Garagem do Clube



Autor Tópico: Bebe Q Nem Um Burro....  (Lida 5010 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Gigabyte
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« em: 04 de Outubro, 2004, 08:50:03 »
Viva,

Ando a ficar preocupado com os consumos do meu carrito, tenho um MK3 1.3 e ultimamente com 10€ de gasosa, ou seja +/- 9L e qq coisa, mal consigo fazer 100Km sem aquilo entrar na reserva :(  :( , ai á coisa de dois meses ainda conseguia fazer uns bons 150KM. Nao notei qq alteraçao no motor e posso dizer q ando sempre na desportiva, sem grandes arranques e grandes velocidades, os trajectos sao sempre aqui na zona, faço é um pouco de para-arranca diario aqui pelas tascas.

Alguem quer deixar aqui uma opiniao...

Tks

Anonymous
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #1 em: 04 de Outubro, 2004, 08:58:02 »
se calhar está a precisar de uma afinaçãozita :wink:

isso é de carburador não é?convem afinar o carburador de 6 em 6 meses,fica a gastar menos e a andar melhor :wink:  

és de onde?conheço um sitio onde afinam motores mesmo a maneira...


Abraço :wink:

Gigabyte
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #2 em: 04 de Outubro, 2004, 09:46:24 »
Citação de: "CARLOS_XR2"
se calhar está a precisar de uma afinaçãozita :wink:

isso é de carburador não é?convem afinar o carburador de 6 em 6 meses,fica a gastar menos e a andar melhor :wink:  

és de onde?conheço um sitio onde afinam motores mesmo a maneira...


Abraço :wink:



Viva,

Sim é de carburador é um MK3 de 92, sou da Zona de Palmela/Setubal, sabes +/- os custos involvidos?


Abraço

Anonymous
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #3 em: 04 de Outubro, 2004, 11:00:29 »
entre 20 a 25€,não deve de passar disso :wink:

Offline mk3

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 490
  • Feedback: +0/-0
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #4 em: 04 de Outubro, 2004, 14:13:14 »
afinar carlos!? eu sei k carburadores tem lá umas cenas pra afinar, mas kd afinam o meu akilo fica d tal maneira k me esticam o cabo d acelerador kuase todo e fico só kom 1cm de pedal... dps kd acelero a borboleta n abre toda :shock:  e eu volto a por o acelerador komo tava...

enfim o meu tb anda mt desafinado... s calhar preciso dum afinaço desses pra ir á inspeçao agora em novembro...

Bug Killer 03
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #5 em: 04 de Outubro, 2004, 19:57:31 »
O meu é d injecçao e ja fez 12 litros, mas era a puxar mt a frio em subidas e mudanças baixas  :D

Abraço

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #6 em: 05 de Outubro, 2004, 23:45:27 »
Ois.
Mas essa afinação consiste em quê, mais propriamente? Não estão a falar do ajuste da rotação que aquilo tem em ralenti (ou seja, isso também tem a ver com o cabo do acelerador, não é)? Ou é? É que essa não tem a ver nada com consumos em andamento, a não ser que esteja muito diferente do normal  :wink:
Tou a perguntar isso, porque não percebo grande coisa do assunto, mas sempre pensei que a unica coisa que se podia afinar no motor sem grandes dificuldades envolvidas, era o valor de aceleração, portanto a RPM, que o motor faz em ralenti. Mas assim dá para ajustar outras cenas, como a aceleração maxima quando o pedal está a fundo ou algo assim?
É que se o motor realmente ficar a trabalhar melhor e com menos consumos após mandar fazer uma tal afinação, eu mandaria fazer, pois o meu mk3 tb é de carburador que eu saiba (é de 90, 1.1), e não fizeram ajuste desses seja qual fosse há mais de um ano... mas não quero é ficar como o mk3 diz que ficou... com o pedal a 1cm?? que horror....
E já agora o que isso tem a ver com a inspecção?
Quero dizer, mesmo se o motor em ralenti tá num valor aceitavel, eles ainda podem reclamar em relação ao ajuste do acelerador?:shock:

