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Autor Tópico: ajuda...motor 1.0 100cv  (Lida 3917 vezes)

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Offline Nuno War

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ajuda...motor 1.0 100cv
« em: 28 de Janeiro, 2018, 17:05:28 »
Boa tarde, peço desculpa se de alguma forma estou a clonar um tópico já existente.
Adquiri recentemente um Fiesta ST com o motor 1.0 de 100cv com caixa de 6 velocidades e noto o motor de certa forma algo "fraco" ou asmático, só funciona bem acima das 2000 rpm e em 6 velocidade nao posso encontrar nenhuma inclinação ou morre muito...
O meu carro anterior era um ecosport com o 1.0 e 125 cv com caixa de 5 e as 1.500 em 5 velocidade tinha força para tudo dai o meu espanto sendo este mais aerodinâmico a diferença de comportamento.
Já alguem aumentou a potencia a este motor mantendo a fiabilidade?
se sim onde e que valores obtidos?

boas curvas e obrigado 

Offline SandStorm

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #1 em: 28 de Janeiro, 2018, 17:26:04 »
Problema 1: a potência quando é disponibilizada
Problema 2: a sexta é longa, para estrada aberta a uma velocidade elevada.

O meu fiesta 1.25 em 5ª às 2000 deve ir para aí a uns 70.
A que velocidade vai o teu em 6ª às 2000?
O turbo nem teve tempo de encher.
Começa a trocar pelas 2500, vais ver que até consegues baixar os consumos ;)

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Offline Nuno War

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #2 em: 28 de Janeiro, 2018, 18:19:37 »
Estou achar estanho pois o binário do de 100cv e de 125cv é o mesmo, 170nm...
Em 6 velocidade as 2500 rpm vou a 120 klh.

Offline SandStorm

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #3 em: 28 de Janeiro, 2018, 19:38:41 »
É uma relação muito longa. O único objectivo dela é baixar as rotações quando se viaja em ae a velocidades altas, para baixar o ruído e consumo. Não é mudança para puxar.

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Offline Nuno War

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #4 em: 28 de Janeiro, 2018, 19:42:34 »
SIm, concordo mas nas restantes nao sinto o motor com alma, "cheio"...nao parece ter os 100cv

Offline Carlos Gonçalves

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #5 em: 28 de Janeiro, 2018, 20:21:23 »
O meu as 2000/2500 vai aos 120/130 se calcar mais um bocado já sobe as 3k

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Offline Nuno War

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #6 em: 28 de Janeiro, 2018, 20:57:28 »
o meu as 3000 vai a 140 kmh....mas o que me levou a iniciar este tema é que nao sinto os 170 nm constantes entre as 1500 e as 4000 como diz a marca

Offline tddif2000
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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #7 em: 28 de Janeiro, 2018, 21:00:34 »
Vens do mesmo motor com mais potência e mais pressão de turbo, notas a diferença por aí, parece mais morto porque tem menos pressão de turbo e o escalonamento da caixa também é diferente. Fiesta ST-line, a falta do linense faz toda a diferença quando dizes Fiesta st.

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Offline Nuno War

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #8 em: 28 de Janeiro, 2018, 21:54:03 »
ups...peço desculpa nem me lembrei desse detalhe muito importante, sim ST-line, mas fiquei de certa forma desiludido pois o binário segundo a marca é o mesmo, esperava algo semelhante...
alguém aqui no forum ja reprogramou este motor para algo do género 200 nm e 130cv? 

Offline Carlos Gonçalves

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #9 em: 28 de Janeiro, 2018, 23:15:21 »
Eu pessoalmente tb sinto essa situação dos nm. Venho de um vetra de 97 lol mas mesmo assim noto que se não meteres uma abaixo (5 para 4 por exemplo), ele demora mais a encher o peito

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Offline gandabada

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #10 em: 28 de Janeiro, 2018, 23:51:45 »
Não sei como é a caixa no ecosport, mas no fiesta mk7.5 125 a 5ª a 120 km/h também vai às 2500rpm. De certo modo corresponde a uma 6ª velocidade.
Tenho ideia também que há diferenças de binário, podendo alguns dos 125cv de gerações anteriores poder chegar aos 200nm em Overboost. Entretanto há limitações por causa das emissões.

De qualquer modo, o facto de ser 1.0 acaba por se notar sempre a pouca cilindrada, mesmo se seja uma falsa sensação.
Por exemplo, tenho andado às vezes com um 2.0 atmosférico 130cv num SUV e mesmo andado menos, nota-se que aguenta melhor uma 2ª ou 3ª a baixa rotação.

Offline gandabada

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #11 em: 29 de Janeiro, 2018, 00:02:46 »
http://www.automobile-catalog.com/auta_cmp2.php

Aparentemente o ecosport 125 e o fiesta mk8 100cv andam +/- o mesmo, mas tens de comparar a 5ª velocidade de ambos, e nunca a 5ª de um com a 6ª do outro!

