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Autor Tópico: Alteraçoes Colector escape  (Lida 8436 vezes)

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Pedro Ferreira
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Alteraçoes Colector escape
« em: 02 de Março, 2004, 19:46:14 »
Oi pessoal...

Se calhar já nao se lembram de mim... Já nao venho cá faz algum tempo...
Pois é mas agora k estou aki... Já dei uma vista de olhos nos topicos e parace-me k há poi ai gente k sabes umas coisas de automoveis...
Assim, aproveito para dizer que o meu fiestinha que está nos carros membros já está todo diferente...
Começei nas jantes... Agora tenho as SpeedLine iguais às do Saxo de ralis, com pneus 195/45/15 6.5", cor antracite, comportamento em curva irrepreensivel.
A travagem melhorou porque agora tenho discos Tarox com a medida de origem, mas agora de 40 ranhuras, oleo Ferodo Racing DOT 5.1 e tubos em malha de aço, com pastilhas Tarox, trava muito melhor.
Passei a ter colectores em 4, 2, 1, sem catalizador, a linha de escape até ao fim em inox, bem como o colector, dispara muito melhor, isto sempre com VPower.
Agora, a minha pergunta, para quem me puder ajudar é a seguinte, a centralina dos fiestas MK4 é alteravel? Posso alterar os valores de fabrica, e onde?
É assim, o carro dá "rateres" quando levado ao corte, parece detonaçao e deita labaredas pelo escape, já me disseram que podia ser excesso de gasolina, a mistura muito rica, acham?
O carro alem de ter admissao directa e escape a respirar muito melhor, so ficou assim depois de mudar o colector, e em 4 nao está a passar dos 160Km, antes dava cerca de 170Km

Desculpem o testamento, aguardo por opinioes...

Offline ILL3GAL

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Alteraçoes Colector escape
« Responder #1 em: 02 de Março, 2004, 20:27:58 »
Pela experiencia que tenho noutro carro a gasolina que nao o fiesta...quando da rateres e perde ponta...é pk tem o escape demasiado livre e/ou a admissao não apanha ar suficientemente frio...De qq das maneiras, é natural que a admissao por si só faça perder velocidade de ponta visto que este pode n ter gasolina suf para fazer a mistura correcta... De qq das formas, penso que os rateres n veem da excesso de gasolina mas sim do escape demasiado livre. Os colectores com uma linha de escape com panela central e/ou catalizador cortam os rateres...
É natural que o carro fique mais rapido mas certamente estas a perder binario e vel de ponta por n teres uma panela central ou catalizador...muitas vezes as pessoas iludem-se com os escapes directos e os ganhos em relação á linha completa com cat/panela central, sao inferiores...Tirar o cat resulta quando metes uma panela final mas com colectores de competição deves mandar fazer uma panela central ou meter um catalizador de competição ;)

Offline jrrcc
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #2 em: 02 de Março, 2004, 23:01:37 »
Pedro Ferreira, primeiro que tudo sejas bem re-vindo! :wink:  :)

Em segundo, o teu carro não deve estar normal...
O meu e o do Fred estavam a fazer 180 e 190 de ponta, com, pneus 195/45/15 e 195/50/15, tinhamos linha de escape SS e panela especifica SS e Remus, velas NGK, admissão directa e acho que é tudo...

Não estarás com falta de compressão de escape?!?!?! :roll:

Qual é o diametro da tua linha?
Qual é o diametro total do teu donw pipe?
Qual é a marca dos teus colectores? PumaSpeed?

Offline G_Buster

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Re: Alteraçoes Colector escape
« Responder #3 em: 03 de Março, 2004, 00:03:54 »
Boas,

Citação de: "Pedro Ferreira"
...em 4 nao está a passar dos 160Km, antes dava cerca de 170Km


Colectores mal desenhados pró teu motor, falta de backpressure no escape... estas são as 2 hipóteses q me parecem mais óbvias.

Mas diz-me uma coisa, o teu carro em 4ª a 160 vai a fazer qtas RPMs? É q puxar até ao corte normalmente não é a forma mais eficaz de andar depressa prá frente. Mas isto é só um aparte...

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

pedro cunha
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #4 em: 03 de Março, 2004, 08:39:30 »
Experimenta afinar o motor e meter um extrangulador, ou seja uma panela central que faz nada mais nada menos que aumentar um pouco a compressão de que precisas!!!  :wink:

Provavelmente até nem pode ser da panela mas sim da tubagem de escape ser um pouco maior em diâmetro que a original... penso que devias ter comprado uma linha de escape completa especifica para o carro!!!  :?

