Garagem do Clube

Autor Tópico: duvidas na compra de um fiesta  (Lida 3971 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline alquimista
  • 45cv
  • Mensagens: 7
  • Feedback: +0/-0
duvidas na compra de um fiesta
« em: 11 de Janeiro, 2011, 14:35:11 »
Depois da apresentação feita passo a expor as minhas duvidas

Quero comprar um fiesta mk4,5 1.25 techno/guia ... pois nao gosto assim muito da frente do mk5 e pelo que me apercebi ao ler neste forum os mk4,5 (aqueles de 99) têm a mecanica e interiores do mk5 e o exterior dos mk4

duvidas:

1ª - é mesmo assim como eu escrevi em cima? a unica diferença do mk4,5 para o mk5 é só o exterior ou existem mais algumas diferenças?

2ª - os mk5 consomem menos, poluem menos e andam menos que os mk4? Estas reduções já se aplicam nos mk4,5?

3ª - Pelo que eu li aqui no forum ... das trocas que têm de ser feitas na manutençao dos mk4/mk5 aquelas que eu me apercebi que custam mais sao a correia de distribuiçao e a embraiagem. Existe mais alguma peça que seja comum trocar e que tenha um valor alto? (digamos acima dos 100 euros). Pergunto isto para tentar comprar um que ja tenha feito o maior numero possivel das despesas mais comuns (trocado a correia, embraiagem, e outras relevantes que me possam indicar)

4ª - Sei que uma das grandes diferenças entre o ghia e o techno esta na suspensao (a do techno é mais rija). Mas a suspenssão do ghia mk4/mk5 é identica a do studio mk4/mk5 ou é mais confortavel? ainda só conduzi um studio mk4 de um amigo e um diesel mk3 que tive há 10 anos atras.

Por agora ainda nao fui ver/testar nenhuma maquina mas ja conversei por telefone/email com alguns particulares que encontrei na net. Estou-me a restringir aos ghia/techno mk4,5 de 99 pois ja têm o conta km digital e é mais dificil adrabarem-me na kilometragem.

Para já tenho este em vista que me parece valer a pena ir vê-lo ... http://www.custojusto.pt/Setubal/2307470-Ford+Fiesta+GUIA.htm?

160 mil km é demasiado? conto andar cerca de 10 mil por ano ... pela vossa experiencia qual é a media de durabilidade deste motor? ... ja trocou a correia e fez uma boa revisao geral a pouco tempo (travoes, filtros ...)... foi sincero na convera e disse que a embraiagem é de origem mas que funciona como se estivesse nova ... tem AC, DA, e 4 pneus novos, e posso levar o mecanico para fazer os testes que quiser (nao conheço nenhum que posssa lá ir comigo) ...diz que a pintura está impecavel e sem quaisqueres riscos .. se tudo isto se confirmar qual acham o valor razoavel? ele pede 2100 euros (negociaveis)

Desculpem o testamento mas nao quero me arrepender depois por falta de informação .. se me puderem ajudar ou souberem de algum mk4,5 em boas condiçoes/preço à venda agradeço muito


Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:duvidas na compra de um fiesta
« Responder #1 em: 11 de Janeiro, 2011, 17:43:16 »
O meu é esse modelo que procuras MK 4.5 se quizeres está a venda.

Offline alquimista
  • 45cv
  • Mensagens: 7
  • Feedback: +0/-0
Re:duvidas na compra de um fiesta
« Responder #2 em: 11 de Janeiro, 2011, 18:25:54 »
O meu é esse modelo que procuras MK 4.5 se quizeres está a venda.

Oi Luis!
Estive a ler os teus posts e parece que o teu é de 3 portas ... queria um de 5 ... mas de qualquer forma se o tens a venda em algum site da net manda-me o link para dar uma vista de olhos

Jorge

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:duvidas na compra de um fiesta
« Responder #3 em: 11 de Janeiro, 2011, 18:39:32 »
Não está a venda em nenhum site,mas tens fotos aqui no site na "garagem do club Ford fiestas" aqui http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=17083.0

Offline alquimista
  • 45cv
  • Mensagens: 7
  • Feedback: +0/-0
Re:duvidas na compra de um fiesta
« Responder #4 em: 11 de Janeiro, 2011, 22:50:17 »
O carro até está bonito sim senhor! e toda a gente no forum diz bem dele, mas para alem de ser só 3 portas, esta rebaixado (de vez em quando ando em estradas de terra com buracos tipo fonte da telha) e tambem a cor não é a que eu gosto mais (prefiro bordeux, branco, ou cinzento)

De qualquer forma e uma vez que tens o mk4,5 e és bastante entendido em fiestas podias-me ajudar a esclarecer as minhas duvidas que postei em cima ... agradecia muito!

