Garagem do Clube

Autor Tópico: Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura  (Lida 3269 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jonhy_doe
  • 45cv
  • Mensagens: 5
  • Feedback: +0/-0
Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura
« em: 08 de Agosto, 2015, 20:07:40 »
Boas,

Vou começar pelo inicio dos problemas:
- Por vezes o carro dava alguns solavancos, como parecesse que desligasse e ligasse repentinamente.
- Por vezes parecia um trator, trocava as velas e voltava a ficar bom, normalmente 1 vez por ano.
- Um amigo meu, que é mecânico, com alguma experiência, e por saber que o meu motor "queimava" oleo, e por vezes apresentava uma "baba" meio "leitosa" ao pé da tampa do motor, decidiu trocar junta de cabeça, segmentos, junta do carter, outras peças que já não me lembro.
Observações: Sei que ele quando começou a mexer no carro, encontrou uma esponja junto do carburador enfiada num tubo (tipo esfregão verde). O carter estava cheio de detritos que ele diz ser possível que os antigos donos, tenham feito alguma manutenção e colocado lá isso (serradura..).

Depois de motor montado de volta, andei durante 3 semanas só aqui dentro da cidade, sem problemas. Decidi fazer uma viagem um pouco mais longa e tudo bem. Quando fui pegar no carro 2 dias depois, como o meu amigo dizia, dava "rateres" (desculpem a minha ignorância) e solavancos até dizer chega. Dizia ele que fosse da gasolina que podia ter colocado, ou de um sensor (TPS Sensor de posição de borboleta..., throttle position sensor). Conseguir arranjar um sensor desses em segunda mão, que aparentemente funcionava bem. No entanto continuava a dar solavancos....

O meu amigo decidiu então tirar a gasolina para usar outra, no entanto deparou-se com uma gasolina escura, e com cheiro estranho.



Hoje trocou a gasolina por outra, durante uns quilometros o carro andou bem, mas depois começou a ficar meio lento. O meu colega retirou um pouco de gasolina para fora, e a côr já estava a "escurecer"

Neste momento ele já não tem muitas ideias, e eu começo a desesperar... :'(

Alguma ideia do que possa ser?

Cumprimentos,
Manuel Seromenho

Offline orion rs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2338
  • Feedback: +0/-0
Re: Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura
« Responder #1 em: 16 de Agosto, 2015, 04:14:52 »
Verifica a bobine de distribuição pois pode estar a falhar.
O teu mk3 é a carburador ou injeção monoponto?

Offline jonhy_doe
  • 45cv
  • Mensagens: 5
  • Feedback: +0/-0
Re: Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura
« Responder #2 em: 16 de Agosto, 2015, 11:44:46 »
Boas,

Desde já obrigado pela resposta!

O meu colega aparentemente está com duvidas... Ele diz que tem 3 sensores no carburador... Mas depois perguntei-lhe se era carburador ou injecção monoponto, disse-me que era injecção monoponto...

Como se pode verificar isso?

Offline orion rs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2338
  • Feedback: +0/-0
Re: Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura
« Responder #3 em: 18 de Agosto, 2015, 20:11:46 »
Em termos de aspecto sao identicos . O injeção é que tem la um injector no meio do carburador . Vez logo pela ficha que lhe liga em cima !

Offline jonhy_doe
  • 45cv
  • Mensagens: 5
  • Feedback: +0/-0
Re: Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura
« Responder #4 em: 18 de Agosto, 2015, 21:11:17 »
Boas,

Pelo que o meu colega indicou aquilo tem 3 cabos que ligam ao "carburador" um que encaixa por cima e vem de dentro do carro, outro que vem de baixo e vai para dentro do carro, e finalmente o tal sensor de borboleta. Alguma ideia?


Offline orion rs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2338
  • Feedback: +0/-0
Re: Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura
« Responder #5 em: 19 de Agosto, 2015, 01:13:28 »
Tu tens isto:



A ficha de cima é do injector , na lateral tens mais 2 fichas a do TPS e a do motor de ajuste do relanti e atrás tens um sensor tambem que julgo ser o de caudal de dar
« Última modificação: 19 de Agosto, 2015, 14:17:54 por orion rs »

Offline jonhy_doe
  • 45cv
  • Mensagens: 5
  • Feedback: +0/-0
Re: Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura
« Responder #6 em: 19 de Agosto, 2015, 14:03:54 »
Boas,

A imagem que indicaste não aparece. Então achas que deve ser da bobine certo?

Offline orion rs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2338
  • Feedback: +0/-0
Re: Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura
« Responder #7 em: 19 de Agosto, 2015, 14:26:28 »
Tens aqui um link onde tive problemas no meu mk3 e o pessoal ajudou me a verificar os valores nos enrolamentos da bobine e por ai podes despistar problemas ;)

https://www.fiestaclubportugal.pt/forum/index.php/topic,27710.msg353752.html#msg353752
« Última modificação: 19 de Agosto, 2015, 14:26:48 por orion rs »

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura
« Responder #8 em: 23 de Agosto, 2015, 21:18:05 »
Se dizes que ficas com a gasolina escura, troca o filtro de gasolina e antes de montar o filtro lava bem o depósito e as tubagens, e vê se fica bom, porque se calhar o filtro é velho ou ja lá teve um filtro velho e tens lixo na tubagem, e suja-te o combustivel

Valerio
  • Visitante
Re: Ford Fiesta Mk3 Gasolina escura
« Responder #9 em: 06 de Setembro, 2015, 14:43:36 »
Se dizes que ficas com a gasolina escura, troca o filtro de gasolina e antes de montar o filtro lava bem o depósito e as tubagens, e vê se fica bom, porque se calhar o filtro é velho ou ja lá teve um filtro velho e tens lixo na tubagem, e suja-te o combustivel

  O0