Boas!
Só para fazer uma actualização...
Andei a lêr e cheguei a trocar MP com o user Ford Power...
Tentei usar o método simples, ie, sem remover a coluna da direcção, mas o cardan tinha a união tão calcinada no pivô de baixo que foi impossível...
Conclusão... mão à obra. Nunca tinha trocado o cardan e, desmontando a coluna da direcção, foi coisa para 2 horas...
resumindo:
0-desligar a bateria (chave de 13) (ver se há código para o rádio...). trancar a direcção removendo a chave, com as rodas em frente.
1-desapertar (torx 15) as guardas de plástico em atrás do volante. a guarda inferior tem 4 parafusos, a superior tem dois por cima e dois por baixo, acessíveis quando a guarda inferior é removida.
2-desapertar a manete da luz/piscas. Te um único parafuso na direcção do botão dos 4 piscas. desligar as fichas (uma de cada lado; marcar cada uma, pelo sim pelo não...)
3-sem as guardas e sem mexer no volante, tem-se acesso a dois parafusos (torx 20ou 25, não me lembro) na parte de trás do volante. desapertar. o airbag fica solto.
4-puxar o airbag com cuidado que ele sai bem.
desencaixar ficha amarela do airbag, não a preta do volante!!
5-guardar o airbag num sítio onde a mulher não mexa.
6-despertar a outra ficha amarela do airbag, que fica na coluna da direcção, perto da caixa de fusíveis, presa por um pino de plástico ao tabelier. atenção que esta ficha tem uma segurança de metal, tipo patilha, que se tem que tirar primeiro.
7-despertar a ficha do canhão da ignição (do lado esquerdo do volante)
8-ir ao compartimento do motor e desapertar e remover os dois parafusos (duas chaves de 13)do cardan. com eles fora, lubrificar com wd40 e em abundância o encaixe inferior do cardan, que é ranhurado e que, com 99% de certeza, estará colado. wd40 com força naquilo.
9-remover o cabo de abertura do capot e o manípulo. basta desencaixar.
10-cortar a braçadeira que fixa a cablagem à coluna da direcção.
11-desapertar o volante. não me lembro do número da chave. puxar com cuidado mas de forma determinada. guardar o volante longe dos miúdos.
12-desapertar duas porcas porcas por baixo da coluna da direcção, que a fixam. chave de 13.
13- nesta fase a coluna deve estar solta. uma puxadela ligeira e o encaixe no cardan sai. o cardan fica só preso pelo encaixe inferior.
14-na fenda que estava unida pelo parafuso+porca, encaixar uma chave de fendas de fenda larga e cabo quadrado. encaixar no cabo uma chave descendente para fazer de alavanca. rodar de forma a forçar a abertura da fenda. vai custar e vão ter que fazer isto 1/2 dúzia de vezes. vão lubrificando com wd40 à medida que o cardan ganha folga. entretanto, se o puxarem para cima (e não para a frente; para cima na direcção do pino onde está encaixado) ele sai.
15-limpar o encaixe e lubrificar.
16-meter o cardan novo no pino inferior, de forma correcta, ie, a que fique na posição do anterior.
17-apontar o parafuso+porca do pino inferior.
18-encaixar a ponteira da coluna da direcção no encaixe superior do cardan e apontar o parafuso+porca.
19-remontar a coluna da direcção+volante, pela ordem inversa.
20-com a coluna montada, dar o aperto final ao cardan.
21-ir beber um fino.
@dremelnan, sem ofensa! a malta está cá para aprender.