Antes de mais, parabéns pela compra, acho que não te vais arrepender.
É um st-line, certo? Eu gostava de experimentar este novo na versão de 140 cv, para perceber sobretudo as diferenças para o meu (mk7.5 125)
Eu que nem sou muito de alterações, de volta e meia lá dou por mim a investigar a possibilidade de lhe aumentar a potência.
Eu não acho que 140cv seja muito para um 1.0 turbo, e exemplos destes há imensos das mais variadas nacionalidades: Fiat 1.4 180cv dos Abarth, Fiat 1750 240cv, PSA 1.6 270cv do GTI, etc...
Quanto a mim, o problema deste tipo de motores 3 cilindros é o sonoro que é fraco, e um desportivo pede sempre um sonzinho, uns raters, umas pipocas a acompanhar, e estes 1.0 não proporcionam isso. Mas também um Fiesta de 140 cv não é um desportivo "a sério".
Isto é o que mais "receio" me dá no novo Fiesta st 1.5 3 cilindros que vai sair. Estou com medo do que pode sair dali, e eu até nem ligo muito a isto dos cilindros, ou não fosse apaixonado por motas de 2 cilindros!
E por falar em motas. Há por aí muitas sobretudo de pista com motores 1000 e já acima dos 200cv, sem turbos. 600 acima dos 140, ou mesmo as adventure que são motas mais turísticas que já andam nos 1.2 com 160cv.
A tendência de baixar cilindradas e meter turbos vai ser para continuar, e isto afecta muitas classes de veículos (pelo menos as que conheço). os TT ou pickup's que antes eram à volta dos 3.0 e 100cv, agora já começam a ser 2.0 ou 2.4, e potências acima dos 150cv.
Os tractores agrícola cada vez são mais os 3 cilindros. Já há 3000cm3 com mais de 100cv, ou 4000 para cima de 120, e aqui estamos a falar de veículos que vivem da força.
Se vão durar 30 anos? se os carros vão fazer mais de 300 mil km? Se calhar não...mas também isso pode já não ser importante se essas metas não forem atingidas, nem de perto!
Além disso sempre houve carros com mecânica simples a rebentar aos 100mil, alguns verdadeiros cancros. Blocos mesmo a diesel e sem nada de mais em termos de potência que racham ou morrem prematuramente, etc.