Garagem do Clube

Autor Tópico: Temperatura - MK6  (Lida 3354 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Temperatura - MK6
« em: 08 de Julho, 2013, 14:45:23 »
Boas,

Alguém me sabe dizer a que temperatura deve disparar a ventoinha da refrigeração do motor num Fiesta MK6 1.4TDCi?

E ainda, essa temperatura corresponde a algum dos traços do display (talvez deva disparar ao acender o tracinho pequenino do meio??? :idiot2:)

Isto tudo para perceber se a ventoinha está a disparar ou se é isso que está a fazer com o que o meu motor aqueça...  O0

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Temperatura - MK6
« Responder #1 em: 08 de Julho, 2013, 14:59:25 »
presumo que seja por volta dos 100º

para veres se a ventuinha esta boa tiras o rele  e faz um chant
quem faz a ventuinha disparar é a informaçao que o sensor dá ha centralina .............

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Temperatura - MK6
« Responder #2 em: 08 de Julho, 2013, 15:06:23 »
presumo que seja por volta dos 100º

para veres se a ventuinha esta boa tiras o rele  e faz um chant
quem faz a ventuinha disparar é a informaçao que o sensor dá ha centralina .............

com um chant ela começa logo a trabalhar então, se estiver boa? tenho de ver onde está o relé disso então :)

Já agora, o motor da ventoinha e a mesma são coisa única certo? epá... espero que seja o relé nas couves, ou algum sensor nas couves porque a isso é um bocadinho caro...  :D

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Temperatura - MK6
« Responder #3 em: 08 de Julho, 2013, 15:14:24 »
o motor da ventuinha   é a dita...... O0


Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Temperatura - MK6
« Responder #4 em: 08 de Julho, 2013, 15:25:11 »
o motor da ventuinha   é a dita...... O0

pois... é uma chatice isso... lol podiam dar para separar  :D

Offline Pepe_Lopes
  • 45cv
  • Mensagens: 14
  • Feedback: +0/-0
Re: Temperatura - MK6
« Responder #5 em: 12 de Julho, 2013, 14:55:46 »
Como o user referiu e bem, deve "disparar" por volta dos 100Cº. Se aquece talvez seja esse o possível problema, mas já verificaste se tens algum problema nos tubos, com o depósito de água.. Existe N causas para isso! Não esperes é que ele aqueça até queimar a junta da colaça...
« Última modificação: 12 de Julho, 2013, 14:56:32 por Pepe_Lopes »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Temperatura - MK6
« Responder #6 em: 12 de Julho, 2013, 16:01:33 »
sim, já verifiquei, não há fugas/perda de água, já testei como possível a questão da junta. Neste momento penso que a possível avaria possa ser:

- termóstato nas couves (não abrindo e mantendo sempre a àgua 'parada' daí o aquecimento);

- ventoinha queimada;

Para verificar vou tirar o termóstato e ver como se comporta, se continua a aquecer ou não (neste tempo não faz diferença o termóstato estar lá, é mais necessário em tempo frio para aquecer mais rapidamente o motor);

Fazer um "chant" à ventoinha e ver se ela trabalha (tenho de ver como se faz isso que não sei).

Também poderia ser, eventualmente, a bomba de água nas couves, se por acaso se verificar, aproveito para trocar a distribuição, visto que o trabalho é o mesmo...  O0

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Temperatura - MK6
« Responder #7 em: 15 de Julho, 2013, 14:46:26 »
se nao tens noçao de eletricidade    é melhor pedires a alguem pra te fazer isso

porque mesmo sendo o termoestato que esta sempra fechado    atingido 100º   a ventuinha tem que disparar

um rele é um interruptor electrico  que faz passar a corrente quando recebe um impulsso da centralina  esse impulso vai pra uma bobine que por sua vez  fecha o circuito e passa corrente para a ventuinha 

mas depois existe varios reles com varios pinos temos que saber ver qual é de que 
tambem podes comprar um nao sao assim tao caros   


pelo que andei a ver  tens que ligar com um fio  posiçao 3 á 5   e das corrente ao ventilador



« Última modificação: 15 de Julho, 2013, 15:18:24 por Pedro-MK5 »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Temperatura - MK6
« Responder #8 em: 15 de Julho, 2013, 15:16:20 »
se nao tens noçao de eletricidade    é melhor pedires a alguem pra te fazer isso

porque mesmo sendo o termoestato que esta sempra fechado    atingido 100º   a ventuinha tem que disparar

um rele é um interruptor electrico  que faz passar a corrente quando recebe um impulsso da centralina  esse impulso vai pra uma bobine que por sua vez  fecha o circuito e passa corrente para a ventuinha 

mas depois existe varios reles com varios pinos temos que saber ver qual é de que 
tambem podes comprar um nao sao assim tao caros   

sim, é melhor não me por a inventar mesmo para não fazer asneira... ele agora nem tem aquecido, mas tem de ser tudo revisto porque alguma coisa deitou fumo e cheirou a queimado, portanto, algo foi e não fico descansado até descobrir o quê...  O0 O0 O0