Garagem do Clube

Autor Tópico: tubo de retorno radiador  (Lida 16117 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ysantos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 290
  • Feedback: +0/-0
tubo de retorno radiador
« em: 23 de Outubro, 2012, 13:02:55 »
boa de,
alguem sabe me dizer se o no tubo de retorno no deposito de expansao esta  sempre a correr agua?
é que nao meu nao esta e penso que esteja entupido.

cumps

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #1 em: 23 de Outubro, 2012, 13:34:35 »
mas o carro aquece ???

para veres se esta entupido     tiras o tubo da ligaçao ao vaso de expansao  e verificas se sai liq.  aceleras um pouco para a bomba dar mais pressao ao liq.
o liq. só começa a circular mais para o vaso com o aumento de temperatura    por isso se chama vaso de expansao  os liquidos (todos ) conforme vao aumentando a temperatura vao se expandindo

e se reparares o vaso esta no ponto mais alto do circuito

porque a funçao do liq. é circular pelo motor radiador e radiador da chaufagem

Offline ysantos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 290
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #2 em: 23 de Outubro, 2012, 15:13:02 »
pois o que eu noto é que ela nao circula...
ja meti compressor no tubo e saiu barro la de dentro, mas a saida que liga na frente do carro ( onde se encontra o termostado) essa ligaçao soprando corre bem, mas a outra pois aquilo faz um T para a parte de tras do motos, nao corre tao bem... e se tirar os tubos a agua sai do motor mas se meter o tubo nao corre..dai a minha duvida, saber se esta se encontra sempre a circular ou nao.

estou a falar do motor 1.8d ou td

cumps

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #3 em: 23 de Outubro, 2012, 17:55:30 »
a meu ver deves fazer uma limpeza as tubagens e ao radiador .........com uma mangueira.......
depois de tudo em posiçao
metes liquido novo    colocas a chaufagem no max  quente    e ligas o motor     no tubo do termoestato só começa a circular a partir de uma certa temperatura     tu notas quando o tubo começar a aquecer ...


Offline Rlabranca
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 177
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #4 em: 23 de Outubro, 2012, 18:50:57 »
esse tubinho pequeno nao server para correr agua mas sim quando se enche o carro com liquido de refrigiraçao nesse tubo sai o ar para o vaso ele server para purgar porque quando metes agua no vaso ele vai directamente para o radiador e esse tubo vem do radiador e sai o ar que esta la dentro por esse tubo para o vaso por isso e que ve se que saiem bolhinhas de ar desse tubo e nao agua

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #5 em: 23 de Outubro, 2012, 18:56:50 »
tens um tubo mais fino que vai ao radiador e tens outro fino que vai ao motor

sao ambos de recuo   quando existe pressao e com o aumento de temperatura.....

Offline ysantos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 290
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #6 em: 23 de Outubro, 2012, 19:21:09 »
a meu ver deves fazer uma limpeza as tubagens e ao radiador .........com uma mangueira.......
depois de tudo em posiçao
metes liquido novo    colocas a chaufagem no max  quente    e ligas o motor     no tubo do termoestato só começa a circular a partir de uma certa temperatura     tu notas quando o tubo começar a aquecer ...

bom entao vou resumir o que ja efectuei.

Limpeza do radiador - 35e tinha areia
substituiçao de sensor de temp / disparo de ventoinha
limpeza do deposito de expansao
substituiçao de termostato
adiçao de anti congelante

cumps


Offline ysantos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 290
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #7 em: 23 de Outubro, 2012, 19:22:55 »
esse tubinho pequeno nao server para correr agua mas sim quando se enche o carro com liquido de refrigiraçao nesse tubo sai o ar para o vaso ele server para purgar porque quando metes agua no vaso ele vai directamente para o radiador e esse tubo vem do radiador e sai o ar que esta la dentro por esse tubo para o vaso por isso e que ve se que saiem bolhinhas de ar desse tubo e nao agua

viva sim mas axistem 2 tubos..
1 que liga ao cimo do radiador, que é o qual indicas
e 1 que liga a cabeça do motor + a peça do termostato que é o que tenho duvidas
 
cumps
« Última modificação: 23 de Outubro, 2012, 19:33:39 por ysantos »

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #8 em: 23 de Outubro, 2012, 20:37:16 »
a meu ver deves fazer uma limpeza as tubagens e ao radiador .........com uma mangueira.......
depois de tudo em posiçao
metes liquido novo    colocas a chaufagem no max  quente    e ligas o motor     no tubo do termoestato só começa a circular a partir de uma certa temperatura     tu notas quando o tubo começar a aquecer ...

bom entao vou resumir o que ja efectuei.

Limpeza do radiador - 35e tinha areia
substituiçao de sensor de temp / disparo de ventoinha
limpeza do deposito de expansao
substituiçao de termostato
adiçao de anti congelante

cumps

correto.........................mas o teu carro aquece ?????

para veres fluxo a sair  desse tubo     ves quando o carro ja estiver quente   vais ao motor e aceleras com a mao e ves  como por ambos os tubos pequenos sai liq. a borbulhar   

Offline ysantos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 290
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #9 em: 23 de Outubro, 2012, 21:17:42 »
a meu ver deves fazer uma limpeza as tubagens e ao radiador .........com uma mangueira.......
depois de tudo em posiçao
metes liquido novo    colocas a chaufagem no max  quente    e ligas o motor     no tubo do termoestato só começa a circular a partir de uma certa temperatura     tu notas quando o tubo começar a aquecer ...

bom entao vou resumir o que ja efectuei.

Limpeza do radiador - 35e tinha areia
substituiçao de sensor de temp / disparo de ventoinha
limpeza do deposito de expansao
substituiçao de termostato
adiçao de anti congelante

cumps

correto.........................mas o teu carro aquece ?????

para veres fluxo a sair  desse tubo     ves quando o carro ja estiver quente   vais ao motor e aceleras com a mao e ves  como por ambos os tubos pequenos sai liq. a borbulhar

sim aquece. antes disparava a ventoinha no R agr esta a disparar no A na escala NORMAL

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #10 em: 24 de Outubro, 2012, 00:51:12 »
Qual o carro um MK4 Endura DE? com Turbo? O tubo do lado direito tem um pequeno limitador lá dentro, uma peça de plástico com apenas um buraco no meio. é desse que estás a falar?

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #11 em: 24 de Outubro, 2012, 01:36:49 »
se estão a falar do motores 1.8d/td a água corre sempre , no interior , junto ao t que fica virardo para traz junto a cabeção leva um redutor de passagem que se entope , se conseguires desentupir tubo bem , caso contrario são 27€ e tal na ford aqui , ele tem que estar livre para poder fazer a água circular , NÃO circules com ele assim vais dar cabo do motor .

Offline ysantos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 290
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #12 em: 24 de Outubro, 2012, 12:37:28 »
se estão a falar do motores 1.8d/td a água corre sempre , no interior , junto ao t que fica virardo para traz junto a cabeção leva um redutor de passagem que se entope , se conseguires desentupir tubo bem , caso contrario são 27€ e tal na ford aqui , ele tem que estar livre para poder fazer a água circular , NÃO circules com ele assim vais dar cabo do motor .

ok vou ver se consigo desentupir novamente com o compressor de ar, caso contrario tenho que comprar 1 novo entao
depois conto as novidds
cumps

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #13 em: 24 de Outubro, 2012, 13:52:52 »
retira o tubo fora , imaginas que tens em fila na parede o socrates , coelho,cavaco, soares enfim todos os nossos amados politicos , e o tubo será um chicote  ::) ::) ::), vai sair o esterco que estiver colado nas paredes, mesmo com os dedos vais apertando o tubo a ver onde é que está a o tal redutor , julgo que é no que vem da cabeça , mas não te garanto , será uma peça cilindrica com mais ou menos 8 mm de comprimento , depois de o identificares com uma verga tenta desentupir-lo.
 

