Garagem do Clube

Autor Tópico: Afinação das Valvulas  (Lida 22545 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline CrushFiestaTechno
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 100
  • Feedback: +0/-0
Afinação das Valvulas
« em: 09 de Julho, 2011, 13:17:44 »
Boas pessoal.

Alguém me sabe dizer, de uma fonte fidedigna :P, quais são as medidas do apalpa folgas para afinar as valvulas de admissão e as de escape de um fiesta mk4 de 99?

Fiquem bem  O0

Offline DBruno

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 211
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #1 em: 09 de Julho, 2011, 13:24:27 »
Supostamente a afinação de válvulas do 1.25 é hidraulica...
Mas já vi esta informação aqui no forum:
Válvula folga - admissão mm 0,17-0,23 frio
Válvula folga - escape mm 0,27-0,33 frio
« Última modificação: 09 de Julho, 2011, 13:27:33 por DBruno »

Offline CrushFiestaTechno
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 100
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #2 em: 09 de Julho, 2011, 13:27:34 »
Será? Dizem que nao  :-\ mas mesmo que sejam hdraulicas, as massas das tuches vao acabando

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #3 em: 09 de Julho, 2011, 18:02:18 »
Mais umas vez, volto a dizer como já disse milhentas vezes no forum que é impossível afinar as válvulas do 1.25 no mk4. São de afinação automática por isso são hidráulicas. Quando a massa das tuches acabar das duas uma: OU compras umas tuches novas em conjunto com as válvulas, ou então já não tens o carro.
Que óleo usas no carro? A bomba de óleo está boa?

Offline CrushFiestaTechno
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 100
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #4 em: 09 de Julho, 2011, 22:24:24 »
O oleo acho que é um 10w40 da castrol e a bomba de oleo nao tem indicios que tar marada

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #5 em: 09 de Julho, 2011, 22:38:22 »
Sim esse óleo é bastante bom. Nunca ponhas mais espesso que o 10w40. Outra coisa, que sintomas tem o carro? Ouves bater válvulas? É isso?

Offline CrushFiestaTechno
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 100
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #6 em: 09 de Julho, 2011, 22:42:02 »
Sim ao relanti oiço aquele som tipo " toc toc" que parece ser valvulas e as vezes ate ao acelarar

Offline kaos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 155
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #7 em: 10 de Julho, 2011, 11:00:25 »
O oleo acho que é um 10w40 da castrol e a bomba de oleo nao tem indicios que tar marada

acho esse óleo um bocado espesso...eu ando com 5W30...totalmente sintético...shell helix ultra...aliás agora preciso de mudar o óleo e respectivo filtro, bem como filtro de ar e de habitáculo...

e vou continuar a usar o mesmo ou outro semelhante...mas sempre sintético

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #8 em: 10 de Julho, 2011, 19:29:30 »
As touches do 1.25 (pelo menos em 1999) não são hidráulicas, e os valores do DBruno estão correctissimos

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #9 em: 10 de Julho, 2011, 21:56:25 »
As touches do 1.25 (pelo menos em 1999) não são hidráulicas, e os valores do DBruno estão correctissimos

Olha agora, como é que consegues afirmar isso? Se já abri a tampa das válvulas no meu fiesta de 96 e são hidráulicas. E mais, vão ao forum passionford, ou ao fiestaturbo, e procurem essa informação por lá.

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #10 em: 10 de Julho, 2011, 22:03:50 »
o fiesta 1.25  é de tuches hidráulicas tal como os mk3 1.4,1.6 e1.8.

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #11 em: 10 de Julho, 2011, 22:24:55 »
E tirado do forum Zetec.com:

passo a citar ->  «Early Zetec engines ( designed by Yamaha and originally called Zeta ), had duf cylinder-heads, with hydraulic tappets but no valve-guide sleeves, so valve-stems siezed and demanded special Motorcraft 5W30 oil ).
They were withdrawn from use for a while, and a single-cam upgraded Ford KA engine used until the revised ZETEC SE was ready. It is fitted with bucket-shims. These engines use connecting rods made by powder-metallurgy ( sintered powder ).
The engine blocks and bores are alloy, as are small VAG and Toyota engines.
The upgraded Ford KA engine is still in use in the KA developing a rough 69 bhp, and has a single chain-driven OHC, which is much noisier than the belt-driven twin-cam 16-V ZETEC SE SIGMA / DURATEC.»

