Puxar por um carro em 5ª às 1500 rpm é só para estragar, forçar e ter um consumo disparado. Não faz sentido nenhum calcar a 5ª a essa rotação para o carro "andar"
Fiz esse teste no meu Puma, 5ª a 1500.
Mas ele tem uma caixa mais curta que os MK7 e afins, não se mexeu muito mal. Mas para ter uma recuperação como deve ter, teria de meter a 3ª
Ia a cerca de 50kmh
Essa rotação só se usa nas 3 primeiras marchas, mais que isso é overkill
Fizesses isso num carro de caixa automática, ele faria imediatamente um 'kick down'
Em 5ª a 120 o meu fiesta 1.25 MK6 vai a 3500
O Orion mk2 1.4 vai um pouco abaixo disso, uns 3200 +/- (e queixo-me que a caixa dele é longa)
O Puma vct vai a 3600 +/-
Um opel corsa C 1.2 já vai a tocar nas 4000. (esse a 90 vai às 3000)
Tudo dito!
Os carros hoje em dia têm cada vez as caixas mais curtas, se calhar mais por uma questão de conforto do que economia, pois abaixo das 2500 vai-se silencioso, acima já nem por isso.
No caso do meu, em 5ª a 120km/h vai salvo erro às 2500rpm, e a 140 vai às 3.000. Por norma não utilizo 5ª abaixo de 80, e nunca para puxar para desenvolver. Além de demorar muitissimo mais a desenvolver, nota-se vibração.
Ainda hoje dei uma esticadela numa subida de ae até aos 170 e não passei de 4ª.
A parte má destas caixas longas é que castra mais a performance, no entanto torna a caixa muito mais utilizável.
Por exemplo em 3ª, dá para utilizar praticamente desde os 40/50 até aos 150.