Garagem do Clube

Autor Tópico: Afinação  (Lida 9082 vezes)

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Offline eletricpenguin

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Afinação
« em: 19 de Outubro, 2004, 23:08:27 »
Olás

Vou relatar aqui a experiencia pela qual passei hoje.
Eu tenho um MK3 e já li umas vezes dizer aqui no forum e noutros sitios que as velas tem que estar em boas condições e, caso o carro tenha, o carburador tem que estar bem afinado.
Ora como o meu MK3 foi hoje á inspecção, eu levei-o antes á oficina, revisão, mudar o oleo, e tal, mas também: mandei trocar as velas (que já tavam uma beca "velhas") e como no ano passado no IPO acusaram CO a mais e meteram def. 1, eu mandei-os afinar o carburador, e ficou com um valor de CO bem abaixo do limite. Qual foi então a minha agradável surpresa quando me lançei na viagem da oficina até ao IPO! O carro até parecia outro: :o
Ganhou muito mais poder e rapidez de aceleração e o motor corre com mais suavidade e redondeza. Acreditem ou não, mas nunca desde que o comprei (faz um ano agora) o meu fiestinha tinha a potência que tem agora.  :twisted:
Se tivesse sabido que coisas tão simples tem um efeito tão notável, teria mandado fazer essas cenas mais cedo  :D

Abraços,
Elias

Gigabyte
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« Responder #1 em: 20 de Outubro, 2004, 07:35:40 »
Viva,

Tou a pensar ir fazer a mesma afinaçao ao meu mk3, qual foram os custos involvidos??


Tksss..

Offline eletricpenguin

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« Responder #2 em: 20 de Outubro, 2004, 20:44:37 »
Oi.

Sinceramente ainda não sei, vou saber amanhã quando lá for para pagar tudo, mas penso que deverão ser minimos, pois o gajo só fez o seguinte: ligou o carro á uma maquina computarizada de teste CO tipo como eles tem no IPO, e depois, com o motor a correr, puxou uma cena qualquer, tipo uma alavanca ou um fio ou sei lá o que foi, só sei que estava localizada - como é obvio - no carburador mesmo, e lá ficou um valor de CO bem mais baixo no écran da maquina, e o motor ficou mais silencioso em ralenti. (mas as rpm em ralenti só ficaram alteradas muito ligeiramente, aquilo é mesmo o ajuste da relação da mistura da gasolina e do ar, no carburador).
Eu depois amanhã ponho aqui o valor que isso me custou.

Offline Plastic

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« Responder #3 em: 21 de Outubro, 2004, 14:38:26 »
por isso é tão importante um carro de carburador estar tão bem afinadinho...tira-se um bom partido da maquina qd está tudo limpinho e em ordem....

OUVISTE CARLOS?  :shock:  :)

Abraço!

Anonymous
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« Responder #4 em: 21 de Outubro, 2004, 14:46:19 »
Citação de: "Plastic"


OUVISTE CARLOS?  :shock:  :)



ouvi mas nao percebi?!!!

tens razões de queixa? já sei que o teu carrinho acompanha o meu,mas nao é preciso bateres me :(  :(  :(  :(  :wink:

Abraço


p.s- este sabado vou afinar o carrinho todo para o dino no proximo sabado....
a proxima semana e para tirar o carvão :twisted:  :twisted:  :twisted:  :twisted:

Abraço

Offline eletricpenguin

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« Responder #5 em: 21 de Outubro, 2004, 22:29:20 »
Olás.

Tinha prometido que iria colocar aqui quanto paguei pela afinaçãozita...
ora hoje paguei a oficina, só que aquilo vinha tudo já +- junto, ou seja não dava para ver quanto era apenas a afinação... sorry... mas acho que realmente deve ser uma bagatela, pelo menos quando se pensa na importância e no efeito tão positivo que isso tem...

Gigabyte
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« Responder #6 em: 22 de Outubro, 2004, 07:32:12 »
Citação de: "electricpenguin"
Olás.

