Garagem do Clube

Autor Tópico: 110.0 Nm @ 4000 rpm. Significa que...  (Lida 3348 vezes)

Offline AceleraDemais

• 50CV
  • *
  • Feedback: +0/-0
110.0 Nm @ 4000 rpm. Significa que...
« em: 16 de Agosto, 2004, 15:49:01 »
Esta é a rotação ideal para engrenar uma mudança mais alta?

Já não me lembro onde li/ouvi que o ideal é fazer a passagem de caixa na rotação a que o binário é máximo.
Isto é verdade? E tráz beneficios a nivel de consumos? É que parece-me ser uma rotação muito alta para fazer boa médias de consumo.

Cumprimentos

Offline Fredyx
  • 130CV
« Responder #1 em: 16 de Agosto, 2004, 16:27:52 »
Deves trocar de mudança de forma a "cair" na gama de rotação onde o Binario é max... e não no momento exacto onde o binario é max.

zudjan
  • Visitante
« Responder #2 em: 16 de Agosto, 2004, 18:31:44 »
ou seja se as 4000rpm tens o binario máximo, trocas de mudança as 5000rpm para que esta caia ate as 4000rpm???

É isso? :?:

Offline G_Buster

• 115CV
« Responder #3 em: 16 de Agosto, 2004, 19:05:12 »
Boas,

Depende dos teus objectivos... a análise da rotação ideal pra troca de caixa é um pouco mais complexa q isso. Qd queres consumo, deves trocar na rotação mais baixa possível, levando em linha de conta que a mudança seguinte deverá "pegar" num regime no qual o motor consiga locomover o carro sem estar em esforço... basicamente, é uma questão de sensibilidade. Posso dizer-te em jeito de exemplo que no meu TD, o regime ideal de troca (em plano) pra andar na poupança anda em torno das 2000 ou 2100 rpms.

Quando queres andar depressa, o objectivo é trocar o mais "acima" possível, mas sem entrar na gama de regimes onde a quebra de potência seja já demasiado sensível. Se quisermos levar as coisas ao extremo do científico, deverás trocar de caixa no ponto onde a potência à roda na mudança em q vais (depois de consideradas as devidas desmultiplicações) é igual à potência à roda na mudança seguinte. Mas na prática, as diferenças entre uma situação e outra (plo menos no caso dos 1.25) não são sensíveis ao ponto de justificar tamanha esmifra... aliás, havia em tempos idos 2 Srs. aqui do fórum q comparavam frequentemente os seus 1.25 (em vias privadas, obviamente) e, após várias experiências, chegaram à conclusão q trocavam a regimes bastante diferentes e obtinham resultados muito similares. Mas nada como esperar pelos intervenientes pra saber melhor o q se passava...  :wink:

1 abraço, fiquem bem.

Gonçalo D.