Boas,
Depende dos teus objectivos... a análise da rotação ideal pra troca de caixa é um pouco mais complexa q isso. Qd queres consumo, deves trocar na rotação mais baixa possível, levando em linha de conta que a mudança seguinte deverá "pegar" num regime no qual o motor consiga locomover o carro sem estar em esforço... basicamente, é uma questão de sensibilidade. Posso dizer-te em jeito de exemplo que no meu TD, o regime ideal de troca (em plano) pra andar na poupança anda em torno das 2000 ou 2100 rpms.
Quando queres andar depressa, o objectivo é trocar o mais "acima" possível, mas sem entrar na gama de regimes onde a quebra de potência seja já demasiado sensível. Se quisermos levar as coisas ao extremo do científico, deverás trocar de caixa no ponto onde a potência à roda na mudança em q vais (depois de consideradas as devidas desmultiplicações) é igual à potência à roda na mudança seguinte. Mas na prática, as diferenças entre uma situação e outra (plo menos no caso dos 1.25) não são sensíveis ao ponto de justificar tamanha esmifra... aliás, havia em tempos idos 2 Srs. aqui do fórum q comparavam frequentemente os seus 1.25 (em vias privadas, obviamente) e, após várias experiências, chegaram à conclusão q trocavam a regimes bastante diferentes e obtinham resultados muito similares. Mas nada como esperar pelos intervenientes pra saber melhor o q se passava... :wink:
1 abraço, fiquem bem.
Gonçalo D.