Fiesta Club Portugal
Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Gasolina => Tópico iniciado por: eletricpenguin em 05 de Fevereiro, 2009, 18:05:33
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Tópico das Avarias mais frequentes do Ford Fiesta
--> Perda na performance do Fiesta em geral (mk4/5 Zetec, mk6/7 Duratec).
Sintomas:
Puxa muito menos ou irregularmente, tem dificuldade de passar das 4 mil rpm (ou mesmo impossível), "lag" (atraso) acentuado ao premir repentinamente o acelerador.
Causa:
MAF suja.
Solução:
Limpeza. Aqui está descrito como: http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=6092.0 (http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=6092.0)
Caso não resolva, é possível que a MAF tenha dado o berro de vez, ai só trocando...
--> Falha total ou parcial da escova do vidro traseiro e/ou filamento de aquecimento desse vidro (todos).
Sintomas:
a escova não arranca, ou só ás vezes, ou fica parada a meio depois de desligar. Ou: o aquecimento não trabalha.
Causa:
Humidade causou oxidação dos contactos de mola na mala.
Solução:
limpar esses contactos (abrindo a mala estão localizados ao lado direito da tranca da mala) ou com spray limpa-contactos, ou então passando por cima com qualquer pano ou material abrasivo até retirar toda a oxidação e sujidade.
--> Fugas de gasolina perto do bocal de enchimento do carro e forte cheiro a gasolina (mk4/5)
Sintomas:
Em dias de calor, com o carro estacionado, começa a criar pressão no circuito da gasolina, causando primeiro só o cheiro, mas depois mesmo a própria gasolina sair pela tampa do depósito. E se abrirmos essa tampa, começa a sair gasolina em quantidades grandes, até deixar de haver pressão.
Causa:
Defeito na própria tampa.
Solução:
Ir á ford, e comprar uma nova. Depois terás que tirar o canhão de chave da velha (atenção que vai ter que ser com força, aquilo não sai muito facilmente), e voltar a colocá-lo na nova tampa.
--> Aquecimento exagerado do motor (todos?)
Sintomas (1ª hipótese):
Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, especialmente quando em esforço ou temperatura exterior elevada.
Causa:
Termóstato não abre correctamente ou nem sempre.
Para termos a certeza que é disso:
põe a mão nos tubos que vem e vão para o radiador, isso com o motor quente já. Se houver algum tubo totalmente frio, então o termostato não abriu.
Solução:
Substituir termóstato.
Sintomas (2ª hipótese):
Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, até mesmo com temperatura exterior fria, e se pusermos a sofagem no quente, a temperatura do motor desce.
Causa:
Torneira da sofagem deu o berro.
Solução:
Substituir torneira.
Sintomas (3ª hipótese):
Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, especialmente em andamento a baixas rotações, sendo que a temperatura começa a baixar se puxarmos pelo carro.
Causa:
Bomba de água em fim de vida: só se tiver maior rotação, ainda consegue mexer a água mais ou menos...
Solução:
Substituir bomba de água.
--> Motor tem ralentim instável ou até vai abaixo (mk4/5, todos?)
Sintomas:
Em baixa rotação ou ralentim, fica instável e tende a ir abaixo.
Causa:
Tubos de vácuo rotos (são aqueles tubos em borracha preta á frente dos colectores da admissão, e que fazem uma forma em "T").
Solução:
Trocar tubos de vácuo.
--> Motor acelera quando pisamos a embraiagem, pode ser intermitente (mk4/5 Zetec, outros?)
Sintomas:
Em passagens de caixa, ao pisarmos a embraiagem, ele em vez da rotação cair logo, ou fica lá mais algum tempo, ou até sobe (desde pouco até muito). Isso pode nem sempre acontecer. Também é possível que em ponto morto/ralentim, o motor acelere sozinho.
Causa:
Potenciómetro da borboleta nas couves (aquilo é controlado directamente pelo pedal do acelerador), ou sensor do pedal da embraiagem com defeito (fica por cima do pedal, é um especie de interruptor de pressão).
