Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta 1.1 carb weber BEBADO  (Lida 6907 vezes)

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romisport
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Fiesta 1.1 carb weber BEBADO
« em: 13 de Fevereiro, 2004, 23:43:28 »
É assim o fiesta 1.1 que falei da outra vez ta com consumos exorbitantes, tipo 10Litros /100km. O que é que eu faço àquilo? Tenho em mente por-lhe gigleurs principais de menor debito, mantendo os de correcção de ar, pois parecem-me bem, bem como os tubos emulsionadores. O pior é que fui hj tentar comprar um kit de reconstrução de carburador para o mesmo (Weber 26/28 tldm) e nao tinham e nem encontrei nas redondezas. Que fazer? Andar à coca de carburas pra sacar gigleurs? O Pior é que este carb é duplo, e de duplos este é o mais pequeno que conheço, daí os outros possuirem gigleurs ainda maiores.

Outra parte: As velas tao sempre NEGRAS, o que mais certezas me trasmite que aquilo ta mesmo com uma mistura riquissima. Logo se há tanto excesso de gasolina eu tentei por um tubo de esquentador ligado da frente do carro à caixa do filtro de ar (tentativa de desespero) no intuito que melhorasse um pouco a mistura. Surpresa das surpresas... o carro Engasga e nao é pouco. Fdx será que aquilo é mesmo assim, é que compramos o carro À pouco tempo pro meu irmao mais novo (recem encartado) e ele ja se recusa a andar com aquilo pq com medias daquelas o gajo vai a falencia bem depressa.

Eu ja tive um ax 1.1 e aquilo gastava 5Litros éra mesmo economico, e andava mais que este. O que me estranha é um carro 1.1 ter carb duplo (neste caso) o mesmo que os seus irmaos 1.3 e 1.4.

Fica o desabafo

Abraços
Nelson Fernandes

Offline BUTRE
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Fiesta 1.1 carb weber BEBADO
« Responder #1 em: 14 de Fevereiro, 2004, 14:10:38 »
E facil explicar isto.

Acho q nao vais conseguir diminuir muito o consumo, mesmo q agora esteja desafinado.
A questao e q esse motor nao tem força. Para o carro andar a um ritmo q queiras (mesmo q seja de passeio) tens q carregar, entao ele vai gastar.

Ha mesmo casos (q eu vi e experimentei) q ao mudar de motor para um motor de CC superior q o carro ficou a gastar menos... 1,5 a 2lts menos. Claro q isto era a passear, pq quando se carregava...... anda mas gasta!

Tenta afinar o teu carb. Faz uma leitura de CO. Verifica se da para afinar as valvulas (nao sei como estas sao actuadas). Verifica se tens o filtro de ar muito sujo.

Se mesmo assim nao da... muda para um 1.6 CVH. :)

Offline G_Buster

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Fiesta 1.1 carb weber BEBADO
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro, 2004, 16:37:41 »
Boas,

Eu faria uma medição de CO e HC nisso... se o CO estiver bem e os HC estiverem altos, procurava o "culpado" entre os vários componentes no sistema de ignição. Se o CO estiver demasiado alto, é afiná-lo de acordo com o spec do fabricante (se der) e ver se a situação se mantém. Estou obviamente a assumir q o carb tá limpo e n tem fugas visíveis...

Afinar as folgas das válvulas tb é uma boa sugestão... nem q seja só pra eliminar o "matraquear" típico desses motores quando elas começam a desafinar.

Nota q o mk3 1.1 está longe de ser um carro rápido, mesmo em condições ideais. É notoriamente mais lento e gastador q o AX (o q n admira, atendendo às diferenças de peso e de aerodinâmica), portanto n o uses como termo de comparação. No entanto, posso dizer-te q o meu tio teve um carro desses e andando sempre em ritmo normal, o carro fazia consumos na casa dos 6,5 a 7,5 e sempre os fez, desde os 0 kms até aos 130000 (altura em q foi vendido).

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline Dr_x2

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Fiesta 1.1 carb weber BEBADO
« Responder #3 em: 15 de Fevereiro, 2004, 20:39:44 »
Boas!
O problema que descreves e mesmo a lá ford, que realmente gasta e não e muito pouco, no entanto 10L aos 100 tou a achar muito, pelo que te recomendo uma limpeza completa ao carburador, verificação da boia, reafinação, etc etc. Se quiseres trocar de gigleurs, tens de mexer nos correctores de ar, emulsionadores, etc, porque senão arriscastes a uma mistura perigosamente pobre, que pode custar mais do que pensas. Em relação as velas, esse preto e carbono, pelo que deves de ter a mistura rica, a solução esta dita em cima :)
ps: a economia desse modelo e a 90 km/h em 5ª, esprimenta e vé
ps2:tudo o k faça abrir o segundo venturi (segundo corpo), e sempre a gastar! tenta trabalhar so com o primeiro venturi, consegues sentir qd o segundo corpo abre (caso seja linkagem mecanica)
Abraço