Tinha prometido que iria colocar aqui quanto paguei pela afinaçãozita...
ora hoje paguei a oficina, só que aquilo vinha tudo já +- junto, ou seja não dava para ver quanto era apenas a afinação... sorry... mas acho que realmente deve ser uma bagatela, pelo menos quando se pensa na importância e no efeito tão positivo que isso tem...



Ok,


Obrigadao n mesma pelas informaçoes :)


Alguem sabe de uma boa oficina aqui na margem sul para fazer a tal afinaçaozita ao carburador, uma q nao sejam mto careiros...

Tks...

Offline JoaoMorais
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« Responder #7 em: 27 de Outubro, 2004, 10:45:35 »
se qiseres em braga por 25 eur abrem limpam e afinam.... :)

Gigabyte
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« Responder #8 em: 27 de Outubro, 2004, 17:46:09 »
Citação de: "JoaoMorais"
se qiseres em braga por 25 eur abrem limpam e afinam.... :)



Um pouco longe para mim, obrigadao na mesma  :)  :)

fiesta '89
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Avanço da bobine!?!?!?!?!?
« Responder #9 em: 15 de Novembro, 2004, 16:35:06 »
Tenho um problema num fiesta de 89'...é o seguinte: a baixas rotações o carro anda bem, mas kd as elevo a cima das 3000 rpm ) o red line é só às 5700 rpm) o carro parece não libertar toda a sua potÊncia (são apenas 55 cavalos), mas apesar disso parece existir alguma coisa k não o deixe desenvolver...Ouvi dizer k podia ser o avanço da bobine...não faço a mínima ideia, alguém me poderia ajudar?
Será k conhecem alguma garagem na zona do Porto k esteja "adaptada" a ford e k seja de confiança?É k apesar deste problema, a mecânica do carro ta mm a precisar de ser TODA  :oops:  revista...

Offline eletricpenguin

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Afinação
« Responder #10 em: 15 de Novembro, 2004, 22:56:32 »
Olá.

Ora, antes de mais fica aqui uma nota: o Fiesta MK3 1.1 a gasolina (é este o que tu tens, não?) é geralmente conhecido não como sendo uma maquina veloz mas sim muito fiável. Não sei se sabias isso. Mas deixo aqui a pergunta: já comparaste as prestações do teu fiesta com fiestas iguais, mas em boas condições de ajuste e mecanica?
Só assim poderás ter a certeza que o teu carro está ou não a andar normal. Porque se uma pessoa nunca na vida conduziu um fiesta MK3 1.1, ficará logo a pensar que o carro não tem a potência que devia ter, ainda mais se a pessoa antes conduziu carros mais velozes ou então se o fiesta em questão já tiver uma boa idade e numero de kms (presumo que tb seja o teu caso), e como disseste estar "em baixa" em termos de mecanica e ajuste.
Pois o Fiesta MK3 1.1 é um carro que tem que estar bem ajustado e em condições de mecancia razoáveis, e também tem de ser conduzido de forma eficiente, para ter prestações razoáveis. Se um destes factores falhar, o carro tende a ter um desenvolvimento bastante fraco. Se no entanto todos estes factores forem cumpridos, este modelo do fiestinha até anda bastante bem (posso dizê-lo eu, por ter uma maquina assim - como já deves ter reparado - e tou contente com o carro, mas só desde que aprendi como se deve andar com o carro e desde que ele foi bem ajustado pelo mecanico...)
Agora, é possivel que estejas a par disso tudo e que se calhar já conheces este modelo do fiesta há muito mais tempo que eu :D :wink:
(tudo isso não se consegue saber a partir do teu post), e que realmente o teu carro está com mais fracas prestações do que o habitual.
Então neste caso sei que tens que verificar no minimo as seguintes coisas:

- Velas e cabos e conectores das velas (muito importante. O melhor é meter das de origem (Motorcraft, modelo exacto agora não sei), mas quaisquer velas universais que sejam de marca boa e apropriadas também servem).

- Carburador (ou seja, ajuste da mistura, e do CO. Normalmente - como descrito aqui no topic - isso pode ter efeitos muito positivo.  Mas ás vezes é também preciso fazer uma limpeza ao carburador.)

