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Autor Tópico: [Ajuda] Oleo para mk3  (Lida 10226 vezes)

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Offline s4n7os
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[Ajuda] Oleo para mk3
« em: 05 de Junho, 2010, 00:26:04 »
Boas malta, gostaria de saber que oleo recomendam para o meu fiesta de 92 a gasolina...

Tenho usado oleo mineral castrol 15-50W e mudei para um da marca US 15-40W que é dos mais baratos do supermercado Modelo...

O meu carro bebe um pouco de oleo por isso nunca pus um oleo muito bom mas gostaria de saber o que vocês recomendam...

Abraços!

Offline tiago blanquet
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #1 em: 05 de Junho, 2010, 02:46:47 »
Se consome oleo é melhor manteres a graduação 15W. Se estas a usar mineral convem encurtar as mudas para os 7K. Podes tambem tentar o 20W da mobil, era o que usava na minha moto antiga. É um oleo para motores simples.

Offline s4n7os
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #2 em: 06 de Junho, 2010, 12:43:38 »
É normal estes carros consumirem um pouco de óleo?

Offline J.P
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #3 em: 06 de Junho, 2010, 14:41:04 »
O óleo recomendado para os mk3 é o 10w40 ou o 15w40 (caso esteja mesmo a gastar muito óleo) semi sintético. A mudança de óleo deve ser feita de 20 000km em 20 000km +/-

Os mk3 têm motores resistentes mas mesmo assim aconselho-te  a usares um bom óleo semi-sintético (no mínimo). Tens aí no mercado muitas marcas com bons preços  O0

Offline SandStorm

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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #4 em: 07 de Junho, 2010, 01:18:28 »
óleos minerais, mudo a cada 5000kms, e uso o 15w40 no orion.

Offline freitas27
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #5 em: 07 de Junho, 2010, 10:26:34 »
óleos minerais, mudo a cada 5000kms, e uso o 15w40 no orion.

X2..  ;)

15W40 no fiesta 1.1 , mudo a cada 5000Km .

Offline kaos
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #6 em: 07 de Junho, 2010, 14:17:11 »
É normal estes carros consumirem um pouco de óleo?

é normal é, eu também tive um de 92 e bebia um bocado...o 15W40 mineral da castrol é bom...eu meti o magnatec ou lá como se chama da castrol que é semi sintético e o óleo desaparecia num istante...

Offline Zefiesta
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #7 em: 07 de Junho, 2010, 14:31:07 »
Se o motor tiver em boas condiçoes,utilizem o 10w40..conselho: ou shell ou ford!relaçao qualidade preço e do melhor ;) Mudas se ele aguentar de 10 em 10000 no max!

15w40 ai ja existem varias escolhas,no entanto o ford e mais uma vez o shell  tem excelente preço,..kms-5000 ;)

Castrol por acaso em gama baixa nao gosto nem por nada :-X

Offline s4n7os
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #8 em: 07 de Junho, 2010, 17:28:00 »
O problema de mudar aos 10.000 km's é que o oleo não aguenta como vai gastando tenho de ir acrescentando e quando chegar a altura de mudar já levou para ai mais 2 ou 3 litros dos que se pos primeiro...

Mais uma pergunta malta como afino o relantim do motor? no manual diz que é as 750 rpm mas o meu está quase as 1000rpm e quando paro no transito ele as vezes começa a soluçar e se não acelero vai a baixo... E depois para o carro pegar custa :S

Offline JoaoMorais
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #9 em: 07 de Junho, 2010, 17:30:15 »
mete o 15W40, se fores À marca compras barato por cerca de 20 euros.

Offline Zefiesta
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #10 em: 07 de Junho, 2010, 19:16:24 »
O problema de mudar aos 10.000 km's é que o oleo não aguenta como vai gastando tenho de ir acrescentando e quando chegar a altura de mudar já levou para ai mais 2 ou 3 litros dos que se pos primeiro...

Mais uma pergunta malta como afino o relantim do motor? no manual diz que é as 750 rpm mas o meu está quase as 1000rpm e quando paro no transito ele as vezes começa a soluçar e se não acelero vai a baixo... E depois para o carro pegar custa :S

Entao em relaçao ao oleo,ja que isso mesmo com 15w40 bebe isso,n diminuas a graduação,senao estas desgraçado :( Mas aconselho-te a tirares esse oleo dai para fora!Um 15w40 porreiro e barato e com esses oleos se isso ja bebe,alem de dar cabo do motor ainda mais,acaba por beber mais ;)