Solução:
Substituir os componentes referidos.
--> Sofagem apenas deita ar quente para dentro do habitaculo (mk4 (nao sei se tambem acontece noutras versões))
Sintomas:
Quer se regule a temperatura para quente ou frio, vai sempre calor para dentro do habitaculo pela sofagem.
Causa:
Humidade entra na bobine da "torneira" da sofagem e faz com que esta esteja sempre aberta. Vá-se lá saber porquê, a tampa metálica que envolve a bobine tem um pequeno furo, por onde entra água quando chove.
O controlo da torneira é feito por um potenciometro comandado pela roda dentro do habitaculo.Se houver humidade nos contactos a torneira não recebe corrente e por isso fica aberta.(Se tiver no frio, é enviada para a torneira 12V, quando está no quente não recebe corrente), por isso não recebe corrente manda quente
Solução:
Tirar a dita "torneira", remover a tampa que envolve a bobine, e limpar a bobine com spray limpa contactos. Em caso da bobine já estar irrecuperável, ou se as borrachas ja estiverem deterioradas ou deformadas, substituir o conjunto.
PS: Para quem não perceber a que peça me refiro, basta abrir o capot e observar junto ao filtro de habitáculo, está la uma peça aonde vao ligar dois tubos de refrigeração vindos do motor, e outros dois que vão para o habitáculo.
--> Falhas, soluços ou percas de potência
Sintomas
Carro falha ao acelerar.
Falta força, e por vezes sente-se a trabalhar a 3 cilindros. Acende a luz do motor, ou às vezes
Causa
velas em fim de vida. Em alguns casos a própria bobine se danifica se as velas velhas estiverem lá muito tempo.
verificar sondas no caso de o problema não ser resultante do sistema de ignição
Solução
mudar velas e verificar.
testar cabos novos, ou testar uma bobine nova. ligar o carro à máquina no caso da luz acesa ajuda a um diagnóstico mais rápido.
--> Fumo Branco proveniente do motor a sair pela parte perto do para-brisas
Sintomas:
Observação quando parado de um pequeno fumo branco proveniente da parte mais chegada ao vidro. Perda de água e por vezes aquecimento do motor.
Causas:
Torneira da sofagem partida.
Solução:
Trocar torneira de sofagem e nao andar com o carro, pois o meu queimou a junta á pala disso mas nao porque andei mas sim porque só se viu o fumo quando parei o carro... Porque vinha de uma viagem pequena Sad
(A continuar)
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Pessoal, peço então a colaboração de todos: se souberem dum avaria típica e sua solução, ou já tiverem passado vocês por isso, respondem a este tópico com um pequeno relato. Desde que descreva sintomas, as causas e as soluções do problema, não precisa conter mais nada, depois alguém do staff tratará de editar e inserir o vosso contributo aqui nesta lista para ficar td bem organizado e de fácil consulta. :)
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Então, mais ninguém dá uma mãozinha aqui?! Será que tenho de me chatear? :tickedoff: :D :D ;)
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--> Sofagem apenas deita ar quente para dentro do habitaculo (mk4 (nao sei se tambem acontece noutras versões))
Sintomas:
Quer se regule a temperatura para quente ou frio, vai sempre calor para dentro do habitaculo pela sofagem.
Causa:
Humidade entra na bobine da "torneira" da sofagem e faz com que esta esteja sempre aberta. Vá-se lá saber porquê, a tampa metálica que envolve a bobine tem um pequeno furo, por onde entra água quando chove.
Solução:
Tirar a dita "torneira", remover a tampa que envolve a bobine, e limpar a bobine com spray limpa contactos. Em caso da bobine já estar irrecuperável, ou se as borrachas ja estiverem deterioradas ou deformadas, substituir o conjunto.
PS: Para quem não perceber a que peça me refiro, basta abrir o capot e observar junto ao filtro de habitáculo, está la uma peça aonde vao ligar dois tubos de refrigeração vindos do motor, e outros dois que vão para o habitáculo.
