Com o meu civic faço quase o mesmo consumo que esse polo .
O problema é a mentalidade tuga ser fanatica por diesel !
Depois é ver inumeros individuos a querer diesel para fazer 5kms diarios só e apenas porque na bomba está uns miseros centimos mais barata ........... depois avaria-lhe o FAP e tem que meter esses miseros centimos e muito mais do bolso para meter uma FAP nova .... Se avaria injectores tambem vai umas boas centenas de euros , egr's , turbos etc etc
Diesel é que é bom
Eu da minha parte preferia a gasolina... no entanto foi um misto de oportunidade (porque apanhei o meu a óptimo preço), e conveniência (tenho feito 35.000km/ano - o que torna o diesel compensador). De resto, do que falas... Injectores já se sabe, mas o mesmo se aplica aos carros a gasolina ditos 'modernos', não é só nos diesel... de resto... FAP é uma coisa que não me assiste (felizmente! seja como for, também seria anulável, portanto...), EGR é anulada e pronto (também o pode ser electronicamente nos casos em que isso suceda), turbos acontece/vai acontecer o mesmo com os modernos motor turbo a gasolina...
Ou seja, tudo isto para chegarmos à conclusão que a grande diferença está no preço do combustível, que, a não ser que se façam muitos km anualmente, não compensa ter um carro a gasóleo, pelo simples facto de que são bastante mais caros, e que, como referiste e bem, para quem faz pequenas deslocações, sai mais caro que andar a gasolina (e sou da tua opinião em relação a essa malta).
Ou seja, eu cá também prefiro os 'zagolineiros', mas aqui o 'zagoil' até me vai compensando para já, mas lá está, cada caso é um caso...