Em vez de te meteres em aventuras que podem acabar terrivelmente mal (tipo partir o motor :p) junta mazé uns trocos e compras o focus RS... Isso sim é um carro
e tu achas que me vou por a meter carga à bruta no carro? Nem pensar... o que for feito, é feito com confiança, o carro nunca vai ser para levar ao limite da mecânica, nem para por em causa a fiabilidade dessa forma! Soltinho sim, mas nada mais que isso... não é para ser como um C3 1.4hdi que anda por aí com alguns 160cv ou o que é... isso sim, é rebentar com o carro.
Esses motores são pequenos e costumam vir já bastante espremidos de fabrica para ter a potencia que tem...
Não sou muito adepto de mexer muito em motores pequenos, mas é só a minha opinião
espremidos de fábrica? Saem de origem com 68cv na Ford... e tens este mesmo motor a sair, em diversas marcas (toyota, mazda, peugeot, citroen e não sei se mais alguma), com 90cv de origem (e respectiva margem de segurança)...
segundo revistas especializadas, com os reforços adequados (IC, turbo, reforço de embraiagem e reforço de caixa - para quem der mais carga), este motor tem uma capacidade de aguentar sem começar a dar problemas até 150cv. O meu projecto não se vai sequer aproximar desse valor, portanto, se as coisas forem bem feitas, não tem porque correr mal... Não se pode é pensar em fazer bem e depressa e/ou barato. As coisas têm de ser feitas com cabeça.
E concordo contigo quanto a mexer em motores pequenos... eu só vou fazer estas alterações para dar um pouco mais de vivacidade ao carro, não para andar aí a picar nem em aventuras. E porque é um projecto interessante para mim por ser um pequeno motor.
Agora para mexer a sério nunca seria num carro a gasóleo sequer!!! Para "avacalhar" será um dia um carrinho a gasolina, de preferência 2.0 pelo menos