- Presumo que óleo, filtro de óleo, filtro de ar, e tal, esteja bom e tenha sido trocado recentemente (ou seja, dentro dos planos de revisão habituais) ? Se não, está na hora de o fazer :wink:

- Se todo o mais falhar :wink:, manda verificar o filtro de gasolina, e também se o pedal do acelerador e respectivo cabo estã correctamente ajustados (de modo á borboleta abrir mesmo toda ao carregares a fundo no acelerador). Isso normalmente é raro estar mal, mas nunca se sabe...

- Embraiagem. Esta é importante se não conseguires localizar a culpa do problema no motor, pois como certamente sabes se a embraiagem não estiver em bom estado qualquer carro fica com fracas prestações.
Faz este teste: com o carro parado, e com o travão de mão bem travado, mete 2ª e tenta arrancar normalmente, mas faz isso levantando devagarinho o pedal da embraiagem e carregando um pouco no acelerador, tudo devagarinho para poderes observar bem a reacção do carro: se o ponteiro das rotações subir cada vez mais, e o carro não se ir abaixo num certo ponto, então tens a embraiagem a patinar, portanto deve ser substituida. Se no entanto as rotações só subirem ligeiramente ou até ficarem iguais, para depois logo começarem a descer e o carro ir-se abaixo pouco depois, então está tudo ok com a embraiagem.

De momento não me lembro de mais nada, mas se o problema for mesmo um problem e persistir após teres verificado tudo o que acabei de descrever, então vamos ver se aqui o ppl se lembre de mais alguma coisa e também irei ver no service manual especifico deste modelo (tenho isso aqui, mas não me peças para to enviar, é grande demais. Vê antes é num topico chamado "manual??!" no mesmo forum, ai coloquei o link de onde saquei o manual).

Assim, boa sorte nisso, e depois diz qq coisa sobre como correram as coisas!

Abraço,
Elias

PS:
só mais uma coisa: isso da redline nos 5700 rpm vale é quando o carrinho está novo :wink: :twisted: Quero dizer com isso se o carro já tem uma boa data de kms e com a idade que tem, é melhor não levá-lo a essas rotações  muitas vezes... é que neste caso convém não passar das 4500/5000, por aí... (aliás mais de 5000 nem vale a pena, pois se não tou enganado, o motor tem a potencia maxima nas 4500). E o binario maximo, já agora, acho que ronda os 3000 e poucos.
E no que diz respeito áquilo que te disseram sobre o avanço da bobine ou sei lá o que, não faço a minima o que é, se calhar a pessoa que disse isso também não faz :twisted: :wink: de qualquer forma, acho muito mais provavel o problema ser algum dos pontos que referi acim do que ser algo tão exotico quanto o que te disseram, e do qual nunca sequer ouvi falar...
xii.. já escrevi foi mas é demais :D :D :D
Espero que pelo menos te seja útil :wink:

fiesta '89
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« Responder #11 em: 16 de Novembro, 2004, 16:33:06 »
Muitíssimo obrigado pelo relatório, até imprimi para depois mostrar ao meu pai o k fazer quando for ao mecânico  :D ....sim, digo mecanico pk o meu pai já se chatiou com os tipos da ford k não percebem ponta do k fazem e pricipalmente pk kd ia lá...vinha com mais coisas tortas do k puseram direito!! Olha, de facto, tudo o k disseste é novidade para mim, pois só tenho carta desd fevereiro e kem andava com o carro era a minha mãe...Axo k o carro ta em boas condições, não por ser fiável (como o dizes),mas pk a minha mão não fazia mais de 2 kilometros por dia e tinha uma condução bastante suave.
Pois o carro já deverá ter uns 250 mil kilometros, não sei bem...e é de 89....mas foi sempre a todas as revisões pelo menos até eu ter "pegado" no carro, e inspecções e guiado de forma coidadosa...E como nem a minha mãe ia a elevadas rotações, pensei k pudesse haver "detritos"....mas já tive a oportunidade de guiar a velocidades mais rápidas (160/170)km/h e notei um ligeira melhoria, mas continuei um bocado decepcionado pelo seu desenvolvimento....vou tentar arranjar um mapa das curvas de potencia e binario para depois compar com a sua performance.
Bom, de facto um pouco de "história"/características (como relataste), ajuda bastante mais a compreendermos o nosso carro e a tua explicação mecânica também me será muito útil!!! Obrigadíssimo e depois conto-vos com estará a "makina"  8)
Cumprimentos.

