Garagem do Clube

Autor Tópico: Aumento de potência  (Lida 6706 vezes)

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Offline DarkMK4
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Aumento de potência
« em: 14 de Setembro, 2004, 21:34:33 »
Alguém que perceba deste tipo de coisas, que me possa informar como posso dar mais ganho ao meu MK4, tanto em CV como em binário.

Já tenho um filtro de dupla aspiração da BMC, e a centralina reprogramada para debitar tanta gasolina quanto precisa por causa da enorme quantidade de ar que entra.

Ouvi falar no Bluefin!!! Alguém que dê umas dicas? Pode ser só com alterações no motor... assim não gasto tanto dinheiro!!!

Aguardo resposta...

Offline Andyk2
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Aumento de potência
« Responder #1 em: 15 de Setembro, 2004, 01:09:18 »
Se já tens a centralina reprogramada não precisas do blufin, se queres tirar mais potencia desse bloco só lhe dando um turbo  8)  :wink:

Offline DarkMK4
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Aumento de potência
« Responder #2 em: 15 de Setembro, 2004, 10:24:50 »
Não está reprogramada... Leva mais um bocado de gasolina para a boca do "papão"  8) .

Acho que deve dar para fazer melhor!!!

Offline fiestapower
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Aumento de potência
« Responder #3 em: 15 de Setembro, 2004, 21:00:54 »
tenho um filtro igual ao teu!Essa cena da gasolina também curtia ter.Que consumos andas a fazer?Notas diferenças nas prestações?

Offline ZetecS
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« Responder #4 em: 15 de Setembro, 2004, 21:06:56 »
Trabalha a borboleta de admissão, linha de escape especifica com colectores sem catalizador, deixas so a panela central e a final e bota uma FSE.. Deves notar diferença.

Depois podes tb mandar trabalhar a cabeça.

Será que no 1.25L compensa ter filtro de Dupla aspiração? No meu entender axo k n...

O Marco Cipriano teve um bmc e desistiu mas, tb n abriu a gasosa.

Offline DarkMK4
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« Responder #5 em: 15 de Setembro, 2004, 22:34:34 »
Isto passou-se assim. O gajo que me montou o filtro, que é piloto de ralis, disse que assim que eu montasse o filtro devia ir à Ford fazer um diagnóstico em que ele devia acusar falta de gasosa. Ora eu nem liguei pois achei que ia ficar caro, mas a brincadeira mais cara me saíu...

O carro começou por soluçar quando puxava por ele na troca de caixa até deixar de puxar em altas (a partir das 4000 rpm) e mandei ver o que era... O sensor de massa de ar tinha ardido! Com desconto ficou-me em 20 e tais contos!!!

Mandei fazer o tal diagnóstico e os gajos lá lhe deram um "jeito"... mas mesmo na troca do filtro, sem estas coisas já notava muito, principalmente a partir das 5000 rpm, rotação em que ele lentamente ia as 6500 rpm, em que agora faz na boa 6500 rpm. Perdi foi velocidade de ponta, em que atingia em plano um pouco mais de 185KM/H, quase 190KM/H  e agora 175/180KM/H no máximo. Também com o som ficou bem mais pesadito e com as jantes 14", pois trazia 13" de origem. Como meti tudo ao mm tempo nunca vi qual foi a causa da perda de velocidade, mas disse-me o tal gajo que é do filtro e é normal.

Desculpem o testamento!!!

R1sk3z
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Aumento de potência
« Responder #6 em: 16 de Setembro, 2004, 01:42:17 »
Heyas dude... eu sou outsider, mas o que importa eh ajudar-mos-nos uns aos outros.

Eh normal perderes ponta com uma admissão directa visto que a velocidades mais elevadas e a rotações mais elevadas, e sem condutas a levar ar ao filtro, ele começa a não conseguir apanhar tanto ar, muito em culpa pk quando montás-te uma admissão directa, elimináste a caixa de ressonancia que servia como deposito de ar para quando fosse preciso.

Consequentemente, e agravado plo facto de tu ters aumentado o debito, começas a ter ar a menos pa gasolina a mais, quando é precisamente o contrario que se pede para altas.

Não sei se tens condutas a levar ar ao filtro, se ñ tivers monta e pode ser que atenue um pouco a perda de vel. de ponta.

De resto... se inda só mexeste na admissão e na mistura, suponho que o proximo passo logico passe por uma linha de escape. Com mais ar e mais gasolina, tens de conseguir escoar os gases o mais depressa possivel de modo a que conseguires encher o mais possivel as camaras de combustão.

Aki já ñ percebo mto e não sei qual o melhor setup pó fiesta, ker pa pontas ker pa altas... mas se o objectivo for ganhars saida, colectores 4-2-1, tubo directo até ah panela final, caso contrário se o objecitvo for ponta, colectores 4-1, panela central e panela final, sempre especifico.

Um abraço!

The_Spirit
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Aumento de potência
« Responder #7 em: 16 de Setembro, 2004, 07:42:46 »
Citar
suponho que o proximo passo logico passe por uma linha de escape.