Verifica se tens as velas a queimar bem, etc...

Pedro Ferreira
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #5 em: 03 de Março, 2004, 09:52:02 »
Ola pessoal...

Pois é, tudo boas ideias...

O carro em 4 faz 6.000rpm e daí para a frente parece um arrastão...
O escape foi feito na empresa de um amigo que trabalha mesmo muito em escapes, e montou no fiesta do irmão (MK5) um exactamente igual e funcionou bem, só não dá rateres...
É verdade k agora não tenho catalizador, mas tenho a panela final, e os rateres só acontecem ao corte... de resto funciona bem... puxa muito melhor, sobe de rotação rápido, etc, etc...
Mas obrigado na mesma, vou fazer mais uns testes e depois volto a falar...
Obrigado....

Offline jrrcc
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #6 em: 03 de Março, 2004, 10:36:24 »
Citação de: "jrrcc"
Pedro Ferreira, primeiro que tudo sejas bem re-vindo! :wink:  :)

Em segundo, o teu carro não deve estar normal...
O meu e o do Fred estavam a fazer 180 e 190 de ponta, com, pneus 195/45/15 e 195/50/15, tinhamos linha de escape SS e panela especifica SS e Remus, velas NGK, admissão directa e acho que é tudo...

Não estarás com falta de compressão de escape?!?!?! :roll:

Qual é o diametro da tua linha?
Qual é o diametro total do teu donw pipe?
Qual é a marca dos teus colectores? PumaSpeed?


OOPSS... cometi um grande erro... :oops:  :oops:  :P

Quando disse que os nossos carros estavam a fazer 180 e 190, não tinha visto que o teru está a dar 160 e 4... poix isso já não te posso ajudar, vito que não controlo a que velocidade é que vou em 4, só controlo as rpms.

Sorry... :roll:

Offline Fredyx
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #7 em: 03 de Março, 2004, 12:08:33 »
Como o joão disse o meu tinha:
- Linha SS (tubo central sem panela e panela final)
- Filtro de caixa KN
- Velas NGK
- FAHER (oleo anti fricção)

Fazia +/- 7000 sem cortar e em 4ª fazia 160 às 6400RPM
Em 5ª 200 às 6100RPM.

Offline ILL3GAL

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Alteraçoes Colector escape
« Responder #8 em: 03 de Março, 2004, 12:29:30 »
É como eu ja disse...quanto mais livre a linha de escape mais arranque e menos velocidade de ponta...so perdes em n teres uma panela central! Quanto aos rateres em corte...é perfeitamente natural...corta gasolina tem q dar rateres c uma linha de escape quase directa :P

Anonymous
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #9 em: 03 de Março, 2004, 14:46:30 »
cuidado com isso!!! pois graças a linha de escape parti um piston no motor!!! tens de ter atenção a isso pois é daquelas cenas que ninguem liga mt e é o fundamental para o carro andar bem!!!
abraço

Offline ILL3GAL

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Alteraçoes Colector escape
« Responder #10 em: 03 de Março, 2004, 18:22:37 »
Tb axo...n estas a dar saude nenhuma ao fiestix  8) A taxa de compressao é mt importante...Para tirares partido de um escape mais livre deverias mexer na cames a nivel de tempos de abertura tanto para escape como admissao, aumentando tb o debito com uma valvula FSE...Axo que n compensa, fica um borraxola! Mete uma panela central que melhoras td...inclusive os consumos ;)

Offline BUTRE
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #11 em: 03 de Março, 2004, 23:14:12 »
acho q aqui ha muita confusao..... muita mesmo.

Primeiro o corte:

o "soft" corte pode ser feito de tres maneiras:
Desliga alternadamente de cilindro para cilindro a igniçao ou injecçao ou ate ambos.
o "hard" corte acaba mesmo por desligar injecçao e igniçao em q o motor so perde rpm mesmo mantendo o acelerador a fundo. Os hondas teem este "hard" corte... os Fords nao sei.

Colectores:

a funçao de uns melhores colectores de escape e mesmo "arrastar" para fora da camara de combustao os gases provenientes da combustao. Deste modo ha mais espaço livre dentro da camara de combustao para nova mistura. Isto na pratica acontece mesmo.
Ha colectores do tipo 4-1 q vao favorecer as altas rpms (e pico de potencia max) sacrificando o nao tanto ganho em medio regime. A outra variante e colectores 4-2-1 q e exactamente o oposto aos 4-1: favorece o medio regime sacrificando nao tanto as altas rpms e pico de potencia max.


