Fiesta Club Portugal
Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Gasolina => Tópico iniciado por: Amarras em 26 de Outubro, 2012, 12:19:57
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Bom dia caros user's...
Há muito que não passava por cá, mas preciso da vossa ajuda.
Ontem levei o carro do meu sogro ao IPO e chumbou nos gases de escape...ao relentim devia dar um valor no máximo de 0.5% e deu 2.8%...em aceleração às 3000rpm dava valores dentro do normal.
Hoje de manha fui à Ford comprar aquele tubo flexivel debaixo dos colectores pois estavam rotos, pensando eu de que o problema seria dali.
Fui novamente com ele ao IPO hoje de manha e para meu espanto o nivel de Co2 ainda aumentou mais!
Falei com um mecânico que me aconselhou a mudar o oleo e tudo que é filtros pois o carro nao muda o óleo desde 06/2010 (só hoje é que vi a vinheta)...disse que provavelmente anda a queimar óleo. Mandou-me depois meter um bom aditivo gasolina e andar com sem chumbo 98 durante uma semana e apertar com ele, visto que é um carro que faz apenas 5km diários.
Que vos parece?
Desde já o meu obrigado.
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5km diários? epá, isso deve estar cheio de m*rdinha lá dentro, o que é perfeitamente normal... pega no carro, atesta de 98 e vai com ele dar uma volta maior, 200/300km em AE a 120km/h chega perfeitamente para limpar isso... Podes dar uns esticões mas sem abusos, se é carro que não costuma levar apertos pode haver componentes que se ressintam disso, há que ser gradual O0
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quando mudaste o tubo aumentou porque passou a sair exclusivamente pelo escape
faz o que o koiratu diz ...............andar muitos km seguidos para limpar esse escape.......
parece ironico ao preço que a gota esta e nos a dizermos vai dar umas valentes voltas..... O0
bons passeios.....
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Ok...vou seguir a vossa sugestão.
Um aparte, o carro tem escape novo desde o ano passado, pois no ano passado chumbou devido a uma das panelas.
O carro tem tido o mesmo tratamento desde 2005 ou seja 5 a 6 km diários, mas nunca tinha chumbado por excesso de CO2.
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pois, mas o 'lixo' vai-se acumulando... dá uma boa volta com ele, em AE ou similar, a uma velociadade constante na casa dos 120/130 já chega para limpar uma boa parte desse lixo todo... cuidado é com os esticões a fundo porque podes ter tubos ressequidos e afins e estoirar com eles... o que acabará por acontecer mas escusas de estar agora a gastar mais dinheiro... pensa assim:
Domingo, ir almoçar com a família a algum lado, nem que seja a 100km ou pouco mais que isso de casa, por AE, aproveitas o dia (ainda que possa estar chuvoso)... no fim, tens isso mais limpo, vais notar em termos de desenvoltura do carro, vais sentir o carro a puxar com mais à vontade, e provavelmente vai baixar também um pouco o consumo :)
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Sim faz isso...Mas lembra-te que isso nao ta habituado a esticões começa calmo......
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Não te esqueças de ver as velas.
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Amanha vou ja mudar oleo e tudo que e filtros e encher o deposito com 98 sem esquecer um aditivo gasolina, penso que um daqueles da redex basta...depois vou subindo gradualmente a velocidade durante a semana na A2.
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sonda lambda? ::)
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Penso que foi tudo dito, revisão completa (bom óleo, TODOS os filtros, e limpar todos os sensores), encher o deposito de 98 (não é necessário por aditivos e isso) e siga com ele para a AE indo apertando com ele gradualmente.
No dia da inspecção certifica-te que o motor está bem quente e pelo caminho estica umas segundas e terceiras perto do corte para o catalisador ir quente.
Em extra:
Verificar todas as tubagens e de preferência verifica o liquido de refrigeração! Como está em termos de correias? É que por vezes o pessoal descuida-se e depois...
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Boas...
Ja tenho a revisao feita no fiesta...levou oleo castrol, filtro de oleo, ar e combustivel. Quando fui ver as velas tavam nas últimas. Meti velas Bosch.
O carro ficou a responder muito melhor.
Agora em relação ao CO falta meter aditivo e encher com 98, estou a pensar num da Bardhal. Durante a semana vou fazer alguns km's com ele e depois vou novamente ao IPO.
O catalisador abanei-o e pareceu.me estar bom, não vi nenhum buraco.
Sonda lambda talvez...não sei.
As velas será que influenciavam nas emissões de Co elevadas ao relentim?
Cumps
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Boas...
Ja tenho a revisao feita no fiesta...levou oleo castrol, filtro de oleo, ar e combustivel. Quando fui ver as velas tavam nas últimas. Meti velas Bosch.
O carro ficou a responder muito melhor.
Agora em relação ao CO falta meter aditivo e encher com 98, estou a pensar num da Bardhal. Durante a semana vou fazer alguns km's com ele e depois vou novamente ao IPO.
O catalisador abanei-o e pareceu.me estar bom, não vi nenhum buraco.
Sonda lambda talvez...não sei.
As velas será que influenciavam nas emissões de Co elevadas ao relentim?
Cumps
Devias ter posto velas MotorCraft, é que os Zetec não gostam nada da concorrência...
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Motorcraft ou NGk. No entanto se meteste velas novas, duvido que seja por serem bosch que acusa excesso de gases. Faz o que disseram, atesta com 98 e vai dar uma volta longa, com bastante AE a andar 120/140km/h que isso deve passar. Já soube de alguns casos, em que isso bastou. Outra coisa, depois podes passar numa oficina e pedires para medirem o CO2. Não metas aditivo que não é preciso. Não te esqueças, 98 de qualidade.
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Em relação às velas Bosch...até agora não notei alguma anomalia no seu funcionamento.
Amanhã ja vai levar com 40 litros de 98 repsol. Depois durante a semana é andar bastante.
Mas as velas antigas será que influenciavam a medição dos gases de escape?
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o grande mal era mesmo andar pouco
o meu leva velas beru e é a mesma coisa .......
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Em relação às velas Bosch...até agora não notei alguma anomalia no seu funcionamento.
Amanhã ja vai levar com 40 litros de 98 repsol. Depois durante a semana é andar bastante.
Mas as velas antigas será que influenciavam a medição dos gases de escape?
Sim as velas velhas podem influenciar a medição de gases.
Lembrei-me que o primeiro carro que tive, foi um corsa b 1.2, que estava parado a mais de 3 meses e sem ipo. Acontece que o carro quando andava, era só nas volta citadinas, muito para-arranca e raramente engrenava a 5ª velocidade. Quando peguei no carro para lhe fazer ipo, teve de levar velas novas, depósito cheio da gasolina de 100 octanas, sim a bp ainda a vendia na altura, e quando foi para medir o co2, ainda me vi um bocado apertado. Mas deu para passar a justa. No ano seguinte, passou sem problema de gases, porque fartou-se de levar porrada na ae.
Portanto, aconselho-te a andares um pouco mais com isso por mês.
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Para os gases nao ha nada mesmo melhor qe tirar carvao. O0
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Bem hoje ja levou 20 litros de Bp ultimate (1.80eur/l). Penso que seja do melhor...
Ja fiz 30km em Ae, amanha à mais...entretanto ao final da tarde vou a uma oficina medir o nivel de CO.