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Em relação ao problema relatado pelo Turbo Boss:
Causa:O controlo da torneira é feito por um potenciometro comandado pela roda dentro do habitaculo.Se houver humidade nos contactos a torneira não recebe corrente e por isso fica aberta.(Se tiver no frio, é enviada para a torneira 12V, quando está no quente não recebe corrente), por isso não recebe corrente manda quente
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É isso msm O0
Já adicionei á lista.
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No meu caso não foi nos contactos, foi mesmo a bobine que estava cheia de verdete.
Mas para ter a certeza que era da torneira e não do potenciometro, meti o multimetro ligado aos terminais que ligam na torneira, e confirmei que quando está no frio, aparecem lá os 12V, e à medida que se vai virando para o quente, a tensão vai baixando até chegar a 0.
Se calhar deviamos referir isso para quem tiver esse problema, verificar primeiro o potenciometro, porque já li aqui alguem a dizer que o problema estava no potenciometro.
Já agora lembrei-me de outro. O botão para abrir a mala às vezes não funca. Já me disseram que pode ser daqueles 4 contactos na mala, mas não pode ser, porque o botão funciona mesmo com a mala aberta.
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Falhas, soluços ou percas de potência
sintoma
Carro falha ao acelerar.
Falta força, e por vezes sente-se a trabalhar a 3 cilindros. Acende a luz do motor, ou às vezes
Causa
velas em fim de vida. Em alguns casos a própria bobine se danifica se as velas velhas estiverem lá muito tempo.
verificar sondas no caso de o problema não ser resultante do sistema de ignição
solução
mudar velas e verificar.
testar cabos novos, ou testar uma bobine nova. ligar o carro à máquina no caso da luz acesa ajuda a um diagnóstico mais rápido.
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Mt boa contribuição, Sand O0
Para a próxima, mete mas é logo na lista no 1º post deste tópico, para me poupares trabalho :P
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Fumo Branco proveniente do motor a sair pela parte perto do para-brisas
Sintomas:
Observação quando parado de um pequeno fumo branco proveniente da parte mais chegada ao vidro. Perda de água e por vezes aquecimento do motor.
Causas:
Torneira da sofagem partida.
Solução:
Trocar torneira de sofagem e nao andar com o carro, pois o meu queimou a junta á pala disso mas nao porque andei mas sim porque só se viu o fumo quando parei o carro... Porque vinha de uma viagem pequena :(
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Boa contribuição, Johnny, já adicionei á lista O0
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--> Falhas, soluços ou percas de potência
O catalizador também pode gerar erro e acender a luz do motor... O MK4 não deve ser diferente... digo eu...
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--> Falhas, soluços ou percas de potência
O catalizador também pode gerar erro e acender a luz do motor... O MK4 não deve ser diferente... digo eu...
e eu que o diga... tive ha bem pouco tempo esse problema no meu MK6. Os sintomas eram esses + luz do motor acesa. Diagnóstico Ford: Catalizador Obstruído. Achei um pouco estranho num carro com 5 anos, mas enfim...
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Granda tópico sim senhor!
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--> Falhas, soluços ou percas de potência
Sintomas
Carro falha ao acelerar.
Falta força, e por vezes sente-se a trabalhar a 3 cilindros. Acende a luz do motor, ou às vezes
Causa
velas em fim de vida. Em alguns casos a própria bobine se danifica se as velas velhas estiverem lá muito tempo.
verificar sondas no caso de o problema não ser resultante do sistema de ignição
Solução
mudar velas e verificar.
testar cabos novos, ou testar uma bobine nova. ligar o carro à máquina no caso da luz acesa ajuda a um diagnóstico mais rápido.
Estou a deparar-me actualmente com este problema no MK4, e ando à volta destas possíveis soluções. Vamos lá a ver o que deu o berro! :tickedoff:
Excelente tópico, parabéns. O0
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alguem pode postar uma foto de onde encontrar os tubos de vacuo num mk6,5 1.4TDCI? dava-me muito jeito uma ajuda...
