Garagem do Clube

Autor Tópico: Cabeça trabalhada  (Lida 14619 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline [SpArK]

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 511
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« em: 18 de Fevereiro, 2004, 12:24:44 »
Boas ppl
O ´´meu`` Fiesta ja ta n oficina :o
Como o motor tem d ser aberto pa por os segmentos consequentemente a cabeça e tirada:wink:
Como ja vi por ai alguns Fiesteiros têem a ´´cabeça trabalhada`` k senão me engano é a cabeça rectificada, polida e rebaixada né?
Perguntei ao cota se a cabeça era rectificada e ele disse k n era preciso.
O k keria saber era se a cabeça fosse polida eu iria notar dps alguns ganhos nas prestações ou se isto só se iria notar caso a isto fossem associadas um conjunto de modificações do tipo linha d escape modificada e admissão directa :?
Já agora qt pode um torneiro levar pa fazer isso?

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #1 em: 18 de Fevereiro, 2004, 12:56:27 »
Boas,

Rebaixar ou rectificar a cabeça tem como objectivo o aumento da taxa de compressão. Se fores por aí tem especial cuidado no ajuste do avanço da ignição, pois qto mais alta a TC, maior é o risco de detonação. Penso q um torneiro experiente não te deverá levar muito dinhieor por isso...

"Polir a cabeça" já é mais complicado e n rende nada de jeito se n souberes o q tás a fazer... o objectivo qd se trabalha uma cabeça é melhorar o fluxo da dita. Ora pra haver garantias em relação a isso precisas de ter pelo menos uma de duas coisas: experiência e um "flowbench" (o ideal é teres as duas). O comum dos mortais não tem nenhuma delas, e kem tem pelo menos uma delas faz-se pagar bem. Posso dizer-te a título de exemplo q uma cabeça trabalhada plo David Baker (um homem com mais de 20 anos de carros/competição no pêlo), custa-te sempre de 400 libras pra cima.

Um trabalho desta natureza é sempre notório (sobretudo em motores de fabrico mais antigo, onde o acabamento é especialmente mau) mesmo q n mudes mais nada, mas só irá atingir o seu potencial total quando acompanhado de cames, admissão e escape como é lógico.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline [SpArK]

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 511
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #2 em: 18 de Fevereiro, 2004, 13:22:59 »
Ok mestre G
Tou a ver k se não for feito por alguém com grande experiência n coisa mais vale n mexer né?
Se a cabeça n precisa d ser rectificada vou deixar como tá.
Brigadão pela explicação G_Buster :wink:

pedro cunha
  • Visitante
Cabeça trabalhada
« Responder #3 em: 18 de Fevereiro, 2004, 18:13:55 »
Eu trabalhava a cabeça!  :D

Notei uma diferença muito grande no meu carro...  :P  :lol:

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #4 em: 18 de Fevereiro, 2004, 18:17:02 »
Boas,

Oh Pedro... mas kem é q trabalhou a cabeça do teu carro? E mesmo q tenhas sido tu, o teu pai deve ter dado uma "mãozinha", não? E todos sabemos q esse Sr. sabe perfeitamente akilo q faz, ao contrário da grande maioria dos "mecânicos" da nossa praça. Claro q tb há bons... mas esses ou levam caro, ou então o ppl não os conhece ;)

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

pedro cunha
  • Visitante
Cabeça trabalhada
« Responder #5 em: 18 de Fevereiro, 2004, 18:26:29 »
Claro! O meu pai ajudou... Hehe

Para trabalhar a cabeça utilizei diversas ferramentas apropriadas para essa função... Basicamente passo a explicar:

Uma cabeça quando vem de origem vem muito irregular, tipo alcatifa... isso reduz a eficacia do input de ar e gasolina da cabeça...
Essencialmente trabalhar uma cabeça não é altera-la mas sim tornar o fluxo de ar e gasolina mais rapido e sem obstruções, basicamente é lixar as condutas da cabeça até ficarem lisas ou polidas para que não haja obstrução!

Agora se pretendem maiores perfomances aí temos outra soupa bem diferente, como por exemplo, sede das valvulas!  :D, alteração da camara de combustão, etc...

Coisas que já não fazes em casa.

O que a Puma Speed faz ás suas cabeças é exactamente o que eu faço em casa, da-me muito trabalho mas poupo muito dinheiro...

Um concelho que dou:

Não alterem o desing nem a estrutura ou dimensões das conutas das cabeças, isso é coisa para excelentes torneiros e grandes motores!!!  :D  :wink:

Offline [SpArK]

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 511
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #6 em: 18 de Fevereiro, 2004, 23:13:09 »
Poix assim ta bem!
Com malta em casa pa ajudar e com conhecimentos e k era!
Agora aki n da pa fazer nada pk eu n sei e o meu pai e contra as ideias k tinha po Fiesta apesar dele ja ter sido mecânico :(
Como o carro era dele 1 gajo tem d respeitar :x
Amanha ou 6f ja vou ter aki um carro k comprei pa fazer nele o k m apatecer :twisted:  :twisted:  :twisted:

Anonymous
  • Visitante
Cabeça trabalhada
« Responder #7 em: 19 de Fevereiro, 2004, 09:54:48 »
olha por 80€ reteficas a cabeça sedes das vavulas,vavulas  e faceias a cabeça,embora todas sejam importantes pelo menos a ultima axo que devias pensar nela!!!!
abraço

Offline [SpArK]

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 511
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #8 em: 19 de Fevereiro, 2004, 21:57:47 »
Carlos por esse preço até se fazia!
E algum conhecido teu k fax isso?
E fiavel?
N sei se o motor ja ta a ser montado :oops:

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #9 em: 20 de Fevereiro, 2004, 20:08:40 »
Spark, qual e o teu motor? 1.6 cvh?

polir as irregularidades e o minimo q se pode fazer. Os maiores ganhos na culassa CVH e mesmo 3 angulos de corte na sede das valvulas. Quem faz isto em PT? Ainda estou para descubrir. :(

Uma culassa 1.6 CVH trabalhada pelo meu colega de uk da 15 a 18cv de ganho. Isto com especificaçao para competiçao. Quem quiser fale cmg. Ele compra la uma culassa usada completa (com arvore de cams, valvulas, molas etc), trabalha-a e envia-a para ca. 400libras + portes.

Offline [SpArK]

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 511
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #10 em: 21 de Fevereiro, 2004, 17:18:17 »
Butre o motor k ta n carro e o 1.4CVH.
Mt parecido com o 1.6CVH exteriormente.
Só k 400libras são a volta de 600€ né? :confuse:
Sabes k ganhos daria num 1.4?

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #11 em: 22 de Fevereiro, 2004, 02:37:01 »
120cts para trabalhar uma culassa como deve ser... e um preço q parece ser maluco mas so o trabalho q da... ate digo q nao e valorizado. As pessoas e q nao fazem a minima da ideia do trabalho q da e depois quando veem a culassa trabalhada a brilhar e perfeitinha... uii. Para nao falar dos resultados quando se carrega no pedal.

Eles la so trabalham 1.6 cvh. O q ganha mesmo e binario, e isso sentiu-se no carro do Pedro com uns toques de culassa. Muito bom mesmo.

Offline [SpArK]

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 511
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #12 em: 25 de Fevereiro, 2004, 00:08:05 »
Sim Butre acredito k vale o dinheiro só k 600€ aki n é a mm coisa k 600€ em U.K. onde se ganha bem mais dinheiro!
Claro k num carro k se goste e n se keira vender ha ppl k n se importe d gastar uns trocos extra :twisted:
Mt pena n ter posto o 1.6CVH no meu :(  :cry:  acreditem

pedro cunha
  • Visitante
Cabeça trabalhada
« Responder #13 em: 25 de Fevereiro, 2004, 08:47:58 »
Conheço quem faça esse corte de angulos das sedes das valvulas!!!

Mas muito sinceramente fazer isso num 1.4 não dá grande gozo... gastas dinheiro e não vês grandes ganhos!!!  :(  :shock:

Anonymous
  • Visitante
Cabeça trabalhada
« Responder #14 em: 25 de Fevereiro, 2004, 10:00:58 »
eu tam bem coheço quem trabalhe cabeças cá,e nao por 600€ mas por 200 a 250€ e fica estrodoso,eu não era capaz de dar 600€ para me trabalharem a cabeça,eu sei que dá bastante trabalho e não é qualquer um que o faz , mas axo esse preço demais!!! quanto ao fazer isso a cabeça do 1.4 ganha se sempre qualquer coisa,por muito pouco que seja,e não se perde nada em tirar algumas irregularidades!!!
abraços

Anonymous
  • Visitante
Cabeça trabalhada
« Responder #15 em: 25 de Fevereiro, 2004, 10:02:17 »
Citação de: "[SpArK
"]Carlos por esse preço até se fazia!
E algum conhecido teu k fax isso?
E fiavel?
N sei se o motor ja ta a ser montado :oops:


sim spark é conhecido fiavel é de confiança,e valçe sempre a pena,pois a tua cabeça já deve ter bastantes km em cima não? :cry:
abraço

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #16 em: 26 de Fevereiro, 2004, 04:06:23 »
200 a 250€??? nao quero deitar abaixo o trabalho de ninguem mas acho q e um preço baixo demais para ser uma preparaçao digna deste nome.

Polir e eliminar as rugosidades qualquer um faz... basta ter lixa, paciencia e nao se importar de arrebentar as maos todas.

