Boas,
Vou começar pelo inicio dos problemas:
- Por vezes o carro dava alguns solavancos, como parecesse que desligasse e ligasse repentinamente.
- Por vezes parecia um trator, trocava as velas e voltava a ficar bom, normalmente 1 vez por ano.
- Um amigo meu, que é mecânico, com alguma experiência, e por saber que o meu motor "queimava" oleo, e por vezes apresentava uma "baba" meio "leitosa" ao pé da tampa do motor, decidiu trocar junta de cabeça, segmentos, junta do carter, outras peças que já não me lembro.
Observações: Sei que ele quando começou a mexer no carro, encontrou uma esponja junto do carburador enfiada num tubo (tipo esfregão verde). O carter estava cheio de detritos que ele diz ser possível que os antigos donos, tenham feito alguma manutenção e colocado lá isso (serradura..).
Depois de motor montado de volta, andei durante 3 semanas só aqui dentro da cidade, sem problemas. Decidi fazer uma viagem um pouco mais longa e tudo bem. Quando fui pegar no carro 2 dias depois, como o meu amigo dizia, dava "rateres" (desculpem a minha ignorância) e solavancos até dizer chega. Dizia ele que fosse da gasolina que podia ter colocado, ou de um sensor (TPS Sensor de posição de borboleta..., throttle position sensor). Conseguir arranjar um sensor desses em segunda mão, que aparentemente funcionava bem. No entanto continuava a dar solavancos....
O meu amigo decidiu então tirar a gasolina para usar outra, no entanto deparou-se com uma gasolina escura, e com cheiro estranho.
Hoje trocou a gasolina por outra, durante uns quilometros o carro andou bem, mas depois começou a ficar meio lento. O meu colega retirou um pouco de gasolina para fora, e a côr já estava a "escurecer"
Neste momento ele já não tem muitas ideias, e eu começo a desesperar...
Alguma ideia do que possa ser?
Cumprimentos,
Manuel Seromenho