Eu pessoalmente n sei mt bem no a gasolina como é,mas presumo perto do carburador tenha la o afinador!Cm n tenho aqui o manual haynes agora,n te consigo confirmar,mas ja vem ai alguem que tenha te diga cm e!Se fosse diesel dizia-te ja ;) Mas olha que o relantim e a volta das 900rpm..n te preocupes a por as 750 ;) Isso do carro ir abaixo a valvula relantim entao ta a dar as ultimas a partida :(

Offline Trapalhadas

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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #11 em: 07 de Junho, 2010, 22:22:36 »
Epa agora que falaram nisso....o meu está com o mesmo sintoma. Por vezes nos semáforos ou ao pegar la se engasga e depois vai abaixo, embora muitas vezes com boas doses de acelerador se resolva. Quando vai abaixo, nem sempre pega bem....  :-\

Em relação ao oleo, como o meu bebe, uso sempre castrol mineral 15w40  O0

Offline SandStorm

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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #12 em: 08 de Junho, 2010, 01:37:07 »
Quando estes motores foram feitos, eram óleos minerais, por isso, ainda os mantenho. :P
Também queria por um sintético 10w40 no booty, mas ponho-me a pensar, se após estes anos todos n será melhor eu manter o 15w40 mineral, ainda que não o beba.
E mudo mesmo a cada 5000, se bem que aguentaria mais.

Offline Zefiesta
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #13 em: 08 de Junho, 2010, 10:16:57 »
Quando estes motores foram feitos, eram óleos minerais, por isso, ainda os mantenho. :P
Também queria por um sintético 10w40 no booty, mas ponho-me a pensar, se após estes anos todos n será melhor eu manter o 15w40 mineral, ainda que não o beba.
E mudo mesmo a cada 5000, se bem que aguentaria mais.

Sand e tas tu mt bem assim!Oh pa se lhe meteres por exemplo o xr+ da ford,10w40 que e mineral mas mt bom pos motores ainda por cima mais antigos ;)

Offline s4n7os
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #14 em: 08 de Junho, 2010, 13:21:14 »
Epa agora que falaram nisso....o meu está com o mesmo sintoma. Por vezes nos semáforos ou ao pegar la se engasga e depois vai abaixo, embora muitas vezes com boas doses de acelerador se resolva. Quando vai abaixo, nem sempre pega bem....  :-\

Em relação ao oleo, como o meu bebe, uso sempre castrol mineral 15w40  O0

O meu quando vai a baixo custa mesmo muito a pegar, a ultima vez foi num cruzamento e só depois de insistir 3 vezes lá pegou...

É um pouco frustante isto porque sempre que apanho transito e o relantim começa a variar, baixa e aumenta penso logo que vai a baixo...

Help plz

Offline ruitome

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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #15 em: 08 de Junho, 2010, 20:35:48 »
mete o 15W40, se fores À marca compras barato por cerca de 20 euros.


Eu quando tinha o MK3 mudava o óleo por 10€ de 5 em 5k km's. vez sim vez não eram 15, por causa do filtro. O gajo comprava jarricans de 20 litros do óleo da Ford e ficava a 3€ cada litro. Como aquilo levava pouquinho, eram 10€ apenas.

Consumo de óleo?! O meu consumiu um bocado na primeira muda, mas o carro foi comprado nos usados da Citrolatas e eles devem ter posto óleo de fritar. Não valia nada. Também ajudou a desaparecer os apertos que lhe dei, para ele perder os calos dos 80 e dos 110. Quando mudei para o da Ford, o carro pareceu logo outro. Mais solto, mais silencioso (o meu nem era daqueles que costurava muito) e o consumo praticamente desapareceu. Baixava uma coisa insignificante.

Nessa altura estava a tirar o curso em Tomar e muitas vezes vinha pela estrada de Ferreira do Zezere e para quem conhece, sabe bem as picadas e as curvas que aquilo tem. Chegava a casa sem stress nenhum. Era optimo para aliviar o stress, mas o desgaste dos pneus e a rotação eram sempre mais altos.

Offline fiestaboss
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #16 em: 09 de Junho, 2010, 00:59:47 »
o mk3 não está feito para sintético ou mesmo os semi, óleo mineral é o melhor , faz tal como o sand ou o rui que é o melhor remédio para o consumo e mesmo que tenhas que o atestar não te esqueças que o filtro de óleo não é vitalício muda-se de 10 em 10 mil.

Offline s4n7os
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #17 em: 09 de Junho, 2010, 01:22:24 »
Epa agora que falaram nisso....o meu está com o mesmo sintoma. Por vezes nos semáforos ou ao pegar la se engasga e depois vai abaixo, embora muitas vezes com boas doses de acelerador se resolva. Quando vai abaixo, nem sempre pega bem....  :-\

Em relação ao oleo, como o meu bebe, uso sempre castrol mineral 15w40  O0

O meu quando vai a baixo custa mesmo muito a pegar, a ultima vez foi num cruzamento e só depois de insistir 3 vezes lá pegou...