Anonymous
  • Visitante
Cabeça trabalhada
« Responder #17 em: 26 de Fevereiro, 2004, 17:12:34 »
Butre não te esqueças que estamos em portugal,e nao em UK ok? ai a diferença de preço não? pensa nisso! :wink:

Offline [SpArK]

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 511
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #18 em: 26 de Fevereiro, 2004, 17:23:42 »
Ok ppl mas p agora vai ficar assim! :)
Penso k o motor já estara a ser montado e k este fds ja haverá Fiesta! :D
Já agora po ppl k costuma frequentar foruns/sites de UK, se encontrarem motores 1.4CVH alterados postem aki n forum sff
Thanks :wink:

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #19 em: 26 de Fevereiro, 2004, 17:46:24 »
sim ha uma diferença de preço, mas nao desta maneira. Tudo depende da "preparaçao" q levar... se for mesmo race spec o rick teve um orçamento de 150cts para preparar a do FRST ca em PT... e sim quem o prepararia percebe de Fords visto ter trabalhado muitos anos como mecanico da diabolic.

Acho q a questao do preço inverte-se. Em uk como ha tanta gente a preparar como deve ser as culassas sao obrigados a ter preços competitivos entre eles. Ca, so sei q os AX Sport de trofeu tinham culassas preparadas ca em PT e nao eram 50cts cada uma nao senhor.

O q e feito em uk:
"The work involves the porting and gasflowing, chemical cleaning, bead blasting, skimming, 3 angle valves, dis-assembly and re-assembly, valve lapping. "

Ganhos na culassa CVH 1.6 no xr2i sao de cerca 15 a 18cv.

guest84
  • Visitante
Cabeça trabalhada
« Responder #20 em: 26 de Fevereiro, 2004, 17:54:13 »
a meu ver 50 cts e mt mt barato penso k sera um polimento e facejamento ou como keiram chamar nao mais k isso...

mas preparaçao ja mais a serio e impossivel por esses preços e k depois disso nao se eskeçam k a culassa tem de ser testada e tudo!
e so o trabalhu de torneiro e testes e material sedes valvulas diferentes e tb valvs maiores...

bem espero k ninguem fike xateado com esta minha opiniao

abraço

Anonymous
  • Visitante
Cabeça trabalhada
« Responder #21 em: 27 de Fevereiro, 2004, 12:44:57 »
Butre eu sinceramente axo caro 50cts quanto mais 150cts entendes? agora a casa que te estou a falar é bastante conhecida aqui em baixo,pelo menos na minha zona e pelo que pude ver na cabeça de crossword que eles estavam a preparar não é só polimento,aquelas admisoes brilhavam!!!pareciam quase cromadas!!!! sinceramente não sei,penso que era um bom trabalho!!! mas como te disse não sou nenhum expert nisto :(
abraço

Offline [SpArK]

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 511
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #22 em: 27 de Fevereiro, 2004, 20:08:35 »
600€ por uma cabeça alterada é mt dinheiro? Claro k sim!
Se eu n ganho isso por mês e logico k pra mim é mt!
Agora será k é mt em U.K.?
Se calhar não! Qt e o ordenado minimo lá?
Pra ai k? 1250€? n sei mas deve ser algo do tipo né?
Talvez lá até seja barato.
Outra cena k n se falou e k os 600€ ja incluem uma cabeça d 1.6CVH e os respectivos componentes.
Qt custa aki uma cabeça destas numa sucata?
Pra além destes motores n aparecerem todos os dias qual é o sucateiro k vende aki a cabeça em separado?
E se vender qt pede? Kem costuma ir as sucas sabe bem como eles são!
Vai couro e cabelo!
Talvez o preço de prepararem a cabeça + o preço da cabeça fique mais barato cá ( e não falo em resultados) mas será k no fim a diferença seja assim tanta?
E claro k kem tem um motor 1.6 n precisa d outra cabeça mas para ser uma compararação justa tem de ter o k o outro preço trás!
K axam?
Abraço

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Cabeça trabalhada
« Responder #23 em: 27 de Fevereiro, 2004, 21:35:51 »
E facil saber o quanto sabe um preparador de culassas. Para isto basta perguntar se ele faz o q mais rendimento da: 3 angulos de corte nas sedes das valvulas.
Se ele fizer isto e pq e um bom preparador e sabe bem o q a ciencia de uma culassa implica.

pelas varias tabelas de flow q ja vi em diferentes "stages" de preparaçao de diferentes culassas, so os 3 angulos de corte das sedes das valvulas dao mais rendimento q polir as irregularidades.

400libras + culassa + portes

em uk uma culassa xr2i/FRST (q sao iguais) custa cerca de 15cts usada e tras ate arvore de cams.

o preço de uma boa preparaçao duma culassa fica perto do preço de umas arvores de cams da piper ou da kent. Agora qual eu escolheria para upgrade? culassa sem duvida alguma.

GarretInside
  • Visitante
Cabeça trabalhada
« Responder #24 em: 28 de Fevereiro, 2004, 01:42:33 »
Butre, olha que as xames sao bastante + baratas! Eu pela minha piper, incluindo "touches", molas e vedantes de valvulas dei 230 £!! O ke eu achei carissimo ( por isso nao pus no meu) são as valvulas 1mm maiores a 50 cts o jogo!