Offline Nuno War

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #12 em: 01 de Fevereiro, 2018, 16:16:00 »
sim, verdade mas o que noto mais nem é a velocidade (hoje em 4 cheguei aos 180) mas sim o facto de em 5 as 1500 num ecosport tinha força e fazia quase tudo, no fiesta abaixo das 2000 o motor reclama, nao gosta quer fazer rotação e nao circular em baixas

Offline SandStorm

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #13 em: 02 de Fevereiro, 2018, 00:18:33 »
Puxar por um carro em 5ª às 1500 rpm é só para estragar, forçar e ter um consumo disparado. Não faz sentido nenhum calcar a 5ª a essa rotação para o carro "andar"
Fiz esse teste no meu Puma, 5ª a 1500.
Mas ele tem uma caixa mais curta que os MK7 e afins, não se mexeu muito mal. Mas para ter uma recuperação como deve ter, teria de meter a 3ª
Ia a cerca de 50kmh

Essa rotação só se usa nas 3 primeiras marchas, mais que isso é overkill

Fizesses isso num carro de caixa automática, ele faria imediatamente um 'kick down'

Em 5ª a 120 o meu fiesta 1.25 MK6 vai a 3500
O Orion mk2 1.4 vai um pouco abaixo disso, uns 3200 +/- (e queixo-me que a caixa dele é longa)
O Puma vct vai a 3600 +/-
Um opel corsa C 1.2 já vai a tocar nas 4000. (esse a 90 vai às 3000)
« Última modificação: 02 de Fevereiro, 2018, 00:24:18 por SandStorm »

Offline gandabada

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #14 em: 02 de Fevereiro, 2018, 01:47:59 »
Puxar por um carro em 5ª às 1500 rpm é só para estragar, forçar e ter um consumo disparado. Não faz sentido nenhum calcar a 5ª a essa rotação para o carro "andar"
Fiz esse teste no meu Puma, 5ª a 1500.
Mas ele tem uma caixa mais curta que os MK7 e afins, não se mexeu muito mal. Mas para ter uma recuperação como deve ter, teria de meter a 3ª
Ia a cerca de 50kmh

Essa rotação só se usa nas 3 primeiras marchas, mais que isso é overkill

Fizesses isso num carro de caixa automática, ele faria imediatamente um 'kick down'

Em 5ª a 120 o meu fiesta 1.25 MK6 vai a 3500
O Orion mk2 1.4 vai um pouco abaixo disso, uns 3200 +/- (e queixo-me que a caixa dele é longa)
O Puma vct vai a 3600 +/-
Um opel corsa C 1.2 já vai a tocar nas 4000. (esse a 90 vai às 3000)

Tudo dito!
Os carros hoje em dia têm cada vez as caixas mais curtas, se calhar mais por uma questão de conforto do que economia, pois abaixo das 2500 vai-se silencioso, acima já nem por isso.
No caso do meu, em 5ª a 120km/h vai salvo erro às 2500rpm, e a 140 vai às 3.000. Por norma não utilizo 5ª abaixo de 80, e nunca para puxar para desenvolver. Além de demorar muitissimo mais a desenvolver, nota-se vibração.
Ainda hoje dei uma esticadela numa subida de ae até aos 170 e não passei de 4ª.

A parte má destas caixas longas é que castra mais a performance, no entanto torna a caixa muito mais utilizável.
Por exemplo em 3ª, dá para utilizar praticamente desde os 40/50 até aos 150.

Offline tddif2000
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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #15 em: 02 de Fevereiro, 2018, 08:01:45 »
Medo...

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Offline Carlos Gonçalves

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #16 em: 02 de Fevereiro, 2018, 11:45:42 »
Quando deres conta ainda ficas com o motor agarrado ao chão

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Offline SandStorm

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #17 em: 02 de Fevereiro, 2018, 21:15:34 »
Puxar por um carro em 5ª às 1500 rpm é só para estragar, forçar e ter um consumo disparado. Não faz sentido nenhum calcar a 5ª a essa rotação para o carro "andar"
Fiz esse teste no meu Puma, 5ª a 1500.
Mas ele tem uma caixa mais curta que os MK7 e afins, não se mexeu muito mal. Mas para ter uma recuperação como deve ter, teria de meter a 3ª
Ia a cerca de 50kmh

Essa rotação só se usa nas 3 primeiras marchas, mais que isso é overkill

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O Orion mk2 1.4 vai um pouco abaixo disso, uns 3200 +/- (e queixo-me que a caixa dele é longa)
O Puma vct vai a 3600 +/-
Um opel corsa C 1.2 já vai a tocar nas 4000. (esse a 90 vai às 3000)

Tudo dito!
Os carros hoje em dia têm cada vez as caixas mais curtas, se calhar mais por uma questão de conforto do que economia, pois abaixo das 2500 vai-se silencioso, acima já nem por isso.
No caso do meu, em 5ª a 120km/h vai salvo erro às 2500rpm, e a 140 vai às 3.000. Por norma não utilizo 5ª abaixo de 80, e nunca para puxar para desenvolver. Além de demorar muitissimo mais a desenvolver, nota-se vibração.
Ainda hoje dei uma esticadela numa subida de ae até aos 170 e não passei de 4ª.

A parte má destas caixas longas é que castra mais a performance, no entanto torna a caixa muito mais utilizável.
Por exemplo em 3ª, dá para utilizar praticamente desde os 40/50 até aos 150.
Em viagem do Algarve a Abrantes, dei uma puxada com o Orion em 3ª e viu os 160 nessa marcha

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Offline Nuno War

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Re: ajuda...motor 1.0 100cv
« Responder #18 em: 16 de Fevereiro, 2018, 18:31:14 »
A caixa é longa sim...digo eu mas por outro lado consigo fazer medias de 5.5l em via rápida ....não se pode ter tudo
« Última modificação: 16 de Fevereiro, 2018, 18:33:22 por Nuno War »