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #12 em: 11 de Julho, 2011, 00:05:51 »
Passo a apresentar


Offline CrushFiestaTechno
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 100
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #13 em: 11 de Julho, 2011, 01:54:38 »
Obrigadão  O0

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #14 em: 11 de Julho, 2011, 11:50:54 »
Oh papi, então ilustra aí com imagens ou diagramas como é que se afina as válvulas do mk4, manualmente. É que aí só diz os valores das folgas. Não diz que são afináveis manualmente. Porque se fossem, parecia que tinhas um motor em que o trabalhar era como os 1.1 ou 1.3 do fiesta mk3. E sim é normal que tenhas esses valores, porque são os valores que trazem a saída de fabrica. Agora que consigas afinar, não consegues. E digo as vezes que for preciso. Até alguém postar aqui uma Pic a mostrar como se afinas as ditas cujas. Até já.
« Última modificação: 11 de Julho, 2011, 11:54:59 por profiesta »

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #15 em: 11 de Julho, 2011, 11:52:06 »
Ah e para não me esquecer, Crush, depois conta, como é que ficou. Se deste com alguma coisa...
« Última modificação: 11 de Julho, 2011, 11:55:32 por profiesta »

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #16 em: 11 de Julho, 2011, 13:33:53 »
Oh papi, então ilustra aí com imagens ou diagramas como é que se afina as válvulas do mk4, manualmente. É que aí só diz os valores das folgas. Não diz que são afináveis manualmente. Porque se fossem, parecia que tinhas um motor em que o trabalhar era como os 1.1 ou 1.3 do fiesta mk3. E sim é normal que tenhas esses valores, porque são os valores que trazem a saída de fabrica. Agora que consigas afinar, não consegues. E digo as vezes que for preciso. Até alguém postar aqui uma Pic a mostrar como se afinas as ditas cujas. Até já.

tem shims, espaçadores com várias medidas. como se faz esta no haynes

tens a img do catalogo



Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #17 em: 11 de Julho, 2011, 13:43:45 »
desconheço em absoluto esse sistema nos a gasolina , só mesmo nos diesel .

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #18 em: 11 de Julho, 2011, 13:57:00 »
sim é o mesmo

Offline Johnyfiesta
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 2964
  • Feedback: +0/-1
  • Ford Escort Mk4 do Calor
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #19 em: 11 de Julho, 2011, 16:33:29 »
Mais umas vez, volto a dizer como já disse milhentas vezes no forum que é impossível afinar as válvulas do 1.25 no mk4. São de afinação automática por isso são hidráulicas. Quando a massa das tuches acabar das duas uma: OU compras umas tuches novas em conjunto com as válvulas, ou então já não tens o carro.
Que óleo usas no carro? A bomba de óleo está boa?

Eu também já disse 20x aqui no forum que também há 1.25 com afinação mecânica. Tal como o meu  O0

Offline profiesta
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 739
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #20 em: 12 de Julho, 2011, 13:03:24 »
Oh papi, então ilustra aí com imagens ou diagramas como é que se afina as válvulas do mk4, manualmente. É que aí só diz os valores das folgas. Não diz que são afináveis manualmente. Porque se fossem, parecia que tinhas um motor em que o trabalhar era como os 1.1 ou 1.3 do fiesta mk3. E sim é normal que tenhas esses valores, porque são os valores que trazem a saída de fabrica. Agora que consigas afinar, não consegues. E digo as vezes que for preciso. Até alguém postar aqui uma Pic a mostrar como se afinas as ditas cujas. Até já.

tem shims, espaçadores com várias medidas. como se faz esta no haynes

tens a img do catalogo


É pah se for o que aí está. Muitos parabéns, já conseguiste provar o que nunca vi na net. Afinar válvulas num mk4. E neste caso tenho de te dar o braço a torcer.

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #21 em: 12 de Julho, 2011, 14:16:07 »
no haynes também explica como se faz... nunca lá fala em válvulas hidráulicas.

Offline Johnyfiesta
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 2964
  • Feedback: +0/-1
  • Ford Escort Mk4 do Calor
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #22 em: 12 de Julho, 2011, 18:41:41 »
O meu é o mk5.

Offline kaos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 155
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #23 em: 19 de Julho, 2011, 16:17:50 »
conclusão, o 1.25 afina válvulas ou não?

Offline CrushFiestaTechno
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 100
  • Feedback: +0/-0
Re: Afinação das Valvulas
« Responder #24 em: 19 de Julho, 2011, 16:58:44 »
conclusão, o 1.25 afina válvulas ou não?

Pelo que o pessoal disse aqui vi mais comentarios a dizer que sim do que os que dizem nao. Por isso yah parece que a afinação de valvula num 1.25 é manual