É um pouco frustante isto porque sempre que apanho transito e o relantim começa a variar, baixa e aumenta penso logo que vai a baixo...

Help plz

E este problema? :(

Offline SandStorm

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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #18 em: 09 de Junho, 2010, 01:28:36 »
O teu é a carburador?
Pode ir abaixo e ficar afogado.
se sim, é normal que custe a pegar e para o por a trabalhar, é embraiagem a fundo, acelerador a fundo e dar à chave.

Offline ruitome

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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #19 em: 09 de Junho, 2010, 09:41:02 »
Mas olha que o meu ex-MK3 era o 1.1 HCS (carburador) e nem no inverno lhe tocava no acelerador. Dava à chave e depois aguentava com o acelerador enquanto fechava o ar. Assim que começava a andar e ele começava a aquecer, começava a abri-lo e passado 1 km ou 1.5 km's já tava com ele todo aberto. Apartir daí já não lhe mechia mais. E mesmo que fosse a baixo não precisava de acelerador nem de fechar o ar.

Não terás o filtro de ar todo cheio de lixo? Isso cheira-me a falta de ar ou de gota.
Se for ar, deve ser o filtro, se for gota, pode ser o buraquinho que manda gota para o carburador quando o carro está ao relanti que esteja meio obstruido. Limpa isso. Já aconteceu a um Uno de uma ex-colega do meu ex-ex-trabalho.

Offline s4n7os
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #20 em: 09 de Junho, 2010, 10:05:41 »
Do filtro de ar não é, quanto a isso da gota vou ter de dar uma limpadela, vou aplicar um filtro de gasolina e depois aproveito para limpar bem o tubo

Offline SandStorm

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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #21 em: 09 de Junho, 2010, 10:09:14 »
Rui, com nabice minha pois aos anos que não conduzia um carro a carburador, fui a colocar o orion a trabalhar com o motor quente, puxndo o choke. (esteve parado uns 5 minutos) e não pegava.
Tive de fazer como no manual (embraiagem e acelerador a fundo, dando à chave) para o desafogar. :P
Em dias de muito calor, mesmo com motor frio, ponho acelerador a meio e dou á chave.

Já agora, quando tens o capot aberto e o carro a trabalhar, sentes um "FFFFFFSSSSSSSSSSSSSSSSSSST" no carro?
Se sim, foi um tubo que se soltou. mete os dedos debaixo da frigideira, e onde tos chupar (os dedos, claro) colocas o tubo.

Tal como poderá ser outra coisa, até um cabo que n está muito bom, ou o distribuidor ou rotor do mesmo com falhas na passagem de corrente...

Offline s4n7os
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #22 em: 09 de Junho, 2010, 13:09:36 »
Sandstorm está tudo normal, tubo bem apertado, com o capo aberto e o carro ao relantim para ai 10 em 10 ou entao 20 em 20 seguntos o relantim esta normal e depois a uma altura que parece que solução (por dentro no conta rotações baixa) e depois volta a subir e recupera, na maior parte das vezes anda nisto e tass bem outras dá esse soluço e outro e depois não me adianta fazer nada que ele só para quando vai completamente a baixo...

Não uso o choke para ligar o carro porque isso está estragado, mal puxo a alavanca o carro morre logo não sei porquê por isso sempre que pego no carro ponho a trabalhar sem choke e deixo-o aquecer um pouco sozinho a dar umas pequenas acelaradelas e depois quando já está quente ai sim arranjo se arranjar com ele logo a frio soluça por todos os lados...

Offline Trapalhadas

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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #23 em: 09 de Junho, 2010, 16:01:30 »
O meu tem exactamente os mesmos sintomas mas é a injecção, 1.1i  :idiot2:

Ou seja, electronica esta boa (liguei a maquina), velas tao optimas, injector também etc etc. Uma vez custou tanto a trabalhar que tive de verter um pouco de gasolina para dentro do carburador e pegou a primeira. Ou seja...será filtro de gasolina?  :(

Offline orion rs
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Re:[Ajuda] Oleo para mk3
« Responder #24 em: 09 de Junho, 2010, 16:05:16 »
O meu tem exactamente os mesmos sintomas mas é a injecção, 1.1i  :idiot2:

Ou seja, electronica esta boa (liguei a maquina), velas tao optimas, injector também etc etc. Uma vez custou tanto a trabalhar que tive de verter um pouco de gasolina para dentro do carburador e pegou a primeira. Ou seja...será filtro de gasolina?  :(

Ve isso dos filtros de gasolina e tubagens , ve tambem os tubos de vacuo e ve a ficha do sensor de massa de ar  :cool: