o carro tem 266k km
pah, eu como tenho ainda na lembrança os "duros" 1.8d que tanto o meu irmão e minha irmã mais velha tiveram (sim, nós os três irmãos, os primeiros carros, sempre fiestas, e sempre o motor 1.8
) ficaram-me na consciencia como sendo à prova de bala. Mas este 1.8 turbodiesel já é bem diferente daqueles (e secalhar, para pior)
e já agora, neste modelo o óleo "preferível" é mesmo o 5w-30. Em alternativa, o manual recomenda 10w-40, ou 5w-40.
e eu sei que hoje em dia as paneleirices com óleos em certos carros chegam a ser de levar só um óleo (como esses VW, 5w-30) ou ainda outros, que não tenho certeza se é qualquer coisa como 20w-60, ou 5w-50.
pah olha ainda bem que assim fico já precavido se quiser comprar um outro carro a seguir a este - vou ver que tipo de óleo leva. É que normalmente uma revisão a um motor que pode levar só mesmo aquele único óleo, e pagar alguns 200 ou 300euros só pra mudarem o óleo, bem, obrigado mas não quero.
o "problema" é que eu estou habituado a ser eu a mudar o óleo ao carro, e normalmente as promoções que há, são as do 5w-40 e 10w-40. Fora disso, 5w-30 por exemplo é já bem caro.