E quanto a consumos, que é o topic disto  :wink: , 9 L para um MK3 1.1 é muito, a não ser que andes sempre em cidade ou puxes pelo carro como se fosse um ferrari... o meu mk3 1.1 por exemplo, consome entre 6,5 e 7,5, dependendo inteiramente do percurso e da condução.
E falaste em reserva, isso assim é dificil medires o consumo real (pois nem o indicador de gasolina nem a reserva são de fiar), mais vale fazeres o seguinte: enche o depósito até ficar cheio mesmo. Anota o valor dos kms do conta-quilometros. Vai conduzindo. Depois, após teres consumido no minimo metade do deposito, anota os kms e abastece novamente até ficar cheio, e anota então os litros que tiveste que encher até ficar cheio. Depois é só calculares quantos kms andaste e ficas a saber quanto o carro gasta, mas com precisão mesmo.

Offline RS

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 84
  • Feedback: +0/-0
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #7 em: 06 de Outubro, 2004, 00:29:11 »
Citação de: "electricpenguin"

E já agora o que isso tem a ver com a inspecção?


Com o carburador desafinado os valores de CO aumentam, e o carro pode ser chumbado por causa disso. Penso q as afinações passam pelo acerto dos jigleur´s etc, sendo a limpeza um factor importante tb.

Qto a consumos consigo valores entre 5.8l e 6.5l mas com uma utilização de 80% em estrada.

Anonymous
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #8 em: 06 de Outubro, 2004, 08:33:25 »
Boas!!!

A afinação do carburador não tem nada a ver com o cabo do acelarador!!! tem a ver sim com afinação do carburador,afina-se o C'O ao carro,o carro fica a andar muito melhor e a gastar muito menos.
O carro para ir a inspeção tem de estar afinado,se não é automaticamente chumbado,devido ao elevado nivel de dioxido de carbono...

No meu carro se não o tivesse afinado estava lixado,imagam o que 2 carburadores duplos desafinados?!!! :x  nem queiram saber :P

Abraço

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #9 em: 06 de Outubro, 2004, 20:53:36 »
Olá.

Sendo assim, vou mandar afinar o carburador... pois o carro vai a inspec este mes...
aliás por falar em CO, no ano passado, a oficina onde comprei o carro, também o levaram á inspecção, e penso que estes malandrecos (não me queixo, pois o serviço deles até é bastante razoável e barato, mas de vez em quando tb nos pregam uma partida, como quase todos :wink:) não devem ter ajustado o carburador... pois na ficha diz a unica deficiencia (do tipo 1, portanto o carro passou na boa) era emissão demasiado elevada de CO... mas do tipo 1... portanto automaticamente chumbado se tiver niveis de CO mais elevados acho que não é muito correcto dizer... agora se lá fosse outra vez este ano sem fazer afinação e portanto com o mesmo nivel mais elevado de CO, ai sim chumbaria de certeza (aquela clausula da repetição das deficiencias 1)...

aCid
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #10 em: 07 de Outubro, 2004, 08:47:24 »
Nao me digas que é mal geral... O meu é 1.3 injeccao monoponto e ultimamente, assim do nada tem andado a gastar como gente grande...
So que ao que me disseram o meu nao tem afinacao...

abraço

Anonymous
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #11 em: 07 de Outubro, 2004, 08:58:37 »
Citação de: "aCid"

So que ao que me disseram o meu nao tem afinacao...




tem de ter,se calhar onde foste não sabem é afinar :wink: todos os carros tem afinação :wink:

Abraço

Bug Killer 03
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #12 em: 08 de Outubro, 2004, 14:16:01 »
Carlos olha que os CFI nao teem afinaçao. Pelo que sei akilo ajusta automaticamente o nivel de CO, tal como o debito de gasolina. E já agora eles na inspecçao implicam muito com os carburadores desafinados porque fazem muito CO por estarem desafinados e por nao terem catalizador, na sua maioria.
Acid, nao tinhas dito que andava muito pouco? É que se nao lhe das tempo de aquecer ele bebe mesmo muito. Era por isso que o meu uma vez bebeu 12! Contudo, na ultima revisao, afinaram as valvulas e ta a render mais, a gastar menos, e a fazer menos barulho!  :D

Abraço

Offline Boss Turbo

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 403
  • Feedback: +0/-0
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #13 em: 09 de Outubro, 2004, 23:42:54 »
Desculpem a intrusão mas tenho de dizer duas coisinhas:
1ª - Gigabyte parece-me que os 50Km que fazes a menos tem a ver com o facto de continuares a colocar 10€ e a gosolina já ter aumentado de preço varias vezes (o implica colocares cada vez menos combustivel)
2ª A afinação de um carburador serve para ajustar a quantidade de ar/gasolina (em que a afinação ideal é de longe a pretendida pelo IPO nos valores de CO).

