Garagem do Clube



Autor Tópico: consumo e sensor de oxigénio  (Lida 4596 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
consumo e sensor de oxigénio
« em: 31 de Maio, 2004, 20:03:14 »
pesquisei na Net e parece que é muito comum em carros com injecção e +
de 65000 kms, a falha do sensor de oxigénio q está no colector de escape.

a bosh diz que 60% dos carros com problemas de consumo ou emissoes
precisavam (entre outras) de trocar este sensor.

parace q é muito sensivel e acaba por ficar lento a reagir, ou então morre
mesmo (e a mistura passa a ficar sempre rica por causa disso).

alguem sabe qto custa um sensor desses ?  tb li q quando é esse o caso
se recupera o investimento rapidamente por causa do preço da gasosa...

talvez seja por isso que todos temos  consumos tao diferentes ?

além disso gostava de verificar se o meu funciona bem... tenho que pesquisar
como se faz (tenho emissões elevadas e o tipo nas inspecções fica lá q tempos a acelerar até conseguir um valor razoável...

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #1 em: 31 de Maio, 2004, 23:13:06 »
O preço do sensor lambda varia muito de marca para marca, se de 1 fio, 3 ou 4 fios.....

Se de um momento para o outro o teu carro q fazia medias de 8lts passou a fazer medias de 12lts.. entao ve o filtro de ar e testa a sonda lambda.

Forzito, tu tens um fiesta 1.1 nao e? eles nao teem sonda lambda. :)

Bug Killer 03
  • Visitante
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #2 em: 31 de Maio, 2004, 23:40:05 »
Teem teem, pelo menos diz la no livro d instruçoes :D nos MK3.5 já há disso. É CFI mas n é a idade do gelo  :lol:

Abraço

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #3 em: 01 de Junho, 2004, 10:02:24 »
se tem sonda lambda, entao tem q ter ecu e EFI... monoponto ou multiponto nao deixa de ser EFI.

Olhem para o colector de escape e/ou downpipe e verifiquem isso.

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #4 em: 01 de Junho, 2004, 11:27:57 »
claro que tem isso tudo. os 1.1 que nao têm devem ser os antigos CL, CLX,
e por aí , com carburador. A ECU é uma caixa metalica que está por detrás
do porta-luvas, com acesso por baixo (se não souberem o q estão a fazer deixem-na ficar lá descansada)  :)

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #5 em: 01 de Junho, 2004, 11:29:33 »
penso q a sonda é de 3 fios mas não me lembro exactamente.

Bug Killer 03
  • Visitante
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #6 em: 01 de Junho, 2004, 11:53:04 »
E a minha tá lá. Vi antes do catalisador, e depois do tubo que junta os varios cilindros.  :D

Abraço

Offline JoaoMorais
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 326
  • Feedback: +0/-0
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #7 em: 01 de Junho, 2004, 14:08:16 »
Para um WW polo custa 38 cts
para um Opel corsa custa 44 cts
Para um Fiesta ???? deve andar por ai....

Os fiestas desde 93, são monoponto, e tem "sonda lambda" bem visivel asseguir ao coletor de escape, que por sinal em TODOS os carros é + / - comum avariar.
jm

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #8 em: 01 de Junho, 2004, 15:37:39 »
:shock:  :shock:  :shock:  :shock:
isso é para aí o dobro do que eu estava a pensar....

Offline Dr_x2

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 283
  • Feedback: +0/-0
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #9 em: 04 de Agosto, 2004, 14:05:58 »
E se fossem wide-band como são as da honda, ai sim assopravas....

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #10 em: 04 de Agosto, 2004, 15:50:33 »
Boas,

Um conselho a quem precisa de mudar a lambda: afastem-se das marcas e vão procurar às casas d material da especialidade. Qq distribuidor Bosch tem lambdas, MAFs e afins... normalmente a menos de metade do preço. Se precisarem de ajuda a descobrir esse tipo de material, digam qq coisa q eu tento orientar-vos o melhor q me for possível.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

RPM
  • Visitante
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #11 em: 05 de Agosto, 2004, 19:41:06 »
Citação de: "Dr_x2"
E se fossem wide-band como são as da honda, ai sim assopravas....


Safei-me de uma conta de 500 Euros por causa da garantia no meu Honda...  :x

Offline Dr_x2

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 283
  • Feedback: +0/-0
consumo e sensor de oxigénio
« Responder #12 em: 05 de Agosto, 2004, 21:08:21 »
ya, eu sei, quando eu desenvolvi um analizador de co (fase de prototipo ainda), fui saber o preço das wide, e fiquei parvo, ate pk boas wide so do honda msm (ntk) e rondava os 100 contos, ao passo k uma generica bosh (narrow band) rondava os 10..25 contos  :D