Acho que o proximo passo logico seria mais a segurança do carro ( pneus, suspensões )..

Offline DarkMK4
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« Responder #8 em: 16 de Setembro, 2004, 10:02:04 »
Isso já tem!!! Rebaixado 4mm, a precisar de amortecedores e calçado com Bridgestone Potenza R720 185/55/14 numas jantes TSW Venom(imitação-->não havia dinheiro na altura e agora gosto e não quero tirar!). Já estive para meter 15" mas ele perde muito, prefiro assim, também fica bonito!!!

FIESTA MK5
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Aumento de potência
« Responder #9 em: 18 de Setembro, 2004, 03:48:43 »
Ola companheiros, voceis poderiam postar alguma foto desse filtro de dupla aspiracao, pois aqui no BRASIL, nao existe esse tipo de filtro.
Eu tenho um fiesta MK5, com aquele famoso motor zetec rocan, pra poder ganhar potencia no 1.0, mudei o filtro, coloquei uma saida de escapamento 4x1 bico e bomba enjetora do 1.6, combustivel alcool, e precisei mexer na central de injecao!!!!! ganhei 20cv. De 0-100km/h, ele esta fazendo em 6,7 segundos.

Offline DarkMK4
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Aumento de potência
« Responder #10 em: 19 de Setembro, 2004, 00:18:14 »
O meu tem menos diâmetro que este mas mais comprimento!

Aqui fica:

TOXIC
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Aumento de potência
« Responder #11 em: 22 de Setembro, 2004, 19:59:19 »
Mete uma linha de escape e colectores, tira o cat...e isso já vai ficar melhor.

Offline DarkMK4
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« Responder #12 em: 22 de Setembro, 2004, 23:11:24 »
Citação de: "R1sk3z"
Heyas dude... eu sou outsider, mas o que importa eh ajudar-mos-nos uns aos outros.

Eh normal perderes ponta com uma admissão directa visto que a velocidades mais elevadas e a rotações mais elevadas, e sem condutas a levar ar ao filtro, ele começa a não conseguir apanhar tanto ar, muito em culpa pk quando montás-te uma admissão directa, elimináste a caixa de ressonancia que servia como deposito de ar para quando fosse preciso.

Consequentemente, e agravado plo facto de tu ters aumentado o debito, começas a ter ar a menos pa gasolina a mais, quando é precisamente o contrario que se pede para altas.

Não sei se tens condutas a levar ar ao filtro, se ñ tivers monta e pode ser que atenue um pouco a perda de vel. de ponta.

De resto... se inda só mexeste na admissão e na mistura, suponho que o proximo passo logico passe por uma linha de escape. Com mais ar e mais gasolina, tens de conseguir escoar os gases o mais depressa possivel de modo a que conseguires encher o mais possivel as camaras de combustão.

Aki já ñ percebo mto e não sei qual o melhor setup pó fiesta, ker pa pontas ker pa altas... mas se o objectivo for ganhars saida, colectores 4-2-1, tubo directo até ah panela final, caso contrário se o objecitvo for ponta, colectores 4-1, panela central e panela final, sempre especifico.

Um abraço!


Já agora, o que entendes por específico?

R1sk3z
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Aumento de potência
« Responder #13 em: 23 de Setembro, 2004, 01:40:34 »
Por especifico entendo ... aquilo que eh concebido especificamente para o teu carro e nada universal

Como por exemplo...

http://www.supersprint.it/a_prodotti.asp?modello=forfie12

Um abraço!

Offline DarkMK4
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« Responder #14 em: 23 de Setembro, 2004, 13:28:09 »
E quanto me ficava uma brincadeira destas completa, ou seja, desde os colectores até à panela final!!! Tem que necessáriamente fazer barulho? É que não queria perder o barulho do meu filtro.

Já agora dá aí mais marcas ou exemplos...

Pedro Ferreira
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Aumento de potência
« Responder #15 em: 23 de Setembro, 2004, 14:38:08 »
Boas Dark...

Eh pah... Tenho um MK4, como vou passar a descrever...
Filtro de admissão directa, especifico po carro da KN, colectores 4-2-1 sem cat, linha de escape em inox com as duas panelas.
O carro tem jante 6,5"x15" (195/45/15) e a velocidade de ponta que ele dá, é exactamente ao ke dava com jante 14" de origem.
"Respira" muito melhor, principalmente a baixa rotação, em altas tá praticamente igual.
Vou tirar as jantes 15" e exprimentar as 14" de origem, dve ficar ligeiramente mais rápido...
Se precisares de alguma coisa, é só dizeres.

Abraço

R1sk3z
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Aumento de potência
« Responder #16 em: 23 de Setembro, 2004, 21:31:29 »
Tal como te disse a minha onda não eh bem Fiestas pelo que o ppl daki eh capaz de te dár muito mais alternativas que eu que não estou por dentro de marcas de escapes que façam linhas para os Fiestas.

Mas as da SuperSprint... o tubo central e a panela final, eh capaz de rondar uns 80cts.

Um abraço!

