00:49 »
Mais vale reveres isso num mecânico antes que dê para o torto. A luz apaga, e corrijam-me se estiver enganado, depois de dares ao arranque quando o alternador começa a debitar corrente.. penso eu..

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Ruído do fluxo do óleo de motor
« Responder #4 em: 16 de Maio, 2012, 00:42:53 »
sim gil e o barulho deverá ser mesmo do alternador entrar em carga e esforçar mais a correia e os tensores e o que deverá coincidir com o apagar da luz do óleo.

Offline leonardo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 88
  • Feedback: +0/-0
Re: Ruído do fluxo do óleo de motor
« Responder #5 em: 17 de Maio, 2012, 20:53:22 »
o estranho é que a luz da bateria apaga antes da do óleo, portanto significa que o alternador já começou a carregar a dita cuja...

só depois é que apaga a do óleo e ao mesmo tempo, começa o barulho...

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Ruído do fluxo do óleo de motor
« Responder #6 em: 18 de Maio, 2012, 01:48:24 »
pode apagar mas ainda não ter entrado em plena carga e quando isso acontece as correia ressente se disso.