O respiro do motor tem uma mola que conforme o motor ganha pressão ela vai abrindo e deixa passar a dita "pressão" junto com algum óleo. Eu sempre achei que a mola ou tem defeito ou o sistema em si não foi bem concebido porque deixa passar muito óleo.
Quando fazia as revisões na Ford na garantia, os gajos metiam sempre óleo até à marca max fazendo com que o respirador manda-se bastante óleo que ao juntar-se com os gases da EGR faziam uma "argamassa" de quase meio centímetro na admissão.
A EGR já anulei, por isso agora é só óleo, de qualquer forma tenho que fazer uma limpeza à admissão/tampa da válvulas porque durante os 5 anos que andei assim aquilo ficou cheio de porcaria. Só ainda não fiz porque tenho que tirar os parafusos da escova pára-brisas que têm um aperto manhoso, tirar ou desviar o filtro de gasóleo, etc, etc è uma cena que não é dificil fazer, mas tem que se tirar muita coisa para desimpedir o caminho.
De qualquer forma o truque para não mandar muito óleo é manter o nível do mesmo no meio da vareta.