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #14 em: 24 de Outubro, 2012, 14:18:26 »
retira o tubo fora , imaginas que tens em fila na parede o socrates , coelho,cavaco, soares enfim todos os nossos amados politicos , e o tubo será um chicote  ::) ::) ::), vai sair o esterco que estiver colado nas paredes, mesmo com os dedos vais apertando o tubo a ver onde é que está a o tal redutor , julgo que é no que vem da cabeça , mas não te garanto , será uma peça cilindrica com mais ou menos 8 mm de comprimento , depois de o identificares com uma verga tenta desentupir-lo.
é uma peça mesmo assim! Tirei uma de dentro de um tubo  >:D

Offline ysantos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 290
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #15 em: 24 de Outubro, 2012, 19:40:01 »
retira o tubo fora , imaginas que tens em fila na parede o socrates , coelho,cavaco, soares enfim todos os nossos amados politicos , e o tubo será um chicote  ::) ::) ::), vai sair o esterco que estiver colado nas paredes, mesmo com os dedos vais apertando o tubo a ver onde é que está a o tal redutor , julgo que é no que vem da cabeça , mas não te garanto , será uma peça cilindrica com mais ou menos 8 mm de comprimento , depois de o identificares com uma verga tenta desentupir-lo.
é uma peça mesmo assim! Tirei uma de dentro de um tubo  >:D

tiras-t? nao entendi...

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #16 em: 24 de Outubro, 2012, 20:12:40 »
retirar o tubo do carro , bater com ele umas 2 ou 3 vezes , soprar numa ponta e tem que sair o ar nas outras 2 pontas , caso não saia , tens de descobrir onde está o redutor e desentupir-lo com uma verga.

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #17 em: 24 de Outubro, 2012, 21:33:24 »
Naquele buraco duvido que passe alguma coisa!! Eu tirei um de dentro do tubo porque tinha dois e o primeiro estava mesmo entupido... depois cortei-o e tirei aquilo lá de dentro

Estava assim o antigo:
« Última modificação: 24 de Outubro, 2012, 21:36:16 por Papi »

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #18 em: 25 de Outubro, 2012, 01:13:31 »
podes cortar desentupir , mas depois montar-lo ele faz falta .

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #19 em: 25 de Outubro, 2012, 01:54:47 »
este já estava cortado num sítio por isso não servia para nada...

Offline ysantos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 290
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #20 em: 25 de Outubro, 2012, 13:02:46 »
podes cortar desentupir , mas depois montar-lo ele faz falta .

estas  a falar de 1 peças que se encontra dentro do tubo?
ja vi projectos em que simplesmente puseram um T em inox e os tubos a ligar normalmente sem essa peça que se encontra la dentro creio

cumps

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #21 em: 25 de Outubro, 2012, 13:23:33 »
podes cortar desentupir , mas depois montar-lo ele faz falta .

estas  a falar de 1 peças que se encontra dentro do tubo?
ja vi projectos em que simplesmente puseram um T em inox e os tubos a ligar normalmente sem essa peça que se encontra la dentro creio

cumps

sem a peça redutota de de fluido ........ela se la esta é para alguma coisa ......
provavelmente com a redutora obriga o liq. a circular por outro lado e menos pelo tubo que tem o redutor...

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: tubo de retorno radiador
« Responder #22 em: 25 de Outubro, 2012, 13:58:22 »
podes cortar desentupir , mas depois montar-lo ele faz falta .

estas  a falar de 1 peças que se encontra dentro do tubo?
ja vi projectos em que simplesmente puseram um T em inox e os tubos a ligar normalmente sem essa peça que se encontra la dentro creio

cumps

sem a peça redutota de de fluido ........ela se la esta é para alguma coisa ......
provavelmente com a redutora obriga o liq. a circular por outro lado e menos pelo tubo que tem o redutor...
nem mais , vais ter mais caudal no retorno e menos no radiador  e na sofagem e isso não interessa .