"Uma boa base
Já é sabido que o Altea se ergue sobre a base dos novos Golf, Touran e A3, desfrutando de uma excelente rigidez estrutural e de elementos de suspensão independente e em alumínio. Nesta versão base, a tudo isso associa-se um amortecimento suave, mas de pisar robusto, óptimo para nos acompanhar em viagens longas. Nunca sentimos o chassis a vacilar ou o nosso corpo a queixar-se do estado da estrada, com o Altea a progredir com enorme indiferença, confiança e suavidade. A base é serena e capaz de enfrentar tudo sem sustos para o condutor, mas, nesta versão sem suspensão desportiva, o Altea não se afirma como um exemplo dinâmico apurado. Os movimentos têm uma agilidade relativa, já que a carroçaria adorna um pouco e não consegue a ligeireza de movimentos, por exemplo, do Focus C-Max. Por outro lado, a direcção é leve e fácil de utilizar em cidade, mas nunca atinge o grau de precisão e de informação oferecido no Golf e A3.
Interior com materiais suaves ao toque como nos “primos” da VW e Audi, nem vê-lo. "
In AutoHoje 22/Maio/2004
Gostei da parte em que comparam com o C-Max. Para se ser desportivo não basta parecer.