Boas pessoal, estou com um problema no meu mk4 e precisava da vossa ajuda.
Passo a explicar: tenho um fiesta 1.25 mk4 de 98 com cerca de 107k kms, e de a uns tempos para cá acho que anda com a temperatura elevada. Os sintomas são os seguintes:
- O ponteiro da temperatura em trajectos citadinos, com algum pára-arranca, oscila entre as letras M e A da palavra NORMAL. Quando atinge a letra A, a ventoinha dispara voltando o ponteiro para a letra M e repetindo-se o processo.
- Mesmo em auto-estrada, o ponteiro anda quase sempre na letra M, isto tudo com condução normal (meter mudanças às 2500rpm).
- No fim de semana passado, pela manhã com o carro frio decidi mudar a água do radiador. Para isso, com o carro desligado, abri o vaso de expansão e tirei os tubos que ligam ao radiador. Deixei a água escorrer toda (acho que era 100% água que lá estava), voltei a ligar os tubos ao radiador, e deitei liquido refrigerador da REDEX até ao nível máximo (levou quase 5 litros).
- Para purgar o sistema, deixei o vaso de expansão aberto e coloquei o carro a trabalhar ao relantim até que a ventoinha disparasse, no entanto, ao fim de 20 min e com a temperatura na letra M, o liquido no vaso de expansão começou a borbulhar e a saltar fora do vaso. Fechei o vaso nesse momento, e sempre a controlar a temperatura, lá consegui que a ventoinha disparasse (disparou na letra A, voltando o ponteiro para a letra M).
- O problema agora é que o carro quente com a temperatura na letra M, não posso abrir o vaso de expansão porque o líquido começa a borbulhar e salta para fora. Será que tem ar no circuito? O carro nunca ultrapassou a letra A da palavra NORMAL, e o nível de água tem se mantido constante desde que não abra o vaso quando o carro está quente.
O que acham que se passa com o carro?
Desculpem o testamento.