Garagem do Clube

Autor Tópico: Cut-off  (Lida 4329 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline BrunoPT
  • 45cv
  • Mensagens: 21
  • Feedback: +0/-0
Cut-off
« em: 15 de Julho, 2012, 01:02:33 »
Boas, tenho um Fiesta MK3 1.1 de 1993 de injecção (é 1 mês mais velho que eu xD) e tenho a mania de o meter em ponto morto nas descidas para ver se poupo na gasosa (isto anda fraco de €), ouvi dizer que os motores a injecção têm uma tecnologia chamada de Cut-off que corta totalmente o consumo de gasolina nas descidas se tiver uma mudança engatada.

O Fiesta têm essa tal tecnologia??

P.S: Desculpem la se isto é uma pergunta disparatada mas eu sou um 0 a mecânica  :D

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Cut-off
« Responder #1 em: 15 de Julho, 2012, 02:52:22 »
tem sim , todos os sistemas de injecção electrónica a quando engatado e não acelerado ele envia muito pouco ou menos que em relanti para o motor , é mesmo só o suficiente para ele não se apagar .

Offline shaark
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 581
  • Feedback: +0/-0
Re: Cut-off
« Responder #2 em: 15 de Julho, 2012, 02:57:17 »
Tenho o mesmo motor que tu, gostava de saber se é mesmo verdade, reparo mesmo numa subia se for com o acelerador a meio ou praticamente no simo ele faz a mesma coisa. Mas em 5ª so com o pe em cima do acelerador sem carregar faz o "mesmo" que desengatado.

Por acaso sempre que tenho de ir a cidade mais proxima quando volto para casa tenho uma recta com uma inclinação a descer no max de 5% se tiver o carro em 5ª e tirar o pe do acelerador ele baixa a velocidade, se desengatar ele mantem a velocidade que vai.


Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re: Cut-off
« Responder #3 em: 15 de Julho, 2012, 11:24:16 »
Eu tenho o mesmo motor, mas o 1.3 e ele de facto corta a injecção. Não totalmente, pois é arcaica e ainda monoponto.

Mas experimentem: quando largam o acelerador em descidas o ponteiro da gasosa até sobe :P Se for desengatado o meu já não reage assim, mas de fiável tem pouco.

Já experimentei fazer dois depósitos com duas diferenças: uma andar sempre engatado e outra desengatado. O resultado foi de 1.5L a menos na média para o engatado. Mas do que já li sobre este motor convém que a rotação vá acima das 2000 para que ocorra o corte. Abaixo disso o motor tem necessidade de ir a manter a injecção porque a força transmitida é demasiado baixa e não serve para manter o motor a rodar.

Offline BrunoPT
  • 45cv
  • Mensagens: 21
  • Feedback: +0/-0
Re: Cut-off
« Responder #4 em: 15 de Julho, 2012, 12:23:09 »
Obrigado a todos por esclarecerem a minha dúvida  :)

Eu tenho o mesmo motor, mas o 1.3 e ele de facto corta a injecção. Não totalmente, pois é arcaica e ainda monoponto.

Mas experimentem: quando largam o acelerador em descidas o ponteiro da gasosa até sobe :P Se for desengatado o meu já não reage assim, mas de fiável tem pouco.

Já experimentei fazer dois depósitos com duas diferenças: uma andar sempre engatado e outra desengatado. O resultado foi de 1.5L a menos na média para o engatado. Mas do que já li sobre este motor convém que a rotação vá acima das 2000 para que ocorra o corte. Abaixo disso o motor tem necessidade de ir a manter a injecção porque a força transmitida é demasiado baixa e não serve para manter o motor a rodar.

A parte das 2000 RPM é que é pior, o meu nao tem contador de RPM...  :D

Offline shaark
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 581
  • Feedback: +0/-0
Re: Cut-off
« Responder #5 em: 15 de Julho, 2012, 17:41:08 »
Obrigado a todos por esclarecerem a minha dúvida  :)

Eu tenho o mesmo motor, mas o 1.3 e ele de facto corta a injecção. Não totalmente, pois é arcaica e ainda monoponto.

Mas experimentem: quando largam o acelerador em descidas o ponteiro da gasosa até sobe :P Se for desengatado o meu já não reage assim, mas de fiável tem pouco.

Já experimentei fazer dois depósitos com duas diferenças: uma andar sempre engatado e outra desengatado. O resultado foi de 1.5L a menos na média para o engatado. Mas do que já li sobre este motor convém que a rotação vá acima das 2000 para que ocorra o corte. Abaixo disso o motor tem necessidade de ir a manter a injecção porque a força transmitida é demasiado baixa e não serve para manter o motor a rodar.

A parte das 2000 RPM é que é pior, o meu nao tem contador de RPM...  :D

O meu tem mas nao estao certas ;P

Offline BrunoPT
  • 45cv
  • Mensagens: 21
  • Feedback: +0/-0
Re: Cut-off
« Responder #6 em: 15 de Julho, 2012, 18:14:15 »
Eu já pensei em comprar um quadrante já com contador de rpm mas tenho medo de fazer m****

Sent from my Huawei Ideos X3 using Tapatalk 2

Offline shaark
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 581
  • Feedback: +0/-0
Re: Cut-off
« Responder #7 em: 15 de Julho, 2012, 18:34:13 »
Eu já pensei em comprar um quadrante já com contador de rpm mas tenho medo de fazer m****

Sent from my Huawei Ideos X3 using Tapatalk 2

Se for igual é so tirar um e meter outro, tens de ter atençao se o quadrante era de um mk3 a gasoleo ou a gasolina.

Ja tive para comrar o do mk4 mas depois o sr ja nao o tinha.

Offline André Mira

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5803
  • Feedback: +8/-0
Re: Cut-off
« Responder #8 em: 15 de Julho, 2012, 19:02:08 »
Eu já pensei em comprar um quadrante já com contador de rpm mas tenho medo de fazer m****

Sent from my Huawei Ideos X3 using Tapatalk 2

Se for igual é so tirar um e meter outro, tens de ter atençao se o quadrante era de um mk3 a gasoleo ou a gasolina.

Ja tive para comrar o do mk4 mas depois o sr ja nao o tinha.

Só arranja a gasolina, não há quadrantes MK3 Gasóleo. ;)

Offline BrunoPT
  • 45cv
  • Mensagens: 21
  • Feedback: +0/-0
Re: Cut-off
« Responder #9 em: 15 de Julho, 2012, 22:24:29 »
Quando tiver paciência e coragem aventuro-me a mudar o quadrante... Para mim é mesmo uma aventura visto que eu só percebo mesmo de programação, e se lixar o fiesta tenho que andar de bicicleta  :D

Offline Fiestaman

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 826
  • Feedback: +1/-0
Re: Cut-off
« Responder #10 em: 16 de Julho, 2012, 17:55:27 »
Uso muito a técnica de levantar pé nas descidas e continuar engatado, enquanto vou assim o consumo é zero, e em viagens grandes faz uma diferença considerável nas médias ! A maioria das pessoas mete o carro em ponto morto, isso é super perigoso... mas enfim