Serge
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Fiesta 1.1 carb weber BEBADO
« Responder #4 em: 16 de Fevereiro, 2004, 07:39:37 »
O que me parece estranho e' que o teu 1.1 tem Weber duplo. Nao ouvi falar de casos parecidos. Talvez seja modificado o carro? Em qualquer caso tens primeiro de regolar o CO2 (tem um parafuso na parte inferior tra's do carb,  perto do tubinho vacuum; pode ser coberto de tampa). Se as rotac,oes deixam sem mudanc,a (devem ser 700-800), talvez o parafuso do CO2 e' defeituoso. Mas o melhor e' andares a um mecanico fiavel.
Boa sorte.
Serge

fordzito
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Fiesta 1.1 carb weber BEBADO
« Responder #5 em: 16 de Fevereiro, 2004, 16:59:36 »
De momento não te posso ajudar mais, mas quase de certeza que isso foi
modificação.
Não consegues aumentar o ar da mistura colocando um tubo ou forçando
ar para dentro da admissão, com carburador; ou melhor, o ar
aumenta, só que é esse ar que vai chupar gasolina para dentro do
carburador. Ou seja, acabaste de fabricar um aspirador de gasolina, e
o resultado foi o motor engasgar-se.

Se conseguires injectar um pouco menos de ar do que esse, de forma a não engasgar, até deves ficar com mais potência por conseguires
queimar mais gasolina, o problema é que tens de regular
correctamente o carb, senão continuas a queimar uma mistura super
enriquecida.

Gostava de fazer umas experiências desse género, mas espero que o
meu se adapte automáticamente, porque tem injecção.

No meu caso não queria tanto subir a potência - se calhar não era má ideia  :) - mas sim arranjar forma de reduzir o consumo, que anda pr'a aí nos 7,5 em cidade, que julgo ser +- normal (specs se não tou em erro: 6,3/4,7/7,5).

romisport
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Fiesta 1.1 carb weber BEBADO
« Responder #6 em: 16 de Fevereiro, 2004, 20:08:54 »
Em relação ao carb duplo é mesmo uma realidade dos ultimos modelos (ano 92)  antes da injecção monoponto (que é uma bosta), prefiro mil vezes mais um carburador mas isso ja sao opções. Se procurarem fords com weber 26/28 tldm verão que vai aparecer o fiesta 1.1 la no meio. Mas 5ª feira vou tirar o dia pra por aquilo como deve ser, a mim cheira-me os platinados e o condensador tao nas ultimas. A seguir vou por o gigleur principal do primeiro corpo (cerca 98 ou 100) deve ser o ideal com os correctores de ar 155. Acerca de andar so com a primeira borboleta não é novidade nenhuma, ja se sabe que se abrir a outra ta tudo lixado eheh. Em relação a isto:

"Não consegues aumentar o ar da mistura colocando um tubo ou forçando
ar para dentro da admissão, com carburador; ou melhor, o ar
aumenta, só que é esse ar que vai chupar gasolina para dentro do
carburador. Ou seja, acabaste de fabricar um aspirador de gasolina, e
o resultado foi o motor engasgar-se"

Não concordo porque os gigleurs é que controlam o debito de combustivel quando o motor aspira o ar no venturi do carb.

Eu ja andei em dois fiestas 1.1 (modelo de 88 ou 89 com carburador de 1 corpo, e noutro de injecção) foram dos carros mais lentos onde me sentei, sao bons carros, mas motor...  bahh. Este pelo contrario enganou-me e bem pois é muito mais lesto que qualquer um deles, se bem que esta a mamar bem.. Basta verem uma revista da época e comparar os valores de aceleração e velocidade ponta dos 3 modelos (carb corpo simples, duplo e injecção). Este (duplo) faz cerca de 16seg dos 0-100 enquanto que os outros fazem uns 18s. Em relação aos consumos o de injecção é tb o mais gastador, isto falando de carros de origem e de dados de revista.

De qq das maneiras muito obrigado pelas opinioes, eu ainda n conhecia bem o carro e nao o tinha estudado, pois foi dado ao meu irmao que acabou de tirar a carta, mas agora ja tou mais apar do modelo em si e creio que qdo me debruçar sobre ele, este ira passar a gastar cerca de 6litros aos 100(funcionando a 1ª borboleta). Tendo a opção de mais performance mediante a configuração da 2ª borboleta (ainda ta em estudos), mas claro que irá implicar maiores consumos, mas claro so mesmo se se quiser (se pisar hehe). Ja agora a linkagem entre borboletas é mecanica e nao por vacuo.

Abraço
Nelson