Olá.
Ora, antes de mais fica aqui uma nota: o Fiesta MK3 1.1 a gasolina (é este o que tu tens, não?) é geralmente conhecido não como sendo uma maquina veloz mas sim muito fiável. Não sei se sabias isso. Mas deixo aqui a pergunta: já comparaste as prestações do teu fiesta com fiestas iguais, mas em boas condições de ajuste e mecanica?
Só assim poderás ter a certeza que o teu carro está ou não a andar normal. Porque se uma pessoa nunca na vida conduziu um fiesta MK3 1.1, ficará logo a pensar que o carro não tem a potência que devia ter, ainda mais se a pessoa antes conduziu carros mais velozes ou então se o fiesta em questão já tiver uma boa idade e numero de kms (presumo que tb seja o teu caso), e como disseste estar "em baixa" em termos de mecanica e ajuste.
Pois o Fiesta MK3 1.1 é um carro que tem que estar bem ajustado e em condições de mecancia razoáveis, e também tem de ser conduzido de forma eficiente, para ter prestações razoáveis. Se um destes factores falhar, o carro tende a ter um desenvolvimento bastante fraco. Se no entanto todos estes factores forem cumpridos, este modelo do fiestinha até anda bastante bem (posso dizê-lo eu, por ter uma maquina assim - como já deves ter reparado - e tou contente com o carro, mas só desde que aprendi como se deve andar com o carro e desde que ele foi bem ajustado pelo mecanico...)
Agora, é possivel que estejas a par disso tudo e que se calhar já conheces este modelo do fiesta há muito mais tempo que eu

:wink:
(tudo isso não se consegue saber a partir do teu post), e que realmente o teu carro está com mais fracas prestações do que o habitual.
Então neste caso sei que tens que verificar no minimo as seguintes coisas:
- Velas e cabos e conectores das velas (muito importante. O melhor é meter das de origem (Motorcraft, modelo exacto agora não sei), mas quaisquer velas universais que sejam de marca boa e apropriadas também servem).
- Carburador (ou seja, ajuste da mistura, e do CO. Normalmente - como descrito aqui no topic - isso pode ter efeitos muito positivo. Mas ás vezes é também preciso fazer uma limpeza ao carburador.)
- Presumo que óleo, filtro de óleo, filtro de ar, e tal, esteja bom e tenha sido trocado recentemente (ou seja, dentro dos planos de revisão habituais) ? Se não, está na hora de o fazer :wink:
- Se todo o mais falhar :wink:, manda verificar o filtro de gasolina, e também se o pedal do acelerador e respectivo cabo estã correctamente ajustados (de modo á borboleta abrir mesmo toda ao carregares a fundo no acelerador). Isso normalmente é raro estar mal, mas nunca se sabe...
- Embraiagem. Esta é importante se não conseguires localizar a culpa do problema no motor, pois como certamente sabes se a embraiagem não estiver em bom estado qualquer carro fica com fracas prestações.
Faz este teste: com o carro parado, e com o travão de mão bem travado, mete 2ª e tenta arrancar normalmente, mas faz isso levantando devagarinho o pedal da embraiagem e carregando um pouco no acelerador, tudo devagarinho para poderes observar bem a reacção do carro: se o ponteiro das rotações subir cada vez mais, e o carro não se ir abaixo num certo ponto, então tens a embraiagem a patinar, portanto deve ser substituida. Se no entanto as rotações só subirem ligeiramente ou até ficarem iguais, para depois logo começarem a descer e o carro ir-se abaixo pouco depois, então está tudo ok com a embraiagem.
De momento não me lembro de mais nada, mas se o problema for mesmo um problem e persistir após teres verificado tudo o que acabei de descrever, então vamos ver se aqui o ppl se lembre de mais alguma coisa e também irei ver no service manual especifico deste modelo (tenho isso aqui, mas não me peças para to enviar, é grande demais. Vê antes é num topico chamado "manual??!" no mesmo forum, ai coloquei o link de onde saquei o manual).
Assim, boa sorte nisso, e depois diz qq coisa sobre como correram as coisas!
Abraço,
Elias
PS:
só mais uma coisa: isso da redline nos 5700 rpm vale é quando o carrinho está novo :wink: :twisted: Quero dizer com isso se o carro já tem uma boa data de kms e com a idade que tem, é melhor não levá-lo a essas rotações muitas vezes... é que neste caso convém não passar das 4500/5000, por aí... (aliás mais de 5000 nem vale a pena, pois se não tou enganado, o motor tem a potencia maxima nas 4500). E o binario maximo, já agora, acho que ronda os 3000 e poucos.
E no que diz respeito áquilo que te disseram sobre o avanço da bobine ou sei lá o que, não faço a minima o que é, se calhar a pessoa que disse isso também não faz :twisted: :wink: de qualquer forma, acho muito mais provavel o problema ser algum dos pontos que referi acim do que ser algo tão exotico quanto o que te disseram, e do qual nunca sequer ouvi falar...
xii.. já escrevi foi mas é demais
Espero que pelo menos te seja útil :wink: