Garagem do Clube

Autor Tópico: Depois de 24H parado...  (Lida 5362 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Depois de 24H parado...
« em: 21 de Fevereiro, 2011, 15:56:37 »
Boas,

Desculpem estar sempre a pôr aqui questões mas gosto de estimar bem os meus carros e como não sou nenhum expert em mecânica gosto de aprender, claro está.

Ora, o que me leva a escrever agora é..

Sempre que deixo o carro parado mais de 1 dia (acontece poucas vezes, porém, costumo andar todos os dias) o cabrone demora mais tempo a pegar e a luz do óleo fica acesa mais tempo do que o devido.

Alguém saberá o porquê?

Fui para o algarve na sexta e voltei ontem, tendo ficado parado desde sexta à tarde até ontem à noite.

Dei uma vista de olhos a tudo: nível do óleo, água, mijas e tava tudo nos conformes. Tirei a tampa do óleo (onde se atesta o dito) para ver se havia pasta (a nhanha) e tava limpinho e verifiquei que a válvula que está ali à vista estava.. "seca", por assim dizer, talvez por o óleo descer com a gravidade, como tem essa tendência. Poderá ser essa a causa?

Em dias normais pega de imediato (menos de 1segundo) e a luz apaga logo.. Se tiver parado mais de um dia fica a moer durante 3 segundos e a luz do óleo fica por lá durante uns 2 segundos, apagando e nunca mais dando sinais de vida.

Fiz a viagem na maior, a ritmos vivos para o carrito que é (mk 3,5), por volta das 4000rpm e nunca acendeu nada nem notei falta de força tendo em conta o carro que é..

há alguma ideia?

Cumprimentos e obrigado por lerem tudo

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13353
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #1 em: 21 de Fevereiro, 2011, 17:55:38 »
Acontece algo parecido no meu orion de 87. se fica uma semana parado, custa um bocadinho mais a pegar. O que penso, é que a gasolina do carburador (ou carburador injector do teu) demora mais a ficar no ponto ideal, tem de chupar mais pois o pouco que lá havia, com o tempo, se evaporou.

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #2 em: 21 de Fevereiro, 2011, 18:27:33 »
Ou pressão de óleo insuficiente como acontece em alguns modelos bávaros.....

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13353
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #3 em: 21 de Fevereiro, 2011, 18:39:03 »
só falo do pegar. agora do óleo, isso nc me aconteceu.

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #4 em: 21 de Fevereiro, 2011, 18:39:39 »
mas ele em andamento não acende nunca a luz (a válvula é nova; deixou de dar há uns 2 meses) e mesmo nesta situação acaba por apagar  :-\

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #5 em: 21 de Fevereiro, 2011, 18:44:26 »
Nem tem que acender em andamento visto que o óleo está mais liquido ou seja menos espesso a não ser que não tenhas óleo lá  :P....Mas foi só uma ideia...

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #6 em: 21 de Fevereiro, 2011, 18:55:22 »
Não consigo concordar com a tua opinião, pelo menos relativamente à espessura  >:D

Já de si uso um 10w40, que não é um suprassumo de espessura (  :D) e depois em 2 segundos, que é o tempo que a luz demora a apagar, o óleo não chega a aquecer sequer ao ponto de ficar mais fluído.. Não sei se consegui expressar-me..

Offline ianchika
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 604
  • Feedback: +0/-0
  • Ex-Dono de um portentoso MK4 de mil nove e 98
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #7 em: 21 de Fevereiro, 2011, 19:02:51 »
Será que não tem nada a ver com o óleo e é apenas a bateria?  ???

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #8 em: 21 de Fevereiro, 2011, 20:59:58 »
Não sei há quanto tempo lá está de facto.. Mas ele roda bem, só demora mais a pegar  :idiot2:

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #9 em: 21 de Fevereiro, 2011, 23:08:50 »
troca a bateria.. também acho que esse parece ser o teu problema

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #10 em: 21 de Fevereiro, 2011, 23:10:36 »
Não consigo concordar com a tua opinião, pelo menos relativamente à espessura  >:D

Já de si uso um 10w40, que não é um suprassumo de espessura (  :D) e depois em 2 segundos, que é o tempo que a luz demora a apagar, o óleo não chega a aquecer sequer ao ponto de ficar mais fluído.. Não sei se consegui expressar-me..
Como disse foi só uma ideia e não é assim tão descabida tens carros da marca bávara novos que fazem isso e usam 10w-40 ou no maximo 15w-40 e no arranque a frio as vezes não vão lá.....