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Pois é, hoje comecei o dia com problemas. Desde ralentim com soluços e com grandes falhas a andar. E tb os ditos rateres no motor provenientes da entrada de ar. Apesar de trabalhar numa casa de peças auto, a origem pode variar, mas quando descobrir e resolver colocarei aqui a solução. Abraços
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Grande tópico sim senhor, parabéns :)
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««Sintomas (2ª hipótese):
Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, até mesmo com temperatura exterior fria, e se pusermos a sofagem no quente, a temperatura do motor desce.
Causa:
Torneira da sofagem deu o berro.
Solução:
Substuir torneira.»»
Bom dia.
Tenho uma dúvida em relação a este problema.
Se a sofagem trabalha bem porque razão o carro aquece com a sofagem no frio e no quente volta ao normal? se a sofagem estiver no frio o liquido não entra no circuito de sofagem mas deveria continuar para o motor e fazer a refrigeração. Sera que vale a pena remover a torneira e limpar por dentro?
Cumprimentos.
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Este sim é um tópico bastante útil, consegui identificar uns quantos problemas que já tive. Pelo menos assim, já sabemos detetar antecipadamente um possível problema. Muito bem. O0
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Boas!
No meu Fiesta Mk7 de 2009 tenho um problema recorrente desde que comprei o carro. A cada 6 meses +- funde-se um médio, ora o direito, ora o esquerdo! Nunca é o mesmo duas vezes!
É triste mas é verdade!
Cumps!
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boas, tenho um problema no meu carro mk6.5 e quem me puder ejudar fico muito grato. aqui vai...
Sintomas
no painel de instrumentos aparece a luz que indica que alguma das portas está mal fechada, já verifiquei as 5 portas algumas vezes e não resolve nada. Isto impossibilita de trancar as portas, uma vez que elas destrancam imediatamente a seguir.
agradeço quem me indicar causas e soluções.
cumprimentos
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é um dos trincos de porta mesmo (ferrolho vá) isolou o contacto, e nao deixa acusar electronicamente que esta fechado. 205 euros ja com iva.
(PS. Ando farto de responder a isto em vários tópicos)
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Boa Noite,
o Meu MKIV de 97 tem andado afinadinho, mas agora tenho aqui um problema grave, se alguém puder ajudar agradeço:
O capô não abre a partir do fecho debaixo do volante. Alguém conhece uma maneira de abrir o capô?
Obrigado
Luis Parro
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Boa Noite,
o Meu MKIV de 97 tem andado afinadinho, mas agora tenho aqui um problema grave, se alguém puder ajudar agradeço:
O capô não abre a partir do fecho debaixo do volante. Alguém conhece uma maneira de abrir o capô?
Obrigado
Luis Parro
Procura o cabo que provavelmente soltou-se da peça laranja, e puxa-o com um alicate! O0
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Obrigado,
mas esse cabo já tenho na mão, ele soltou-se foi no fecho do capô...sabem alguma maneira de abrir o capô sem destruir a grelha...
Agradeço ajuda
Luís Parro
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Já me aconteceu, o fim soltou se do sitio, impossibilitando a abertura.
Com jeitinho retiras a grelha, movimento para cima, como movimentos seguros e com jeito para nao partires nenhum apoio.
Com a gralha fora, com uma chave, penso que de seistavadas (já não me lembro), e tiras a fechadura por completo.
Vai verificar que o cabo saiu do sitio, e vais ter de fixá-lo. Eu coloquei um arrame para o agarrar.
Depois é só montar tudo como estava para ficar no sitio certo e fechar bem. Se não ficar, é só afinar a posição.
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Boas, é só para informar que já abri o capô, com uma chave no sitio certo aquilo abre!!!
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Excelente tópico.
Subscrito!
Se alguém tiver + problemas e + soluções por favor postem por aqui!
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Excelente tópico.
Subscrito!
Se alguém tiver + problemas e + soluções por favor postem por aqui!
Ola pessoal.
Tenho um mk4 e tenho umas certas duvidas quanto a abertura da mal pelo botão interior. O botao so funciona com o carro ligado? Em que situações funciona. É porque nao sei se o meu esta avariado ou não o sei utilizar
Agradeço a vossa ajuda
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Excelente tópico.
Subscrito!
Se alguém tiver + problemas e + soluções por favor postem por aqui!
Ola pessoal.
Tenho um mk4 e tenho umas certas duvidas quanto a abertura da mal pelo botão interior. O botao so funciona com o carro ligado? Em que situações funciona. É porque nao sei se o meu esta avariado ou não o sei utilizar
Agradeço a vossa ajuda
O botão só funciona com o carro desligado ou com a chave na primeira posição.
Verifica se ao abrir a mala onde passam os fios não está nada cortado ou se realmente o motor(pistola) está bom.
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Boas pessoal, eu de momento tenho um mk4 ghia e um techno, mas já tive quase todos os modelos da mk4, expeto o boss, agora de 3 ou 5 portas varias cores e feitios ;D , até que parei neste ghia, não tinha visto um em que o banco do condutor tivesse tantas opções de posição além da para a frente e para trás e costas, tem altura também e inclinação das pernas.
Bom queria só dar a conhecer o que tenho de momento e as minhas duvidas e ideias de futuro.
duvidas:
o meu techno fiz agora uma revisão, troquei velas, óleo e filtro de óleo, (uso filtro cónico dai não ter substituído), em andamento tem se desligado e até aquecer dá rateres mas a valer. ( como tenho muito material dos mk4 vou trocando e fazendo testes, mas ainda não dei conta do que se passa)?
no mesmo techno a direção é ligeiramente mais pesada que no meu ghia, os volantes também são bem diferentes, o do techno é maior que no ghia( terá haver)?
no ghia(projeto) o único problema que tenho tido é de manha ao arrancar ele ao dar acelerador reduz bastante as rotações mas se tiver sempre acelerar para fazer a manobra e estica-lo logo de saída fica "bom".
Projeto(opiniões é o que procuro):
Coloquei filtro cónico também(se andar tranquilo reduz o consumo para quem duvidas, desde que o sensor maf esteja incluído e o sensor de temperatura esteja atras do farol).
Não sei porque mas coloquei válvula de alivio(blowoff) resulta mas só quando já o carro esta a pedir mudança e muito baixinho. Mas mais tarde comprei um turbo elétrico e fez mais diferença na válvula mas não anda mais por isso e a resposta só aumento 0,5S.
Talvez com o turbo do smart não era má ideia( era a ideia inicial ).
Até que fiz umas pesquisas mais profundas quando me tinham dito para por o motor do mondeo 1.8, dei de caras com o motor do puma( eu sendo mecânico as vezes estou em modo automático que nem olho direito faço o que tenha a fazer no carro e mando embora, e passam N pumas nas minhas mãos, mas só tinha dado de caras com 1.4 ou 1.6 foi então que encontrei o 1.7I e serve la na perfeição( estou só a juntar €€€) para mandar vir.
E pensei se trocar tudo o que está por baixo da carroçaria do puma pó ghia, ficarei a ganhar ABS também.
já encomendei saias simples( depois posto fotos )
No ghia já coloquei travagem do boss com discos ventilados, bombas reparadas e está top de travagem.( se me descuido bloqueia logo a roda )
Claro que o som não falta.
adaptadores nas portas de trás, grelhas da sofagem(partem muito infelizmente) junto as portas adaptadas com tweeters.
Queria algumas sugestões ideias opiniões.
Refiz o interior de um studio de 3 portas( o meu 1º) posso postar fotos para ideias para quem quer.
Tenho Material do MK4 como referi também podem contactar.
Obrigado, abraço e cumprimentos.
Carlos Martins