Bug Killer 03
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Aumento de potência
« Responder #17 em: 23 de Setembro, 2004, 21:39:22 »
E sempre tens a Escorpião, que é portuguesa e tens os carros de pelos menos o Stinger e o Johnny Boss Turbo a andar neles e sao um espectaculo! O preço também deve ser mais simpatico!!! Sao em inox também  :D

Abraço

R1sk3z
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Aumento de potência
« Responder #18 em: 27 de Setembro, 2004, 02:24:48 »
Eu sou uma beka ceptico quando toca a escapes artesanais. Não querendo com isto dizer mal dos Escapes Escorpião, longe d'isso, ate pk sempre ouvi falar mto bem deles, e sei que o irmão do dono or somethin, tem um Fiesta até.

Só acho que quando eu falo numa linha de escape, a minha ideia é marcas reconhecidas pela qualidade e pelo estudo que desenvolvem para cada carro.

A supersprint por exemplo, estuda cada carro e posteriormente concebe o escape para determinado carro, com vista a tirar o maior partido do motor, se depois de o escape produzido este não trouxer rendimento extra ao carro, a SuperSprint não comercializa o mesmo.

Eh nestas linhas de escape que estou a falar... eh obvio que vão ser mais caros, mto provavelmente pk pagas a marca... mas associado ah marca, vem a qualidade.. e bottom line, o que acabas por pagar é qualidade.

Tal como disse ñ sei que marcas de escape comecializam linhas de escape para o Fiesta, mas estou certo que alguem ha.de fazer.

Um abraço!

Offline ILL3GAL

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« Responder #19 em: 27 de Setembro, 2004, 02:41:20 »
...e os escapes num diesel teem mt menos estudo que para um gasolina! Num diesel quer-se que fique o mais livre possivel se tiver a pressao de turbo aumentada...ja num gasolina, para obter ganhos sem perder backpressure...mts vezes é um filme, so c mts testes em bancos de potencia é que determinada marca de escapes consegue chegar a resultados satisfatorios! Penso que em termos de qualidade/preço, a escorpiao é a melhor opção de mercado... :wink:

Offline Dr_x2

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Aumento de potência
« Responder #20 em: 13 de Outubro, 2004, 15:40:41 »
Boas,
dark_mk4, os filtros de ar teem uma ciencia curiosa por tras, e ao contrario do que se pense, nem sempre e assim tão simples:
Um filtro de ar de produção realmente, deixa fluir mais ar, mas se a sua area for superior ao filtro stock, ja tenho visto filtros nomeadamente kn em que a sua area chega a ser mesmo menor que a stock, resultado está a vista. calcula a area de um filtro e de outro e logo vês se compensa! outra coisinha e o chamado plenum, que nos filtros de produção eles nem levaram isso em consideração.. bem pelo menos algumas marcas.. o que acontece e tão simples como isto: o carro em altas >5000rpms não absorve ar, isto porque o ar entra e sai do filtro devido ao facto de não existir "plenum", resultado, rouba-se e ar ao motor com a agravante de muitas vezes ainda ter perdas monumentais.
se quiseres um bom filtro, tens tu de o adaptar, e de preferencia que tenha muita area de sucção, e que o ar seja canalizado para dentro do filtro, mas atenção, tem a certeza k dás tubo suficiente para o ar não entrar em "frequencias resonantes", senão olha, ganhas em baixas /parte de medias, e perdes em alta.
Em relação a potencia, o que podes fazer ai sem grande modificação, e mesmo escape+repro ecu+ admissão em condições, e tudo especifico, nada de panelas remus universais, lol. isto num 1.25 dá ai uns 5...9cv reais. :idea:
Mais potencia envolve modificações severas e caras .
Abraço  
 :)

Offline Plastic

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Aumento de potência
« Responder #21 em: 13 de Outubro, 2004, 20:09:41 »
Pedro ouvi falar mto mto bem do teu 1.25  :)
Eu tenho K&N especifica com direcção de ar, apenas a panela final escorpião (sim, eu tb tenho escorpião bug, e está ai bem pertinho no avatar ah meses) e actualmente estou ah espera de velas splitfire especificas para o 1.25  :)

A semana passada montei 15  :shock: e ainda n fiz medições em pormenor, mas julgo ter perdido um pouco  :roll: (n ha milagres..)

As 14 originais estao guardadas com mto amor para o q der e vier...nunca se sabe..curtia saber mais sobre os colectores+dekat no 1.25, é a mod q ainda me parte a cabeça, e practicamente ninguem tem aqui em Lisboa...temos de perder um tempinho a falar  :twisted:

Abraços!

Pedro Ferreira
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Aumento de potência
« Responder #22 em: 19 de Outubro, 2004, 17:17:09 »
Oh Plastic, voltei às origens, jante 14 com yokohama A510...
Bati mesmo mal.... Agora é k aquilo anda....
Esquece essas velas.... Vais ver k não compensa... Segundo me disseram, velas NGK especificas, é do melhorzinho...

Mas tenho mais.... Já tenho slicks, agora vou buscar umas jantes 13, com slicks, tás a imaginar?????

Oh pah... quando vieres cá em cima, avisa... Aí, eu não vou com o Fiesta......

Aparece....