Arvore de cams:

Estas teem um campo q se chama "overlap" q basicamente e o numero de graus da combota em q tanto a valvula de admissao como a de escape se encontram abertas. Neste espaço de tempo a valvula de escape esta a fechar e a de admissao a abrir.
Caso o escoamento de escape seja muito massivo ou o "overlap" em demasia, a nova mistura entra na camara de combustao e e imediatamente sugada para fora desta pela valvula de escape. Esta mistura explode em contacto com a alta temperatura dos colectores de escape, vulgo rater.
Isto ve-se muito em carros de competiçao nas passagens de cx principalmente, sem q o condutor deixe o motor ir ao corte o q faria com q perdesse tempo.



Sinceramente o q me parece e q esses colectores de escape estao desenhados para medio regime, e sendo assim, aumentar o binario max.
Qual e o diametro da tubagem do resto do escape?

Os rateres no corte presumo serem pelo corte do fiesta ser feito com o desligar alternado da igniçao em q como esta nao queima na camara de combustao, uma vez no ciclo de escape sai e explode nos colectores de escape.

Soluçao:
Procura sentir qual e o melhor regime do teu fiesta. Puxa cada mudança so ate aonde o motor puxa e se passares de cx veras q vais ganhar rapidez na subida do regime.
Nao deixes o carro ir ao corte pq isto so te leva a perder tempo e rapidez.


Tentei explicar um pouco o q me passou pela cabeça quando lia os vossos posts.
Obviamente q exclui 97% do meu pensamento relativamente a mulheres brasileiras desinibidas q adoram sambar (aiiiii aquela bundinha) com implantes mamarios de uns 38 reafirmantes apontantes para a lua.

:)

Offline jrrcc
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #12 em: 03 de Março, 2004, 23:22:04 »
Citação de: "BUTRE"

Tentei explicar um pouco o q me passou pela cabeça quando lia os vossos posts.
Obviamente q exclui 97% do meu pensamento relativamente a mulheres brasileiras desinibidas q adoram sambar (aiiiii aquela bundinha) com implantes mamarios de uns 38 reafirmantes apontantes para a lua.

:)


BUTRE O MAMADO!!!! :P  :D  :lol:  :lol:

Faço as minhas palavras de algumas que o BUTRE disse. Por exemplo, nunca passei de caixa ao "corte" e sempre quando experimentei... ui, é bem pior! Bem mais lento... :(
Experimenta passar de caixa aí por volta das 5500 6000 e depois vê se não notas diferença.

Não nos podemos esquecer que este motor é 1250, não é um motor a sério...

Offline BUTRE
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #13 em: 03 de Março, 2004, 23:33:53 »
enganei-me... sabes, e impossivel escrever a velocidade do pensamento...

e:
"... reafirmantes 38 apontantes para a lua."

:P

Offline ILL3GAL

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Alteraçoes Colector escape
« Responder #14 em: 03 de Março, 2004, 23:49:06 »
Isso n era no outro forum???? No chupamos?  :D  :D  :D  :)  :P  É cada colector...um gajo até da rateres!  :roll:  :wink:

Quem esta habituado a andar de Honda sabe bem o que isso é...num vti se a passagem de caixa é feita tarde demais...ja se perdeu de carago, ha que conhecer bem o carro pa saber a rotação ideal...apartir de uma certa rotação um 1.25 ja vai a moer...no honda é bem mais dificil de controlar :P

Pedro Ferreira
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #15 em: 04 de Março, 2004, 11:57:05 »
Ola pessoal...

O diametro do resto da linha de escape é ligeiramente superior à de origem...

Estou mais inclanado para o problema do 4-1 ou 4-2-1...

Ganhei a baixas rotações e perdi nas alltas...

Obrigado

pedro cunha
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #16 em: 04 de Março, 2004, 17:03:54 »
Um dos grandes problemas é mesmo a diferênça de diametro da tubagem!!!!!  :wink:

Pedro Ferreira
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Alteraçoes Colector escape
« Responder #17 em: 04 de Março, 2004, 17:14:42 »
Mas não me parece que o problema seja o diametro da linha de escape...

Vou fazer mais uns testes, como por exemplo, a tal panela na saída do coletor... e se calhar fazer chegar mais ar à admissão...

A ver vamos...