Fiesta Club Portugal

Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Gasolina => Tópico iniciado por: rbpaulo em 15 de Outubro, 2013, 18:30:09

Título: Ajuda: aviso de "pressao oleo motor. pare em seguranca"
Enviado por: rbpaulo em 15 de Outubro, 2013, 18:30:09
Ora boas tardes, rapaziada.
Alguem que me possa tirar umas duvidas. COmo alguns de voces devem saber, encontro-me no UK, e o meu Fiesta mk7 encontrava-se ca comigo. Como entretanto em Agosto fui a Portugal, e se aproveitou para vender o carro da minha Maria, o Fiesta depois das ferias voltou para a Madeira, sendo a cara-metade que anda agora com ele.
Acontece que ja por duas vezes (a segunda foi hoje), ao estacionar (da primeira vez aconteceu o mesmo), o carro apitou e apareceu o seguinte aviso no ecra do radio: "pressao oleo motor.pare em seguranca". Da primeira vez ela foi a uma oficina, viram os niveis, estava tudo normal. Desta segunda vez, apenas desligou o carro, foi 'a vida dela, e depois na viagem de volta, mais nada aconteceu.

Segundo ela, o carro responde normalmente. Por razoes pessoais, fui 'a Madeira na semana passada, andei com o carro todo o fim de semana, e respondeu normalmente, com a mesma forca de sempre.

Alguem podera ter alguma ideia sobre este aviso e o que podera' ser? Ja sei que alguns aconselharao ir 'a Ford, mas isso esta' fora de questao. Aproveitam ser a minha esposa estar la' para querer meter no carro este mundo e o outro e pagar uma pipa de massa.

Apenas peco algumas opinioes (se souberem) e eventuais relatos *se eventualmente isto ja aconteceu a alguem) de maneira a que eu me possa orientar e ajudar (ainda que 'a distancia) a minha esposa o melhor que puder.

Um abraco...
Ricardo Paulo

Obrigado pela atencao
Título: Re: Ajuda: aviso de "pressao oleo motor. pare em seguranca"
Enviado por: SandStorm em 15 de Outubro, 2013, 18:40:08
carro parado em planos muito inclinados?
pode ser a bomba de óleo a passar-se, não sei se a tampa de óleo mal apertada ou vareta mal posta influencia na pressão, mas...
Título: Re: Ajuda: aviso de "pressao oleo motor. pare em seguranca"
Enviado por: rbpaulo em 15 de Outubro, 2013, 19:00:10
Ola, Sandstorm.

Noup, carro em terreno plano, so avisa ao estacionar.

De qualquer forma, ja descobri num site ingles a explicacao. E' o sensor de pressao do oleo que fica "maluco" e da' esse aviso. Vou deixar aqui o link onde vi uma situacao igual, se me for permitido (apenas no intuito de ajudar outras pessoas). Se nao for permitido, retirem-nno, por favor. O link e' do site fordownersclub e e' o seguinte: http://www.fordownersclub.com/forums/topic/34023-engine-oil-pressure-low-stop-message/ (http://www.fordownersclub.com/forums/topic/34023-engine-oil-pressure-low-stop-message/).
Ja disse 'a esposa para ela andar assim. Se acontecer esporadicamente, depois quando for 'a Madeira (se nao houver azar nenhum), mando troca'-lo. Aqui em Uk, esse sensor custa, segundo a explicacao no link acima referido, £8. Se se pedir para trocar, fala-se em £20-£30.

Para ja ela vai andar assim. Depois logo se ve.

Um abraco e aobrigado pela atencao.
Título: Re: Ajuda: aviso de "pressao oleo motor. pare em seguranca"
Enviado por: Nitroglicerina em 15 de Outubro, 2013, 23:53:53
A mim acontece-me isso sempre que mudo o óleo ao bixo O0.
Título: Re: Ajuda: aviso de "pressao oleo motor. pare em seguranca"
Enviado por: fiestaboss em 15 de Outubro, 2013, 23:59:40
nivel de óleo baixo ou óleo estragado , pode ainda estar dentro de validade mas o carro está a te pedir para mudares .

que óleo costumas usar? sabes se ele está dentro da validade? pelo sim pelo não antes mudares o óleo e filtro para evitar desaires .
Título: Re: Ajuda: aviso de "pressao oleo motor. pare em seguranca"
Enviado por: rbpaulo em 16 de Outubro, 2013, 19:20:41
Boas.

O óleo está em condições e ao nível máximo. Foi mudado 2 dias antes de meter no porta-contentores para a Madeira. A embalagem era de 2013 e estava selada. O óleo é o Castrol Edge Sport 0W40. Uso este óleo desde os 40 kkm (e foi o óleo com que ele andou aqui em Inglaterra), sem problema algum. Neste momento, o óleo no carro tem 2 kkm. A única coisa que eventualmente possa estar fora do meu controlo, é o filtro de óleo que foi colocado e ficou ao critério da oficina. Mas seguindo a lógica, se fosse o filtroque estivesse a dar falta de pressão, já teria dado sinal mais vezes (penso eu de que...)... O painel de instrumentos nao dá sinal nenhum, apenas o sinal no ecrã de rádio. Daí que continuo convencido que é o raio do sensor, conforme as indicações que vi pela net (e cujo link vos deixei em post anterior).

Hoje a Maria andou sem problema nenhum, como normalmente... mas se ao Nitroglicerina acontece isso quando muda o óleo... é tantas é feitio  >:D ... apenas estranho ser ao fim de 2 kkm de ter mudado o óleo.... olha, siga a marinha e em Março logo vejo.

Um abraço e obrigado pela ajuda e atenção....

Ricardo Paulo
Título: Re: Ajuda: aviso de "pressao oleo motor. pare em seguranca"
Enviado por: koiratu em 19 de Junho, 2014, 19:54:15
bomba de óleo talvez?
Título: Re: Ajuda: aviso de "pressao oleo motor. pare em seguranca"
Enviado por: koiratu em 19 de Junho, 2014, 20:16:50
bomba de óleo talvez?

Dizem que é problema de software e que o carro não tem nenhum "real" problema, apenas um aviso que aparece e não devia aparecer. Apenas aparece por 1 segundo ao ligar o carro, e apenas quando fico mais de 1 dia sem pegar no carro, ou se deixar o carro ir a baixo. Aparentemente a Ford terá que criar um software para o meu carro e para mais alguns que tem este problema. Começo a ficar com vontade de me desfazer do carro...é só um aviso mas chateia... Bomba de óleo não me parece porque não tenho outros sintomas

Está em garantia o carro? Se sim, chateia-os até resolverem o problema... se não, isso de dizerem que é erro de software só não me diz nada... se há um problema resolvam-no
Título: Re: Ajuda: aviso de "pressao oleo motor. pare em seguranca"
Enviado por: koiratu em 19 de Junho, 2014, 23:51:04
O carro tem 6 meses, tenho 4 anos e meio de garantia. Ja levei a Ford o carro duas vezes e não resolveram. Disseram que enviaram a reclamação para os serviços centrais da Ford e que vao aguardar indicações, ou seja, tenho de esperar...enfim...

é insistir, já se sabe como é, fogem quanto puderem com desculpas!