Boas Gazadas

Gigabyte
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #14 em: 10 de Outubro, 2004, 10:45:50 »
Citação de: "Boss Turbo"
Gigabyte parece-me que os 50Km que fazes a menos tem a ver com o facto de continuares a colocar 10€ e a gosolina já ter aumentado de preço varias vezes (o implica colocares cada vez menos combustivel)



Boas,

Aqui nesta zona ainda consigo meter gasosa a 1€ o litro, e á coisa de 2 meses era a 0.97€ o litro, ou seja, agora pelos mesmos 10€ estou a meter menos 3 Decilitros (se as conversoes estiverem bem feitas), nao me parece q estes 3 decilitros a menos desse para fazer os 50KM +/- q fazia a mais.

Quanto á afinaçao do Carburador, falaram-me q tal era necessario apenas se o meu motor estivesse desafinado com um trabalhar irregular, mas ele trabalha q nem um relogio, optimo relenti, boas acelaraçoes. Quanto á Limpeza á algo q possa fazer ou verificar em casa, como a afinaçao da mistura ar/combustivel ou limpar alguma peça q possa resolver o problema, até pq estou com uma beca de receio de meter o bolide nas maos ai de um maçarico e ele desafinar-me o carrito todo.

Cumps

Offline Boss Turbo

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 403
  • Feedback: +0/-0
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #15 em: 13 de Outubro, 2004, 20:10:25 »
Citação de: "Gigabyte"
Citação de: "Boss Turbo"
Gigabyte parece-me que os 50Km que fazes a menos tem a ver com o facto de continuares a colocar 10€ e a gosolina já ter aumentado de preço varias vezes (o implica colocares cada vez menos combustivel)



Boas,

Aqui nesta zona ainda consigo meter gasosa a 1€ o litro, e á coisa de 2 meses era a 0.97€ o litro, ou seja, agora pelos mesmos 10€ estou a meter menos 3 Decilitros (se as conversoes estiverem bem feitas), nao me parece q estes 3 decilitros a menos desse para fazer os 50KM +/- q fazia a mais.

Quanto á afinaçao do Carburador, falaram-me q tal era necessario apenas se o meu motor estivesse desafinado com um trabalhar irregular, mas ele trabalha q nem um relogio, optimo relenti, boas acelaraçoes. Quanto á Limpeza á algo q possa fazer ou verificar em casa, como a afinaçao da mistura ar/combustivel ou limpar alguma peça q possa resolver o problema, até pq estou com uma beca de receio de meter o bolide nas maos ai de um maçarico e ele desafinar-me o carrito todo.

Cumps


Nenhum "maçarico" te desafina o carro desde que tenha a máquina do CO e que saiba trabalhar com ela, antigamente é que se afinava por ouvido, cheiro vindo do escape e mesmo pela cor das velas (hoje ainda se faz em competição).
Mas se o teu carro for brevemente ao IPO convem fazer uma afinaçãozinha.
Agora lembrei-me... no tempo do meu corsinha a gasolina a parte electrica estava avançada e a afinação do CO e o IPO tinha de ser feita com ela a ponto.

duarte rosa
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #16 em: 07 de Maio, 2005, 00:57:07 »
ora ai esta um pormenor importante k toda a gente se eskesse: a gasolina cada vez ta mais cara,nao e so o carro k consome mais...logo e menos gasosa pelo mesmo dinheiro...

zudjan
  • Visitante
Bebe Q Nem Um Burro....
« Responder #17 em: 07 de Maio, 2005, 03:04:26 »
Ainda ah pouco tempo , na conversa com o meu mecánico cheguei a essa conclusão lol