Garagem do Clube

Autor Tópico: Estalos no volante ao virar  (Lida 11048 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline markus
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 107
  • Feedback: +0/-0
Estalos no volante ao virar
« em: 19 de Setembro, 2012, 19:44:35 »
Boa noite.

Li em vários foruns este tipo de problema mas parece que existem vários motivos para que isso aconteça e cada caso é uma caso.
No meu mk3.5, quando estou a estacionar ou a andar devagar, ao virar o volante para a direita principalmente, manda cada estalo que até assusta quem vai ao lado. Parece um som associado a uma mola ou algo desse tipo.
Isto aconteceu durante algumas semanas à cerca de um mes e parou. Voltou outra vez e começo a preocupar-me se será algo sério.

O som vem mesmo do volante e não do compartimento do motor ou transmissões.

Agradecia a vossa ajuda :)

Offline André Mira

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5803
  • Feedback: +8/-0
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #1 em: 19 de Setembro, 2012, 20:02:49 »
Boa noite.

Li em vários foruns este tipo de problema mas parece que existem vários motivos para que isso aconteça e cada caso é uma caso.
No meu mk3.5, quando estou a estacionar ou a andar devagar, ao virar o volante para a direita principalmente, manda cada estalo que até assusta quem vai ao lado. Parece um som associado a uma mola ou algo desse tipo.
Isto aconteceu durante algumas semanas à cerca de um mes e parou. Voltou outra vez e começo a preocupar-me se será algo sério.

O som vem mesmo do volante e não do compartimento do motor ou transmissões.

Agradecia a vossa ajuda :)

O meu dá estalos sim e é do plástico que cobre a coluna da direcção .

Offline markus
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 107
  • Feedback: +0/-0
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #2 em: 19 de Setembro, 2012, 20:52:26 »
Que se pode fazer para resolver o problema? Ou estou destinado a ouvir estes estalos?


Offline tiko_matte

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1285
  • Feedback: +0/-0
  • Mk3 1.1, Escort mk1, e Mk3 Rs Turbo
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #3 em: 19 de Setembro, 2012, 21:23:50 »
o melhor que fazes é desmontar os plasticos, e apertar tudo outra x, o meu de montar e desmontar ja nao estala nada. e se kiseres faz como eu poem massa consistente na rotula da direçao a cena que ta o pe do motor xD, que fica muito mais leve. ;)

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #4 em: 19 de Setembro, 2012, 21:52:03 »
deve de ser dos plasticos da coluna de direcção. o meu tambem dava estalos mas era por ter parafusos muito compridos na barra AA, rocava nas molas LOOOL.

Offline markus
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 107
  • Feedback: +0/-0
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #5 em: 20 de Setembro, 2012, 00:18:02 »
Este fim de semana dou uma vista de olhos.

Obrigado   O0

Offline skycrypt
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 166
  • Feedback: +0/-0
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #6 em: 20 de Setembro, 2012, 00:58:23 »
rotulas?ou o barulho vem de dentro?tens a certeza?
cardam da direcçao que fica dentro do carro...mais aabaixo do volante...ou folgas no rolamento..mas parece-me que rolamento nao...dà uma vista de olhos a coluna de direcçao na parte de dentro..e depois faz o teste das rotulas da coluna de direcçao...penso que sabes o que seja..akelas rotulas que ligam a direcçao as pontas de eixo...tambem elas dao estalos...

um abraço e boa sorte amigo

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #7 em: 01 de Outubro, 2012, 17:15:53 »
No antigo MK3.5 do meu cunhado disseram-me que era dos rolamentos nos topos dos amortecedores, mas nunca se chegou a confirmar o diagnóstico...

O estalo que ouves sente-se assim na estrutura do carro ou é mais algo local?

Offline markus
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 107
  • Feedback: +0/-0
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #8 em: 02 de Outubro, 2012, 02:21:36 »
No antigo MK3.5 do meu cunhado disseram-me que era dos rolamentos nos topos dos amortecedores, mas nunca se chegou a confirmar o diagnóstico...

O estalo que ouves sente-se assim na estrutura do carro ou é mais algo local?

Os estalos vêm do volante e não da zona do motor ou rodas. Estranhamente deixou de fazer esse som. Hoje fez umas duas vezes a comparar com os outros dias que era sempre que virava para a direita.
Deve ser do tempo  :D Desde que chouveu que diminuiu esse som mas ganhei um cheiro a mofo no carro que sempre que entro nele no dia a seguir aquilo teima em não sair  :(
« Última modificação: 13 de Novembro, 2012, 01:00:00 por markus »

Offline vb
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 56
  • Feedback: +0/-0
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #9 em: 24 de Março, 2013, 03:14:42 »
Boas pessoal, desculpem desenterrar este tópico, só o fiz porque está relacionado com um problema idêntico no meu Ford Fiesta titanium 1.25 de 2010.