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:duvidas na compra de um fiesta
« Responder #5 em: 12 de Janeiro, 2011, 00:13:19 »
Então vou-te esclarecer um pouco,

1º - É só exterior e alguns o compartimento do filtro de ar.

2º - Desconheço tal diferenças entre os dois modelos em consumo de oleo, consumo de combustivél e andamento,visto o motor ser igual.

3º - Por norma todos dão raia da torneira da soufagem mas se tomares atenção quando isso acontecer resolve-se com 75 eur, se não tomares atenção terá consequençias agravadas.Embraiagem tabém nunca foi o forte de ambos os modelos, ou melhor de todos os fiestas.

4º - Suspensão não te sei responder em 2 fiestas que tive fiz apenas 2 ou 3 curvas com ele de origem até chegar ao elevador para o rebaixar lol.

Em relação a viatura que descreves no link, pareçe estar em bom estado, os km dificilmente encontras com menos, se o motor é bom acho que sim o meu tem 140.000 e nada a apontar,o preço se ele baixar 100 eur é razoavél.

Offline alquimista
  • 45cv
  • Mensagens: 7
  • Feedback: +0/-0
Re:duvidas na compra de um fiesta
« Responder #6 em: 12 de Janeiro, 2011, 14:57:09 »
Obrigado Luis! O0 já fiquei mais esclarecido

Vá lá pessoal ... mais ajudas
para além da embraiagem, correia e torneira o que é que eu devo ter mais em conta ?

e mais oponioes sobre o carro do link ... especialmente em termos de preço

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re:duvidas na compra de um fiesta
« Responder #7 em: 12 de Janeiro, 2011, 17:16:07 »
nunca tive um mk4, apenas um mk3.5 e agora um mk6 mas esse na foto parece estar bem conservado! a ter em conta é tambem as forras das portas e do tejadilho, têm tendência a descolar. o valor sendo negociavel, eu mandava a pastilha para os 1800€a ver se pegava. mais de 2000€ por um carro já com mais de 10 anos... envia pm para o ruitome, ele tambem tem um mk4 e ele é tambem uma das pessoas daqui do forum que te pode aconselhar melhor visto que tem um carro igual a esse ;)

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re:duvidas na compra de um fiesta
« Responder #8 em: 12 de Janeiro, 2011, 22:15:44 »
Não tive pessoalmente nenhum Mk4 ou Mk5 (teve a minha irmã ^-^),e do que sei na generalidade posso dizer o seguinte:
Relativamente ao motor do Mk4 para o Mk5 tens diferenças sim! Apesar de ser o mesmo motor são diferentes na admissão,nas pressões de alimentação (injectores diferentes) e na electrónica (normas poluentes mais restritas no mk5 O0). Com estas diferenças o mk5 ganha nas emissões e consumos (menores), perdendo na performance pura (nada de significativo mas perde). Além do design diferente do Mk5, também existem diferenças ligeiras a nível de suspensão para melhor dinâmica(afinações/ajustes diferentes), e outras afinações como o sistema de travagem,etc, no meu ver para melhor ;) A nível de interiores poucas alterações, essencialmente alterações nos níveis de equipamento e no aspecto do interior (bancos diferentes,painel de instrumentos melhorado,etc). Já as diferenças entre o Tecnho e o Ghia, vantagem do Ghia essencialmente nos pormenores de conforto (estofos em veludo,mais confortáveis,volante e punho em couro,pormenores mais requintados (puxadores internos das portas cromados e aplicações a imitar madeira no tablier,etc). Além disso tinha em opção equipamentos exclusivos como por exemplo o pára brisas c/resistência (muito útil no Inverno) e trazia de série luz avisadora de falta de água no depósito do limpa vidros... ::)
Em relação ao preço 2100€, caso o carro esteja de facto em boas condições (mecânica,interiores e pintura, essencialmente) não é mau O0 mas como já foi dito e visto ser um carro com mais de 10 anos podes sempre tentar negociar o valor ^-^
Tendo em conta os kms, e se tem a embraiagem de origem, já não deve tardar em ter de levar uma nova (é certo que depende muito do uso, mas já são kms acima da média) ^-^
Espero ter ajudado :)
« Última modificação: 12 de Janeiro, 2011, 22:18:03 por H_VioLa »