Se não me engano, motores Cvh mudam a cada 30/40 mil kms ou 36 meses.
Mas o barulho pode ser de outro lado.
O tensor do meu Orion já não tinha graxa nenhuma, rodava livremente e com o carro a trabalhar não ouvia nada.
Vê se consegues tirar a tampa da Correia e mete o carro a trabalhar. Com a tua mão, vai à borboleta e aumenta o regime de funcionamento do carro a ver se o barulho aparece. Pois sendo da Correia, o barulho seria específico pela rotação de motor (4000, 5000rpm) independente da velocidade
Em relação à embraiagem, na casa dos 300 é preço justo.
O rolamento de encosto do Orion tb estava gripado e notava ao engrenar a primeira a frio e arrancar. Fazia um "uoooonhomhonho" xD
Embraiagem gasta pode explicar a tua 5 a prender. (a minha saltava)
Eu aponto para rolamentos
no meu ver, é o mais influenciado pela velocidade do carro e quanto mais rápido, mais barulho.