Estala ao rodar o volante e na oficina já disseram que não existe solução a não ser mudar a peça (Cardan) que fica desgastada em pouco tempo ou seja, pelo que me foi dito na Ford é quase de ano a ano.

Já me dirigi à oficina algumas vezes desde que o comprei novo, agora ainda se encontra na garantia, mas quando acabar tenho à "perna" cerca de 20€ cada vez que a dita peça tem de ser substituída!

Numa das vezes dizeram que tinham colocado massa e passado uns meses voltou a fazer o mesmo, disse ao chefe de oficina que tinha que haver uma solução, ao que me respondeu que numa formação exposeram este mesmo problema e a solução é a troca da dita peça, referiu que é mau para a marca e que não tinha conhecimento que a marca resolvesse este problema de outra forma.

Agora pergunto, nestes modelos do mesmo ano (2010) existe alguém aqui no fórum com o mesmo problema?

Tenho um amigo que trabalha na Norauto e me aconselhou experimentar outra oficina da mesma marca para ver se realmente o "tratamento" é igual, será que poderá ser uma solução experimentar outra oficina da mesma marca?

É que com isto tudo, de por massa ou ter de mudar a peça (dentro do mesmo tempo, cerca de 1ano) quem me diz a mim que estão a colocar massa só para que passe o tempo da garantia e depois trocam a peça quando a garantia se for, já que aí vou estar a pagar?!

Além deste problema, já me aconteceu a bobine da ignição (acho que foi isto o que me disseram) ir à vida, até à conta disto o carro não dava mais que 30km/h...!!

Para um carro novo comprado em 2010 e só com 15mil quilómetros, tem problemas a mais, o que me safa é ter outro a gasóleo e este está sempre na garagem, com muita pena minha, digam então de vossa justiça e desculpem este longo texto!

Cumps
Vitor
« Última modificação: 25 de Março, 2013, 12:11:56 por vb »

Offline acty
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 74
  • Feedback: +0/-0
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #10 em: 26 de Março, 2013, 20:04:04 »
Boas pessoal, desculpem desenterrar este tópico, só o fiz porque está relacionado com um problema idêntico no meu Ford Fiesta titanium 1.25 de 2010.

Estala ao rodar o volante e na oficina já disseram que não existe solução a não ser mudar a peça (Cardan) que fica desgastada em pouco tempo ou seja, pelo que me foi dito na Ford é quase de ano a ano.

Já me dirigi à oficina algumas vezes desde que o comprei novo, agora ainda se encontra na garantia, mas quando acabar tenho à "perna" cerca de 20€ cada vez que a dita peça tem de ser substituída!

Numa das vezes dizeram que tinham colocado massa e passado uns meses voltou a fazer o mesmo, disse ao chefe de oficina que tinha que haver uma solução, ao que me respondeu que numa formação exposeram este mesmo problema e a solução é a troca da dita peça, referiu que é mau para a marca e que não tinha conhecimento que a marca resolvesse este problema de outra forma.

Agora pergunto, nestes modelos do mesmo ano (2010) existe alguém aqui no fórum com o mesmo problema?

Tenho um amigo que trabalha na Norauto e me aconselhou experimentar outra oficina da mesma marca para ver se realmente o "tratamento" é igual, será que poderá ser uma solução experimentar outra oficina da mesma marca?

É que com isto tudo, de por massa ou ter de mudar a peça (dentro do mesmo tempo, cerca de 1ano) quem me diz a mim que estão a colocar massa só para que passe o tempo da garantia e depois trocam a peça quando a garantia se for, já que aí vou estar a pagar?!

Além deste problema, já me aconteceu a bobine da ignição (acho que foi isto o que me disseram) ir à vida, até à conta disto o carro não dava mais que 30km/h...!!

Para um carro novo comprado em 2010 e só com 15mil quilómetros, tem problemas a mais, o que me safa é ter outro a gasóleo e este está sempre na garagem, com muita pena minha, digam então de vossa justiça e desculpem este longo texto!

Cumps
Vitor

boas o meu também faz isso(12/2009)! é tipo ao virar a baixas velocidades e principalmente ao estacionar que da os estalos e eu fui a Bosch e disseram que era da caixa de direção levou nova e passado um tempo voltou a fazer agora vou ver é se vou a ford ver o que me dizem :S mas se for 20 euros nem é muito gastei foi 600 para  nada :S

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: Estalos no volante ao virar
« Responder #11 em: 28 de Março, 2013, 23:22:33 »
Gosto tanto do meu fiesta com 234 mil e 16 anos lol