Garagem do Clube

Autor Tópico: Caixa de velocidade Fiesta 1.4 mk6  (Lida 1540 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ayatola
  • 45cv
  • Mensagens: 24
  • Feedback: +0/-0
Caixa de velocidade Fiesta 1.4 mk6
« em: 10 de Abril, 2014, 16:15:27 »
Boa tarde,tenho alguma dificuldade em por a marcha atrás,de vez em quando arranha,no entanto se der uma acelaradela antes ou por uma 3a,a Marcha atrás entra sem qualquer problema. Será problema de origem ou problemas na caixa de velocidades?? Todas as outras velocidades entram não perfeição.

Obrigado.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Caixa de velocidade Fiesta 1.4 mk6
« Responder #1 em: 10 de Abril, 2014, 16:19:01 »
É mesmo assim... normalmente arranha sempre um nadinha a entrar, mas como se costuma dizer, não é defeito, é feitio mesmo... Basta como disseste meter outra mudança antes da marcha-atrás ou até mesmo deixar descair um pouco o carro e já não arranha  O0

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: Caixa de velocidade Fiesta 1.4 mk6
« Responder #2 em: 10 de Abril, 2014, 21:13:36 »
É perfeitamente normal.

A marcha atras não te sincronização.

Ao acelerares em ponto morto estas a sincronizar a velocidade do veio primario com o secundario e por isso é que depois ela entra melhor. É o principio da dupla embraiagem que qualquer camionista da velha guarda sabe o que é.

MEteres a 3a ou outra mudança qualquer antes de ires pra marcha atras faz quase a mesma coisa.

O melhor truque para meteres a mudança é colocares a manete pra posição de marcha atras. Se ela oferecer resistencia a entrar não forçes. Mantem a pressão constante na manete enquanto levantas lentamente e só um bocado o pedal da embraiagem mantendo sempre a um pouco de pressao na manete. Ao fazeres isto o veio primario vai rodar e engrenar na 1a oportunidade que os dentes dos carretos alinharem, sentes um "clunk" zinho e a manete vai logo pra posição de marcha atras sem arranhar.


Porem se esta não resultar é porque podes ter um problema na embraiagem, nomeadamente a mesma não estar a desacoplar totalmente, uma embraiagem hidraulica como essa com liquido velho ou ar no circuito pode tirar-te curso ao cilindro secundario da embraiagem e originar esse problema.
Neste caso podes tentar tambem, bombar umas 5 vezes o pedal da embraiagem e depois tentar meter a marcha atras normalmente.


Boa sorte e diverte-te a testar.

Offline Ayatola
  • 45cv
  • Mensagens: 24
  • Feedback: +0/-0
Re: Caixa de velocidade Fiesta 1.4 mk6
« Responder #3 em: 10 de Abril, 2014, 22:13:58 »
Obrigado a todos pela explicação,qualquer das forma o meu mecânico vai dar uma olhadela. Mais uma vez obrigado pelas explicações.