Garagem do Clube

Autor Tópico: Ajuda liquido do reservatório do xr2i 8v borbulhando  (Lida 4184 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Décio Almeida
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 55
  • Feedback: +0/-0
  • Ford Fiesta xr2i
Ajuda liquido do reservatório do xr2i 8v borbulhando
« em: 01 de Dezembro, 2013, 02:09:44 »
Boas pessoal, estou com um problema penso eu, acho que não é normal, o xr2i quando veio para a minha mão claro fiz uma revisão completa (mimar como deve ser).
Depois de andar 1 mês e pouco sem mais nem menos o liquido começou a sair do reservatório, la tive a ver e resolvi o problema, levou bomba de agua nova, termostato novo e sensor da temperatura novo, pois após testar estava tudo estragado e bem bom pois ainda tinha tudo de origem.
Agora sem mais nem menos após desligar o carro ouvi um borbulhar e fui ver, dentro do reservatório o liquido subiu  acima do risco max e estava a borbulhar dentro do reservatório e pelo tubo do retorno a mesma coisa, a partir dai todos os dias faz a mesma coisa, já fui ao mecânico de confiança e nada de junta da cabeça queimada, fico contente mas esse borbulhar acho que não é normal. Eu tenho uma pequenina fuga no radiador que praticamente não sai liquido nenhum.
Será que tem a ver com a fuga do radiador?eu coloco liquido de mês a mês um bocadinho de nada mesmo, tenho sempre o cuidado de não faltar liquido e praticamente não sai nada pelo radiador, claro que quando tiver uns euros extra vou comprar um radiador novo.
Este borbulhar foi recente e o radiador já ta assim desde que o comprei, já alguém teve este problema? é normal?
Obrigado a todos cumprimentos

Offline bull
  • 45cv
  • Mensagens: 33
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda liquido do reservatório do xr2i 8v borbulhando
« Responder #1 em: 01 de Dezembro, 2013, 22:08:29 »
Boas,
vamos lá ver se conseguimos dar uma ajuda...
O alojamento do termostato tem tampa com mola de pressão ou é dos fechados???
Se tiver tampa com mola, por vezes essa dita mola avaria ( perde força ) e abre o circuito pelo tubo mais fino directo ao depósito de expansão ( onde costuma borbulhar ) e acontece o mesmo que descreveste acima ( por experiência própria!! )  :-X

Offline Décio Almeida
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 55
  • Feedback: +0/-0
  • Ford Fiesta xr2i
Re: Ajuda liquido do reservatório do xr2i 8v borbulhando
« Responder #2 em: 02 de Dezembro, 2013, 00:59:42 »
Desde já muito obrigado pela ajuda, não percebi muito bem a perg, o que me estas a perg é pela tampa do reservatório do liquido de refrigeração? se sim a tampa tem tipo uma mola que quando atinge determinada pressão ela liberta a pressão a mais, se me estas a perg pelo termostato em si posso mandar uma foto do original. obrigado

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda liquido do reservatório do xr2i 8v borbulhando
« Responder #3 em: 02 de Dezembro, 2013, 19:37:40 »
das duas uma   ou é a dita fissura    ou é a tampa do reservatorio 
 ao desligares o carro a pressao tende em subir   e o vedante esta foleiro nao aguentando a pressao e ai começa a borbolhar  ou a válvula da tampa esta fraquita ..... 


Offline bull
  • 45cv
  • Mensagens: 33
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda liquido do reservatório do xr2i 8v borbulhando
« Responder #4 em: 02 de Dezembro, 2013, 21:23:23 »
Desculpa, eu é que não me expliquei como devia, mas já respondeste com o teu post...o teu reservatório de expansão tem essa dita tampa com mola, certo? assim a pressão é exercida no depósito de expansão.

É que existem alguns modelos em que essa tampa está no alojamento ( peça metálica onde se insere o termostato e aperta ao bloco ) e que aguenta a pressão só no bloco do motor, utilizando só a força de vácuo e gravidade no depósito de expansão  O0 .

Em relação ao problema, vais ter de procurar outras causas...a purga do circuito foi feita com o carro a trabalhar e com a torneira da saufagem aberta no máximo do quente??? ( para permitir retirar todo o ar do circuito da saufagem e da admissão )

Se existir uma fissura, por mais pequena que seja, perde pressão e o liquido não circula como devia, portanto aquece mais...

O termostato não estará colado na posição de fechado?? e estará correctamente colocado??? ( os meus dois Ford's tem um "traço" no alojamento por onde alinha uma marca tipo seta que costuma vir nos termostatos, pelo menos nos que eu uso tem, da Gates )

Vai ser uma tarefa de pesquisa, mas tens pontos fáceis para começar... :cool:

Abraço!!

Offline Décio Almeida
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 55
  • Feedback: +0/-0
  • Ford Fiesta xr2i
Re: Ajuda liquido do reservatório do xr2i 8v borbulhando
« Responder #5 em: 04 de Dezembro, 2013, 00:04:06 »
Boas, realmente este forum é de grande ajuda para todos nos, fiquei a pensar nesta situação e pus mão a obra, eu tinha uma pequena mania de deixar a tampa do reservatório do liquido um pouco despertada justamente para deixar sai a pressão a mais, mas alem do problema do radiador estar a perder agua consegui resolver a questão de estar a borbulhar.
E foi assim, mais uma vez retirei o ar do circuito com a sofagem aberta no máximo e no quente, tanto no bujão do radiador como no retorno para o deposito e claro fechei a tampa normalmente, e pronto já ta normal, o liquido sobe ligeiramente quando atinge a temperatura normal, e mais eu só tinha retirado do radiador o ar, mas não no retorno é importante fazer o mesmo pois so assim ficou mesmo bom, pelo menos no meu carro ficou bom.

Pessoal muito muito obrigado pela ajuda, alguma duvida ajudo naquilo que é possível, obrigado a todos.

Offline bull
  • 45cv
  • Mensagens: 33
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda liquido do reservatório do xr2i 8v borbulhando
« Responder #6 em: 04 de Dezembro, 2013, 20:28:25 »
 :cop: espectaculooo!!!!!!!!!!