fiesta '89
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« Responder #12 em: 16 de Novembro, 2004, 16:41:05 »
PS - "tem de ser conduzido de forma eficiente, para ter prestações razoáveis. Se um destes factores falhar, o carro tende a ter um desenvolvimento bastante fraco. Se no entanto todos estes factores forem cumpridos, este modelo do fiestinha até anda bastante bem (posso dizê-lo eu, por ter uma maquina assim - como já deves ter reparado - e tou contente com o carro, mas só desde que aprendi como se deve andar com o carro e desde que ele foi bem ajustado pelo mecanico...) "

Conduzido de forma eficiente?? Assim como? Nada de "acrobacias":peões, curvas apertadas, arrankes a fundo ou nada do tipo "condução de avozinha"?  :)  :D

Offline eletricpenguin

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« Responder #13 em: 16 de Novembro, 2004, 23:17:10 »
Olá.

Ainda bem que achaste o meu post útil :D :)

Dizes que achas que o carro tem 250 mil km?? Isso é que seria cá uma pequena maravilha, lol
É que se fosse um carro a gasóleo até seria normal, mas no caso dum motor a gasolina é que seria mesmo obra conseguir com que ele andasse essa kilometragem... poucos vão para além dos 200000... e uns quantos motores já desistem muito antes :roll:
Acho que se calhar leste mal o conta-kms... é que aquilo só tem 5 digitos, ou seja, se lá diz por exemplo: 25000, quer dizer ou 25000 ou então 125000...

Agora, se a tua mão só fazia 2 kms por dia, então é possivel que o carro esteja um pouco "preguiçoso" :wink: Mas isso passa-lhe após algum tempo se andares com mais frequencia e mais kms com ele, e puxando também por ele, dentro do normal, claro :D
(claro que a prioridade será veres primeiro se a nivel da mecanica sobretudo nos pontos que eu referi está tudo em ordem)
No meu carro também foi assim, tipo o dono anterior já era velhote e andava muito pouco com ele, por isso quando o comprei tb tava uma beca preguiçoso, mas foi melhorando depois.

Quando eu disse que o carro tem de ser conduzido de forma eficiente, refiro me obviamente que não ao "estilo avozinha". Quero dizer com isso:
o condutor deve utilizar de forma eficiente a caixa de velocidades e o acelerador. Ou seja, tens que andar nas rotações em que o carro tenha potencia, por exemplo não é boa ideia tentar subir um monte em 5ª quando apenas vais a 2000 rotações por exemplo... E quando queres ultrapassar muitas vezes tens que reduzir, e depois puxar por ele até umas rotações +- altas para só depois fazer passagem de caixa, para cair no melhor binário com a mudança seguinte.  O mesmo vale quando vais a arrancar ou a acelerar num monte. Tens que fazer a passagem de caixa no momento certo. Ou então a questão do balanço: quando se vê aproximar um monte, carregar mais no acelerador, ainda antes de chegar ao monte, a dose exacta e o ponto exacto é que uma pessoa tem que encontrar com a prática... mas se só acelerares quando já chegaste ao monte não consegues subir bem sem esforçar o carro, a não ser que reduzes para outra mudança... Presumo que praticamente toda a gente sabe essas coisas (exceptuando as tais avózinhas :lol: :P :D) mas, o que talvez nem sempre nos lembramos é que em carros menos potentes como é o caso do nosso fiestinha mk3 1.1 é muito mais importante conduzir desta maneira, eu até diria essencial, do que em carros com mais cavalos... eu tb tive que aprender isso pois andava antes com o jipe dos meus pais que tem bastante potencia como é obvio...
Claro que isso de puxar mais pelo carro faz com que ele consoma (ligeiramente) mais combustivel, por isso uma pessoa não só tem que descobrir quando precisa levar o carro para mais altas rotações, mas também quando não é preciso, de modo a andar de forma económica... p.ex: para quê andar numa recta completamente plana a 80km/h em 4ª, ou seja a +-2800 rpm ?  Aí mais vale meter 5ª e anda-se mais economico... mas quando depois chega um monte... mete-se 4ª outra vez... etc. Portanto estes carros não são nada para quem é preguiçoso com as mudanças :D :D :wink: :twist:

Lembrei me agora de mais uma coisa que convém verificares no teu carro: o consumo. O 1.1 consome normalmente +- 6,5 litros em andamento misto, 7,5 em cidade e 5,5 a 6 em AE.
Se ele consumir muito mais, então também é indicio de que está qualquer coisa mal ou então mal ajustado.
Ah, e convém verificares com alguma frequencia o nivel do óleo... é que o motor do 1.1 tem tendencia para começar a consumir algum óleo a partir dos 90000 kms... nivel no maximo e óleo não muito fino ajudam bastante.

Abraço,
Elias

PS: quanto ás acrobacias, isso é com cada um claro, mas acho que o fiesta é bastante robusto no que diz respeito a essas coisas... mas tens que ter em conta é a idade já relativamente avançada do teu carro... na minha opinião também não convém muito andar a 170 com este carro tendo já esta idade :roll: nem tão pouco fazer demasiados arranques a fundo (por falar nisso: o tempo que o mk3 1.1 faz dos 0 aos 100 acho que anda entre os 16 e os 18 segundos. Mas isso é quando está +- novo... :wink:)

Offline mk3

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« Responder #14 em: 17 de Novembro, 2004, 09:21:23 »
ora exactamente  :D

mt bom post electric :D

os valores batem todos certinhos kom o meu mk3...eu n percebo sempre tive este carro e sempre soube komo ele era mas á uns tempos pra cá fikei kom a impressao k ele anda a fazer menos tempo dos 0-100 e a gastar mt mais... mas vendo os teus valores afinal não :p

o k acontece é k kd eu komprei o bote, á +/- 3 anos ele só tinha 100.000km e fazia-me os tais 16s 0-100... mas nem radio tinha, pesava msm os menos de 900kg anunciados no livrete... e gastava-me 6l aos 100

mas, agora tem 175.000km e faz-me 18s 0-100, e gasta-me 6.5l.... mas tudo é logico, pk agora tem radio tem sub, amp, cabos, colunas gigantes atras, montes d cd´s, ferramentas(pró ke der e vier), tinha pneu 155, agora 165, panela final... ou seja, tudo isto n ajuda ás prestações do frakinho HCS...

enfim esta semana ele fez-me 11L aos 100km... LOL razao mais do ke logica, fui ver a pressão dos pneus, os 4 estavam super vazios LOL

outra coisa k já reparei... ele era d gasolina super... mas agora n há... devia meter 98 mas meto 95 pk é mais barata, ele trabalha bem... mas axo k gasta menos kom gasolina 98... e a gasolina 100oct da BP é um show!! a panela fica kom um bafão desgraçãdo  :)

Offline CarpoPT

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« Responder #15 em: 17 de Novembro, 2004, 11:26:39 »
O meu com 100Oct fica mais silencioso..  :shock:

Offline mk3

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« Responder #16 em: 17 de Novembro, 2004, 14:38:25 »
lol foi? eu axo k não.. pelo menos tenho escape directo e o som k fazia era mt metalico, kom a 100oct ficou um pouco mais grosso e menos metalico daí a impressao d fazer mais barulho  :D

fiesta '89
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« Responder #17 em: 18 de Novembro, 2004, 17:55:58 »
ola
Electricpenguim, tu disseste k esses consumos eram os aceitáveis????????????????  :?  :?  :?  :shock:
Não fazes ideia do k o meu consome!!!!! Parece um SLK200!!! Eu explico: com um depósito xeio (+-40litros) é provável k consiga fazer um mês. Mais, numa semana faço cerca de 100 kilometros...feitas as contas gasto quase 10 litros!!!  :x E...uma boa parte do trajecto é na VCI (coisa como IC19 e segunda-circular, etc)e como dizes mt vezes em 5ª a cerca de 2000 rpm. Ou seja, ele deveria fazer consumos na ordem do 7 litros (nao digo pouco menos pk já tem mt kilometros - tem mm 250 mil, não sei exactamente pk eskeço-m smp de ver, mas para a próxima digo).Afinal tinha razão para desconfiar k o carro nao andava bem afinado....até pk ao xegar a casa gosto de puxar um bocadinho por ele (não muitas vezes) e kd chego à garagem, sinto bem o cheiro a gasolina....e também já tive a oportunidade de ver pelo efeito da luz dum carro k seguia atrás de mim (à noite)k de facto consome algo de óleo...
Revisão urgente!!!LOL :D

fiesta '89
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« Responder #18 em: 18 de Novembro, 2004, 18:11:04 »
ola
mk3, uma vez tive k mudar todo o sistema de escape...é k....bem, uma vez passei por uma passagem de nível e ia rápido....não vi...e mando um salto k kd tocou no chão....txarammmm, um sistema de escape novo (até me doeu, eu k sempre tratei bem o carrinho...)....e então tive a oportunidade de guiar à volta dum quarteirão (kd estava na oficina)sem escape, bem....o 1.1 parecia a real mákina!! :D
´Quanto à gasolina 100 octanas, realmente sinto k o carro akece mais rapidamente e tem efectivamente um melhor desenvolvimento....
Ouvi dizer k se pusermos num depósito cheio kk coisa como um litro de gasolina para carros telecomandados não fará mal à mecanica e andará como um foguete?? Realmente não tenho kk opinião...Alguém já experimentou ou sabe se faz mal?
Cumprimentos.

Offline JoaoMorais
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« Responder #19 em: 18 de Novembro, 2004, 18:20:45 »
Viva!!! quanto custa e onde se pode arranjar  dessa gasolina de carros telecomandados?

Offline eletricpenguin

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« Responder #20 em: 19 de Novembro, 2004, 00:05:52 »
Olás.

250000km autenticos??! :shock:
Ganda cena! Quem diria... até parece mentira, lolol :D
mas acredito. Mostra novamente como o fiesta é um carro bem robusto... pois um carro a gasolina fazer essa kilometragem de respeito é obra... :wink:
Pois, tens que fazer mesmo uma revisão ao carro... pois 10 litros... é muito, muito mesmo.
Normalmente com um depósito cheio (exactamente 42 litros) dás para fazer cerca de 600 kms, o que dá á volta dos valores que eu disse.

Cheiro á gasolina, isso não é muito anormal, isso há com alguma frequencia em carros uma beca mais velhos. Desde que não se notar muito, não é nada de grave.
E também não te preocupes com o facto de estar a queimar algum óleo, pois como já disse, é normal para este motor, ainda mais com a kilometragem que o teu tem, e não há soluçao viavel, pois é por causa de desgaste no motor (seria bué caro a reparação, muito para além do valor do carro todo). :roll:

Quanto áquilo que ouviste da gasolina para carros telecomandados, é capaz de ser uma grande treta... pessoalmente não acredito nada que possa ter algum efeito notável. Um efeito minimo, isso talvez. Mas é bem possivel que faça mal ao carro se for utilizado com frequencia. Não sei. Mas acho que convém ter muito cuidado com isso... Além disso aquela coisa deve ser bem cara e dificil de obter, não?

Abraços.

fiesta '89
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« Responder #21 em: 19 de Novembro, 2004, 15:04:55 »
Boa tarde
Afinal não tem 250 mil kilometros como realmente pensava k tinha... :(  Tem sim é 207 mil.... (esqueço-m smp de ver o falor exacto :x  mas é mais cem menos cem....)
Não insteressa, há de chegar lá....  :D
Quanto à gasolina de carros telecomandados arranja-se em qualquer loja de carros telecomandados  :)  e penso k deverá custa uns 5/7 euros, mas o garafão de 5 litros é mais barato...(proporcionalmente,claro!)
cumprimentos