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Autor Tópico: centralina num mk3.5 (1.3HCS)  (Lida 3718 vezes)

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Vader
  • Visitante
centralina num mk3.5 (1.3HCS)
« em: 09 de Fevereiro, 2004, 16:34:33 »
boas.....

dps de mts interrogações, e d algum tempo de espera... o meu carro ja rola outra vez.... :D ...

a duvida q o carlos_XR2 me pos em relação a admissao do meu motor ainda ta por resolver... pq eu num percebo nada de mecanica, e ainda n tive tempo ($) ainda tou desempregado... mas continuando... a duvida era se o meu motor 1.3HCS de 94, tinha centralina, visto q possuia um carburador electronico... apesar de n ter injecção elect.

como na altura n se sabia...  agora andei a procura... e realmente encontrei algo q se parece com uma centralina... debaixo do tablier do lado do pendura (mais propriamente atras do porta-luvas, da para ver recurso a quaisqueres  ferramentas :) )

realmente e uma centralina, tem um interface (quase estilo PCI  :P )

sera q alguem me pode confirmar se e uma centralina, e se for onde e o q e q se podera fazer nesta :?:  :?:  :!:

o q eu queria era o meu carro mais solto... pq 60CV n da pa mt... e o meu mal, a caixa automática, n deixam o carro andar... ele so da 160 em recta :evil:

desculpem o testamento...  :P
brigado
 :wink:

aCid
  • Visitante
centralina num mk3.5 (1.3HCS)
« Responder #1 em: 09 de Fevereiro, 2004, 18:41:26 »
Como eu sei do que falas... os nossos 60cv sao muito escassos...se bem que o meu inda xega aos 170km/h em recta... talvez devido a caixa... o que eu gostava de por era uma EFi completa... ai sim acho que ia ficar a bombar fixe... assim so da para alguns 1.1  :(

Vader
  • Visitante
centralina num mk3.5 (1.3HCS)
« Responder #2 em: 09 de Fevereiro, 2004, 20:27:40 »
poix.... so da msm para alguns 1.1 :evil:

so me interrogo SE... n dara para reprogramar esta centralina, e obter pelo menos mais 10 cavalitos...  :roll:  8)   60 CV n da msm pa nada!!!  :P  :wink:

bem sei q n deve ser programavel como as dos q tem uma EFI completa... mas será q e possivel?!

em relação a EFI será q as  dos escort tb dao?!


e q fiestas na sucata (sempre a tentar poupar guito  :P  ) n ha (n tenho encontrado) EFI's ....
 :(    :!:

Bug Killer 03
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centralina num mk3.5 (1.3HCS)
« Responder #3 em: 09 de Fevereiro, 2004, 20:53:54 »
Como também tenho um HCS e é 1.1, vou ficar atento, pode ser que se diga algo de bom para o nosso motor hehehe. O meu motor tem 79.300 km, tá novinho. E não se esqueçam que o meu carro pesa menos que o vosso, devido a cilindrada, pode ser que ganhe qq coisa no arranqe  :D  :D  :D

Abraço

Offline G_Buster

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centralina num mk3.5 (1.3HCS)
« Responder #4 em: 09 de Fevereiro, 2004, 23:27:07 »
Boas,

N kerendo tar a desanimar os possuidores de tal modelo, n conheço ng q mexa nessas centralinas... e mto menos uma repro pra atmosféricos a dar mais 16 ou 17% de potência! Ppl, os 1.1 e 1.3 da Ford são motores de arquitectura já relativamente antiga, pensados pra serem económico e fiáveis qb... não há aí mto por onde mexer pra obter ganhos q se vejam. Uma coisa q já foi feita e aparentemente resultou benzito foi meter um escape de um XR2i num 1.1... se bem q foi num 1.1 de carburador.

É verdade, há em UK um 1.1 todo ratado, reconstruido de raíz, mexido por uma casa q vive prós Ford e ficou a debitar a empolgante potência de... 70 cv.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Bug Killer 03
  • Visitante
centralina num mk3.5 (1.3HCS)
« Responder #5 em: 09 de Fevereiro, 2004, 23:57:14 »
Isso é demais!!! Mas é pena :( Curto mm mt do carro. Qd for grande tnh d por o meu a dar mais :twisted: E depois mexo na transmissao, para obter melhores prestaçoes  :D G, e a admissao? Onde se pode por? é preciso andar ao corte e custura? Thanks

Abraço

fordzito
  • Visitante
centralina num mk3.5 (1.3HCS)
« Responder #6 em: 16 de Fevereiro, 2004, 17:43:59 »
Eh pa, que é essa coisa do carburador electrónico ?

Segundo o manual da Haynes o 1.1 HCS, de 94 em diante, é um motor de injecção CFi, ou seja, no corpo de um carburador normal, substitui-se o aspirador (acho que se chama venturi) atmosférico por um
injector central responsável pela pulverização da gasolina, ou seja,
deixa de ser um carburador como costumamos dizer, embora fisicamente
seja muito parecido, e torna-se num sistema de injecção monoponto.

fordzito
  • Visitante
centralina num mk3.5 (1.3HCS)
« Responder #7 em: 16 de Fevereiro, 2004, 17:45:12 »
aliás segundo a Haynes o motor tem uma unidade EEC IV  :)

Vader
  • Visitante
centralina num mk3.5 (1.3HCS)
« Responder #8 em: 16 de Fevereiro, 2004, 18:14:44 »
injecção monoponto?!

q queres dizer c isso?!

quais sao as vantagens?!se e q existem...

quais sao as diferenças duma efi e para o q tenho?!

ja agora, eu tenho é um 1.3!!! se bem q o motor e igual!|!

o q e isso da unidade EEC IV?! dara para fazer alterações?! em suma, da pa por este motor a debitar mais potencia, de um modo relativamente facil?!

ja agora e melhor q admisão com 2 carburadores duplos webber36 independete, neste motor?!
obrigado!!

fordzito
  • Visitante
centralina num mk3.5 (1.3HCS)
« Responder #9 em: 16 de Fevereiro, 2004, 19:34:03 »
quero dizer que a gasolina é injectada num local unico, e daí deriva para
os quatro cilindros.

se for multiponto, em vez de 1 injector tens 4, um independente para cada cilindro. não sei se é melhor, mas geralmente os de inj. multiponto
têm mais alguns cavalos.

Por ex: no Rover 400 uma das mudanças que a marca fez no 1º ou 2º restyling foi essa, e a potência passou de 95cv para 105cv (não tenho
a certeza se terão mexido tb na compressão...)

não sei indicar-te modelos de carburadores, os meus conhecimentos
são normalmente teóricos até preciisar de mexer nalguma coisa.
existem carburadores de 4 corpos em vez de dois mas não sei se
serão usados por cá. É que na USA a gasolina é muito mais barata  :lol: .

a potência do motor depende da cilindrada, das dimensões (altura
das bielas), do numero de explosoes por minuto e da compressão
que se atinje dentro do cilindro. Por isso é que + octanas aumentam a
potencia nos carros com injecção eletronica. Esta adapta-se à maior
resistência à explosão e avança o ponto de ignição, comprimindo mais
a mistura.

outra forma é rebaixar a cabeça (aumenta a compressão)

facilitar a entrada de ar (admissão) ou o escape (escape de rendimento)
tb ajudam. Por isso os motores passaram a ter 16v.

é para facilitar a saida dos ghases de escape