De momento não te posso ajudar mais, mas quase de certeza que isso foi
modificação.
Não consegues aumentar o ar da mistura colocando um tubo ou forçando
ar para dentro da admissão, com carburador; ou melhor, o ar
aumenta, só que é esse ar que vai chupar gasolina para dentro do
carburador. Ou seja, acabaste de fabricar um aspirador de gasolina, e
o resultado foi o motor engasgar-se.
Se conseguires injectar um pouco menos de ar do que esse, de forma a não engasgar, até deves ficar com mais potência por conseguires
queimar mais gasolina, o problema é que tens de regular
correctamente o carb, senão continuas a queimar uma mistura super
enriquecida.
Gostava de fazer umas experiências desse género, mas espero que o
meu se adapte automáticamente, porque tem injecção.
No meu caso não queria tanto subir a potência - se calhar não era má ideia
- mas sim arranjar forma de reduzir o consumo, que anda pr'a aí nos 7,5 em cidade, que julgo ser +- normal (specs se não tou em erro: 6,3/4,7/7,5).