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #11 em: 22 de Fevereiro, 2011, 21:54:22 »
Quando estou parado noto que dá uns "coices", mas só ao relantim mesmo. É quase imperceptível, mas sente-se algo debaixo do carro, como se tivesse mandado uma pedra para debaixo do carro. Tem feito mais ultimamente e só se faz sentir parado.

E hoje ao pegar, muito embora tenha andado com ele ontem (e depois duma viagem de 350km!) teve o mesmo problema.. Mas foi mesmo o motor de arranque com menos força que o habitual.. Rodava, mas não com tanta pujança

Deve ser mesmo a bateria a entregar a alma ao criador. mas acho estranho não ter indicação no painel de a bateria não estar a aceitar carga, ou menos do que o habitual, pois o mk 3,5 aumenta/diminui a intensidade da luz consoante a "falha" ao carregar é maior ou menor.. Não queria estar a gastar 70 euros numa bateria e depois não ser dela..

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #12 em: 23 de Fevereiro, 2011, 01:13:29 »
a bateria deve estar a morrer , quanto ao pegar é mesmo o que  sand disse , a luz de óleo não  é tão anormal quanto isso, pq o óleo escorre por completo e ficando a bpmba vasia e ele para volta ao funcionamento normal nessecita de uma pouco mais de tempo , esse óleo tem muito tempo /ou falta muito tempo para a mudança?
o óleo gasto também poderá fazer isso.

Offline lcfmendes
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta MK6,5 1.4TDCI
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #13 em: 23 de Fevereiro, 2011, 01:25:27 »
já tive um mk3 e chegou a acontecer-me numa altura a bateria andar a fraquejar e acendia-me a luz do óleo como dizes...e depois de pegar desaparecia (2 ou 3 segundos)... não digo que seja disso mas fica a ideia... ;)

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #14 em: 23 de Fevereiro, 2011, 09:08:26 »
Certo é que depois de pegar 1 vez no dia, pelo menos, não volta mais a dar sinais de problemas :O

O óleo tem ainda cerca de 3000km para rodar.. É um 10w40 e não houve consumo algum deste que foi mudado   :)

Offline ianchika
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 604
  • Feedback: +0/-0
  • Ex-Dono de um portentoso MK4 de mil nove e 98
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #15 em: 23 de Fevereiro, 2011, 12:45:42 »
Quase de certeza que é a bateria.
Experimenta trocar a bateria com alguém que tenha uma igual. Só para tirares as teimas.
Se o problema assim tiver desaparecido já podes comprar a bateria à confiança.   ;)

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #16 em: 23 de Fevereiro, 2011, 12:53:41 »
O meu tio tem um carregador de baterias da Tudor, ainda da velha guarda, bem velho mesmo.

Será que dá para dar uma cargazita? Não sei sequer se a minha tem manutenção, pois não olhei bem para ela. Não sei sequer se tem o espaço para atestar a água/ver o nível

Se desse dava-lhe carga durante a noite e logo via os efeitos. Se passasse e depois regressasse o problema, já saberia a causa

Offline lcfmendes
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta MK6,5 1.4TDCI
Re:Depois de 24H parado...
« Responder #17 em: 23 de Fevereiro, 2011, 15:13:15 »
Se desse dava-lhe carga durante a noite e logo via os efeitos. Se passasse e depois regressasse o problema, já saberia a causa

isso é o que já te acontece...a primeira vez que ligas o carro tens problemas...depois andas e a bateria carrega e não te acontece mais nada... acho que o problema esta mesmo encontrado... mas melhor ate é se tiveres um mecânico ou electricista conhecido que te empreste uma bateria nova por um dia ou assim e se ficar bom só tens uma coisa a fazer, vais-lhe pagar a bateria...lol  tive de mudar a minha a umas semanas e foi assim ;)